Radio Spektrum Dx8 , diferença entre 11ms e 22ms. ??

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Candido
membro
Mensagens: 137
Registrado em: Ter Jun 23, 2009 11:28 am
Localização: Macae

Radio Spektrum Dx8 , diferença entre 11ms e 22ms. ??

Mensagem por Candido »

Ola.
tenho um Radio DX8.. tenho 2 receptor Ar6100 e Ar8000 , o que eu devo colocar 11ms ou 22ms / DSMX e DSMX2 ?


eu ja perdi sinal e meu aeromodelismo caiu! :/

Cândido, deficiência auditivo
Extra 260 30% DA50cc , ULtimate 32cc , Cessna 20cc , Tucano 20cc ,Glider CIRRUS Graupner 3m, Radio Dx6i e Graupner MZ-24 ( surdo - Def.Auditivo)
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4349
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Re: Radio Spektrum Dx8 , diferença entre 11ms e 22ms. ??

Mensagem por Abib »

Sobre os 11 e 22ms, é a taxa de informação repassada ao servo pelo sistema.
Servos standards costumam usar 22ms e servos digitais podem serem usados a 11ms. Se usar 11ms num servo standard, vai queima-lo.

A Diferença principal entre DSM2 e DSMX é que o DSM2 e uma tecnologia antiga que trava a comunicação entre o Transmissor (TX) e o receptor (RX) em dois canais fixos e transmite a informação por eles.
Se voar, por exemplo, sobre alguma região onde há outros emissores de sinal 2,4GHz (telefones, wifi, etc) e eles coincidentemente usarem as mesmas duas frequencias estabelecidas durante o Bind, estes canais podem sofrer interferencias e o receptor pode não receber o sinal limpo do TX, se confundir e para de responder.
O DSMX é a atualização do protocolo para trabalhar mais ou menos como os FrSky trabalham: Pulando de frequencia de poucos em poucos milisegundos, porém num padrão específico. Isso praticamente zera a chance de voar sobre algum lugar que emita sinal 2,4 que coincida com o canal usado naquele milisegundo.. E mesmo se um pulo cair num canal já existente na região que o modelo estiver voando, a interferencia vai durar apenas alguns milisegundos..
Mostre a um Sábio onde ele errou e ele te agradecerá.
Mostre a um Ignorante onde ele errou e ele te insultará.
Avatar do usuário
Candido
membro
Mensagens: 137
Registrado em: Ter Jun 23, 2009 11:28 am
Localização: Macae

Re: Radio Spektrum Dx8 , diferença entre 11ms e 22ms. ??

Mensagem por Candido »

Obrigado.

Descobri meu radio dx8 tava DMSX e meu receptor AR6200 dms2 . :(

duvida meus servos Servo Mg 995 . é digital ???
Extra 260 30% DA50cc , ULtimate 32cc , Cessna 20cc , Tucano 20cc ,Glider CIRRUS Graupner 3m, Radio Dx6i e Graupner MZ-24 ( surdo - Def.Auditivo)
Avatar do usuário
Wesley_Sniper
membro
Mensagens: 982
Registrado em: Sáb Mar 23, 2013 12:43 am
Localização: Mauá-SP
Contato:

Re: Radio Spektrum Dx8 , diferença entre 11ms e 22ms. ??

Mensagem por Wesley_Sniper »

Abib escreveu:Sobre os 11 e 22ms, é a taxa de informação repassada ao servo pelo sistema.
Servos standards costumam usar 22ms e servos digitais podem serem usados a 11ms. Se usar 11ms num servo standard, vai queima-lo.

A Diferença principal entre DSM2 e DSMX é que o DSM2 e uma tecnologia antiga que trava a comunicação entre o Transmissor (TX) e o receptor (RX) em dois canais fixos e transmite a informação por eles.
Se voar, por exemplo, sobre alguma região onde há outros emissores de sinal 2,4GHz (telefones, wifi, etc) e eles coincidentemente usarem as mesmas duas frequencias estabelecidas durante o Bind, estes canais podem sofrer interferencias e o receptor pode não receber o sinal limpo do TX, se confundir e para de responder.
O DSMX é a atualização do protocolo para trabalhar mais ou menos como os FrSky trabalham: Pulando de frequencia de poucos em poucos milisegundos, porém num padrão específico. Isso praticamente zera a chance de voar sobre algum lugar que emita sinal 2,4 que coincida com o canal usado naquele milisegundo.. E mesmo se um pulo cair num canal já existente na região que o modelo estiver voando, a interferencia vai durar apenas alguns milisegundos..

Muito obrigado, resolveu um problemão aqui...

Grato
:D
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4349
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Re: Radio Spektrum Dx8 , diferença entre 11ms e 22ms. ??

Mensagem por Abib »

Candido escreveu:Obrigado.

Descobri meu radio dx8 tava DMSX e meu receptor AR6200 dms2 . :(

duvida meus servos Servo Mg 995 . é digital ???


Seu rádio deve transmitir no mesmo protocolo disponível no receptor. Se ele é DSM2, use DSM2. Se ele consegue trabalhar com DSMX, use DSMX por ser mais resiliente a interferências na caixa de vôo.

Spbre o MG995, segundo informações do Servo Database, este servo possui possibilidade de modulação digital. mas há outras coisas a se preocupar:

1. É realmente necessário toda esta velocidade de modulação no seu modelo? Pois um servo digital pode ser modulado tanto a 11ms quanto a 22ms mas um servo analógico não pode ser modulado a 11ms. Isso faz diferença? Você PRECISA de 11ms? Está usando ele num helicoptero acrobático onde há mudanças bruscas e rápidas de sentido?

2. Você já testou testou outros servos? Estes servos MG-995 são conhecidos por serem pesados, famintos por corrente, pouco precisos e frágeis a ponto de serem descartáveis. Eu mesmo tive uns 12 destes e nenhum durou mais de um ano. Bastou força-los um pouco que eles derrubaram a tensão por excesso de corrente e depois pararam de funcionar..
Mostre a um Sábio onde ele errou e ele te agradecerá.
Mostre a um Ignorante onde ele errou e ele te insultará.
Avatar do usuário
Candido
membro
Mensagens: 137
Registrado em: Ter Jun 23, 2009 11:28 am
Localização: Macae

Re: Radio Spektrum Dx8 , diferença entre 11ms e 22ms. ??

Mensagem por Candido »

por exemplo 2 servos digital junto com 2 servos standard , pode usar 11ms ? ou vai ter problema?
Extra 260 30% DA50cc , ULtimate 32cc , Cessna 20cc , Tucano 20cc ,Glider CIRRUS Graupner 3m, Radio Dx6i e Graupner MZ-24 ( surdo - Def.Auditivo)
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4349
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Re: Radio Spektrum Dx8 , diferença entre 11ms e 22ms. ??

Mensagem por Abib »

Vai ter problemas.. Os servos Standard não aguentam 11ms e podem queimar durante o voo.
Mostre a um Sábio onde ele errou e ele te agradecerá.
Mostre a um Ignorante onde ele errou e ele te insultará.
Avatar do usuário
Candido
membro
Mensagens: 137
Registrado em: Ter Jun 23, 2009 11:28 am
Localização: Macae

Re: Radio Spektrum Dx8 , diferença entre 11ms e 22ms. ??

Mensagem por Candido »

Se usa 22ms - Servos standard junto digital ?
Extra 260 30% DA50cc , ULtimate 32cc , Cessna 20cc , Tucano 20cc ,Glider CIRRUS Graupner 3m, Radio Dx6i e Graupner MZ-24 ( surdo - Def.Auditivo)
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4349
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Re: Radio Spektrum Dx8 , diferença entre 11ms e 22ms. ??

Mensagem por Abib »

Não tem problema usar servos analógicos juntos com digitais se a taxa de comunicação for compatível para os dois.. 22ms é compatível com ambas tecnologias.. 11ms só é compatível com digitais, não com analógicos.
Mostre a um Sábio onde ele errou e ele te agradecerá.
Mostre a um Ignorante onde ele errou e ele te insultará.
Responder