[Construção] Novo projeto em compensado. (Solidworks + corte a laser)
- thiagobarreto
- membro
[Construção] Novo projeto em compensado. (Solidworks + corte a laser)
Olá pessoal! já faz um bom tempo que não posto nenhuma construção. há um bom tempo venho projetando um aeromodelo para motores .52, que seja fácil de montar e com materiais acessíveis (e baratos). como venho me aventurando no solidworks e tenho gostado dos resultados, cada vez mais venho aprendendo a utilizar essa ferramenta. a ideia desse projeto é construir algo totalmente projetado por mim. sei que pode não ficar bom, que poderia ter utilizado uma planta e tal, mas acredito que parte do prazer está nessa parte de projetar. espero que gostem
o modelo eu desenhei do zero levando em considerações as medidas e características de um bom aero treinador. ultilizei as proporções que encontrei aqui no site. o aero lembra o cessna misturado com o decathlon, mas é pq desenhei as janelas baseadas nos dois, mas nas outras medidas são bem diferentes.
Características:
ENVERGADURA: 160cm
COMPRIMENTO: 120cm
CORDA ASA: 30CM
ASAS:
Perfil: Clark Y
Diedro: 3º
Incidencia: 2º
Washout : -2º
Envergadura: 160cm
Corda: 30cm
110 cm – parede de fogo cauda
3° inclinação inferior parede de fogo
Distância asa – cauda: 46.5 cm (relação dist./ corda = 1.5)
AREA DA ASA 30cm X160CM = 4800cm²
EST HORIZONTAL: 21cm X 10CM X 32CM
o material que utilizei foi um compensado bem leve que temos por aqui. acredito ter gastado uns 60 reais numa chapa bem grande e usei menos da metade
segue fotos do projeto:
primeiro esboço:
desenho no sw:
o modelo eu desenhei do zero levando em considerações as medidas e características de um bom aero treinador. ultilizei as proporções que encontrei aqui no site. o aero lembra o cessna misturado com o decathlon, mas é pq desenhei as janelas baseadas nos dois, mas nas outras medidas são bem diferentes.
Características:
ENVERGADURA: 160cm
COMPRIMENTO: 120cm
CORDA ASA: 30CM
ASAS:
Perfil: Clark Y
Diedro: 3º
Incidencia: 2º
Washout : -2º
Envergadura: 160cm
Corda: 30cm
110 cm – parede de fogo cauda
3° inclinação inferior parede de fogo
Distância asa – cauda: 46.5 cm (relação dist./ corda = 1.5)
AREA DA ASA 30cm X160CM = 4800cm²
EST HORIZONTAL: 21cm X 10CM X 32CM
o material que utilizei foi um compensado bem leve que temos por aqui. acredito ter gastado uns 60 reais numa chapa bem grande e usei menos da metade
segue fotos do projeto:
primeiro esboço:
desenho no sw:
- Anexos
-
- e6.JPG (39.07 KiB) Exibido 13973 vezes
Veni, vidi, viciei
Re: [Construção] Novo projeto em compensado. (Solidworks + corte a laser)
bacana parabéns eu dessneo no cad atualmente tenho mais de 20 desenhos prontos para o corte a laser é uma cachaça
- thiagobarreto
- membro
- thiagobarreto
- membro
testando os encaixes:
até então nem 1 gota de cola.
iniciando a colagem das asas:
os encaixes das peças são perfeitos, tenho que tomar cuidado apenas em manter as peças alinhadas, nem existe a necessidade de usar uma planta.
Veni, vidi, viciei
- thiagobarreto
- membro
- jarbassilva02
- membro
- Contato:
Show demais, estou acompanhando. Esse compensado que usou é de que espessura? e quanto ficou para cortar esse aero?
"Não existe eu não posso, existe eu não quero."
- thiagobarreto
- membro
jarbassilva02 escreveu:Show demais, estou acompanhando. Esse compensado que usou é de que espessura? e quanto ficou para cortar esse aero?
Se não me engano de 4mm, mas é um compensado bem leve. A fuselagem pronta para voo ficou com 2kg e as asas 700gr, com muitos ajustes no projeto que dá pra diminuir pra 2.5kg pronto para vôo.
Em corte devo ter gasto pouco mais de 100 reais. E de compensado uns 30 reais.
Veni, vidi, viciei
- highlander
- membro
Vendo isso, da vontade de voltar a construir, muito bacana!!! Parabéns!!!
Flymagão Pastão J3 DLE55cc, Ugly stick FC DLE30cc, EDGE 540 38" Skywing - Aurora 9.
- LaercioLMB
- membro
Muito boa mesmo a construção.
Uma sugestão é usar uma mangueira de silicone na saída do escapamento para manter a saída de óleo do motor longe da fuselagem.
Tem mangueiras para isso mesmo e facilitar a limpeza depois.
PS: Parabéns por não usar alta resolução nas fotos, não precisamos ver as fibras da madeira.
Isso que você fez, ajuda aqueles que ainda tem problema com velocidade de internet e demora a abrir as páginas por causa da alta resolução das fotos.
Você deveria servir de exemplo aqueles que tem o ego maior que a barriga e não se importam com os outros.
Uma sugestão é usar uma mangueira de silicone na saída do escapamento para manter a saída de óleo do motor longe da fuselagem.
PS: Parabéns por não usar alta resolução nas fotos, não precisamos ver as fibras da madeira.
Isso que você fez, ajuda aqueles que ainda tem problema com velocidade de internet e demora a abrir as páginas por causa da alta resolução das fotos.
Você deveria servir de exemplo aqueles que tem o ego maior que a barriga e não se importam com os outros.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
- thiagobarreto
- membro
LaercioLMB escreveu:Muito boa mesmo a construção.
Obrigado pelo elogio e por sempre participar de minhas construções.
Não deu pra notar bem, mas já tá com uma mangueira de silicone. Eu gostei de ter escondido bem a mufla, Tira aquela cara de aeromodelo treinador, espero não ter problemas em relação ao funcionamento do motor por ter deixado ele inclinado.
Sem falar que durante o funcionamento não sujou absolutamente nada da fuselagem, fiquei bem satisfeito!
Sobre as fotos, achei melhor postar assim. Como nas fotos ficou difícil de manter em 50k, preferi postar a minha conta do 4shared e colocar o link aqui. Gostei do resultado.
Abraço
Veni, vidi, viciei