Reducao no motor

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13807
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Reducao no motor

Mensagem por LaercioLMB »

Olha, a caixa de redução é nesse princípio mesmo, mas caixas de redução para motores elétricos são diferentes de caixas para motores glow e andei pesquisando aqui e ainda não encontrei caixas de redução para motor glow à venda.
Motores glow pequenos, tipo .46 ou próximos, acaba acrescentando muito peso no aeromodelo, pois a estrutura dessas caixas não pode ser plástica, somente metálica, mesmo que seja em alumínio. Engrenagens plásticas então, nem pensar, até mesmo por que para dar a partida terá que tocar a hélice e engrenagem de plástico irá quebrar fazendo força no sentido contrário.
Por esse motivo é que dificilmente se encontra hélices quadripás de diâmetros pequenos à venda.
Diâmetros pequenos me refiro de 12 polegadas para menos, pois para mais, tem bastante já que os modelos começam a ficar com um porte mais elevado.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
agflex
membro
Mensagens: 43
Registrado em: Ter Set 08, 2015 12:45 pm
Localização: Mercedes-pr

Re: Reducao no motor

Mensagem por agflex »

LaercioLMB escreveu:Olha, a caixa de redução é nesse princípio mesmo, mas caixas de redução para motores elétricos são diferentes de caixas para motores glow e andei pesquisando aqui e ainda não encontrei caixas de redução para motor glow à venda.
Motores glow pequenos, tipo .46 ou próximos, acaba acrescentando muito peso no aeromodelo, pois a estrutura dessas caixas não pode ser plástica, somente metálica, mesmo que seja em alumínio. Engrenagens plásticas então, nem pensar, até mesmo por que para dar a partida terá que tocar a hélice e engrenagem de plástico irá quebrar fazendo força no sentido contrário.
Por esse motivo é que dificilmente se encontra hélices quadripás de diâmetros pequenos à venda.
Diâmetros pequenos me refiro de 12 polegadas para menos, pois para mais, tem bastante já que os modelos começam aq ficar com um porte mais elevado.

E essa ai do link do ebay será q não poderia ser adaptada? Ou alguém ai ja fez de alguma outra forma? Ou eu terei que pecar neste detalhe.... :)
snag
membro
Mensagens: 446
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 2:02 pm
Localização: São Paulo SP

Re: Reducao no motor

Mensagem por snag »

agflex escreveu:... vc poderia me dizer onde eu encontro aqui no brasil, pois sinceramente só acho para elétrico....


Faltou um pouco de sorte... tinha um cara vendendo uma redução para motor glow .60 no ebay agora há pouco: http://www.ebay.com/itm/NICE-DU-BRO-PRO ... 210275ab9e .

Mas, falando sério, o motivo de você não encontrar é porque não se usa caixa de redução em motores de combustão interna... Peso, perdas mecânicas, vibração, desgaste prematuro, etc tornam o seu uso pouco prático.

Claro, existem as exceções:
Lá no final dos anos 1970, havia um piloto chamado Hanno Pretner, várias vezes campeão da modalidade F3A que apareceu no TOC (Tournament of Champions - um torneio muito badalado que trazia os 8 melhores pilotos americanos e os oito melhores pilotos de outros países, e que era patrocinado por um milionário, dono de um cassino em Vegas) com um modelo com motor reduzido, o Dalotel 165 (2 motores Webra 1.2 pipados e unidos por uma caixa de redução): http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1674342 .
Nos anos 1990, o mesmo piloto mostrou um modelo preparado para a então próxima edição do TOC, com 2 motores OS .60 pipados. Neste último caso, o motivo é que, na época, Mr. Pretner era patrocinado pela OS Engines e provavelmente não pegaria bem usar um motor de outra marca (e a OS não fabricava motores a gasolina naqueles tempos). Foi, assim, meio que uma gambiarra. Se não me engano, Mr Pretner ficou doente e não participou daquele TOC.

Que eu me lembre, apenas dois ou três fabricantes chegaram a lançar uma redução para motor glow. A Kavan, a Dubro (ambos para motores .60) e nos anos 1990/2000 tinha um anúncio nas revistas americanas de uma redução 3:1 para um motor Cox Tee Dee .049/.051 (o anúncio dizia que dava para rodar uma hélice 12 x 8!). Hoje, de vez em quando, você encontra alguém vendendo alguma peça no ebay. E acho que quem compra é só para colecionar...

Aqui, um vídeo de um Pitts da Byron com motor Rossi .61 e redução 3:1 fabricado pela própria Byron e hélice 20 x 8:
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 639
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Re: Reducao no motor

Mensagem por rnjorge »

Excelentes explicações. Corroborando:
Como um "old timer", ao voltar ao hobby há um ano e pouco, o saudosismo me fez comprar alguns motores "inrunner" e algumas caixas de redução.
Após uma série de testes, mesmo com motores de melhor qualidade, cheguei à conclusão que não vale mais a pena o uso destes, salvo nas situações que o Laércio expôs acima.
Bem escolhidos, os "outrunner" têm uma relação peso-potência melhor e, mesmo com menor eficiência que um bom "inrunner" reduzido, ainda saem ganhando.
Isto também é ajudado pela evolução das baterias. Podemos usar um setup um pouco menos eficiente compensando com baterias de maior capacidade e ainda manter o peso mais baixo do que nos ano 90.
Ricardo Jorge
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13807
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Reducao no motor

Mensagem por LaercioLMB »

De fato, o uso de caixas de redução em modelos pequenos traz mais problemas do que vantagens e tem outro detalhe, não tem tantos escalistas a ponto de fazerem muitas caixas de redução, o que deixa uma produção baixa e cara.
Esse é um dos motivos que passei dos glow para os elétricos, me dá mais possibilidades de acrescentar detalhes em um aeromodelo, isso sem falar que não preciso cortar o cowl do motor para sair camisa e vela para fora em modelos pequenos, o que descaracterizava muito os detalhes de um modelo escala.
A possibilidade de usar caixas de redução em motores elétricos, o que viabiliza muito o uso de hélices tripás e quadripás, tanto é que hélices quadripás em sua maioria, não tem passo inferior a 6, justamente pelo motivo que falei, baixo rpm tem que ser compensado com passo maior, tanto é que tem muitas hélices quadripás com passo 10.
Aquela tabelinha de diminuir uma polegada no diâmetro e manter o passo para usar hélice tripá no lugar de uma bipá e diminuir duas polegadas no diâmetro e uma polegada no passo para usar hélice quadripá no lugar de uma bipá, só serve para que o motor não passe do limite e não que isso vá deixar a hélice tripá ou a quadripá com o mesmo desempenho da bipá usada antes.

Caixa de redução em um P-51 fabricado aqui no Brasil pelo grande Hélcio Schuermann.
Caixa de redução em um P-51 fabricado aqui no Brasil pelo grande Hélcio Schuermann.
13.jpg (36.16 KiB) Exibido 6201 vezes
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
agflex
membro
Mensagens: 43
Registrado em: Ter Set 08, 2015 12:45 pm
Localização: Mercedes-pr

Re: Reducao no motor

Mensagem por agflex »

Estou vendo que isso não vai valer a pena por tudo o que me disseram, deu pra entender tudo, percas em atrito, vibração, peso, indisponibilidade de peças, preço elevado, perda de ganho.... somente para usar uma hélice maior não vai valer a pena não..... Pena que eu não conheci o evoo antes, assim eu teria aprendido antes de fazer a compra do motor, mas eu estou recém começando então tenho tempo pra tudo rsss valeu a todos
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4332
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Re: Re:

Mensagem por Abib »

agflex escreveu:estou com um problema quanto a deixar em escala por ter um motor glow que vou usar pois ele tem um rpm alto 3 á 25,000 rpm,


Que motor é este? Qual o modelo que você pretende construir?
Mostre a um Sábio onde ele errou e ele te agradecerá.
Mostre a um Ignorante onde ele errou e ele te insultará.
snag
membro
Mensagens: 446
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 2:02 pm
Localização: São Paulo SP

Re: Reducao no motor

Mensagem por snag »

agflex escreveu:Estou vendo que isso não vai valer a pena por tudo o que me disseram...


Bom, não é muito prático ou comum, mas é possível... Mas num nível acima do modelista normal, dos "mestres escalistas" ou dos competidores top. Já vi numa revista um cara que fez um P-39 Airacobra com motor central, como no original. É uma questão de vontade, dedicação, acesso as peças, materiais e ferramentas, além do conhecimento técnico.

Apenas uma coisa que acho que deveria ficar claro, é que na maioria das competições de aeromodelos em escala o julgamento se dá em duas partes separadas: a avaliação estática e o vôo propriamente dito. E na maioria das competições é permitido que, durante a avaliação estática, o modelista coloque uma "hélice estática" (uma hélice em escala, feita de plástico, balsa ou qualquer outro material). Então, quando você vê uma foto de um modelo numa competição, não quer dizer, necessariamente, que o modelo voe com aquela hélice tripá gigantesca. Pode ser que para voar o modelo use uma hélice bipá bem menor...
Continuando com competições, em várias delas, um recorte no capô do motor ou um ou mais cilindros aparentes (onde não deveria aparecer nada) não diminui a pontuação no julgamento estático. E em várias modalidades da AMA, os detalhes do cockpit não são levados em conta.
Dizem os modelistas experientes que para vencer uma competição, conhecer as regras e escolher corretamente o modelo a ser inscrito é metade do caminho andado... Ainda que não se tenha interesse em competir, a escolha de modelo um modelo em escala deve ser feita de modo inteligente a fim de se evitar que se abandone o projeto inacabado ou um gasto de tempo e dinheiro maior que o desejado. A menos que se trate de alguma compulsão, do desejo incontrolável de se construir "aquele modelo".
Avatar do usuário
agflex
membro
Mensagens: 43
Registrado em: Ter Set 08, 2015 12:45 pm
Localização: Mercedes-pr

Re: Re:

Mensagem por agflex »

Abib escreveu:
agflex escreveu:estou com um problema quanto a deixar em escala por ter um motor glow que vou usar pois ele tem um rpm alto 3 á 25,000 rpm,


Que motor é este? Qual o modelo que você pretende construir?


O motor é esse aqui http://media.globalhobby.com/manual/211280.PDF
e o modelo que vou construir é um P-51Mustang, pois acho o bichinho mais bacana de todos.

Ele vai ter 98mm de envergadura...

O motor quero usar esse pois não vou comprar outro, esse já tenho a um ano e nunca usei e agora vai ter que ser ele :)


snag escreveu:

Bom, não é muito prático ou comum, mas é possível... Mas num nível acima do modelista normal, dos "mestres escalistas" ou dos competidores top. Já vi numa revista um cara que fez um P-39 Airacobra com motor central, como no original. É uma questão de vontade, dedicação, acesso as peças, materiais e ferramentas, além do conhecimento técnico.

Apenas uma coisa que acho que deveria ficar claro, é que na maioria das competições de aeromodelos em escala o julgamento se dá em duas partes separadas: a avaliação estática e o vôo propriamente dito. E na maioria das competições é permitido que, durante a avaliação estática, o modelista coloque uma "hélice estática" (uma hélice em escala, feita de plástico, balsa ou qualquer outro material). Então, quando você vê uma foto de um modelo numa competição, não quer dizer, necessariamente, que o modelo voe com aquela hélice tripá gigantesca. Pode ser que para voar o modelo use uma hélice bipá bem menor...
Continuando com competições, em várias delas, um recorte no capô do motor ou um ou mais cilindros aparentes (onde não deveria aparecer nada) não diminui a pontuação no julgamento estático. E em várias modalidades da AMA, os detalhes do cockpit não são levados em conta.
Dizem os modelistas experientes que para vencer uma competição, conhecer as regras e escolher corretamente o modelo a ser inscrito é metade do caminho andado... Ainda que não se tenha interesse em competir, a escolha de modelo um modelo em escala deve ser feita de modo inteligente a fim de se evitar que se abandone o projeto inacabado ou um gasto de tempo e dinheiro maior que o desejado. A menos que se trate de alguma compulsão, do desejo incontrolável de se construir "aquele modelo".


E snag, entendi bem e achei legal sua colocação, e talvez vai ser isso mesmo. Aqui não tem competição, na verdade não tem ninguém que pratica esse hobby, ninguém mesmo, eu estou sendo o pioneiro na minha cidadezinha e já estou começando a convencer alguns amigos.
A questão de deixar ele em escala na verdade seria para uma realização minha, gostaria de ver o danado bunitão...

Em 2 dias deve chegar minha encomenda de balsa e quero começar a construção do p51e terminar um outro cesna que esta quase acabado que será elétrico...
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4332
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Re: Reducao no motor

Mensagem por Abib »

Motor Wasp 0.061? O motor pesa 53 gramas com o escapamento.

É um motor que custa $30 usado pelos fóruns..

você vai querer voar com este motor num Mustang de 98mm de envergadura? Ou 98cm?

Estou tentando entender a escala da coisa.. você pretende voar com este Mustang com motor 0.061?
Mostre a um Sábio onde ele errou e ele te agradecerá.
Mostre a um Ignorante onde ele errou e ele te insultará.
Responder