FOCKE WULF-190 EPP-PSS
[quote:b99549cfae="Jean-Michel"]Gosto muito do FW-190, tive um de isopor da HK que pelo valor me surpreendeu demais, voava muito bem. Gostei tanto do modelo que agora estou montando um de balsa (kit da Kyosho) também de 1,40m de envergadura.
Só um comentário, tenho um corsair de 1,40 de asa de isopor e ele tem 1,6kg (com bateria) e no site que o Jorge indicou, o avião que cliquei também tinha 1,40 de asa e pesa 1,5 kg.
Vou acompanhar sua construção.
Abrç[/quote:b99549cfae]
Legal Jean,
O FW é realmente uma máquina fantástica, as linhas são bem clássicas sem muita frescura ou inovação, acho que por isso se adapta tão bem em escalas menores.
Realmente vai ser um desafio deixa-lo com menos de 1Kg, mas pretendo perseguir esse objetivo porque nem sempre temos um vento forte aqui em nossa região. Pretendo que ele voe em ventos médios de 10Km-h para cima.
O P-40 que eu montei antes dele (http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=93515&highlight=) ficou em 1,2kg com 1,5mt e asa chapeada em balsa, cometi ainda uns deslizes e ficou mais pesado do que deveria. O FW vai ser de EPP, material mais denso, e apenas 10cm menor de envergadura então vou ter que me virar para tirar peso.
Só um comentário, tenho um corsair de 1,40 de asa de isopor e ele tem 1,6kg (com bateria) e no site que o Jorge indicou, o avião que cliquei também tinha 1,40 de asa e pesa 1,5 kg.
Vou acompanhar sua construção.
Abrç[/quote:b99549cfae]
Legal Jean,
O FW é realmente uma máquina fantástica, as linhas são bem clássicas sem muita frescura ou inovação, acho que por isso se adapta tão bem em escalas menores.
Realmente vai ser um desafio deixa-lo com menos de 1Kg, mas pretendo perseguir esse objetivo porque nem sempre temos um vento forte aqui em nossa região. Pretendo que ele voe em ventos médios de 10Km-h para cima.
O P-40 que eu montei antes dele (http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=93515&highlight=) ficou em 1,2kg com 1,5mt e asa chapeada em balsa, cometi ainda uns deslizes e ficou mais pesado do que deveria. O FW vai ser de EPP, material mais denso, e apenas 10cm menor de envergadura então vou ter que me virar para tirar peso.
- Marcos Quito
- membro
- Mensagens: 2062
- Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
- Localização: São Carlos - SP
[quote:bad0eb142b="Marcio"] Estou querendo fazer a fuselagem vazada como no desenho para ficar com um peso razoável, só que se fizer assim terei de colocar longarinas para dar alguma rigidez na fuseca. Mas como vc já deve ter imaginado a longarina quebra com um impacto. Pensei em usar um material flexível nas longarinas. A outra opção é fazer maciço e ficar com um peso final bem alto. O que vc acha? [/quote:bad0eb142b]
Puxa Marcião, logo você vai pedir dica ... :roll:
Tá bom , pediu a gente fala, mas o que você achar vai ser o melhor com certeza !
Olhe, desenhei as opções ai em baixo.
A - esta foi só para ilustrar a idéia para tentar simplificar e não fazer aquele reforço na espuma para não ficar parede fina. Mas não gostei desta idéia, e lembrei do seu método dos anéis, e não seria possível colocar esta longarina.
B - Acho que esta é a construção clássica se você quer fazer oca mesmo, acho que precisa das 4 longarinas, vc pode tentar economizar com um tamanho menor do que o que eu desenhei (totalmente a mão) só que aí vêm os comentários :
1. Em que caso você NÃO usaria uma (ou 4 ) longarinas ? Como foi no Tempest ?
2. Que raio de longarina flexível é esta que você tem ? Ué, uma FC ou FV, não são flexíveis ?
3. O peso adicional de se fazer sólida é tão maior ? Penso que se puder não usar as longarinas e fazer sólido, mais simples e mais fácil ! (eu sei também que vc não aprecia o simples e fácil....:lol: )
Acho que deve se basear no tempest que é seu maior exemplo, não ? Ficou resistente ? Tem longarina ? Ficou no peso desejado ?
Se o nariz for "flexível" você ameniza todo o impacto para o resto da estrutura que pode, então, ser rígida.
Puxa Marcião, logo você vai pedir dica ... :roll:
Tá bom , pediu a gente fala, mas o que você achar vai ser o melhor com certeza !
Olhe, desenhei as opções ai em baixo.
A - esta foi só para ilustrar a idéia para tentar simplificar e não fazer aquele reforço na espuma para não ficar parede fina. Mas não gostei desta idéia, e lembrei do seu método dos anéis, e não seria possível colocar esta longarina.
B - Acho que esta é a construção clássica se você quer fazer oca mesmo, acho que precisa das 4 longarinas, vc pode tentar economizar com um tamanho menor do que o que eu desenhei (totalmente a mão) só que aí vêm os comentários :
1. Em que caso você NÃO usaria uma (ou 4 ) longarinas ? Como foi no Tempest ?
2. Que raio de longarina flexível é esta que você tem ? Ué, uma FC ou FV, não são flexíveis ?
3. O peso adicional de se fazer sólida é tão maior ? Penso que se puder não usar as longarinas e fazer sólido, mais simples e mais fácil ! (eu sei também que vc não aprecia o simples e fácil....:lol: )
Acho que deve se basear no tempest que é seu maior exemplo, não ? Ficou resistente ? Tem longarina ? Ficou no peso desejado ?
Se o nariz for "flexível" você ameniza todo o impacto para o resto da estrutura que pode, então, ser rígida.
- Anexos
-
- FW190 Márcio.jpg (21.85 KiB) Exibido 11277 vezes
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
- Marcos Quito
- membro
- Mensagens: 2062
- Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
- Localização: São Carlos - SP
[quote:6d8a853181="Jean-Michel"]Gosto muito do FW-190, tive um de isopor da HK que pelo valor me surpreendeu demais, voava muito bem. Gostei tanto do modelo que agora estou montando um de balsa (kit da Kyosho) também de 1,40m de envergadura.
Só um comentário, tenho um corsair de 1,40 de asa de isopor e ele tem 1,6kg (com bateria) e no site que o Jorge indicou, o avião que cliquei também tinha 1,40 de asa e pesa 1,5 kg.
Vou acompanhar sua construção.
Abrç[/quote:6d8a853181]
Olá Jean-Michel,
Isso aí que vc tem não é planador PSS, certo ?
Se for planador, onde você voa ?
Só um comentário, tenho um corsair de 1,40 de asa de isopor e ele tem 1,6kg (com bateria) e no site que o Jorge indicou, o avião que cliquei também tinha 1,40 de asa e pesa 1,5 kg.
Vou acompanhar sua construção.
Abrç[/quote:6d8a853181]
Olá Jean-Michel,
Isso aí que vc tem não é planador PSS, certo ?
Se for planador, onde você voa ?
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
Marcos,
Acho que não ficou clara minha pergunta sorry :oops: :oops:
A dúvida é o que você acha sobre fazer vazado com longarina (mais leve) ou maciço (mais resistente e pesado).
Fazendo leve dá para voar em mais dias, pesado fica mais resistente para aqueles vôos radicais que costumamos fazer.
Usar as longarinas flexíveis seria uma maneira de conciliar as duas coisas. A idéia seria usar chapas de nylon ou outro plástico, usando conforme o desenho acima, fazendo longarinas de 8 x 10mm ao longo de toda a fuseca em cima e em baixo.
O Tempest ficou leve e voa com pouco vento, não tem longarina nenhuma e é feito de poliestireno extrudado - depron - por isso é extremamente frágil, nem pensar em dar os esbarrões com o Iron que costumam acontecer :roll: :roll:
Na verdade vai ser a primeira construção em EPP com a CNC, por isso a dúvida. Como o EPP é "mole" não vai dar estrutura se eu fizer vazado por isso a longarina.
A diferença de peso vai ser bem grande com certeza.,
:? :? :?
Não tenho nada contra o simples, rápido, barato, bonito, etc, mas antes disso tudo tem que funcionar perfeitamente, entenda-se (pela ordem) voar bem, ficar resistente e bem acabado :lol: :lol: :lol:
[img:3a0ed358b9]https://lh6.googleusercontent.com/-RqMsUjH9egc/T61x15KNjZI/AAAAAAAAA6A/U_gD_cNsiNo/s325/chapa-de-nylon.JPG[/img:3a0ed358b9]
[img:3a0ed358b9]https://lh5.googleusercontent.com/-Zo1WDkzAuZk/T61zcmXB1RI/AAAAAAAAA6Q/35Z0xLxjYnE/s975/top%2520view.jpg[/img:3a0ed358b9]
Acho que não ficou clara minha pergunta sorry :oops: :oops:
A dúvida é o que você acha sobre fazer vazado com longarina (mais leve) ou maciço (mais resistente e pesado).
Fazendo leve dá para voar em mais dias, pesado fica mais resistente para aqueles vôos radicais que costumamos fazer.
Usar as longarinas flexíveis seria uma maneira de conciliar as duas coisas. A idéia seria usar chapas de nylon ou outro plástico, usando conforme o desenho acima, fazendo longarinas de 8 x 10mm ao longo de toda a fuseca em cima e em baixo.
O Tempest ficou leve e voa com pouco vento, não tem longarina nenhuma e é feito de poliestireno extrudado - depron - por isso é extremamente frágil, nem pensar em dar os esbarrões com o Iron que costumam acontecer :roll: :roll:
Na verdade vai ser a primeira construção em EPP com a CNC, por isso a dúvida. Como o EPP é "mole" não vai dar estrutura se eu fizer vazado por isso a longarina.
A diferença de peso vai ser bem grande com certeza.,
:? :? :?
Não tenho nada contra o simples, rápido, barato, bonito, etc, mas antes disso tudo tem que funcionar perfeitamente, entenda-se (pela ordem) voar bem, ficar resistente e bem acabado :lol: :lol: :lol:
[img:3a0ed358b9]https://lh6.googleusercontent.com/-RqMsUjH9egc/T61x15KNjZI/AAAAAAAAA6A/U_gD_cNsiNo/s325/chapa-de-nylon.JPG[/img:3a0ed358b9]
[img:3a0ed358b9]https://lh5.googleusercontent.com/-Zo1WDkzAuZk/T61zcmXB1RI/AAAAAAAAA6Q/35Z0xLxjYnE/s975/top%2520view.jpg[/img:3a0ed358b9]
[quote:23425d657f="marcos soares"]marcio vou da uma de entrao!!!! axo que o corte da fuselagem vazado vai ficar melhor, bem mais leve.......... abracos
marcos soares[/quote:23425d657f]
Marcos,
Desculpe, não tinha visto seu post. O vazado realmente fica uma construção mais leve e também mais bonita e bem contruida, porém o lugar e a maneira como voamos exigem bastante resistência. Não é raro uns encontrões em vôo e umas cacetadas num rasante muito baixo. Por isso fico nesse dilema. Mas como já estou com outro projeto na cabeça acho que esse vai priorizar a resistência, mesmo porque comprei o EPP para fazer modelos resistentes. Grato pela opinião...
marcos soares[/quote:23425d657f]
Marcos,
Desculpe, não tinha visto seu post. O vazado realmente fica uma construção mais leve e também mais bonita e bem contruida, porém o lugar e a maneira como voamos exigem bastante resistência. Não é raro uns encontrões em vôo e umas cacetadas num rasante muito baixo. Por isso fico nesse dilema. Mas como já estou com outro projeto na cabeça acho que esse vai priorizar a resistência, mesmo porque comprei o EPP para fazer modelos resistentes. Grato pela opinião...
- Marcos Quito
- membro
- Mensagens: 2062
- Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
- Localização: São Carlos - SP
-
- membro
- Mensagens: 5
- Registrado em: Sáb Abr 25, 2015 12:33 am
- Localização: Anapolis
Re: FOCKE WULF-190 EPP-PSS
Alguem tem a planta do fw 190 para dsponibilizr
wendersonp9@gmail.com
wendersonp9@gmail.com