Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.
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Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.
Com as medidas confirmadas eu finalizei a montagem do conjunto mecanismo retrátil/struts/rodas. O manual que acompanha o material da Robart é relativamente simples e deixa alguns aspectos em aberto, para serem adaptados de acordo com a necessidade da montagem. Basicamente a montagem se resume em:
1) Desmontar a perna do trem original, que é apenas a barra de aço que vem nele
2) Medir o robostrut e cortar
3) Cortar uma barra de aço para a conexão do mecanismo no robostrut (eu cortei um pedaço da própria perna do trem original)
4) Fazer os chanfros para o apoio dos parafusos de fixação
5) Inserir a bucha que acompanha o kit e fazer as furações
6) Fixar com os parafusos
Parece simples e até é, mas me tomou bastante tempo
No detalhe os parafusos de fixação dos robostruts no mecanismo retrátil
1) Desmontar a perna do trem original, que é apenas a barra de aço que vem nele
2) Medir o robostrut e cortar
3) Cortar uma barra de aço para a conexão do mecanismo no robostrut (eu cortei um pedaço da própria perna do trem original)
4) Fazer os chanfros para o apoio dos parafusos de fixação
5) Inserir a bucha que acompanha o kit e fazer as furações
6) Fixar com os parafusos
Parece simples e até é, mas me tomou bastante tempo
No detalhe os parafusos de fixação dos robostruts no mecanismo retrátil
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Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.
Com os trens instalados eu finalizei a instalação de ar, com as conexões em T e os engates rápidos de ar da asa (na foto os engates ainda não estão instalados)
Para testar eu liguei as vias de ar do tens diretamente no compressor e, regulando a entrada de ar, acionei os trens pela primeira vez:
Com os trens estendidos, conferi o nivelamento da asa em solo:
Para testar eu liguei as vias de ar do tens diretamente no compressor e, regulando a entrada de ar, acionei os trens pela primeira vez:
Com os trens estendidos, conferi o nivelamento da asa em solo:
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Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.
O interessante é que após o acionamento, eu desconectei o compressor, mas deixei a válvula de abastecimento na ponta enquanto fazia as fotos e conferia o nivelamento, na hora de fechar os trens eu desconectei a mangueira da via de ar de acionamento e o sistema estava pressurizado, apenas com o as de dentro dos cilindros dos retráteis, sem vazamentos. Então, conectei a mangueira na via de ar de recolhimento e repeti o procedimento, fechando os trens. Deixei o sistema parados por 30 minutos e na hora de retirar a mangueira de ar, novamente o sistema estava com pressão. Fiquei bastante satisfeito.
Eu esperava ter finalizado a asa nesse final de semana, mas ficaram faltando as instalações das portas dos trens de pouso, da lincagem dos ailerons e o servo e links dos flaps.
Esses serão os próximos passos, posto assim que executar.
Quero deixar também registrado o meu muito obrigado ao amigo Stickier, que vem me ajudado bastante na montagem!!!
Grande abraço
Eu esperava ter finalizado a asa nesse final de semana, mas ficaram faltando as instalações das portas dos trens de pouso, da lincagem dos ailerons e o servo e links dos flaps.
Esses serão os próximos passos, posto assim que executar.
Quero deixar também registrado o meu muito obrigado ao amigo Stickier, que vem me ajudado bastante na montagem!!!
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Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.
Muito bom Helio, parabéns pela montagem!!
Os sistemas pneumáticos são muito seguros, pode ir sem medo. Unica coisa de contra é o acionamento a jato, ficando um pouco fora da escala mas muito mais confiavel para um pouso de emergencia ou algo do tipo
Segue firme na montagem e precisando é so chamar!!
Abraço
Os sistemas pneumáticos são muito seguros, pode ir sem medo. Unica coisa de contra é o acionamento a jato, ficando um pouco fora da escala mas muito mais confiavel para um pouso de emergencia ou algo do tipo
Segue firme na montagem e precisando é so chamar!!
Abraço
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Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.
Quando instalei a lincagem, não gostei do resultado, pois um flap fica com mais comando que o outro, tanto para subir, como para baixar, então vou fazer algumas alterações.
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Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.
Com o final da montagem da asa se aproximando eu resolvi fazer um suporte para começar a trabalhar na fuselagem. Procurei alguns na internet, mas ou não me atendiam, ou eram muito caro, então mãos à obra:
Usei duas placas de EVA de 100x100x0,5 cm
Cano de PVC
4 caps pro cano
Cola de contato
Tinta
Parafusos
Não ficou uma obra prima, mas gostei do resultado. Leve, não risca o aero, desmontável e fácil de transportar.
Abraço a todos
Usei duas placas de EVA de 100x100x0,5 cm
Cano de PVC
4 caps pro cano
Cola de contato
Tinta
Parafusos
Não ficou uma obra prima, mas gostei do resultado. Leve, não risca o aero, desmontável e fácil de transportar.
Abraço a todos
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Re: Tucano 120 TOP Juniaer, nova aquisição.
Muito bom o suporte Heliophar!!
Estou pensando em fazer um novo exclusivo para meu Tucano, com as curvaturas da fuselagem..
Hoje vou voar com ele, se der faço um vídeo!
Abraço
Estou pensando em fazer um novo exclusivo para meu Tucano, com as curvaturas da fuselagem..
Hoje vou voar com ele, se der faço um vídeo!
Abraço