Waco Biplane 90" - Dicas

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Re: Como construir esse aeromodelo?

Mensagem por rafael_reali »

Dúvida esclarecida Laercio. Muito obrigado.
Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que sabe!
~Lee Jun Fan
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Re: Como construir esse aeromodelo?

Mensagem por rafael_reali »

Espero estar no caminho certo:
[/url]

Status da construção: Esperando por um compensado de ¼. Na minha cidade tem uma grande loja de compensados e um amigo me prometeu esse compensado mas, supondo que eu tenha que comprar, como pedir o compensado ideal?
Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que sabe!
~Lee Jun Fan
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Como construir esse aeromodelo?

Mensagem por LaercioLMB »

Compensado para aeromodelismo é diferente de compensado que se conhece, a madeira utilizada no compensado para aeromodelismo é muito mais leve.
O melhor é o Liteply da Midwest, o resto, é dinheiro jogado fora.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Re: Como construir esse aeromodelo?

Mensagem por rafael_reali »

Sigo com algumas dúvidas, sem vergonha de perguntar. Agora é sobre a parede de fogo.

Se eu entendi bem, preciso fazer 2 peças de compensado. A primeira me parece que é encaixada dentro da fuselagem, compondo a seção F1. Se eu entendi direito preciso recortar um quadrado e encaixar logo no começo do frame, como eu disse, formando a seção F1. (Será isso mesmo?)

Agora, de acordo com a planta, para a parede de fogo eu preciso cortar um círculo e colar de topo com a seção 1.

Fiz um desenho explicando meu pensamento:


E aqui está a parte da planta em questão:


Agradeço demais a ajuda até aqui.
Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que sabe!
~Lee Jun Fan
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Como construir esse aeromodelo?

Mensagem por LaercioLMB »

Exato, pois a peça F1, faz parte da estrutura central da fuselagem e a peça Firewall faz parte além da parede de fogo como o nome já diz, como molde externo da fuselagem, onde serão colocadas as varetas que darão a forma do modelo.

No seu caso, as dúvidas tem sido sobre leitura e interpretação de desenho técnico e isso é perfeitamente normal e pode perguntar sem medo.
O pior são aqueles que praticamente já tem a resposta, mas perguntam mesmo assim sobre algo tão óbvio e que já foi dito inúmeras vezes aqui no fórum.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Re: Como construir esse aeromodelo?

Mensagem por rafael_reali »

Fico feliz com sua ajuda Laércio. Até o momento tem me guiado para que eu realize a montagem com segurança e sem precisar refazer nada. Um obrigado especial.

Bem, eu ganhei um pedaço de compensado naval de 6mm de um amigo. Ele usa para construção de aviões experimentais em casa e o compensado vai na parede de fogo. Apesar de aceitar como um presente acabei achando o compensado pesadinho.


Fui no comércio aqui da minha cidade e eles tem compensados de 6mm de madeira Paricá. Você ou alguém que esteja acompanhando sabe se é um bom material para usar nesse "modelão" aqui? Não me deram uma amostra para que eu pudesse "ver com as mãos" e fazer uma análise e comparação com outros que já vi por ai.
A chapa sai por $50,00 mas eu já sei de antemão que sobrará muito pra ficar aqui guardado.

Pra não perder a viagem, mais uma foto. Agora colando o suporte da asa inferior. Feito essa parte inicio a montagem da estrutura do trem de pouso (e a necessidade do compensado)
Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que sabe!
~Lee Jun Fan
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Como construir esse aeromodelo?

Mensagem por LaercioLMB »

Eu não conheço muito sobre compensados, pois só uso o lipeply da midwest quando preciso de compensado para um aeromodelo. É um pouco mais caro, mas é bem leve se comparado aos mais leves que tem no mercado.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Re: Como construir esse aeromodelo?

Mensagem por rafael_reali »

Boa noite. Vamos que vamos!

A estrutura do trem de pouso já poderia estar colando, mas após pensar muito, achei prudente gastar algum tempo preparando algumas fotos em busca de má interpretações minhas.

Estou nessa parte:


Após recortar as partes eu ponteei as peças com CA somente para fazer as fotos:


A foto abaixo tem a peça chamada na planta de "1/4 PLY L.G. MOUNT", que é o quadro que suportará o trem de pouso. Como o único compensado que eu disponho é pesadinho (e muito duro) achei por bem fazer esses furos de alívio. Cabe ai alguma ajuda para saber se terei possíveis problemas de estrutura.
Também pretendo aliviar a peça "3B" com furos.

Também na foto abaixo eu destaquei a peça "3BA" em como ela passa na medida de 1/4 para dentro do frame. Espero ter interpretado corretamente a planta:


Aqui uma visão de cima. O toquinho marcado com vários X's será retirado. Não está na planta:


Sei que há uma certa dedicação na resposta por parte dos amigos que ajudam pois é preciso ficar fazendo um paralelo com a planta, mas a ajuda é extremamente valorizada pois sem ela eu nem planta teria.
O Epoxi já está aguardando, caso não tenha erros é só "bater" a cola e fixar tudo. Kkkkk

Abraços!
Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que sabe!
~Lee Jun Fan
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Re: Como construir esse aeromodelo?

Mensagem por rafael_reali »

Olá pessoal. Para fazer o suporte para a asa superior um toquinho quadrado de ½ polegada é indicado na planta e pelo que eu entendi ele atravessa a fuselagem do avião transversalmente. Se eu entendi bem, vou ter de fazer um furo no compensado que reveste a fuselagem por dentro para encaixar esse toquinho.
Podem confirmar isso para mim?

Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que sabe!
~Lee Jun Fan
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Re: Waco Biplane 90" - Dicas

Mensagem por rafael_reali »

Salve turma.
A planta não diz nada quanto a maneira de fixar o conjunto estabilizador horizontal + vertical, se deve ser colado ou parafusado. Pergunto, o que é mais comum nas construções de um aeromodelo desse porte?


Agora outra questão que provavelmente pode parar o projeto (pelo menos por um bom tempo) é essa longarina em "caixa".

Primeiro pelo fato de não se encontrar por aqui compensado de 1/16 (1,58mm) e segundo, se eu encontrar, será confeccionar essa longarina completamente reta e fazer a colagem das 4 peças completamente nivelada e esquadrejada. Se essa longarina fosse apenas um sarrafo eu tirava fácil aqui na serra, mas não é e portanto a dias que penso em construi-la de outro modo.

Dicas?
Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que sabe!
~Lee Jun Fan
Responder