Dificuldade em escolher o aeromodelo e o motor correto.

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
Fernando007
membro
Mensagens: 52
Registrado em: Ter Mai 13, 2014 5:09 pm
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem por Fernando007 »

[quote:3f4d6b8e83="Douglas Lenz"]Fernando

Como havia te dito lá no inicio, acho que antes de tomar qualquer decisão tens que pesquisar bastante e pensar no que realmente quer.

Voo chata até um extra 300 tem, basta fazer um voo chato com ele.

O voo chato ou voo legal é uma questão de opinião de gosto pessoal, subir com um motorzão fazer rolls fora do eixo, loopins ovais, e um monte de acrobacia feia e sem simetria, depois fazer um pouso m*rda, pro meu gosto não é um voo legal é um voo chato que eu tenho vergonha de fazer.

Super dimensionar o motor de um aero não é sinonímo deste voar melhor e sim só de estar super motorizado.

Se o teu voo com o cessninha está chato é porque tu já explorou tudo que o teu aeromodelo tem a te dar, faz o que quer com ele com extrema perícia e precisão, voa mandando no aero 100% do tempo, ou tu estás te iludindo que com mais motor ou um aero acrobático o voo passa a ser mais "legal" por ser mais rápido.

Tomo a liberdade de te escrever isso, por que nos teus posts vejo que estás confuso e sem um rumo a tomar. Primeiro tens que decidir o que quer, do que gosta e do tipo de voo que te agrada.

Voo rápido
Voo acrobático
Voo de precisão com manobras bem feitas e com simetria
Voo 3D
Voo para diversão sem comprometimento com nada nem mesmo com a evolução da pilotagem

Tens que decidir do que gostas, o que queres, daí a chance de te decepcionar com o modelo/motor que comprar diminui bastante.

Super motorizar um avistar tira a característica primordial a qual o modelo se propõe.

Em qualquer modelo meter um motor maior não quer dizer que este irá ficar melhor, com melhor voo, mais estável ou seja lá o que for. Pelo contrario, em grande parte dos aeros que tu fizer isso tu os deixará aleijados, fora de suas caracteristicas originais.

No clube que frequento as vezes vejo um camarada que tem dois aeromodelos em escala belissímos mas super motorizados, ele os voa sempre com o stick no esbarro, os aviões, são lindos e o voo deles horrível.

Não te deixa levar por impulsos ou modismos. Reflete sobre o que te agrada e o que te diverte, daí sim direciona o foco e toca o projeto.[/quote:3f4d6b8e83]

Muitoo brigado por tirar minhas duvidas. Acho o Cessna, um avião muito limitado, o meu tem pouco comando, não consigo nem fazer um parafuso direito. Porém é um ótimo avião pra pousar e decolar. Falei da motorização superior da normal no Avistar, pq acho muito irritante ficar voando com 90% de motor. Resumindo. Gosto de fazer algumos acrobacias simples, Looping, roll, parafuso, voo invertido... Mas prefiro velocidade, passar rasgando. Será que o avistar me atende. Ahh, o flap dele funciona ?
Sua assinatura é contra as regras do e-voo
Lumberjack
membro
Mensagens: 886
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 7:10 pm
Localização: Minas Gerais

Mensagem por Lumberjack »

[quote:0c21581cee="Fernando007"][quote:0c21581cee="Douglas Lenz"]Fernando

Como havia te dito lá no inicio, acho que antes de tomar qualquer decisão tens que pesquisar bastante e pensar no que realmente quer.

Voo chata até um extra 300 tem, basta fazer um voo chato com ele.

O voo chato ou voo legal é uma questão de opinião de gosto pessoal, subir com um motorzão fazer rolls fora do eixo, loopins ovais, e um monte de acrobacia feia e sem simetria, depois fazer um pouso m*rda, pro meu gosto não é um voo legal é um voo chato que eu tenho vergonha de fazer.

Super dimensionar o motor de um aero não é sinonímo deste voar melhor e sim só de estar super motorizado.

Se o teu voo com o cessninha está chato é porque tu já explorou tudo que o teu aeromodelo tem a te dar, faz o que quer com ele com extrema perícia e precisão, voa mandando no aero 100% do tempo, ou tu estás te iludindo que com mais motor ou um aero acrobático o voo passa a ser mais "legal" por ser mais rápido.

Tomo a liberdade de te escrever isso, por que nos teus posts vejo que estás confuso e sem um rumo a tomar. Primeiro tens que decidir o que quer, do que gosta e do tipo de voo que te agrada.

Voo rápido
Voo acrobático
Voo de precisão com manobras bem feitas e com simetria
Voo 3D
Voo para diversão sem comprometimento com nada nem mesmo com a evolução da pilotagem

Tens que decidir do que gostas, o que queres, daí a chance de te decepcionar com o modelo/motor que comprar diminui bastante.

Super motorizar um avistar tira a característica primordial a qual o modelo se propõe.

Em qualquer modelo meter um motor maior não quer dizer que este irá ficar melhor, com melhor voo, mais estável ou seja lá o que for. Pelo contrario, em grande parte dos aeros que tu fizer isso tu os deixará aleijados, fora de suas caracteristicas originais.

No clube que frequento as vezes vejo um camarada que tem dois aeromodelos em escala belissímos mas super motorizados, ele os voa sempre com o stick no esbarro, os aviões, são lindos e o voo deles horrível.

Não te deixa levar por impulsos ou modismos. Reflete sobre o que te agrada e o que te diverte, daí sim direciona o foco e toca o projeto.[/quote:0c21581cee]

Muitoo brigado por tirar minhas duvidas. Acho o Cessna, um avião muito limitado, o meu tem pouco comando, não consigo nem fazer um parafuso direito. Porém é um ótimo avião pra pousar e decolar. Falei da motorização superior da normal no Avistar, pq acho muito irritante ficar voando com 90% de motor. Resumindo. Gosto de fazer algumos acrobacias simples, Looping, roll, parafuso, voo invertido... Mas prefiro velocidade, passar rasgando. Será que o avistar me atende. Ahh, o flap dele funciona ?[/quote:0c21581cee]

Tem que partir então para um extra, yak, edge, enfim....

Um SD será tão chato como seu Cessna ou avistar.
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mensagem por Douglas Lenz »

Fernando

Compra um F3A então. Ou um aeromodelo para mini fai.
Tiago Santa Rosa
membro
Mensagens: 303
Registrado em: Sex Jan 23, 2009 2:36 pm
Localização: Pato Branco - PR

Mensagem por Tiago Santa Rosa »

Caro Fernando 007...

algumas questoes...

voce esta na duvida entre um decatlhon da seagul e um avistar ??

é a mesma coisa que ficar na duvida entre compar uma impressora 3D e uma jato de tinha....

o decatlhon é um avião intermediário, tenho um da phoenix de 1,75 de envergadura com motor ASP .52 e pipa... resumindo TESAO de aero, faz boas manobras de cauda como parafuso lancevak parafuso, é um pouco lento de manobras de rolagem devido o tamanho das asas, é um aero fácil de pousar, mas tem que cuidar para não estolar em baixa altitude pois ele cai muito de asa....
em outras palavras não serve para iniciantes...

outro detalhe muito importante, não fuja de sua motorização não colocaria motor 4t é apenas mais peso em um aero que quanto mais leve melhor....


quanto ao avistar... é apenas um treinador como qualquer outro, ai é melhor pegar um pastinha aqui no BR que sai muito mais barato.....

compreendeu ?
Avatar do usuário
queiroga
membro
Mensagens: 291
Registrado em: Qua Abr 19, 2006 1:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Mensagem por queiroga »

Amigo,

se vc nunca teve um combustão, então vc vai ter que reaprender algumas coisas....

No elétrico basta vc jogar avião pro alto e depois jogar para baixo, que está resolvido.

No combustão, vc terá que taxiar, decolar e pousar.

Para iniciar no combustão compre um treinador, como disse o Tiago o pastinha é bom e barato.

Não coloque um motor maior que o recomendado, senão vc vai apenas jogar o avião para o alto e não decolar. com o motor correto vc vai ter que rolar na pista para depois decolar, fazer uma rampa de subida e depois fazer o voo normal.

Porquê te digo isto? Pois no dia que vc comprar aquele Piper lindo! com 1/4 de escala motor a gasolina, etc.... sem essa base adquirida com o trinador, vc não vai nem conseguir tiraro bicho do chão. Pois modelos escalas exigem procedimentos e procedimentos vc consegue voando um treinador bem ajustado.

Dá para se divertir muito com um asa alta. Ele faz muitas manobras, basta colocar bastante comando.

Minha sugestão um Futaba 7c ou o 8J, etc.... depende do seu bolso.

Avião pastinha com um motor .46 (OS, super tigre, Thunder Tiger - tradicionais) ou ASP, JBA, mais baratos e qualidade menor, mas que também irão te atender.

abs e boa sorte!
[]'s
Queiroga
Avatar do usuário
galoucura_mg
membro
Mensagens: 293
Registrado em: Qua Mai 23, 2012 10:56 pm
Localização: Campo Belo, Minas Gerais

Mensagem por galoucura_mg »

Concordo com tudo que o Douglas disse.
Se gosta de velocidade como disse, não procure esses acrobáticos tradicionais, tipo, Yak, Extra, Sbach, etc. Se usar muita velocidade nesses aeros, eles desmancharão no ar. Usei por um tempo, um asa baixa chamado Supersportster, da Great Planes, que era um foguete. Usava nele um ASP 52. Voava com meio motor. Ótimo modelo pra pegar dedo. Um detalhe desse supersporster. Tem bastante leme e profundor.
l Sbach 300 - DLE 30cc l JR 12X DSMX l Extra 300 30% - DLE 55cc
Avatar do usuário
Fernando007
membro
Mensagens: 52
Registrado em: Ter Mai 13, 2014 5:09 pm
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem por Fernando007 »

[quote:c3d359eed3="Tiago Santa Rosa"]Caro Fernando 007...

algumas questoes...

voce esta na duvida entre um decatlhon da seagul e um avistar ??

é a mesma coisa que ficar na duvida entre compar uma impressora 3D e uma jato de tinha....

o decatlhon é um avião intermediário, tenho um da phoenix de 1,75 de envergadura com motor ASP .52 e pipa... resumindo TESAO de aero, faz boas manobras de cauda como parafuso lancevak parafuso, é um pouco lento de manobras de rolagem devido o tamanho das asas, é um aero fácil de pousar, mas tem que cuidar para não estolar em baixa altitude pois ele cai muito de asa....
em outras palavras não serve para iniciantes...

outro detalhe muito importante, não fuja de sua motorização não colocaria motor 4t é apenas mais peso em um aero que quanto mais leve melhor....


quanto ao avistar... é apenas um treinador como qualquer outro, ai é melhor pegar um pastinha aqui no BR que sai muito mais barato.....

compreendeu ?[/quote:c3d359eed3]


Entendi. Acho que vou pegar um Decatlhon mesmo. Treinador já tenho o Cessna, boei bastante com ele. Já acho o voo chato, muito lerdo o aero ! Vou de Decatlhon msm ! Mesmo que tenha que fazer algumas aulas com instrutor de voo glow mesmo !
Sua assinatura é contra as regras do e-voo
Avatar do usuário
marcelo1173
membro
Mensagens: 29
Registrado em: Sex Mar 13, 2009 12:37 am
Localização: Farroupilha, RS

Mensagem por marcelo1173 »

Boa noite Fernando, ai vai uma opinião de quem teve a mesma dúvida que você espero ajudar.
Iniciei com um cesna 182 elétrico, motor emax 2822, helice 8x4, bateria 3s lipo Voava ele em qualquer lugar sem qualquer dificuldade, pouso decolagem, voo. quando decidi investir em um glow como eu "ja sabia" alguma coisa optei por um avistar elite treinador avançado, o voo é completamente diferente ele pesa em torno de 3 kg, eh mais estável que o cesna que ainda tenho, voa na minha opinião rápido bem mais que o cesna, com uma helice APC 11x6 ele fica incrível, bem rápido e voo a maior parte do tempo com meio motor, é possível instalar flaps no avistar elite vem preparado. quanto ao rádio, ao menos 7 canais para que futuramente possa migrar para qualquer modelo sem problemas, para o avistar elite 5 canais com flaps funciona perfeitamente.

O motor O.S .46 no avistar deixa ele muito bom as helices apc realmente fazem muita diferença, o consumo fica em torno de 1 tanque (270 cc) para 20 minutos de voo no meu caso dependendo do dedo voa mais tempo. eu estou muito feliz com meu avistar.
É bom lembrar que sou iniciante no glow mas realmente é outro voo, nada de perder potencia ao passar do voo por causa da bateria descarregar. A sensação é incrível, eu gosto de ter controle durante o voo e realmente colocar o aero onde quero geralmente é difícil os pousos exigem uma aproximação adequada e mais cuidado do que os elétricos não é simplesmente cortar motor.

Fica ai minha opinião espero ter ajudado, abraços.
admarg
membro
Mensagens: 7
Registrado em: Qua Out 01, 2014 11:29 am
Localização: Passo de Torres, SC

Re: Dificuldade em escolher o aeromodelo e o motor correto.

Mensagem por admarg »

Um Upzinho depois de um ano, fiquei curioso.

Como foi a escolha Fernando? Como estão teus vôos depois dos conselhos? :^)
Avatar do usuário
Fernando007
membro
Mensagens: 52
Registrado em: Ter Mai 13, 2014 5:09 pm
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Dificuldade em escolher o aeromodelo e o motor correto.

Mensagem por Fernando007 »

admarg escreveu:Um Upzinho depois de um ano, fiquei curioso.

Como foi a escolha Fernando? Como estão teus vôos depois dos conselhos? :^)


Infelizmente ou não, tudo deu errado :( O dólar estava(e está) bem caro e o dinheiro que tinha juntado não daria pra comprar nem o rádio top que queria. Porém como não usei o dinheiro, consegui comprar umas horas de voo no aeroclube onde costumo fazer a instrução, felizmente hahaha. Estou bastante afastado do aeromodelismo, falta de tempo, fora de casa, estou enjoado dos elétricos, o rádio que uso o fio tá cheio de mau contato, meu primo que voava comigo, largou o hobby, etc.
Sua assinatura é contra as regras do e-voo
Responder