VELA G5 Serve p/ Motor Glow

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
Candido
membro
Mensagens: 137
Registrado em: Ter Jun 23, 2009 11:28 am
Localização: Macae

VELA G5 Serve p/ Motor Glow

Mensagem por Candido »

Duvida..
alguém ja usou a vela G5 ( gasolina) para motor glow ???
Funciona ??
Extra 260 30% DA50cc , ULtimate 32cc , Cessna 20cc , Tucano 20cc ,Glider CIRRUS Graupner 3m, Radio Dx6i e Graupner MZ-24 ( surdo - Def.Auditivo)
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: VELA G5 Serve p/ Motor Glow

Mensagem por LaercioLMB »

Vela para gasolina é com faísca e para glow é com resistência.
São duas coisas bem distintas.
Quer usar glow com ignição?
Não vai rolar legal.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
stickier
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Sex Mar 21, 2008 2:43 am
Localização: Tangará da Serra

Re: VELA G5 Serve p/ Motor Glow

Mensagem por stickier »

na teoria funciona sim, porém tem 2 fatores que nao tem como contornar sem ao menos substituir mais peças

a temperatura do motor a gasolina é maior q do motor glow, nao sei dizer se camisa e pistao aguentam temperatura de trabalho de gasolina

o consumo de glow por minuto é bem maior que o de gasolina por minuto num motor de mesma cc. Entao a calibragem do carburador glow é para mais combustivel. Com gasolina deve dar regulagem com a agulha bem fechada, o que vai fazer a regulagem ficar muito sensivel, podendo talvez até nao achar regulagem ideal

fora tambem o desgaste diferente de outras partes moveis por estarem preparadas para o glow e não a gasolina
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Re: VELA G5 Serve p/ Motor Glow

Mensagem por Camacho »

LaercioLMB escreveu:Vela para gasolina é com faísca e para glow é com resistência.
São duas coisas bem distintas.
Quer usar glow com ignição?
Não vai rolar legal.


Sim com certeza são distintas, MAS glow com CDI rola sim e fica muito bom... lenta mais "lenta" e confiável e transição mais firme. só não é muito vantagem a meu ver pelo peso extra que se carrega com o CDI e bateria de ignição pois a vela glow é bem confiável e funciona muito bem desde que bem regulado o motor...
fora isso é muito bom sim.
Talvez seja interessante pra quem tem problema de peso de cauda e precisa agregar "peso morto" no nariz....

stickier escreveu:na teoria funciona sim, porém tem 2 fatores que nao tem como contornar sem ao menos substituir mais peças
a temperatura do motor a gasolina é maior q do motor glow, nao sei dizer se camisa e pistao aguentam temperatura de trabalho de gasolina
o consumo de glow por minuto é bem maior que o de gasolina por minuto num motor de mesma cc. Entao a calibragem do carburador glow é para mais combustivel. Com gasolina deve dar regulagem com a agulha bem fechada, o que vai fazer a regulagem ficar muito sensivel, podendo talvez até nao achar regulagem ideal
fora tambem o desgaste diferente de outras partes moveis por estarem preparadas para o glow e não a gasolina


a camisa e pistão aguentam sim... o inverso é que é preocupante pois o metanol é muuuito mais danoso que a gasolina...
quem é da época lembra que pra usar alcool num carro a gasolina ou se trocava o carburador por um próprio pra alcool ou mandava dar banho químico(o pessoal da oficina chamava "nitratar" não sei bem qual o composto que aplicavam e isso também não é o foco.... o que sei é que funcionava e muito bem) no carburador original quando não tinha substituto viável.
o metanol é muito mais "seco" que a gasolina e , EM TEORIA, pode-se usar menos lubrificante quando se usa a gasolina, em comparação com o metanol e etanol... mas tudo isso é bem complexo e não recomento ningúem ficar diminuindo quantidade de óleo a não ser que tenha um motor em bancada só pra isso e saiba o que está fazendo...
sobre a regulagem é isso mesmo. até o venturi do carburador tem que ser diminuido pois para gasolina se usa uma entrada de ar menor, e consequentemente menos combustível também...
usar um carburador maior( de venturi maior) vai te dar e te tirar.... te dá mais RPM final, mas o motor fica lento na aceleração pois como entra mais mistura em consequencia do venturi maior , o motor demora mais pra sugar isso pra dentro....lógico considerando um motor original e só a troca de carburador....

Abraço
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: VELA G5 Serve p/ Motor Glow

Mensagem por LaercioLMB »

Camacho, não confunda os aquecedores de vela com CDI, pois se ligar um CDI em uma vela glow ela vai queimar de cara.
Tem aquecedores de vela que ligam quando o motor entra na lenta e isso garante sim uma ótima lenta constante e perfeita.
Glow funciona com vela de ignição CDI? Funciona, mas não é tão bom assim, pois a mínima coisa que molhar a vela, não tem mais faísca e o motor apaga e não é difícil de molhar a vela com glow.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Re: VELA G5 Serve p/ Motor Glow

Mensagem por Camacho »

LaercioLMB escreveu:Camacho, não confunda os aquecedores de vela com CDI, pois se ligar um CDI em uma vela glow ela vai queimar de cara.
Tem aquecedores de vela que ligam quando o motor entra na lenta e isso garante sim uma ótima lenta constante e perfeita.
Glow funciona com vela de ignição CDI? Funciona, mas não é tão bom assim, pois a mínima coisa que molhar a vela, não tem mais faísca e o motor apaga e não é difícil de molhar a vela com glow.

Laercio não estou confundindo nada com nada..... tenho motores glow que funcionam com CDI e te garanto por experiência PRÓPRIA que funcionam melhor. encharcar, qualquer vela encharca, com glow, gasolina , etanol, xixi de macaco e o escambau.... mas aí é inexperiência na regulagem....
rodo CDI com vela comum rosca 1/4-32 a mesma usada no NGH 9CC e outros, com glow, e funciona muito bem. mas tem que acertar o ponto da ignição e a regulagem da mistura senão não funciona mesmo... não aconselho ninguém fazer sem ter um conhecimento do básico pro intermediário em motores e como eles funcionam. eu mesmo quebrei muito a cabeça , li muito e pesquisei mais ainda pra chegar num resultado satisfatório.
nada a ver com onboard glow que é isso que você comentou. isso não é ignição...simplesmente você tem uma caixinha dentro do seu modelo que conecta um "NiStarter" automáticamente quando a rotação chega no ponto que você programou e acende a vela glow....( que por sinal também já uso a muito tempo e te garanto que a vela não dura muito fazendo isso....).
eu não falei em colocar CDI em vela glow.... nem sei de onde saiu isso.

Abraço
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Re: VELA G5 Serve p/ Motor Glow

Mensagem por Paulinho »

Vela O.S. G5 para motores GGT10 e GGT15 Glow a Gasolina


Vem com arruela


Partida com glow starter (acendedor de vela) tal como se faz com motores a metanol ou etanol


Motor GGT10 Glow a Gasolina: código OSM 3A400


Motor GGT15 Glow a Gasolina: código OSM 3A200
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Re: VELA G5 Serve p/ Motor Glow

Mensagem por rafael_reali »

Permitam-me, mas acho que está havendo uma confusão por má interpretação e/ou expressão de texto, respeitosamente falando.
Pelo que eu entendi, o autor do tópico questiona sobre o uso da vela G5, que é uma vela de filamento usado em motores a gasolina, para usar em combustível metanol, dispensando o CDI. Me parece (no segundo post) que o Laercio entendeu que o autor quer usar CDI na vela comum, de filamento (seja ela uma A3, A8 ou G5), o que não rola(...) - e o Camacho está entendendo que o autor do tópico quer usar o CDI em combustível glow, e não em gasolina. Ficou um pouco "papo de maluco" onde todos estão errados e certos ao mesmo tempo.

Abraço a todos.
Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que sabe!
~Lee Jun Fan
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Re: VELA G5 Serve p/ Motor Glow

Mensagem por Camacho »

Então respondendo ao questionamento que deu origem ao tópico.

a vela pra gasolina sem CDI da OS dá certo SIM no motor GLOW.
MAS só a vela não faz o motor funcionar corretamente.
não dá pra achar que trocando só a vela e abastecendo com gasolina um motor projetado e construído pra rodar com metanol você vai ser feliz pra sempre....
se fosse assim a OS não precisaria gastar tempo e mão de obra especializada pra desenvolver a série GT.
simplesmente lançaria a vela gasolina no mercado e pronto.
tem alguns outros fatores que terão que ser modificados no motor para que ele tenha o desempenho e confiabilidade para um voo seguro.

acho que assim fica direto e sem deixar qualquer dúvida sobre a questão.

Rafael: eu tinha entendido SIM o que o autor queria... apenas estava argumentando com o Laercio sobre a possibilidade concreta de usar CDI com glow. acho que agora tá tudo explicado. 8)
Abraço
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Re: VELA G5 Serve p/ Motor Glow

Mensagem por rafael_reali »

Verdade Camacho, eu também concordo que existe um motor para cada combustível. Essas mudanças precisam levar em conta taxa de compressão e o ponto de ignição.

Abraços.
Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que sabe!
~Lee Jun Fan
Responder