Helice para extra 300s

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
dimasmesch1
membro
Mensagens: 19
Registrado em: Sáb Ago 16, 2014 12:27 pm
Localização: jaragua do sul sc

Helice para extra 300s

Mensagem por dimasmesch1 »

Boa tarde, comprei um kit do extra 300s 40-55 2t - arf gostaria de saber qual helice devo usar para ele. se pra foça ou velocidade nao intendo direito sobre isso vou usar o motor EMAX GT3526/04 - 1104Watt 870Kv para esse motor é recomendado helice 12/6 ou 13/6 só não sei como o aero vai se comportar . alguma dica?
Anexos
images.jpg
images.jpg (1.77 KiB) Exibido 2646 vezes
EMAX_GT3526_BLK_sml.jpg
EMAX_GT3526_BLK_sml.jpg (4.71 KiB) Exibido 2646 vezes
ver o aeromodelo que você construiu voando é uma satisfação. recuperar ele do meio do mato com os amigos não tem preço
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Helice para extra 300s

Mensagem por LaercioLMB »

Toda e qualquer dica de nada adiantará, pois quem estará pilotando é você e cada um tem suas particularidades de pilotar um mesmo aeromodelo.
Você mesmo terá que testar e ver qual hélice você irá se acertar melhor, pis o que pode ser bom parta mim, pode não ser para você e vice versa.
Até marca de hélice faz diferença, mesmo sendo mesmo diâmetro e passo.
Uma hélice 12X5 APC rende muito mais do que uma 12X5 GWS, sendo assim, só dizer diâmetro e passo não ajuda muito se na hora de escolher, a marca não ajude.
Um detalhe, hélice APC Style não é APC original e por isso, não rende a mesma coisa que uma original, embora se pareça muito.
O próprio nome já diz, style que significa estilo e estilo significa semelhante, mas não a mesma coisa.
Até mesmo a marca de uma bateria faz diferença, pois uma marca de má qualidade de resistência interna alta, rende muito menos do que uma de boa qualidade de resistência interna baixa.
Por tanto, simplesmente te dizer usa essa hélice e pronto, não ajuda muito, pois dependerá de vários fatores, marca da hélice, marca do ESC, configuração do ESC, marca da bateria, tudo isso muda o desempenho final de um conjunto motor / hélice.

Resumindo tudo, só você é quem poderá escolher que hélice irá render melhor.
Ahh, mas aí eu terei que comprar mais hélices!!! Assim não dá!!
Terá sim e terá hélices para outras ocasiões.
Eu mesmo tenho hélices aqui que jamais pensei que iria usar, agora no meu novo projeto já usarei uma das que estavam guardadas sem a menor ideia de em que usar.


Por tanto, se eu simplesmente disser usa essa que ficará muito bom, será um tiro no escuro, que posso acertar, como posso errar feio.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
dimasmesch1
membro
Mensagens: 19
Registrado em: Sáb Ago 16, 2014 12:27 pm
Localização: jaragua do sul sc

Re: Helice para extra 300s

Mensagem por dimasmesch1 »

bom dia LaercioLMB obrigado pelas instruções, eu sei que tudo vai depender de mim e do conjunto. Mas na verdade como estou convertendo esse modelo para eletrico a relação Ex uma helice 12/6 glow que chega a 17 mil rpm a eficiencia nao vai ser a mesma que um motor eletrico. tenho medo de o motor eletrico não ter velocidade o suficiente para o extra e estolar, ja tive problema com isso.
obs. no momento estou voando com um twist .60-91 glow que converti para eletrico.
desde ja obrigado.
ver o aeromodelo que você construiu voando é uma satisfação. recuperar ele do meio do mato com os amigos não tem preço
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Helice para extra 300s

Mensagem por LaercioLMB »

Terá que calcular a carga alar do modelo e com isso, saber a velocidade de estol dele.
Para calcular a carga alar, deverá ver qual é a área útil da asa para então dividir o peso final pela área da asa e saber qual é a carga alar e assim poder calcular a velocidade de estol do modelo.
Um software bom para isso é o rccalc que você consegue baixar aqui mesmo no e-voo.

downloads/

Tem um tópico falando como usar esse software e no final dele eu coloquei como acrescentar novos perfis de asas no rccalc.

viewtopic.php?f=6&t=2958

Para saber o rpm final aproximado de um motor brushless para calcular a velocidade, tem que usar pelo menos 75% do motor, pois o kv dele é dado no total sem a hélice que pode variar conforme o tipo de hélice usada, indo desde 70% até 90%, mas eu uso 75% para ter uma boa margem de folga já que sei que nunca estarei usando o motor no limite.
Exemplo:
O seu motor tem 870 kv

Sem hélice, ele com uma bateria 4S dará um rpm final de 14,8V x 870 KV = 12876 RPM
Mas temos que ver somente 75% disso.
12876 x 0,75 = 9657 RPM.

Vamos supor que a hélice seja de passo 6.
A fórmula é a seguinte;

(((A x 0,0254) x B) x 60) : 1000 = km/h

Onde A é o passo da hélice e B é o rpm do motor.

6 x 0,0254 = 0,1524
0,1524 x 9657 = 1471,72
1471,72 x 60 = 88303,2
88303,2 : 1000 = 88,30 km/h

Lógico que essa velocidade seria se a hélice se deslocasse exatamente as 6 polegadas, mas tem uma defasagem nisso, mas como estamos buscando um rendimento de apenas 75% do motor, que pode chegar facilmente a 90% de desempenho dependendo da hélice usada, esses 88 km/h já dá para te dar uma noção de quanto será a velocidade máxima do aeromodelo.
Tenho usado isso e os resultados obtidos usando o rccalc e softwares similares, as diferenças tem sido mínimas.
Muitos acham isso uma tremenda babaquice, mas se não souber tudo sobre o aeromodelismo, sempre estará se perguntando como eu faço isso, como eu faço aquilo, se eu fizer isso será que vai dar certo?
Outros tantos irão alegar que tem o fórum para isso, para perguntarem, mas um dia os que ensinaram não existirão mais e os que só perguntam e não aprendem, ficarão e como irão passar adianta algo que não sabem?
A asa de um Extra 300 é do tipo trapezoidal, você tem que calcular a área da asa usando a seguinte fórmula;

A = (((C + c) : 2) x E) x 2

Onde A é a área da asa que você quer saber, C é a corda da raiz da asa, c é a corda da ponta da asa e E é a envergadura da semi asa.
Vamos supor que a corda da raiz seja de 30 cm e a corda da ponta seja de 18 cm e a envergadura da semi asa seja de 65 cm
Então temos:
30 + 18 = 48
48 : 2 = 24
24 x 65 = 1560 cm²
Encontramos a área da semi asa que multiplicada por 2, teremos a área total das asas desse modelo que exemplifiquei.
1560 x 2 = 3120 cm²
Para calcular a carga alar, devemos encontrar os decímetros quadrados e até agora encontramos os centímetros quadrados. Então dividimos os 3120 por 100 e teremos;
3120 : 100 = 31,2 dm²
Encontramos a área da asa em decímetros quadrados e agora temos que calcular a carga alar desse aeromodelo.
Vamos supor que esse modelo que estou citando, tenha 1100 g de peso pronto para o voo.
Então dividimos os 1100 por 31,2 e teremos;
1100 : 31,2 = 35,25 g/dm² (gramas por decímetro quadrado).
Então a carga alar desse modelo é de 35,25 g/dm²
Como cada tipo de perfil tem uma fórmula diferente para se calcular a velocidade de sustentação, te sugiro usar o RCcalc para te ajudar a ver mais rápido a velocidade ideal do seu modelo e assim poder escolher um bom conjunto de motor e hélice e já saber se vai dar certo ou não.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
dimasmesch1
membro
Mensagens: 19
Registrado em: Sáb Ago 16, 2014 12:27 pm
Localização: jaragua do sul sc

Re: Helice para extra 300s

Mensagem por dimasmesch1 »

Amigo!!! fiquei pasmo com sua explicação vou fazer o que você me indicou realmente foi bem util, agradeço pelas dicas e pela ótima explicação.
ver o aeromodelo que você construiu voando é uma satisfação. recuperar ele do meio do mato com os amigos não tem preço
Responder