Waco Biplane 90" - Dicas

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Waco Biplane 90" - Dicas

Mensagem por rafael_reali »

Saudações pessoal.
Há tempos procuro uma planta de um biplano para começar do zero. Achei essa planta e tem tudo que eu quero. É "varetado", pode ser entelado com tecido e tem envergadura de 1,8mts. Mas a minha inexperiência não permite sequer começar.
Inicialmente gostaria de construir a fuselagem e depois as asas mas eu suponho que deveria ter o desenho das cavernas como ponto de partida. Mas não achei na planta.
Enfim, preciso de uma orientação antes que as férias da faculdade acabe (rsrs).

O arquivo é este: http://aeromodelismoonlinebr.s3.amazona ... a-Waco.rar

Agradeço muito mesmo quem puder visualizar e me passar alguma dica.
Abraço a todos.
Editado pela última vez por rafael_reali em Ter Set 06, 2016 11:45 pm, em um total de 1 vez.
Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que sabe!
~Lee Jun Fan
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Re: Como construir esse aeromodelo?

Mensagem por Camacho »

esta planta é de um kit antigo, portanto não possui o desenho das cavernas... o que se não inviabiliza, dificulta muito a construção.
MHO parte pra um que tenha o desenho das cavernas.... é muito trabalho tentar chegar "na raça".
vai nesse aqui... é um pouco maior, mas a planta está mais completa.

http://outerzone.co.uk/plan_details.asp?ID=7586

Abraço
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Como construir esse aeromodelo?

Mensagem por LaercioLMB »

E quem disse que precisa ter cavernas?
Modelos varetados não precisam necessariamente ter cavernas.
Construí um P-51 com estrutura toda varetada e depois chapeado com balsa sem usar nenhuma caverna, somente a parede de fogo, a outra parte que parece ser uma caverna é a ponta do cowl do motor que foi todo feito em balsa..

p51b.jpg
p51b.jpg (36.96 KiB) Exibido 16913 vezes


Não é preciso ter cavernas em modelos varetados.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Re: Como construir esse aeromodelo?

Mensagem por rafael_reali »

Amigos, obrigado pela ajuda. Se vcs dizem que é possível construir sem todos os detalhes técnicos eu acredito. Mas eu precisaria ver alguém fazendo igual (já que ninguém nasce sabendo).

Camacho, agradeço muito a planta que me passou. Na verdade ela parece até mais simples do que a que eu postei. Só não sei se conseguirei um motor pra tocar esse modelo, mas estou estudando a planta bem agora e tentarei imprimi-la na minha impressora. A gráfica está cobrando no mínimo $50,00.

Laercio, você disse que não é preciso ter as cavernas para aeromodelo varetado... Então como dimensionar e construir fielmente todo o corpo da fuselagem sem essas informações para referência?

Grato.
Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que sabe!
~Lee Jun Fan
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Re: Como construir esse aeromodelo?

Mensagem por rafael_reali »

Opa, revendo aqui são 140 folhas para imprimir e montar. Talvez uma gráfica seja a melhor pedida mesmo.
Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que sabe!
~Lee Jun Fan
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Como construir esse aeromodelo?

Mensagem por LaercioLMB »

rafael_reali escreveu:
Laercio, você disse que não é preciso ter as cavernas para aeromodelo varetado... Então como dimensionar e construir fielmente todo o corpo da fuselagem sem essas informações para referência?

Grato.



Primeiro, ao imprimir a planta em escala 1:1, você terá as medidas reais do modelo e saberá então a medida que deverá cortar as varetas.
Segundo, tendo as varetas cortadas, dá para colocar sobre a planta e ir colocando alfinetes na madeira para fixar na posição correta e com o auxílio de fita crepe, manter a vareta na posição enquanto a cola seca que no caso pode ser colado com cola CA aplicando a cola de média viscosidade na junção das varetas, permitindo assim que a cola entre na emenda e faça o seu serviço.
Falo cola CA de média viscosidade para que não seja aplicada cola demais e que a cola entre na madeira onde não é necessário, por isso a superbonder ou trebond não são boas para isso, embora possam ser usadas.
Por esse motivo que eu odeio plantas impressas em A4, pois ao emendar as folhas, nunca irá garantir um correto alinhamento e sendo assim, para que imprimir uma planta se não terá uma medida confiável nela.

Correto, ninguém nasceu sabendo nada, nem andar e falar a gente sabia quando nasceu e teve que aprender por que o subconsiente nos manda aprender o que significa que basta querer para aprender algo novo.
Sei que alguns falta um pouco a capacidade de raciocinar, eu inclusive faço certas coisas pelo modo mais difícil por que ninguém tinha me falado antes o modo mais fácil, mas se eu ficar esperando sempre alguém me ensinar o modo mais fácil, acabo não fazendo nada, pois estarei sempre esperando pela ajuda de alguém.
Para isso que serve o fórum, postamos aqui nossas construções a espera de criticas que nos ajudam a melhorar o que estamos fazendo ou facilitar algo que estamos tendo dificuldades e não postar algo esperando somente pelos elogios e que tem um monte de mané acompanhando, pois isto basta a gente ver quantos acessaram o tópico.
Não podemos ficar somente perguntando como faço isso, como faço aquilo, pois o óbvio você já sabe, tem que cortar e colar, agora resta você ter cuidado com o alinhamento durante a colagem para que não fique nada torto, pois qualquer coisinha torta vai te dar um problema durante o voo.
Antes de mais nada você tem que acreditar que pode e que consegue, pois se ficar achando que não pode ou não consegue, já desistiu aí mesmo de iniciar algo, pois aprender todos nós estamos constantemente aprendendo o tempo todo algo que ainda não sabíamos ou achávamos que sabíamos.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Re: Como construir esse aeromodelo?

Mensagem por rafael_reali »

Grato Laercio. Entendi o recado.
Agora, tenho comigo 3 plantas desse modelo. Uma com 60 polegadas de envergadura, outra com 72 polegadas e a ultima, que o Camacho me passou, com 90 polegadas. Esta última (de 90") é a mais completa porem é grande para mim. Não terei esse motor tão cedo. Será que é viável reduzir essa planta de 90" para 72"? Muita gente faz isso? Se eu reduzir tudo na mesma escala sei que algumas varetas ficarão muito finas e fáceis de quebrar. Acho que cabe ai algum improviso e muita observação.
Onde preciso ter mais atenção nesse processo?

Abraços.
Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que sabe!
~Lee Jun Fan
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Re: Como construir esse aeromodelo?

Mensagem por Camacho »

rafael_reali escreveu:... Será que é viável reduzir essa planta de 90" para 72"? Muita gente faz isso?...

Abraços.

sim dá.
faço isso o tempo todo....
aumento ou diminuo conforme o resultado que eu quero.
é lógico que se deve proporcionalizar tamanho de varetas e chapeados, que normalmente ficam sub ou super dimensionados...
vale o bom senso.
ah... e construir um modelo redondo sem as medidas das cavernas é possível,porém extremamente trabalhoso.
senão não existiriam as plantas. quem as desenha sai do zero, mas demora muito e é tentativa e erro....
se é o que procura, go for it!!!
se quer apenas construir pra voar, use a mais completa..... enche menos o saco.....
depois de 28 anos construindo, hoje quero menos saco cheio mais tempo de pista... já tive minha cota de saco cheio nessa vida....
em tempo:

um amigo tem esse waco kit da pica que você postou a planta... voa muito bem ... voo é bem escala... faz o básico como o escala cheia... nada mais.
ABRAÇO
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Re: Como construir esse aeromodelo?

Mensagem por rafael_reali »

A intenção é colocar pra voar sim. Fiz um teste há pouco reduzindo a planta em 25% e a impressão distorceu. Alguém está errando... Ou a impressora, ou o Adobe Acrobat ou o notebook. A primeira fileira de folhas se encaixam bem, mas as que vem embaixo mudaram a dimensão. Quando encaixa o lado esquerdo da folha as linhas do topo não coincidem. Paciência.

O jeito é tentar numa gráfica.

Agradeço até aqui.
https://1drv.ms/i/s!Atglm3XBhemYmgpB7MPjqNn7F_Gc
Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que sabe!
~Lee Jun Fan
Alexaoliveira
membro
Mensagens: 127
Registrado em: Qua Set 21, 2011 5:21 pm
Localização: Sorocaba

Re: Como construir esse aeromodelo?

Mensagem por Alexaoliveira »

Olá este Waco com 90" ficaria bom com um dle 55cc? ja vi na Net o de 72" com 35cc, mas nunca encontrei um com 55cc. Pergunto isso pois estou estudando meu proximo aero e sempre achei este Waco lindo, só fico na duvida quanto ao motor.
"Quem disse que o tempo era o melhor remédio para as dores do mundo!Desconhecia o poder do abraço de um filho..."
Responder