Roof Tramp PR
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Re: Apresentação!
Alguém pode me ajudar?
Construíi o terceiro Roof Tramp (acho que viciei nesse negócio), e diferente dos outros dois, não estou conseguindo faze-lo voar corretamente. Na decolagem ele sobe muito, ficando quase na vertical. Já coloquei peso no nariz e puxei a asa mais pra trás, o que deu uma amenizada nessa tendencia. Mas o CG ficou muito deslocado em relação a planta. O que pode ser?
Obrigado.
Construíi o terceiro Roof Tramp (acho que viciei nesse negócio), e diferente dos outros dois, não estou conseguindo faze-lo voar corretamente. Na decolagem ele sobe muito, ficando quase na vertical. Já coloquei peso no nariz e puxei a asa mais pra trás, o que deu uma amenizada nessa tendencia. Mas o CG ficou muito deslocado em relação a planta. O que pode ser?
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Re: Roof Tramp 2015
Durva,
Provavelmente é falta de down thrust na hélice e não de CG...aliás o CG a gente dificilmente muda e se muda é pouco e em função do planeio. Quanto ele aponta para cima com empuxo da hélice é down thrust.
Abraço e bons vôos!
Provavelmente é falta de down thrust na hélice e não de CG...aliás o CG a gente dificilmente muda e se muda é pouco e em função do planeio. Quanto ele aponta para cima com empuxo da hélice é down thrust.
Abraço e bons vôos!
Aeromodelismo Vôo Livre: o problema é quando sobe...e não desce...
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Re: Aresentação
Olá NiHon, obrigado pela ajuda.
Eu já mexi no down thrust e nada mudou. Será que pede ser por que usei um depron mais grosso que o recomendado? Utilizei um de 5 mm e lixei bastante com 320 e um taco de madeira, mas mesmo assim o peso final ficou maior. Os outros dois que construí estão na casa dos 12g e esse ficou com 12,8g
Abraço.
Eu já mexi no down thrust e nada mudou. Será que pede ser por que usei um depron mais grosso que o recomendado? Utilizei um de 5 mm e lixei bastante com 320 e um taco de madeira, mas mesmo assim o peso final ficou maior. Os outros dois que construí estão na casa dos 12g e esse ficou com 12,8g
Abraço.
- FranciscoNeto
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Re: Aresentação
Se não é falta de down trust como sugerido pelo Nihon, meus parcos conhecimentos me levam a pensar que:
- Algum descuido na montagem faz com que a asa apresente incidência positiva além da projetada ou o estabilizador esteja com incidência negativa;
- O perfil a partir da chapa de 5mm mesmo que reduzido pela lixa está gerando sustentação muito maior que a desejada.
- Você se empolgou e resolveu mandar vez na quantidade de voltas na borracha gerando uma força excessiva no início do voo.
A conferir...
- Algum descuido na montagem faz com que a asa apresente incidência positiva além da projetada ou o estabilizador esteja com incidência negativa;
- O perfil a partir da chapa de 5mm mesmo que reduzido pela lixa está gerando sustentação muito maior que a desejada.
- Você se empolgou e resolveu mandar vez na quantidade de voltas na borracha gerando uma força excessiva no início do voo.
A conferir...
Stick & Tissue Forever!
- Alvaro Sala
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Re: Aresentação
Durva,
Se ao apontar a hélice pra baixo dando down thrust não resolveu, tendo a concordar com o Chico.
Certifique-se que o estabilizador está a 0º e a asa na incidência indicada. Como teste, pode calçar com uma chapa de 1mm o bordo de fuga.
No caso da possibilidade de excesso de torque, eu tendo a discordar do Chico, já que nesse caso o Down thrust resolveria bem.
Se ao apontar a hélice pra baixo dando down thrust não resolveu, tendo a concordar com o Chico.
Certifique-se que o estabilizador está a 0º e a asa na incidência indicada. Como teste, pode calçar com uma chapa de 1mm o bordo de fuga.
No caso da possibilidade de excesso de torque, eu tendo a discordar do Chico, já que nesse caso o Down thrust resolveria bem.
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
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Re: Aresentação
Obrigado pessoal, mas era down thrust mesmo. A peça que segura o eixo é de alumínio, o eixo de aço. O que aconteceu é que houve um desgaste no furinho onde passa o eixo fazendo com que a regulagem do down thrust perdesse o efeito. Só descobri isso por que um dos aviãozinhos que voava super bem passou a apresentar o mesmo problemas, detalhe, os dois tinham o mesmo sistema de suporte do eixo.
Agora todos estão voando bem.
Obrigado.
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Obrigado.
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Re: Aresentação
Quanto a lubrificação do elástico:
Li no tópico sobre o Cloud Tramp que o elástico deveria ser lubrificado com glicerina. Em outros o pessoal fala sobre o KY. Pode ser glicerina mesmo? Pois essa tenho em casa e aparentemente está fazendo bem o serviço.
Li no tópico sobre o Cloud Tramp que o elástico deveria ser lubrificado com glicerina. Em outros o pessoal fala sobre o KY. Pode ser glicerina mesmo? Pois essa tenho em casa e aparentemente está fazendo bem o serviço.
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Re: Aresentação
Elástico F.A.I 3/32 na mão. Valeu Luis Renato (Chiclet)!!!
Hoje vou testar.
Hoje vou testar.
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Re: Aresentação
Com essa elástico uso dois loops de 25 cm, não é?
Mas assim parece que com 200 voltas já fica bem pesado, será que aguenta 400? Outra coisa, ele dá muito mais torque né, tive que mexer no down thrust novamente.
Abraço.
Mas assim parece que com 200 voltas já fica bem pesado, será que aguenta 400? Outra coisa, ele dá muito mais torque né, tive que mexer no down thrust novamente.
Abraço.
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Sorte de principiante!
É meus caros, cheguei a conclusão de que o sucesso em meus primeiros voos com o RT foram pura sorte de principiante. Depois de fazer e refazer os modelos várias vezes, em virtude de lenhas ou no intuito de alguma melhora, entendi a dificuldade que é colocar esses "bichinhos" no ar. São tantos fatores que devem ser levados em consideração para um voo perfeito, que fica difícil acreditar que os dois primeiros modelos voaram tão bem. Pouco down thrust faz ele estolar, muito leva ele de cara no chão. Trocou o elástico, muda tudo. Tem que alterar o CG novamente, mexer no down thrust se for uma mecha mais pesada. A asa levemente desalinhada faz ele voar pro lado errado e assim vai! rs...
Mas é isso, pelo que entendi a vida de quem curte voo livre é assim mesmo. Uma eterna trimagem!
Abraço.
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Abraço.