Motor .40 não pega por nada - saindo fumaça pelo carburador

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: Motor .40 não pega por nada - saindo fumaça pelo carburador

Mensagem por Gabriel Velloso »

Tem um topico aqui no forum em que várias pessoas fizeram, inclusive no mesmo motor meu, e funciona. No caso da detonação, os motores a bioetanol usam a vela de resistência e claro, funcionam também (bioetanol é a mesma composição do etanol, so que vindo de matéria organica). No meu caso, descobri que meu aquecedor estava fraco, quase não acendia a vela, e o motor, quando pegou, soltou o aquecedor por causa da vibração e continuou por alguns segundos. Vou estudar mais sobre regulagem, e tentar começar tentar fazer pegar com a agulha pouco aberta, e ir abrindo. O bom do metanol é que já está manjado, a maioria das pessoas ja tem o macete de fazer a regulagem. No caso do etanol, precisa ir descobrindo quase que sozinho.

Link do topico:
http://www.evoo.com.br/viewtopic.php?t=92003
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Re: Motor .40 não pega por nada - saindo fumaça pelo carburador

Mensagem por rafael_reali »

Nos dê retorno. Tenho um motor BE a mais de quatro anos e que funfa bem. Apenas deixo a agulha aberta mais que o normal para ele funcionar mais frio.

Use uma vela BE pois a catálise desse combustível é diferente.
Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que sabe!
~Lee Jun Fan
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: Motor .40 não pega por nada - saindo fumaça pelo carburador

Mensagem por Gabriel Velloso »

Consegui gravar ele "funcionando":
https://youtu.be/62iE-ezo6GM

Fica muito tempo "quase pegando", ate que pega, tremendo MUITO, não parece no vídeo, mas treme bastante. Faz muita fumaça também, lambrecou tudo do lado, uma geleca preta.

Ele tentando pegar:
https://youtu.be/be1WOhtyeSs
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Motor .40 não pega por nada - saindo fumaça pelo carburador

Mensagem por LaercioLMB »

Citação

Mensagempor eliabew » 19 Jul 2010 16:04
Já usei etanol de posto mesmo e conheço quem usa. A efetividade não é tão boa quanto o metanol mas é perfeitamente viável. Para tanto você tem que desidratá-lo, colocar em uma vasilha no freezer e esperar a água congelar para retirá-la. O que sobra é só o álcool. Misture com óleo de mamona 6 x 1 e boa.

Olá amigo veja o que eu encontrei na net,talvez seja mais facil adaptar essa vela!

A vela O.S. BE tem filamento com liga especial para catalisar a combustão do etanol. As velas comuns, para motores glow a metanol, têm filamento de liga de platina. A vela BE usa outro tipo de liga. A diferença não tem nada a ver com as nuances de "quente", "média" e "fria" que normalmente distinguem as velas comuns para glow a metanol.

Anexos

file_7_3.jpg
file_7_3.jpg (6.76 KiB) Exibido 19336 vezes

Depois de ler o link que você postou, só vi o pessoal fazendo BE em casa e o glow caseiro e nada de álcool de posto.


Sinto muito dizer, mas você é um daqueles que enquanto não ouvir a resposta que quer ouvir (ler) não vai parar de perguntar.
Novamente te respondo.
Se fosse bom e desse 100% certo, todo mundo usaria e não gastaria com glow
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Re: Motor .40 não pega por nada - saindo fumaça pelo carburador

Mensagem por rafael_reali »

Na minha humilde experiência eu chutaria que seu motor (além de possíveis outras coisas) está com problema de alimentação. No segundo vídeo onde ele "quase pega", parece que ele está com dificuldade em admitir combustível. Quando eu passei por problema semelhante demorei a descobrir que isso acontecia por baixa compressão. O problema piorava quando o motor funcionava e aquecia. Nesse caso a folga pistão/camisa aumentava ainda mais e uma nova partida só era possível com o motor frio. Ai ele aquecia em segundos e apagava novamente.

Para efeito de testes eu colocaria mais combustível nesse tanque para facilitar a pressurização do escape.
Agora, comparando com o motor BE é praticamente certeza que vc precisa da vela correta para álcool de posto.

É possível que vc tenha três problemas distintos ai que pode atrapalhar o raciocínio em busca da solução:
- combustível ruim (na mistura do álcool+óleo+água);
- motor com baixa compressão (dificuldade na partida e em manter ele em funcionamento);
- vela errada (não catalisa o combustível).

Em tempo: Fixe bem tudo isso ai pois do jeito que está é muito perigoso (kkk).
Boa sorte!
Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que sabe!
~Lee Jun Fan
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: Motor .40 não pega por nada - saindo fumaça pelo carburador

Mensagem por Gabriel Velloso »

Laercio,
já entendi, umas 6 vezes, em 3 topicos, e é claro, obviamente o motor para metanol funcionaria 100% somente com metanol, mas se ele funcionar 60% com alcool, para mim é bem melhor, fica completamente inviável um combustível que custa quase 40 reais o litro.

Quanto a compressão, o pistão pelo menos não esta atravessando a camisa, esta chegando somente naquela marca que tem do pms. Acredito que essa seja a compressão dele após amaciar.

Quanto a água, irei testar com aquele alcool de dentista, de 98,alguma coisa de pureza.

Caso não funcione mais de maneira nenhuma, irei colocar diesel, já que não usa vela originalmente (estou brincado). Comprarei um cdi mesmo.

Isso ja está virando um diário rsrsrs
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Motor .40 não pega por nada - saindo fumaça pelo carburador

Mensagem por LaercioLMB »

Sobre a compressão, não tem nada a ver com a posição do pistão, pois tanto novo quanto com 50 anos, a posição será a mesma sempre.
O desgaste nas laterais do pistão e da camisa é que permite que o ar / combustível escape, diminuindo assim a quantidade da mistura dentro do cilindro e isso é a perda de compressão. Diminuiu a quantidade da mistura ar/combustível dentro do cilindro, diminui a pressão ali e consequentemente a taxa de compressão exigida para que o motor funcione bem.
Motor funcionando 60% é o que mais tem e são aqueles motores que não seguram regulagem, apagam em voo o tempo todo ou as vezes nem ligam em determinados dias. É isso que você quer?
De fato, é inviável um combustível que custa 40 o litro, mas para isso tem os motores a gasolina. Vende esse e compra um a gasolina. eu faria isso.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder