CASEIROL Duvidas

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: CASEIROL Duvidas

Mensagem por Jacimar »

Boa noite prezados ! Camacho, e essa estória de gasolina + Glow ? já experimentou ? pergunto pela curiosidade e interesse para futura evolução ( ou retrocesso ? ) para motores a combustão . . .

https://www.rcgroups.com/forums/showthr ... low-Engine
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Re: CASEIROL Duvidas

Mensagem por Camacho »

Jacimar escreveu:Boa noite prezados ! Camacho, e essa estória de gasolina + Glow ? já experimentou ? pergunto pela curiosidade e interesse para futura evolução ( ou retrocesso ? ) para motores a combustão . . .

https://www.rcgroups.com/forums/showthr ... low-Engine


já sim...
a única diferença é que lá eles usam em motores gasolina grandes pra eliminar o CDI e bateria de ignição.
eu por aqui tentei adaptar pra usar em um motor pequeno(ASP 40) MAS SEM MUITO SUCESSO...
até fiz uns 3 voos bem ruins, o motor ficou bem temperamental e de difícil acerto. no minuto inicial do quarto voo ele apagou numa posição bem "fockner"
o que me forçou a fazer um pouso do tipo "ave maria", que só não acabou em lenha feia por pura sorte.
acabei abandonando, pelo menos por enquanto, esse conceito. como nos últimos 2,5 anos estive bem ocupado com faculdade e trabalho, TCC e toda essa trozomba acabei ficando no glow e elétrico por absoluta falta de tempo e não aprofundei as experiências.
mas é inegável que o conceito é bem interessante se conseguir chegar num resultado estável.
Abraços
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: CASEIROL Duvidas

Mensagem por Jacimar »

O que me chamou a atenção, nesse post específico, é que o sujeito está usando essa mistura em um glow 2 tempos comum . . . estou interessado em motores a explosão mas os a gasolina estão muito caros ainda, e combustível para glow aqui na roça é difícil de encontrar . . . por enquanto uma alternativa são os motores de motosserra, sei lá . . . mas obrigado pela atenção ! abraço.
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Re: CASEIROL Duvidas

Mensagem por Camacho »

jacimar os motores OS e Evolution a gasolina de pequena cilindrada- equivalentes a um 55 AX- tem o preço bem perto dos glows... talvez um pouco mais caro, mas a vantagem de usar um combustível que custa 15 reais o galão, paga esse custo inicial a mais com o tempo de uso. ou seja, quanto mais você voar com gasolina, mais barato vai ficar seu motor em relação ao motor glow equivalente.....
supunhetemos que você compre um evo 10cc por, digamos 1000 mangos, e um equivalente BOM(não vale comparar com ASP e similares) um OS ax 55 custe sei lá.... uns 700 mangos.
o galão de glow 10/18 aqui custa média 160/180 mangos. no segundo galão você já empatou em custo com o investimento inicial no motor.... do terceiro pra frente é só alegria. e só o fato de poder comprar combustível no posto da esquina já é" duka"...
enfim, são fatores que todo mundo deveria pensar antes de investir em equipamento.
Abraços
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Avatar do usuário
zocra
membro
Mensagens: 458
Registrado em: Ter Jun 05, 2012 10:19 am
Localização: Porto Alegre, RS

Re: CASEIROL Duvidas

Mensagem por zocra »

Camacho escreveu:jacimar os motores OS e Evolution a gasolina de pequena cilindrada- equivalentes a um 55 AX- tem o preço bem perto dos glows... talvez um pouco mais caro, mas a vantagem de usar um combustível que custa 15 reais o galão, paga esse custo inicial a mais com o tempo de uso. ou seja, quanto mais você voar com gasolina, mais barato vai ficar seu motor em relação ao motor glow equivalente.....
supunhetemos que você compre um evo 10cc por, digamos 1000 mangos, e um equivalente BOM(não vale comparar com ASP e similares) um OS ax 55 custe sei lá.... uns 700 mangos.
o galão de glow 10/18 aqui custa média 160/180 mangos. no segundo galão você já empatou em custo com o investimento inicial no motor.... do terceiro pra frente é só alegria. e só o fato de poder comprar combustível no posto da esquina já é" duka"...
enfim, são fatores que todo mundo deveria pensar antes de investir em equipamento.
Abraços


complementando tb, não só o custo mais a disponibilidade
exemplo: fazer o check list sábado a noite pra voar domingo putz acabou o glow já era o dia de voo ninguém vende glow sábado a noite, gasolina sem problemas passa num posto e co,pra eu mesmo tenho 2 10cc e uso podium uma maravilha
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: CASEIROL Duvidas

Mensagem por Jacimar »

Camacho escreveu:jacimar os motores OS e Evolution a gasolina de pequena cilindrada- equivalentes a um 55 AX- tem o preço bem perto dos glows... talvez um pouco mais caro, mas a vantagem de usar um combustível que custa 15 reais o galão, paga esse custo inicial a mais com o tempo de uso. ou seja, quanto mais você voar com gasolina, mais barato vai ficar seu motor em relação ao motor glow equivalente.....
supunhetemos que você compre um evo 10cc por, digamos 1000 mangos, e um equivalente BOM(não vale comparar com ASP e similares) um OS ax 55 custe sei lá.... uns 700 mangos.
o galão de glow 10/18 aqui custa média 160/180 mangos. no segundo galão você já empatou em custo com o investimento inicial no motor.... do terceiro pra frente é só alegria. e só o fato de poder comprar combustível no posto da esquina já é" duka"...
enfim, são fatores que todo mundo deveria pensar antes de investir em equipamento.
Abraços


É verdade, principalmente se, como no meu caso, não tiver certeza se é uma configuração promissora, vou avaliar bem, obrigado . . .
Avatar do usuário
Giuliano MO
membro
Mensagens: 809
Registrado em: Qui Fev 15, 2007 5:53 pm
Localização: Pelotas -RS
Contato:

Re: CASEIROL Duvidas

Mensagem por Giuliano MO »

amigos, estou voltando aos voos devagarinho e me deparei com esses preços nas alturas, estou meio que deprimido hehehehe.
mas enfim, vi no mercadolivre o metanol e oleo a venda e em alguns casos vendem junto acetona, pessoal que usa acetona aí por favor se pronunciem, isso dá certo mesmo ou não faz lá grande diferença?
voei muito com caseirol, metano com oleo de ricino e tb já usei o antigo castrol M50 e nunca tive problemas.
os últimos vôos a uns 3 ou 4 anos atrás eu usava o MK 10% nitro por pura comodidade, aqui na cidade vendia a 65pila o galão, mas agora só eu buscando na capital e 130barão o galão sem chances, vou de caseirol mesmo.
Giuliano MO
"Voar é preciso"
Avatar do usuário
Giuliano MO
membro
Mensagens: 809
Registrado em: Qui Fev 15, 2007 5:53 pm
Localização: Pelotas -RS
Contato:

Re: CASEIROL Duvidas

Mensagem por Giuliano MO »

Outra dúvida, pessoal tem usado caseirol em motores 4tempos?
Tipo um Saito56 será que rola caseirol nele?
Giuliano MO
"Voar é preciso"
Evaldo Falcão
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Seg Dez 06, 2010 1:34 pm
Localização: Fortaleza - CE

Re: CASEIROL Duvidas

Mensagem por Evaldo Falcão »

Tenho um motor ASP .56 instalado num aeromodelo Calmato.
Uso o caseirol na proporção de 5 de Alcool Metílico para 1 de Óleo de Rícino (Mamona).
Já voa há 5 anos. Apesar de algumas quedas por culpa do piloto, o motor parece novo (Pega na primeira).
O "Caseirol" é um ótimo combustível e não uso outro. Além de ser bem barato.
Engraçado é que, quando cheguei com esse motor no aeroclube, me disseram que não prestava, assim como o combustível e o rádio que eu usava (Futaba T6J).
Hoje muitos companheiros usam o combustível "Caseirol", o motor ASP e o rádio T6J.
welsobral
membro
Mensagens: 115
Registrado em: Seg Jan 07, 2013 10:27 am
Localização: presidente prudente

Re: CASEIROL Duvidas

Mensagem por welsobral »

bom minha opinião seguinte ja usei muito caserol metanol com oleo rícino mais percebo que desempenho não e o mesmo mais vai bem pelo custo 6 litros por cerca do valor de 3.5 de um mk mais a uh tempo tem um oleo chama SMARTLUB compro ele no rio de Janeiro com o Fernando olha ja usei aqui muito bom e funciona com os 4 tempo procura no youtube smartlub o litro do oleo custa cerca de 50 reais foi ultimo que comprei eu recomendo ..... desempenho fica melhor do que usar oleo rícino..
PAI NÃO IMPORTA O TEMPO QUE PASSE SEMPRE TE AMAREI......... SEI QUE ESTA COM OS ANJOS...
Responder