configuro os limites dos escs mas nao consigo salvar

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Japaparadoxx
membro
Mensagens: 161
Registrado em: Ter Jan 28, 2014 11:45 am

Re: configuro os limites dos escs mas nao consigo salvar

Mensagem por Japaparadoxx »

Eu faço assim para calibrar os escs.
Crio um perfil no radio só para calibraçao, me certifico que nao tem nenhum trim ou mixagem ativado e só entao calibro os escs, um por um, direto no receptor.

Na apm vc tambem deve calibrar o acelerador, existe uma aba onde vc consegue ver se esta chegando o sinal corretamente do acelerador e demais canais, como também consegue ver se a controladora está enviando os sinais corretamente para seus respectivos canais. Retire as helices arme a apm e verifique tudo isso.
Assim vc ja vai saber pelo menos se o problema está no radio ou não. Procure por uma aba onde vc possa testar canal por canal direto da apm assim vc ja vai saber se o problema sao os esc.
Nao precisa ficar batendo a cabeça com cartões e outros periféricos, ou vc esta fazendo o procedimento de calibração errado ou seus escs estao com problema. Já tive um multirotor com problema na calibraçao também, simplesmente perdiam a calibração após algum voos, troquei os escs e nunca mais tive problemas.

Mas apos ver o video, pra mim seu problema aparenta ser configuração errada na apm, é bom dar uma checada.
Trex-450, ZMR250, Lisamrc-Ml210, Tarot Iron Man 650, FX-61 Phantom, Bix3, Wing Wing Z-84, Phantom 4
DronesAhead
membro
Mensagens: 21
Registrado em: Dom Jun 11, 2017 6:10 pm
Localização: Irlanda

Re: configuro os limites dos escs mas nao consigo salvar

Mensagem por DronesAhead »

Japaparadoxx
Vou verificar estas coisas que voce falou.
Estou querendo iniciar as compras de peças para um outro drone que vou montar, que modelo de ESC se possivel com cartao vc considera interessante?
Obrigado.
Avatar do usuário
WarlikeOfChaos
membro
Mensagens: 119
Registrado em: Sáb Ago 29, 2015 7:59 pm
Localização: Manaus

Re: configuro os limites dos escs mas nao consigo salvar

Mensagem por WarlikeOfChaos »

Qual tipo? Racer, fotografia? Tamanho? 150, 250, 450?
Fica mais fácil recomendar sabendo o que vc quer.

Por exemplo, na minha próxima montagem Racer, eu estou pensando em um frame entre 210 e 250; então de cara tenho os motores 2205 ou os novos motores 2206; como sou noob e ainda não vôo direito, olhando as especificações dos 2206 vejo que ele produz bem mais thrust que os 2205; então fico com os 2205, aí vem a questão 2300kv ou 2600kv? (decidi pelos 2300kv pois vou usar hélice 50xx, posso até me aprofundar e pesquisar sobre a proporção; mas como no momento ainda estou aprendendo e vou estourar mais hélices que voar e não vou participar de corridas pro, então deixo para uma futura build).
Então no mínimo vou precisar de escs de 30A olhando a sheet dos motores...
Como o multishot foi substituído pelo Dshot eu procuraria 4 escs de 30a ou 1 esc 4in1 de 30a (com o esc 4in1 eu dispensaria a placa de distribuição e ganharia algumas gramas a menos) com suporte a BLHELI e DSHOT.
Na hora da escolha da placa eu procuraria uma com suporte a OSD embutido (as novas versões do betaflight trazem suporte a OSD), com suporte ao DShot, com tail light programável e suporte a lapping e que tenha passthrough pra eu não precisar de cartão de programação para os ESCs e nem ficar batendo cabeça com beeps.

Todos essas tecnologias dos quads de hoje em dia são Open source (o que é mágico/é igual ao Linux, vc pode clonar o git e contribuir: seja traduzindo, seja programando, seja depurando...); procura sempre acompanhar o git deles pra vc ter uma noção nas novidades:
-openTX;
-BLheli;
-betaflight;
-clearflight;
-open pilot...

Diferente do modelismo tradicional, onde vc usa a recomendação dos veteranos de builds de 2 anos atrás; nos quads a coisa está em constante evolução e de forma extremamente rápida, vc precisa estar lendo, se atualizando, acompanhando e tentando coisas novas (igual TI).
Vou dar o exemplo dos frames:
Antigamente era de senso comum usar frame H, depois passamos pra X, depois veio o True X, adivinha o que usam agora? Stretch X...daqui a pouco sai algo novo de novo.
Outro exemplo?
Antigamente pra alterar PIDs só descendo o quad e plugando no PC; hoje em dia da pra tunar em vôo mesmo, com o rádio via scripts ou os canais mesmo; usando o OSD pra ver as alterações; ou mesmo usar uma blackbox.
Até as antenas FPV estão em constante evolução devido a comunidade: fomos de pigtail a mushroom, depois 3 clover, agora inventaram a pagoda; e olha que o cara que inventou deixou o "código" (o esquema pra construir a pagoda) em uma espécie de "Open hardware" pra qualquer um construir, adaptar e melhorar abrindo mão de lucros e visando a melhoria da comunidade.
Avatar do usuário
Japaparadoxx
membro
Mensagens: 161
Registrado em: Ter Jan 28, 2014 11:45 am

Re: configuro os limites dos escs mas nao consigo salvar

Mensagem por Japaparadoxx »

DronesAhead escreveu:Japaparadoxx
Vou verificar estas coisas que voce falou.
Estou querendo iniciar as compras de peças para um outro multirotor que vou montar, que modelo de ESC se possivel com cartao vc considera interessante?
Obrigado.

Mas que tipo de multirotor?
A mesma pergunda que a pessoa acima, para voos calmo fpv ou racing?
Trex-450, ZMR250, Lisamrc-Ml210, Tarot Iron Man 650, FX-61 Phantom, Bix3, Wing Wing Z-84, Phantom 4
DronesAhead
membro
Mensagens: 21
Registrado em: Dom Jun 11, 2017 6:10 pm
Localização: Irlanda

Re: configuro os limites dos escs mas nao consigo salvar

Mensagem por DronesAhead »

a principio vou montar drone para com fpv para filmagens aereas, mas no futuro pretendo montar diferentes modelos para adquirir conhecimento.
obrigado
DronesAhead
membro
Mensagens: 21
Registrado em: Dom Jun 11, 2017 6:10 pm
Localização: Irlanda

Re: configuro os limites dos escs mas nao consigo salvar

Mensagem por DronesAhead »

Pessoal boa noite
primeiro quero agradecer a todos que me ajudaram com as informacoes acima.
Acabei resetando a APM, coloquei uma fita adesiva preta protegendo o barometro e uma espuma tbem.
Configurei tudo novamente e hoje voei, foi muito bacana, funcionou muito bem, agora é fazer os ajustes finos e continuar com a montagem.
Muito obrigado a todos pela ajuda.
Responder