Micro copiadora de hélices, 3D, caseira

Neste fórum discutiremos os novos artigos postados na página E-voo, a fim de esclarecer as possíveis dúvidas que possam ter ficado acerca deles.
Antonio Lazaro da Silva
membro
Mensagens: 309
Registrado em: Qui Mai 07, 2009 2:45 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Antonio Lazaro da Silva »

Sereno, o desenhista já me ligou dizendo que o desenho da copiadora está pronto, só não tive tempo de ir buscar. Logo que tiver em mãos vou postar o desenho aqui. Quanto as suas dúvidas, é o seguinte: as dobradiças permitem o movimento lateral; o eixo (barra rosqueada), permite o movimento vertical; o movimento paralelo é feito pela manivela que gira uma haste rosqueada, que por sua vez empurra ou pucha a base onde está presa a hélice matriz e a madeira que vai ser copiada. A ponta copiadora é uma freza de 4 cortes, com 3mm de diâmetro.
Avatar do usuário
jujuba
membro
Mensagens: 1003
Registrado em: Qua Mar 14, 2007 11:41 am
Localização: Manaus- Amazonas

Mensagem por jujuba »

Então Lazaro, você já tem o esquema completo da máquina? Se tem, posta aí pra gente.

Pelo o que eu entendi, a distancia que uma hélice fica da outra deve ser a mesma que a fresa fica do guia. Ou seja, digamos que na máquina, as pontas tanto do guia como da fresa ficam a 10cm de distancia, as hélices tambem devem ficar com o eixo alinhadas a 10cm. Correto?

Desculpem ter desenterrado o tópico, é que esse tópico é de utilidade pública e não deve ficar esquecido ou escondido dos novos construtores, e dos antigos tambem.
A verdadeira sabedoria está em saber que você não sabe nada!
IBIS
Mensagens: 0
Registrado em: Ter Jul 22, 2014 10:17 am
Localização: Goiânia-Goiás

Re: Micro copiadora de hélices, 3D, caseira

Mensagem por IBIS »

Muito bem bolado. Me deu uma idéia. Se eu soltar o fuso do eixo z da minha cnc adaptar uma ponta de contato. Tá pronto uma copiadora.
Responder