Aero antigo

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
Ricardo Terribeli
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Seg Jul 16, 2007 11:07 am
Localização: Biritiba Mirim - SP

Aero antigo

Mensagem por Ricardo Terribeli »

Boa noite pessoal!

Um amigo meu resolveu se desfazer de um antigo aero dele e eu acabei ficando com o modelo.
Ao que parece é um modelo antigo, não conheço o modelo mas tem um adesivo da marca HMS colado no leme.
O modelo possui fuselagem e asa feitos de fibra de vidro e está equipado com um motor OS 46 MAX SF, carburador 4D.
Se não me engano o rádio é um Futaba Conquest (o nome do modelo não está nítido).
Estou em processo de restauração do aero, com pequenos reparos, destravando o motor e refazendo a pintura.
Mas o que me chamou a atenção (e este é o motivo pelo qual estou escrevendo), é uma saída na lateral do aero utilizada para conectar um aquecedor para vela do motor.
Alguém poderia me dizer se já viu e conhece o tipo de equipamento (aquecedor) que era utilizado?
Será que o mesmo ainda existe no mercado?


Abraços!
Anexos
20170414_144658.jpg
20170414_144658.jpg (26.7 KiB) Exibido 5218 vezes
20170414_144640.jpg
20170414_144640.jpg (25.37 KiB) Exibido 5218 vezes
20170414_144546.jpg
20170414_144546.jpg (24.63 KiB) Exibido 5218 vezes
Editado pela última vez por Ricardo Terribeli em Sex Abr 14, 2017 7:32 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
NORTON
membro
Mensagens: 1502
Registrado em: Dom Jun 18, 2006 8:33 pm
Localização: Porto Alegre/RS

Re: Aero antigo

Mensagem por NORTON »

Ricardo, seu modelo lembra os antigos acrobáticos da Amano Model , bons de vôo mas meio pesados..todavia se estiver com o dedo bom, será um ótimo modelo.O aquecedor remoto que está nele foi enjambrado, havia alguns modelos de aquecedor remoto comercializados para modelos escala que utilizavam motor totalmente escondido pelo cowl ou invertidos, mas eram melhor acabados.Sugiro retirar a gambiarra e utilizar o aquecedor direto na vela , pois seu motor é externo, facilitando o acesso.O plugue que está no meio da janela do modelo lembra os antigos conectores de saída de som da Phillips , ruins de encontrar hoje em dia...abraço e boa reforma, vá postando seu progresso se puder.
Realizei mais um sonho...ensinei meu filho á voar !
Avatar do usuário
Ricardo Terribeli
membro
Mensagens: 70
Registrado em: Seg Jul 16, 2007 11:07 am
Localização: Biritiba Mirim - SP

Re: Aero antigo

Mensagem por Ricardo Terribeli »

Olá Norton!
O modelo parece mesmo ser um acrobático e de vôo bem rápido dado o perfil da asa.
Esta semana consegui destravar o motor e limpá-lo. Fiz uma manutenção básica e está pronto para funcionar.
Parece que o dono anterior o usou pela última vez e o guardou sem fazer uma limpeza adequada. Deve ter ficado no sótão da casa por uns 7 anos. O resto de combustível no tanque virou uma geléia verde. O eixo do virabrequim travou com o óleo seco (parecia um verniz).
Não há danos estruturais no modelo. Acho que pouco de resina ou massa plástica dão conta do recado para as pequenas batidas.
De fato, não faz sentido ter um plug para aquecedor remoto. O motor está exposto...
Bom, a reforma vai ser longa pois tenho pouco tempo (e espaço) para me dedicar.
Mas vou postando assim que eu progredir.

Abraços!
Victor Stevan
membro
Mensagens: 977
Registrado em: Dom Ago 03, 2008 12:31 am
Localização: Osasco-SP

Re: Aero antigo

Mensagem por Victor Stevan »

Posso estar falando bobeira, mas, ao meu ver, se parece com o modelo Sensei!
Em relação a fiação encontrada, está parecido com isso:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... toglow-_JM

Como já citado, não há necessidade, pois, o motor fica exposto. Mas, nada impede de utilizar o aquecedor on board como "capricho", kkkk.
Viver sem tomar consciência do significado do mundo é como vagar por uma imensa biblioteca sem tocar os livros!
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Re: Aero antigo

Mensagem por Camacho »

Victor Stevan escreveu:Posso estar falando bobeira, mas, ao meu ver, se parece com o modelo Sensei!
...

Não é o sensei....
eu tenho um sensei praticamente zero com 2 voos guardado.
O sensei é asa alta e este asa baixa.
provavelmente deve ser o águia ou o buppo... que eram asas baixas....
Abraços
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Aero antigo

Mensagem por Douglas Lenz »

Eu apostaria num Buppo.
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz
Responder