Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
stickier
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Sex Mar 21, 2008 2:43 am
Localização: Tangará da Serra

Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagem por stickier »

Não ta facil pra ngm não.. Mas dia 13 estaremos lá!

O Tucano ta repousando.. tive problemas com a bequilha novamente, recolheu por subir na grama.. Estou analisando como poderei melhorar.
Avatar do usuário
jujuba
membro
Mensagens: 1003
Registrado em: Qua Mar 14, 2007 11:41 am
Localização: Manaus- Amazonas

Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagem por jujuba »

Servo retrátil



A denominação correta desse tipo de servo não é retrátil e sim "não proporcional". No entanto ele é conhecido como retrátil por ser usado em trens de pouso retráteis, aliás esse é o seu uso mais freqüente.

Há quem não entenda o que é um servo retrátil, até compram por engano e depois dizem que o servo veio defeituoso.

O servo comum que todos conhecemos é proporcional, ou seja, à medida que se movimenta o stick do rádio ele se movimenta na mesma proporção. Você empurra um pouco o stick e o servo movimenta um pouco, você empurra o stick até a metade e o braço do servo vai até a metade, e assim por diante. Você já viu um dimmer em interruptor de lâmpadas? É aquele botão giratório que você usa para regular a intensidade da luminosidade fornecida pela lâmpada, geralmente é usado em quartos de criança. É exatamente assim que o servo proporcional funciona.

O servo não proporcional funciona diferente, até por isso é denominado assim. Imagine o interruptor de luz comum de sua casa, ele funciona somente em duas posições, com as lâmpadas acesas ou apagadas certo? Existe lâmpada meio ligada? Nesse caso não. É assim que o servo não proporcional trabalha e, em geral, o comando dele não é um stick, e sim uma chave de 2 posições do seu rádio transmissor. Esse tipo de servo não tem posições intermediárias no seu curso/trajeto, ele vai direto de uma ponta a outra, sem parar. Você não consegue comandar para que ele pare no meio ou em outra posição qualquer que não seja um dos extremos.

Para exemplificar, veja o vídeo a seguir que mostra o funcionamento de um servo não proporcional. O servo mostrado no vídeo é o HXT 9320MG-180 da HobbyKing, além de ser não proporcional ele tem um curso maior que os servos comuns, ele se movimenta até a 180 graus, mas no vídeo você pode verificar que ele vai além disso.




Leia o texto original em: Tips RC Dicas aeromodelismo, lançamentos, tecnicas p/o hobby http://tipsrc.blogspot.com/2011/01/serv ... z41ehzKTA2
Os direitos autorais deste conteudo pertencem a http://tipsrc.blogspot.com
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial Share Alike
A verdadeira sabedoria está em saber que você não sabe nada!
Heliophar
membro
Mensagens: 123
Registrado em: Qua Mai 05, 2010 2:00 pm
Localização: Campo Grande, MS

Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagem por Heliophar »

Realmente a crise pegou geral. Recebi o motor e pedi uma vela de Iridium, segundo indicações dos amigos aqui do fórum. Falta o tanque de combustível, hélice, tubulações e o spinner. Vou pedi-los esse mês e ai sim iniciar os trabalhos de montagem. Não gosto de começar e deixar o aero pela metade esperando peças.
stickier
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Sex Mar 21, 2008 2:43 am
Localização: Tangará da Serra

Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagem por stickier »

Upando pra não deixar ir pra segunda página, aproveito para perguntar sobre a bequiha dianteira..

Continuo tendo problemas com desarme. Dessa vez travou de vez e eu ainda não abri para olhar. Sei que essa bequilha é fraca para essa configuração. Os trens principais estão OK. Porém para bequilha retrátil comandável não encontro nada disponivel essa categoria de avião. O modelo de mecanismo que estou usando é o convencional da Robart para classe 60. Alguma sugestão de trem de pouso que posso usar?

A estrutura do mecanismo do trem pneumático aguenta?

Ainda bem que o escapamento tá protegendo o modelo de raladas no nariz, pois está dificil acertar.. Qualquer sugestão será bem vinda


Abraços
Avatar do usuário
Fabrício Rodrigues
membro
Mensagens: 81
Registrado em: Qui Out 14, 2010 12:37 pm
Localização: Ipatinga, MG

Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagem por Fabrício Rodrigues »

Tem no youtube no canal aeromodelismo é assim indicações da DNA sobre os kit's do tucano, dê uma olhada talvez lhe ajude, bacana as dicas.
Meu filho João Vitor - T-27 Tucano EDA - Super Sports 40S - Pastinha
stickier
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Sex Mar 21, 2008 2:43 am
Localização: Tangará da Serra

Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagem por stickier »

Boa dica Fabrício, pelo jeito os retrateis servoless são o que há de melhor no momento... Vou estudar essa possibilidade

Não deixem de ir postando atualizações, Hélio.

Abraço a todos
Avatar do usuário
Eleosippo Santos Neto
membro
Mensagens: 106
Registrado em: Sex Jul 11, 2014 1:41 pm
Localização: Vitória, ES
Contato:

Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagem por Eleosippo Santos Neto »

Boa tarde,
Acompanhando seu tópico, observei seus questionamentos quanto aos retráteis pneumáticos.
Estou concluindo a construção do meu SpitFire e estou usando retráteis da Robart.
(viewtopic.php?f=33&t=178007)
Ontem fiz um teste de pressão no sistema. Com uma bomba elétrica, apliquei os 120psi do manual e acionei o sistema abrindo e fechando apenas uma vez.
Deixei tudo parado por 3 horas e voltei para verificar se o sistema continuaria funcionando. Consegui acionar o sistema (abrir e fechar) completamente por mais 13 vezes sem qualquer problema ou mesmo demora no movimento.
Outro detalhe que observei, que pode parecer besteira, mas na minha opinião oferece uma segurança maior, foi que para descer o trem de pouso a gravidade sempre ajuda e por outro lado atrapalha para recolher. Sendo assim, antes de ficar sem pressão para baixar o sistema, ficará sem pressão para recolher e qualquer restinho de pressão será suficiente para travar o sistema na posição armado.
Então penso que, a não ser que alguma mangueira se solte (Quase impossível, pois tentei tirar uma e a mangueira rasgou mas não saiu da conexão) ou que você se esqueça de pressurizar o cilindro a cada voo ou pelo menos em voos intercalados , dificilmente terá algum problema com o sistema pneumático.
Obs.: Claro que estou falando de sistemas de qualidade.
Este é meu hobby, e sempre busco mais conhecimento.
Heliophar
membro
Mensagens: 123
Registrado em: Qua Mai 05, 2010 2:00 pm
Localização: Campo Grande, MS

Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagem por Heliophar »

[imagem]https://imagizer.imageshack.us/v2/320xq90/r/921/BpuDns.jpg[/imagem]
Heliophar
membro
Mensagens: 123
Registrado em: Qua Mai 05, 2010 2:00 pm
Localização: Campo Grande, MS

Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagem por Heliophar »

Pessoal, não esqueci do tópico. Como o prometido vou postar a montagem. Nesse tempo todo que passou eu recebi mais algumas peças e agora iniciarei a montagem do Tucano.
Comecei a montagem pela asa. Fiz as fixações dos blocos de madeira para os servos da asa e instalei os servos. Foi chato passar a fiação pela asa. Usei uma chumbada amarrada numa linha de pesca e como fio guia e depois puxei os fios dos servos com ela. Conectei ao cabo T e instalei temporariamente os servos, pois ainda tenho que ajustar eles em 0.
Heliophar
membro
Mensagens: 123
Registrado em: Qua Mai 05, 2010 2:00 pm
Localização: Campo Grande, MS

Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.

Mensagem por Heliophar »

Para fixar os servos usei blocos de Pinus, que são leves e resistentes. Colei eles nas rampas do compartimento co
Epoxi.
Responder