fly away..quad fica louco e sai correndo como louco

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Lcm
membro
Mensagens: 400
Registrado em: Dom Out 05, 2014 10:34 pm
Localização: Cosmopolis são paulo

Re: fly away..quad fica louco e sai correndo como louco

Mensagem por Lcm »

Alexandre Neto escreveu:Poderia explicar como seria essa zona de perda de sinal? Onde eu voo tambem tem uma area em que os meus colegas dizem que perdem o sinal, porem eu faço questao de passar exatamente por ela, pra mostrar que o problema esta na realidade em seus RX ou TX.

Posso sim, foi como disse acima, a uns 100mts vertical em ATT e indo a deriva pelo vento, bati a chave para GPS, não respondeu (nem comandos do radio, bati para GPS para estabilizar) entrou em fail-safe e veio para pouso, somente voltou a responder alguns segundos (uns 15s) depois que estava descendo, ai foi que me veio a dúvida e se ele tivesse ao entrar em GPS e com outra coordenada teria acelerado e ido embora...não sei se fui claro ?? é uma hipótese de perda de quad em um possível fly-away. pois como reportei antes mais acima, quando ele girou em círculos e pegou outra coordenada que não foi a de pouso, ele embicou para a mesma e ia já acelerando forte para ir sei lá onde, mas como eu estava perto bati para manual a chave e recuperei o controle.
Obs. agora o porque e como aconteceu essa dos 100mts verticais, não sei, talvez nesse dias os astros estivessem conspirando contra, ondas portadoras de outros lugares....???, porque subi de novo nas mesmas coordenadas e não aconteceu nada, e como você disse:
" Onde eu voo tambem tem uma area em que os meus colegas dizem que perdem o sinal, porem eu faço questao de passar exatamente por ela Talvez vc entenda o que estou falando, quando te acontecer nesses seus "desafios" de voar onde todos dizem sofrer perda de sinal, desejo que não te aconteça nunca, porque dá um frio na espinha, quando percebe que não tem controle nenhum do equipamento. Meu equipamento com certeza é bem, simples um DJI FC 40 NASA com FPV em 2,4 e configurado original e não levanto voo antes de pegar Home-point, na maioria das vezes esta normal, mas tem dia que fica meio estranho, talvez eu seja o único "sortudo" com ele, mas não perdi ele ainda, e espero nem perder rsrsrs.
Não é possível saber tudo ao ponto de não aprender e saber nada ao ponto de não ensinar....Absoluto somente DEUS.
Lcm
membro
Mensagens: 400
Registrado em: Dom Out 05, 2014 10:34 pm
Localização: Cosmopolis são paulo

Re: fly away..quad fica louco e sai correndo como louco

Mensagem por Lcm »

[quote="aldoir"]Eu concordo com o Alexandre. Se você não confia no seu radio, pinte ele de verde e jogue no mato. Não dá pra colocar dinheiro no ar sem confiar nos seus equipamentos.

Estamos falando de duas coisas bem distintas aqui. Radio e GPS.

Radio é algo totalmente controlável, com todos os recursos de modulação e troca de canais eles são muito resilientes a interferência e previsíveis no comportamento. Se você tem telemetria (ou OSD com RSSI), e está acompanhando a qualidade do sinal, é impossível uma hora ter sinal e simplesmente perder o sinal no momento seguinte.
Outra coisa é GPS, algo muito menos controlável e passível de falhas.

concordo, com vc, mas não se perde um equipamento apenas por falha de GPS, ou vc acha que todos os fly-away é só por causa de GPS ? pois se o rádio estiver com alcance e o equipamento indo embora talvez por um fly-away ou outro fator, e vc mudar para Manual ou ATT, o que se espera é assumir o controle ou estou errado ?? se for verdade isso, o equipamento seria recuperado, ou em todos os fly-away, ou vc acha que a pessoa não tentou chavear o rádio para ATT, Manual ou outros recursos que possa ter para não perder o mesmo, pelo que sei alguns tentaram até plantar bananeira, chamar o santo e não adiantou, o equipamento, simplesmente foiiiii indooooooooo. agora te pergunto foi só falha de GPS ou foi rádio, ou os três fatores juntos ??...falei três porque pode haver algo mais que ainda não saibamos. estou errado ??? como disse meu equipamento voa normal, mas tem dias que parece que esta meio estranho, nesses dias não voo, ou não vou longe.
Não é possível saber tudo ao ponto de não aprender e saber nada ao ponto de não ensinar....Absoluto somente DEUS.
Lcm
membro
Mensagens: 400
Registrado em: Dom Out 05, 2014 10:34 pm
Localização: Cosmopolis são paulo

Re: fly away..quad fica louco e sai correndo como louco

Mensagem por Lcm »

O que quero dizer é que em equipamentos mais simples, são bem mais fáceis de sofrer um fly-away do que nos mais sofisticados, tipo P3 P4 e outros, onde vc além de ter um alcance melhor, tem telemetria completa entre outros sensores e etc... que por enquanto não é o caso meu equipamento que é bem simples e quase sofri mais de um, mas ainda creio que todos são falhos, pelo menos por enquanto, pois tem gente perdendo até P4 que é bem autônomo, creio ser falha do operador mas......
Não é possível saber tudo ao ponto de não aprender e saber nada ao ponto de não ensinar....Absoluto somente DEUS.
Alexandre Neto
membro
Mensagens: 136
Registrado em: Qui Fev 11, 2016 9:00 pm
Localização: Curitiba

Re: fly away..quad fica louco e sai correndo como louco

Mensagem por Alexandre Neto »

Lcm escreveu:
Alexandre Neto escreveu:Poderia explicar como seria essa zona de perda de sinal? Onde eu voo tambem tem uma area em que os meus colegas dizem que perdem o sinal, porem eu faço questao de passar exatamente por ela, pra mostrar que o problema esta na realidade em seus RX ou TX.

Posso sim, foi como disse acima, a uns 100mts vertical em ATT e indo a deriva pelo vento, bati a chave para GPS, não respondeu (nem comandos do radio, bati para GPS para estabilizar) entrou em fail-safe e veio para pouso, somente voltou a responder alguns segundos (uns 15s) depois que estava descendo, ai foi que me veio a dúvida e se ele tivesse ao entrar em GPS e com outra coordenada teria acelerado e ido embora...não sei se fui claro ?? é uma hipótese de perda de quad em um possível fly-away. pois como reportei antes mais acima, quando ele girou em círculos e pegou outra coordenada que não foi a de pouso, ele embicou para a mesma e ia já acelerando forte para ir sei lá onde, mas como eu estava perto bati para manual a chave e recuperei o controle.
Obs. agora o porque e como aconteceu essa dos 100mts verticais, não sei, talvez nesse dias os astros estivessem conspirando contra, ondas portadoras de outros lugares....???, porque subi de novo nas mesmas coordenadas e não aconteceu nada, e como você disse:
" Onde eu voo tambem tem uma area em que os meus colegas dizem que perdem o sinal, porem eu faço questao de passar exatamente por ela Talvez vc entenda o que estou falando, quando te acontecer nesses seus "desafios" de voar onde todos dizem sofrer perda de sinal, desejo que não te aconteça nunca, porque dá um frio na espinha, quando percebe que não tem controle nenhum do equipamento. Meu equipamento com certeza é bem, simples um DJI FC 40 NASA com FPV em 2,4 e configurado original e não levanto voo antes de pegar Home-point, na maioria das vezes esta normal, mas tem dia que fica meio estranho, talvez eu seja o único "sortudo" com ele, mas não perdi ele ainda, e espero nem perder rsrsrs.


Sim, agora eu entendi, houve uma unica perda de sinal sem explicação, eu pensei que você quis dizer que existia uma zona onde sempre se perde sinal, se fosse assim eu não concordaria. Qualquer equipamento esta sujeito a falhas como a que vc sofreu, oque eu quis dizer é que eu não aceito quando alguem fala que existe uma area onde os radios sempre perdem o sinal, ainda mais se for a menos de 300 metros, como eu disse onde eu voo os meus colegas dizem "não passa por cima daquelas arvores pq lá vc perde o sinal!" pois eu faço questao de sobrevoar o local e isso não é um desafio, é apenas pra mostrar que na verdade o problema está em seus equipamentos e não no ambiente em que se voa. E o que vc fez foi exatamente oque eu faço vc subiu nas mesmas coordenadas e não teve nenhum problema.
Lcm
membro
Mensagens: 400
Registrado em: Dom Out 05, 2014 10:34 pm
Localização: Cosmopolis são paulo

Re: fly away..quad fica louco e sai correndo como louco

Mensagem por Lcm »

A solução pro fly away está aqui, basta ter isso em mãos, bem simples !!!!... ou para entidades anti-multimotores, vou importar uma para derrubar os que passarem por mim kkkkkkkkkkk. segue o link.
a pagina da máteria esta aqui: http://canaltech.com.br/noticia/produto ... dio-50995/
https://youtu.be/zX4XXLb_Vuw
Não é possível saber tudo ao ponto de não aprender e saber nada ao ponto de não ensinar....Absoluto somente DEUS.
Avatar do usuário
marcajo
membro
Mensagens: 84
Registrado em: Qua Ago 18, 2010 8:14 pm
Localização: EM ALGUM LUGAR DE BELO HORIZONTE -mG

Re: fly away..quad fica louco e sai correndo como louco

Mensagem por marcajo »

Eu comprei esse GPs e nem funcionou....achei barato e fui comprando...antes tivesse comprador o que uso em outro quad que custou 44 dolares e nao deu problemas.....
Avatar do usuário
marcajo
membro
Mensagens: 84
Registrado em: Qua Ago 18, 2010 8:14 pm
Localização: EM ALGUM LUGAR DE BELO HORIZONTE -mG

Re: fly away..quad fica louco e sai correndo como louco

Mensagem por marcajo »

Ricardo_BH escreveu:Fala pessoal!!

Montei um lindo quad f600 com naza lite atualizada pra v2, e dragonlink de rx!

Eu voei ele sem antena de gps em ATTI e não tive problema nenhum..
dai comprei essa antena preta :

http://pt.aliexpress.com/item/Ublox-M8N-GPS-Compass-Module-for-DJI-NAZA-M-V2-LITE-Flight-Controller/32417922078.html?spm=2114.02010208.3.67.dUGlum&ws_ab_test=searchweb201556_6,searchweb201602_2_10017_10005_10006_10034_10021_507_10022_10020_10018_10019,searchweb201603_1&btsid=643ebfdb-4ecf-46dd-9885-eefe9bbbd7c5

Fiz alguns vôos e ele estava andando em circulo..aumentei o yaw e corrigi.voei mais umas 4 vezes com ele nesse mesmo local..sem maiores problemas, extremamente estável com a bat 3s de 10000mha...

Porem ontem , esperei o gps piscar verde seguidas vezes e decolei normalmente..a uns 7 metros de altura percebi que ele não estava travado, parecendo atti. Derrepente ele desimbestou em linha reta a toda velocidade , e o radio estava morto,e foi bater numa arvore e em cima de um telhadinho....

fiquei muito chateado e sem entender o motivo...
alguem ja passou por isso??
será o gps?? a naza é novinha

Grato

Ricardo


Eu comprei esse GPS e nem funcionou....desmontei pra ver se tinha ligacao errada, mas nada...comprei pelo preco , 20 e poucos dolares, mas antes tivesse comprando o que uso em outro quad e nunca deu problemas de 40 e poucos dolares.....
mvpazevedo
membro
Mensagens: 5
Registrado em: Ter Ago 24, 2010 1:07 am
Localização: Niterói/RJ

Re: fly away..quad fica louco e sai correndo como louco

Mensagem por mvpazevedo »

aldoir escreveu:
Qualquer controlador e qualquer receptor GPS está suscetível a uma falha chamada GPS Multipathing. Se o módulo de GPS não for de boa qualidade (esses chineses poucos são) ou você estiver em um local com pouca visibilidade para céu aberto, é possível que o sinal de GPS que você está recebendo pode ter rebatido em alguma estrutura (prédio/montanha).




Muito boa explicação, aldoir ! Lendo alguns relatos, isso explica o sintoma do drone tentando voltar e passando do home point.
Qual modelo de GPS "bão" que você está usando ?
mvpazevedo
membro
Mensagens: 5
Registrado em: Ter Ago 24, 2010 1:07 am
Localização: Niterói/RJ

Re: fly away..quad fica louco e sai correndo como louco

Mensagem por mvpazevedo »

Lcm escreveu:
concordo, com vc, mas não se perde um equipamento apenas por falha de GPS, ou vc acha que todos os fly-away é só por causa de GPS ? pois se o rádio estiver com alcance e o equipamento indo embora talvez por um fly-away ou outro fator, e vc mudar para Manual ou ATT, o que se espera é assumir o controle ou estou errado ?? se for verdade isso, o equipamento seria recuperado, ou em todos os fly-away, ou vc acha que a pessoa não tentou chavear o rádio para ATT, Manual ou outros recursos que possa ter para não perder o mesmo ...


Meu palpite é que na hora do desespero, a pessoa pensa que o "automático" vai salvar o drone e sequer cogita colocar em modo manual.
Em outros casos, tempestades magnéticas podem afetar tudo (compass, GPS e rádio), ou seja, esteja atento e não voe nesses dias.
Responder