reforço asa isopor

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: reforço asa isopor

Mensagem por LaercioLMB »

Vamos tentar explicar melhor se o raciocínio não funciona.
O que faz um perfil gerar sustentação?
É a diferença de pressão em baixo e em cima da asa.
Por que existe essa diferença de pressão?
Por que o desenvolvimento da parte superior do perfil é maior do que a parte inferior.
O que é o desenvolvimento?
É a medida do eixo do bordo de ataque até o eixo do bordo de fuga.
Coloque uma trena medido uma asa por cima e depois medindo por baixo do perfil.
Verão que a medida da parte de cima do perfil é maior do que a parte de baixo.
Entendido até aí? Beleza então.
Se já está entendido até aí, vamos adiante.
O ar quando passa pelo perfil, por cima tem uma área maior para se deslocar do que por baixo e por tanto, o ar que se desloca por cima do perfil, se desloca mais rápido do que por baixo e é aí que começa a diferença de pressão em um perfil, sendo a pressão na parte de cima, inferior a parte de baixo.
Entendido até aí? Beleza então.
Agora coloquem a famosa chapinha de aileron no bordo de fuga da asa e meçam a parte de cima da chapinha e a parte de baixo da chapinha, verão que a medida é a mesma, ou seja, o ar que passa por ela, terá a mesma velocidade tanto em cima quanto em baixo e isso gera diferença de pressão em cima e em baixo dessa chapinha que a maioria jura de pé junto que gera sustentação?
Ahhh, mas em um shockflyer ....
Um shockflyer? que comparação mais absurda.
Todos sabemos que os shockflyers voam com as caudas penduradas, ou seja, a asa chata está gerando uma suposta sustentação por que está inclinada em ascendência em relação ao deslocamento do shockflyer em voo.
Isso é gerar sustentação? Indiretamente sim já que a asa está inclinada e se forma uma turbulência de ar sobre a asa diminuindo a pressão sobre a asa, mas não muito já que se diminuir muito a velocidade ele nem planar consegue, pois não tem perfil na asa para isso.
Agora vão me dizer que aquela chapinha colocada no bordo de fuga de uma asa com perfil, seguindo a linha do eixo do perfil irá gerar sustentação a mais?
Acho que faltaram as aulas de física que explica sobre isso.
Se aquela chapinha colocada no bordo de fuga da asa com perfil, ficar ligeiramente inclinada para baixo, irá ajudar sim na sustentação, pois irá atuar como flap, mas se ficar reta como fazem, estar lá e não estar não vai mudar a sustentação gerada pelo perfil, pois a única função daquela chapinha é desviar o fluxo de ar que passa pelo pefil da asa, fazendo a ponta da asa subir ou descer conforme o comando dado.
Se querem continuar a acreditar que aquela chapinha colocada no bordo de fuga de uma asa com perfil vai aumentar a sustentação da forma como tem sido usada, sinto muito, mas não tenho mais em que ajudar.


Usem como base o vídeo postado acima, embora não consigam perceber a diferença de velocidade que o ar passa por cima e por baixo do perfil.
Notem que quando inclina o perfil de forma ascendente, a medida que essa inclinação aumenta, a turbulência sobre o perfil também aumenta e com isso, o arrasto também aumenta e chega em um ponto onde a sustentação é prejudicada já que o ar descola do perfil e se transforma somente em turbulência sobre o perfil.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
snag
membro
Mensagens: 449
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 2:02 pm
Localização: São Paulo SP

Re: reforço asa isopor

Mensagem por snag »

sego
membro
Mensagens: 21
Registrado em: Sex Ago 29, 2014 3:10 am
Localização: Rio de janeiro - RJ

Re: reforço asa isopor

Mensagem por sego »

É isso snag.Valeu.
crique
membro
Mensagens: 66
Registrado em: Dom Nov 23, 2014 6:40 pm
Localização: Aracaju-SE

Re: reforço asa isopor

Mensagem por crique »

Não quero criar polêmica mas apenas expor a experiência prática que tive.
Construí um stick com ailerons "abinha" e eles não contavam no cálculo do cg. O comportamento do aero era de avião com peso de nariz. Eu cortava o motor e ele mergulhava de imediato.
Passei a contar com os ailerons no cálculo do cg e o voo mudou. Cortando o motor ele perdia altitude aos poucos.
Resumindo, na teoria esse tipo de aileron pode até não gerar sustentação mas na prática sim.
Claro que outro fator pode ter causado esse novo comportamento do aero, no entanto, pelo empirismo, parece que o aileron abinha faz parte da corda.
Friso que não quero polemizar, apenas contar o que me aconteceu. Nem da área de exatas eu sou kkkkk.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: reforço asa isopor

Mensagem por LaercioLMB »

crique escreveu:Não quero criar polêmica mas apenas expor a experiência prática que tive.
Construí um stick com ailerons "abinha" e eles não contavam no cálculo do cg. O comportamento do aero era de avião com peso de nariz. Eu cortava o motor e ele mergulhava de imediato.
Passei a contar com os ailerons no cálculo do cg e o voo mudou. Cortando o motor ele perdia altitude aos poucos.
Resumindo, na teoria esse tipo de aileron pode até não gerar sustentação mas na prática sim.
Claro que outro fator pode ter causado esse novo comportamento do aero, no entanto, pelo empirismo, parece que o aileron abinha faz parte da corda.
Friso que não quero polemizar, apenas contar o que me aconteceu. Nem da área de exatas eu sou kkkkk.



Só que tem um detalhe, CG a 1/3 da corda nem sempre é válido, ainda mais em um stick.
Se o princípio de Berboulli tem falhas? Quem sabe, pois teorias são teorias mesmo, ainda mais de quem não sabe explicar.
Então vamos para o efeito Coanda e as leis de Newton.
Se é para usar links, vamos usar links então.
http://www.scielo.br/scielo.php?script= ... 1000400009
Volto a frisar, pois parece que alguns só pegam o que querem.
Se deixar os ailerons chapinha um pouco inclinados para baixo, eles atuarão na sustentação sim, mas se deixarem retos com o eixo do aeromodelo como na maioria das vezes, eles não irão influenciar em nada na sustentação.

Aqui tem um link em que fala na teoria de Bernoulli X Isaac Newton e que prova que uma chapinha com incidência 0, produz 0 de sustentação.
http://www2.uesb.br/matematicajq/images/projeto.pdf
Inclinando ela gera alguma sustentação? Foi isso que eu falei se deixarem os ailerons de chapinha inclinados para baixo, mas alguns não veem isso, preferem acreditar que a chapinha no bordo de fuga de um perfil vai gerar sustentação e contar como corda da asa. Volto a dizer, vai se estiver ligeiramente inclinado para baixo, pois do contrário, ter e não ter é a mesma coisa na sustentação.
Pergunto.
Se uma asa com chapa gera sustentação, por que então perdem tempo fazendo perfis nas asas?
Um perfil precisa de incidência positiva para gerar sustentação? Não precisa.
Existem perfis simétricos com medidas exatamente iguais tanto em cima quanto em baixo?
Sim, existe, mas por que não são muito usados ou raramente são usados?
Até bem pouco tempo algumas teorias de Einstein eram contestadas e discordadas e foram comprovadas estarem corretas.
Ou seja, se é preciso usar da teoria de outra pessoa para dizer algo que não sabe com próprias palavras, que não diga nada.
Podemos discordar? Podemos, por isso temos liberdade de termos nossas ideias e de discuti-las feito gente.
Tenho aeromodelo em que o CG é a 28% e os ailerons fazem parte do perfil da asa. Então quer dizer que pelo aileron estar no perfil e a corda da asa ser contada com o aileron o CG mudou para 28% ?


Querem crer que ailerons de chapinha no bordo de fuga da asa conta como corda? Tudo bem, se tentou dizer algo e se não acreditam, muita gente também ria de Isaac Newton, de Albert Einstein, de Jorge Alberto Santos Dumont, e nem por isso eles desistiram.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
snag
membro
Mensagens: 449
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 2:02 pm
Localização: São Paulo SP

Re: reforço asa isopor

Mensagem por snag »

croque escreveu:...Resumindo, na teoria esse tipo de aileron pode até não gerar sustentação mas na prática sim...


Ué, quem disse que na teoria esse tipo de aileron não gera sustentação?

Dá uma olhada no vídeo que postei acima (se ainda não viu) e repare que, quando as "trilhas de fumaça" são "pulsadas", em câmera lenta é perfeitamente possível verificar que o fluxo de ar sobre o perfil é muito mais veloz que o fluxo sob o perfil.
Agora, imagina uma plaquinha adicionada ao bordo de fuga do perfil. E imagina que a plaquinha esteja alinhada com o perfil (não precisa estar inclinada para baixo como um flap). Essa plaquinha com certeza vai provocar algum arrasto adicional (arrasto friccional ou “skin drag”) mas vai continuar separando o fluxo de cima da perfil (mais veloz) do fluxo abaixo do perfil (menos veloz). Então se você tem uma diferença na velocidade do ar entre a superfície superior e a superfície inferior da plaquinha, você tem diferença de pressão. E, portanto, sustentação!!! Bom, isso é a teoria. E você confirmou na prática!

Por falar em “plaquinha”, quando procurava o vídeo postado acima, achei um vídeo sobre testes do perfil KFM num túnel de vento:

Mesmo considerando o equipamento primitivo (homemade) do rapaz, os resultados são bem interessantes. E, o mais importante, parecem confirmar o que os usuários adeptos desses perfis costumam falar.



Sobre o post acima:
- Alguém realmente acredita que ele leu ou entendeu o que está escrito nos links que postou?
- Vejamos, logo no começo do link http://www.scielo.br/scielo.php?script= ... 1000400009 , há um trecho que fala que a tal da teoria da sustentação baseada na diferença do comprimento (ou “desenvolvimento”) percorrido pelo ar citado por ele mesmo no post anterior está ERRADA! Algum comentário dele sobre o assunto? Nenhum!!!
- E ao postar o segundo link http://www2.uesb.br/matematicajq/images/projeto.pdf , o sujeito volta a escancarar a própria ignorância. Mais ou menos como no caso do tópico viewtopic.php?f=6&t=181029 : da mesma forma que não dá para comparar um aileron com uma placa separada inclinada, não dá para comparar um aileron com um perfil plano isolado.


Noutro dia, um colega se perguntou se o problema do cara seria alguma coisa que Freud pudesse explicar...
E agora o sujeito está se comparando ao Newton e ao Eistein...
Eu, hein?!!!
isac 182/cub
membro
Mensagens: 45
Registrado em: Sex Jan 14, 2011 6:37 pm

Re: reforço asa isopor

Mensagem por isac 182/cub »

Galera, faz muuito tempo que nao entro aqui no forum, estou querendo postar um artigo sobre fpv e esclarecer algumas duvidas, alem de compartilhar a construção de uma zagi fpv mas ta tudo mudado, nao sei mais como postar. Alguem me auxilia?
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: reforço asa isopor

Mensagem por Jacimar »

isac 182/cub escreveu:Galera, faz muuito tempo que nao entro aqui no forum, estou querendo postar um artigo sobre fpv e esclarecer algumas duvidas, alem de compartilhar a construção de uma zagi fpv mas ta tudo mudado, nao sei mais como postar. Alguem me auxilia?



Se entendi bem você quer abrir um novo tópico, certo ? se for, é só ir na página inicial do fórum e rolar a tela até o item técnicas -> FPV e no canto superior esquerdo, se não me falha a memória, tem o botão novo tópico . . . abraço.
isac 182/cub
membro
Mensagens: 45
Registrado em: Sex Jan 14, 2011 6:37 pm

Re: reforço asa isopor

Mensagem por isac 182/cub »

Todo lugar que eu clico da essa mensagem "The requested page “faq” is not available." oq fizeram com o site? Eu quero postar um projeto que estou iniciando sobre uma Zagi Fpv mas não consegui abrir um topico seguindo oq vc me disse amigo. Teria como me ajudar falando como fez o seu topico? quero criar um sobre uma construção minha mas nao lembro
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: reforço asa isopor

Mensagem por John-Henrique »

Mano, vai até a sessão FPV e clica no botão Criar tópico... :roll:
viewforum.php?f=9
Responder