Que distância consigo voar com segurança com esse equipamento?

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Que distância consigo voar com segurança com esse equipamento?

Mensagem por John-Henrique »

fabriciogf escreveu:Li em algum lugar que tem canal do transmissor de vídeo que o sinal fica melhor,tem procedência?

Não procede. Na verdade cada canal do vTX possui uma potência diferente, e potência é diferente de qualidade, entendeu onde está a falta de procedência? Você verifica qual canal tem mais potência olhando o manual do teu vTX, no caso do meu é no canal 8 onde tenho 200mW (se não me engano), os demais tem menos potência até completar os 600mW.

Já a qualidade que seria algo que você citou como 'sinal melhor' depende da capacidade de recepção do vídeo, das antenas, interferências, obstáculos físicos, umidade do ar, qualidade do sinal e distância do vTX...
Avatar do usuário
Japaparadoxx
membro
Mensagens: 161
Registrado em: Ter Jan 28, 2014 11:45 am

Re: Que distância consigo voar com segurança com esse equipamento?

Mensagem por Japaparadoxx »

fabriciogf escreveu:Vou tentar voar do jeito que está,vou ganhar altitude e se perder o sinal de vídeo tiro o óculos e volto com ele em terceira pessoa.Li em algum lugar que tem canal do transmissor de vídeo que o sinal fica melhor,tem procedência?

Tem sim, inclusive existe umas medições interessantes em alguns sites por ai, é bom dar uma olhada pois é bem provavel que ache a medição do seu. Mas não se engane, maior potencia não significa maior alcance.
Aqui vai a tabela de alguns.
Trex-450, ZMR250, Lisamrc-Ml210, Tarot Iron Man 650, FX-61 Phantom, Bix3, Wing Wing Z-84, Phantom 4
Avatar do usuário
fabriciogf
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Sex Nov 13, 2015 10:24 am
Localização: contagem

Re: Que distância consigo voar com segurança com esse equipamento?

Mensagem por fabriciogf »

Encontrei uma tabela que mostra o canal 34 sendo o mais potente.
Avatar do usuário
fabriciogf
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Sex Nov 13, 2015 10:24 am
Localização: contagem

Re: Que distância consigo voar com segurança com esse equipamento?

Mensagem por fabriciogf »

Canal : Potência (mW)
CH34 : 835.36
CH33 : 805.84
CH18 : 777.37
CH31 : 777.37
CH32 : 777.37
CH17 : 749.89
CH21 : 749.89
CH22 : 749.89
CH41 : 749.89
CH15 : 723.39
CH16 : 723.39
CH23 : 723.39
CH42 : 723.39
CH13 : 697.83
CH14 : 697.83
CH24 : 697.83
CH25 : 697.83
CH43 : 697.83
CH44 : 697.83
CH11 : 673.17
CH12 : 673.17
CH26 : 673.17
CH45 : 673.17
CH27 : 649.38
CH28 : 649.38
CH46 : 649.38
CH47 : 649.38
CH35 : 626.43
CH48 : 626.43
CH36 : 604.3
CH37 : 604.3
CH38 : 582.94
Avatar do usuário
fabriciogf
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Sex Nov 13, 2015 10:24 am
Localização: contagem

Re: Que distância consigo voar com segurança com esse equipamento?

Mensagem por fabriciogf »

consegui voar, decolei em terceira pessoa, subi uns 80 metros e coloquei o óculos, foi muito mais fácil do que eu imaginava, achei até mais fácil do que voar em terceira pessoa, acredito que cheguei a uns 700 metros de distância, o único problema é que eu estava voando em uma área com casas e fios de energia por perto, e também fiquei com medo de subir muito e perder a referência de onde eu estava,estava ventando um pouco mas mesmo assim consegui pousar com o óculos e não achei difícil, vou investir agora em uma câmera de qualidade melhor porque a que eu estou usando não dá pra ver muito bem os detalhes mas mesmo assim valeu a pena.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Que distância consigo voar com segurança com esse equipamento?

Mensagem por John-Henrique »

fabriciogf escreveu:vou investir agora em uma câmera de qualidade melhor porque a que eu estou usando não dá pra ver muito bem os detalhes mas mesmo assim valeu a pena.

Não sei qual câmera você está usando, mas quanto mais aumenta a 'qualidade' da câmera costuma-se também aumentar o delay entre capturar a imagem e dar saída nela, isso causa, um atraso enorme e decisivo para quem voa racer, jatos, acrobáticos e outros modos de voos onde você tem velocidade e precisa tomar decisões rápidas. Pra ter ideia esta diferença pode representar até 5 metros de distância, entre capturar a imagem e você recebê-la. Na hora de comprar uma câmera, já pense nesta possibilidade, afinal, uma hora você vai querer avançar mais um pouquinho no FPV.

Apesar de não ser as melhores uso a Mobius e a SJCAM.
Avatar do usuário
fabriciogf
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Sex Nov 13, 2015 10:24 am
Localização: contagem

Re: Que distância consigo voar com segurança com esse equipamento?

Mensagem por fabriciogf »

Qual vc sugere? Que tenha boa imagem e não tenha delay,pesquisei sobre a eagle, é um bom investimento?
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Que distância consigo voar com segurança com esse equipamento?

Mensagem por John-Henrique »

fabriciogf escreveu:Qual vc sugere? Que tenha boa imagem e não tenha delay

Ai que está o problema da coisa toda... as pessoas recomendam coisas que elas nunca usaram, apenas acham que é bom/melhor porque outra pessoa disse que era... Só posso realmente falar das duas que citei anteriormente. Elas vão funcionar bem pra você afinal teu aeromodelo é um treinador, o voo é lento e você não irá fazer manobras nem voar rápido. A vantagem delas é que você vai poder gravar e transmitir o vídeo ao mesmo tempo com qualidade.

Agora se você fosse voar FPV racer ou acrobático por exemplo, você precisaria de uma câmera CCD de pelo menos 800 TVL, a qualidade das imagens é ruim, mas o delay é bem pequeno, é o menor delay que você vai conseguir. Tenho 2 destas, elas só captam a imagem (não gravam) e são extremamente leves. Quando quero gravar as imagens, instalo a mobius um pouco acima da CCD e coloco pra gravar é assim que a maioria faz.

fabriciogf escreveu:pesquisei sobre a eagle, é um bom investimento?

Como falei anteriormente... não sei dizer se é realmente boa.
Avatar do usuário
fabriciogf
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Sex Nov 13, 2015 10:24 am
Localização: contagem

Re: Que distância consigo voar com segurança com esse equipamento?

Mensagem por fabriciogf »

Estou precisando também de uma ajuda pra comprar um controladora com a função RTH, encontrei um cc3d dessas novas com gps que tem essa função, e uma arkbird tiny pra instalar gps e osd. Gostaria de saber qual das duas fica melhor?
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Que distância consigo voar com segurança com esse equipamento?

Mensagem por John-Henrique »

Se você for voar longa distância você realmente precisa de um sistema de uma controladora com RTH, se não vai, nem precisa investir nisso. Na minha opinião a controladora é que faz o voo a unica coisa que você faz é dizer pra que lado ir no máximo a que altura... a graça de controlar o aeromodelo acaba rápido.

Tem uma galera aqui no fórum que como eu, voa FPV só com o aeromodelo e sistema FPV, nada de controladora ou GPS...
Responder