Parede de fogo / reforços para GLOW

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Parede de fogo / reforços para GLOW

Mensagem por Gabriel Velloso »

Tenho um aeromodelo elétrico, aquele que costumam chamar de cessna mesmo não tendo nada a ver com um de verdade, e irei fazer a "loucura" de adaptar um motor GLOW nele. O grande problema é que ele é de depron, e a parede de fogo não segura direito nem o motor dele (que tem 1,2kg de empuxo). Preciso reforçar a estrutura e fazer uma parede de fogo decente, já que será um motor relativamente grande, um .40 (sei que é exagerado, mas tenho ele aqui encostado em uma gaveta de casa).

1- O reforço da estrutura eu pretendo fazer com um sanduíche de MDF/compensado e depron, colados com uma cola a ser sugeria por vocês aqui do fórum.
2- Não tenho a menor ideia de como fazer a parede de fogo que suporte os 2kg de empuxo do GLOW.

O aeromodelo tem 117x22cm de asa, com perfil assimétrico (só na parte de cima da asa). Com a eletrônica completa, faltando somente o tanque e o motor .40, pesou menos de 1kg, sem os reforços.
Ainda tentando voar a 1km/h
Elilson
membro
Mensagens: 729
Registrado em: Qua Fev 23, 2005 9:28 pm
Localização: Guarujá/ SP

Re: Parede de fogo / reforços para GLOW

Mensagem por Elilson »

terá que fazer nova fuselagem para segurar, não somente o empuxo do glow como principalmente as vibrações deste motor. O .40 é para modelos de 2 a 3 kg de peso, assim como tanque de combustivel, servo do acelerador, bateria de bordo e outros itens que terá instalações especificas
concluindo, é possivel adaptar um modelo de glow para eletrico, mas o contrario não.
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Re: Parede de fogo / reforços para GLOW

Mensagem por Camacho »

até da pra adaptar de elétrico pra glow, mas como já foi dito tem que reforçar tudo pois a vibração vai fazer o depron em pedaços....
e tem mais... motor .40 é pra um aero asa alta dessa categoria que você tem de no mínimo 1,50m de envergadura. menos que isso vai virar o famoso "martelo sem cabo" .
apagou o motor vem pro chão igual chumbo, vai ficar ruim de voar, ruim de pousar....
enfim quer voar glow, construa um modelo maior e mantenha o que você tem como elétrico.
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Avatar do usuário
fabriciogf
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Sex Nov 13, 2015 10:24 am
Localização: contagem

Re: Parede de fogo / reforços para GLOW

Mensagem por fabriciogf »

Gabriel, tem como adaptar sim, porém como os amigos acima disseram esse motor é muito grande pra esse modelo que você tem,vai ficar muito desproporcional,não vale a pena tentar,deixa esse motor .40 pra você colocar em um modelo com 1,50 de envergadura.Se você conseguir comprar um motor .15 ou .21 vai ser seu melhor investimento,não vai precisar reforçar muita coisa, somente a frente do aeromodelo,e vai ficar muito bom.Nesses motores a vibração é muito menor,já montei vários aeromodelos feitos de isopor e depron concebidos para elétrico que voaram muito melhor com esses motores.
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: Parede de fogo / reforços para GLOW

Mensagem por Gabriel Velloso »

Entendo que fica exagerado e com muita vibração, mas quanto ao problema do "machado se cabo", é só pelo problema do peso? Vi que a diferença do peso de um .21 para um .40 é de menos de 50g, isso eu compenso na bateria, é isso mesmo ou tem algo a mais para ele ficar instavel?
Ainda tentando voar a 1km/h
stickier
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Sex Mar 21, 2008 2:43 am
Localização: Tangará da Serra

Re: Parede de fogo / reforços para GLOW

Mensagem por stickier »

A diferença ser apenas 50g talvez vc esteja olhando configurações diferentes, marcas diferentes, sei la.. nao acredito que seja apenas 50g.. alem do peso, o torque do motor .40 vai afetar muito seu modelo, se acelerar repentinamente em baixa velocidade o modelo vai rodar mais que o pião do baú. Além disso, aumentará a bastante a velocidade de estol. Terá que usar helices maiores senao o motor vai girar muito e queimará vela constantemente, uma helice maior pede o modelo mais alto em relação ao chao, o que vai afetar o equilibrio dinâmico dele no solo.. Enfim, vários contras, o unico pró que eu vejo é que poderá pendurar o avião no motor.. até ele esfarelar kkkk
Avatar do usuário
fabriciogf
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Sex Nov 13, 2015 10:24 am
Localização: contagem

Re: Parede de fogo / reforços para GLOW

Mensagem por fabriciogf »

Uma fuselagem de isopor com pequenos reforços na parede de fogo,não precisa ser muita coisa, suporta até um motor .25 sem maiores problemas, porém motor .40 na hora que você for dar partida nele seja com bastão ou starter de partida você já vai sentir o drama :D , o aeromodelo entorta todo treme todo,quando o motor pega você fica até com medo dele se soltar da fuselagem. Uma vez instalei um .36 em aeromodelo de isopor, e quando acelerava ele pra regular as agulhas o motor entortava a frente toda do aeromodelo. Como o pessoal já disse teria que fazer uma nova fuselagem de compensado e balsa, e também não vai ficar muito bom pela proporção. Agora pra quem quer voar glow com aeromodelo de isopor é até .25 no máximo.
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: Parede de fogo / reforços para GLOW

Mensagem por Gabriel Velloso »

Provavelmente irei seguir as orientações de vocês. Somente para desencargo de consciência por causa do peso:
-No manual do meu .40 está lá 269g, sem vela nem hélice
-No mercado livre achei um asp .21, e consta que pesa 233g, não fala se já com a vela
Só para conhecimento, do .40 para o .46 são 3g de diferença.

A diferença de peso é de 36g, realmente até menos que eu pensava, fiquei até impressionado com a diferença.

Caso eu fosse fazer iria regular o motor na bancada, colocaria longarinas de madeira igual um que eu vi no youtube, totalmente de depron, com 150cm de asa, com OS .46.
Agora pensei em outro problema, o tanque secaria muito rápido, já que o que eu tenho é de 180cc.
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Re: Parede de fogo / reforços para GLOW

Mensagem por Camacho »

não sei de onde você achou os valores de peso, mas neste site aqui:

http://www.osengines.com/parts/engine-s ... inued.html

você acha o peso dos motores SEM A MUFLA.
o 25 LA 208 gramas e o 40 LA 285 gramas. se considerar que a mufla do 40 é bem maior que a do 25 essa diferença aumenta e muito.
enfim pra esse tamanho de aero que você tem nem pensar um motor 40.
a pior burrada que você pode fazer em um aero é ter peso de extremidade. fica invoável.
tem um big de um motor no nariz que faz um peso monstro daí tem que colocar tudo lá na cauda pra acertar o CG... fica ó... uma bela mer....
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Responder