Slow Flight com estilo Old-Timer de 1,48 m

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
JeanCS
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Qui Abr 13, 2017 7:11 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Slow Flight com estilo Old-Timer de 1,48 m

Mensagem por JeanCS »

Alô Laércio!
Sim, já notei isso! Tanto que a asa só foi parcialmente laminada. Eu fazia no vácuo os cascos de veleiros RG65, que são feitos em moldes negativos, aí fica perfeito, sem quaisquer bolhas e um espelho. tanto que os últimos que fiz de carbono eu nem pintava! Mas sem moldes eu prefiro fazer no rolinho mesmo, pois com vácuo, o plástico fica em contato direto com a face externa, e fica com os sulcos do plástico que comprime a peça. Vi um cara aqui fazendo uma asa com vácuo em que ele usou uma contra-fôrma lisa que apertava uma asa como um sanduíche, aí ficou lisa, mas ele usava tecido de 90g. Esse é de 48g muito levinho e bem fechado, a face laminada está super fininha e relativamente lisa, como dá pra ver nas fotos.
O grande problema é que quando casei fui morar noutra cidade a 3000 km e deixei tudo com a minha sogra. Embalei e cobri o melhor que pude, mas está tudo precisando de reparo. Tudo o que tinha madeira tufou, os bicos do aerógrafo entupidos, e o compressor até dei pro meu irmão, então só vou poder brincar com vácuo de novo quando vier meu décimo (kkk).
Inteligente não é quem sabe para onde ir, mas quem aprendeu para onde não deve voltar...
JeanCS
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Qui Abr 13, 2017 7:11 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Slow Flight com estilo Old-Timer de 1,48 m

Mensagem por JeanCS »

Continuando...
O problema seguinte foi achar um bom ponto de fixação para a asa. No local de encaixe tem fibra fora mas dentro é o P2 e com o tempo e atrito vai se desgastar rápido, então resinei por dentro apenas a seção que apoia a asa. Resolvi o problema da fixação da asa e do trem de pouso, bolando uma peça única feita com tubos de carbono de 4 mm e aço de 2 mm, conforme o detalhe abaixo:
IMG_2387.JPG
IMG_2387.JPG (32.95 KiB) Exibido 12919 vezes

Notem que a porca do parafuso fica presa entre a peça metálica central, e é aí que a asa ficará presa:
IMG_2389.JPG
IMG_2389.JPG (24.22 KiB) Exibido 12919 vezes

E para assegurar que a porca não vai correr da posição, adicionei uma aruela, utilizei rover de carbono e envolví a peça inteira e resinei e retifiquei o resultado final, que foi fixado com Araldite por dentro da caverna da asa:
IMG_2393.JPG
IMG_2393.JPG (31.75 KiB) Exibido 12919 vezes

O resultado final, como a área central da asa ficará roçando na fuselagem, aproveitei e resinei o espaço entre as fitas:
IMG_2404.JPG
IMG_2404.JPG (36.53 KiB) Exibido 12919 vezes

Recoloquei a aba que foi cortada na fuselagem, na altura do bordo de ataque que tem fibra, e acrescentei uma arruela pra distribuir a carga e diminuir a pressão sobre o ponto de contato.
IMG_2405.JPG
IMG_2405.JPG (24.11 KiB) Exibido 12919 vezes

Ficou tudo bem forte, o peso mínimo, pois os carbonos pesam quase nada. Os pontos fracos são a perda do efeito mola, se fosse feito só de aço, o que amortece um pouquinho o tranco do pouso, ficará um baque mais seco...mas está muito bem apoiado. Outro possível problema são as pontas dos tubos que são possíveis pontos fracos, ainda que os eixos de aço das rodas entrem uns dois centímetros nos tubos. De qualquer forma não colei ainda as rodas e eixos no tubo, pois vou procurar uma luva de metal pra colocar na ponta, assim evito qualquer problema. Um detalhe da fixação das rodas nos eixos: usei a luvinha de latão que vem junto nos servos maiores, elas tem 2 mm também, e bastam umas marteladinhas pra encaixar, fica muito forte, mas sai com uma boa puxada de alicate. Um stopper ficaria um trambolho nesta rodinha pequena, bonita e cromada...
IMG_2394.JPG
IMG_2394.JPG (34.5 KiB) Exibido 12919 vezes
Inteligente não é quem sabe para onde ir, mas quem aprendeu para onde não deve voltar...
JeanCS
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Qui Abr 13, 2017 7:11 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Slow Flight com estilo Old-Timer de 1,48 m

Mensagem por JeanCS »

Continuando...

Em seguida foi feita a cauda, cortada de uma prancha de 10 mm de P2 e com um perfil simétrico fino. Achei que ficou fino demais para colocar as duas varetas de fibra em cima e embaixo, e uma só não ia mudar muita coisa, então resolvi usar fio de carbono em ambos os lados dos conjuntos fazendo um corte nas pontas por onde deu pra esticar o carbono para melhorar sua ação, conforme as imagens abaixo:
IMG_2449.JPG
IMG_2449.JPG (37.85 KiB) Exibido 12871 vezes

IMG_2452.JPG
IMG_2452.JPG (33.04 KiB) Exibido 12871 vezes

Em seguida resinei os conjuntos mas não apliquei fibra. Ficou bem forte e com peso de 30g. O carbono dois dois lados cumpriu bem o papel e não acrescentou nem 1g de peso. Em seguida destaquei as partes que serão o leme e o profundor, e colei com Araldite na ponta da fuselagem, tomando cuidado com alinhamento.
cauda.jpg
cauda.jpg (32.26 KiB) Exibido 12871 vezes

Agora já está ficando com jeito de avião, aqui a vista lateral:
lado.jpg
lado.jpg (35.09 KiB) Exibido 12871 vezes

geral.jpg
geral.jpg (33.91 KiB) Exibido 12871 vezes

O peso, faltando a rodinha de trás, fixar os comandos e links e mesas e corta-fogo do motor, eletrônica, cowl e pintura:
peso.jpg
peso.jpg (33.54 KiB) Exibido 12871 vezes
Inteligente não é quem sabe para onde ir, mas quem aprendeu para onde não deve voltar...
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Slow Flight com estilo Old-Timer de 1,48 m

Mensagem por LaercioLMB »

Tenha cuidado, o peso do modelo geralmente nos anima muito, mas quando a gente começa a colocar toda a parte eletrônica a coisa muda muito.
Certamente seu modelo poderá pesar 1500 g pronto que vai voar bem e quanto mais leve conseguir ficar, melhor.
Sou depto de equilíbrio de peso de um aeromodelo, nem muito leve e tão pouco muito pesado, há um peso ideal onde ele usa a própria massa para se manter por mais tempo planando e isso nos faz usar menos motor e ter muito mais tempo de voo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
JeanCS
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Qui Abr 13, 2017 7:11 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Slow Flight com estilo Old-Timer de 1,48 m

Mensagem por JeanCS »

Sim, claro! Estou procurando minhas antigas fórmulas de cálculo de necessidade de torque de servo em função da área da superfície de comando e da velocidade pra verificar quais servos vão entrar aí, mas não acho nada. Tenho o hábito de sempre que eu comprava algo, trazia junto servos diferentes, ESC´s, BEC´s e motores pra aproveitar o frete, então tenho aqui guardado de tudo, de brushed (280, 350, 400, todos reduzidos) e brushless de vários tipos. Aproveitando sua ajuda no tópico, qual sua opinião sobre esse setup?

-Motor WoW 2712-12
Motor Specs:
Motor is about 1200 KV-- 110 Watts
Light weight ( 24g ) High torque with, CNC 27 mm aluminum can
CNC aluminum bearing support
Ultra high temperature neodymium magnets
Silicon steel laminations
Quality ball bearing & carbon steel shaft
Ultra high temperature coil

Li-Po; Thrust; Current(A); Propeller
3cells; 480g; 8.9; 8 x 3.8
3cells; 530g; 11.2; 9 x 3.8
3cells; 510g; 11.9; 9 x 4.7
2cells; 240g; 4.1; 8 x 3.8
2cells; 290g; 4.9; 9 x 3.8
2cells; 310g; 5.5; 9 x 4.7
2cells; 350g; 7.5; 11 x 3.8
2cells; 330g; 8.3; 10 x 4.7

Pretendo usar 2S com a 9x4,7. Usando uma bateria de 2360 mAh e 20C. Preciso confirmar se o pitch dele está ok pra isso.

-ESC WoW 12A, BEC 1 A. Estou preocupado se 1A vai dar conta dos 2 servos, mas tenho BEC externo de 3A.
-Servos, não sei, mas acredito que Emax de 9g e 1.8 kg.cm deva dar conta pois a velocidade é baixa.
PS: A massa do avião armazena energia cinética, que vc pode usar sim pra isso! Um pouco de gordura nunca fez mal, senão motor não tinha volante e picanha sem capa seria gostosa... (kkk)
Inteligente não é quem sabe para onde ir, mas quem aprendeu para onde não deve voltar...
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: Slow Flight com estilo Old-Timer de 1,48 m

Mensagem por Jacimar »

JeanCS escreveu:Sim, claro! Estou procurando minhas antigas fórmulas de cálculo de necessidade de torque de servo em função da área da superfície de comando e da velocidade pra verificar quais servos vão entrar aí, mas não acho nada.



Talvez ajude : viewtopic.php?t=58536


Parabéns pelo aero e boa sorte ! abraço . . .
JeanCS
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Qui Abr 13, 2017 7:11 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Slow Flight com estilo Old-Timer de 1,48 m

Mensagem por JeanCS »

Muito boa ajuda Jacimar, vlw!

A fórmula que eu tinha era bem antiga e você tirava o valor do torque de uma curva com várias velocidades. Valeu por me adiantar a pesquisa! Estranhamente as dimensões que foram usadas no exemplo são as mesmas que eu uso!!! Apenas o bordo de fuga dos controles não são retangulares, são elípticos, menores. A velocidade que pretendo usar é um terço da calculada. Gostei muito da fórmula.
Inteligente não é quem sabe para onde ir, mas quem aprendeu para onde não deve voltar...
JeanCS
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Qui Abr 13, 2017 7:11 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Slow Flight com estilo Old-Timer de 1,48 m

Mensagem por JeanCS »

Continuando...
O detalhe do engate da asa e do trem de pouso:
IMG_2493.jpg
IMG_2493.jpg (34.78 KiB) Exibido 12738 vezes

Em seguida fixei as superfícies de controle da cauda usando filme de Mylar:
cauda2.jpg
cauda2.jpg (34.76 KiB) Exibido 12738 vezes


Para ficar dentro do projeto inicial, resolvi usar um acabamento mais leve, usando massa pra deixar a superfície da asa bem lisa, usei essa massa:
IMG-2479.jpg
IMG-2479.jpg (36.53 KiB) Exibido 12738 vezes

Após uma boa lixada (grão 320) e uma demão, e pequenas correções, a asa ficou legal e ganhou apenas 11g! Nada mal pra uma asa deste tamanho...
final.jpg
final.jpg (26.83 KiB) Exibido 12738 vezes

Comparando com a imagem anterior da asa dá pra ver a diferença.
Inteligente não é quem sabe para onde ir, mas quem aprendeu para onde não deve voltar...
JeanCS
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Qui Abr 13, 2017 7:11 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Slow Flight com estilo Old-Timer de 1,48 m

Mensagem por JeanCS »

Continuando...
Agora prendi a roda pequena na cauda, foi utilizado um arame de aço bem fino, com boa elasticidade, e um tubo de 3mm de carbono, mais ou menos assim:
roda3.jpg
roda3.jpg (37.24 KiB) Exibido 12670 vezes

Esse conjunto foi fixado na fuselagem com Araldite, O eixo da roda foi curvado na ponta, na altura das abas de fixação do horn do leme, colado com Araldite, bem firme no espaço entre as duas abas que foram parafusadas. Assim dá pra usar o canal do leme, para taxiar em terra. O resultado final:
av2.jpg
av2.jpg (37.24 KiB) Exibido 12670 vezes

Foi feita uma pré-montagem, coloquei um motor que vou testar pra verificar se vai servir, assim já tirei medidas para fazer o cowl, que terá molde positivo, e será feito inteiramente em fibra.
av1.jpg
av1.jpg (36.72 KiB) Exibido 12670 vezes

Interessante a perspectiva da foto, faz parecer que há um grande espaço entre o spinner e a asa. O spinner também é pequeno, de 1.5 polegadas, mas parece bem maior. Falta dar uma boa lixada no extradorso da asa e tapar alguns buracos maiores no Isopor do intradorso. Já tem comandos, link´s mesa e servos, corta fogo do motor, basicamente, falta terminar com a massa no intradorso, a massa da fuselagem, fazer a instalação da bateria, ESC e receptor, além do cowl. O peso atual:
peso2.jpg
peso2.jpg (32.72 KiB) Exibido 12670 vezes

Já dá pra estimar o peso final agora:
- 10g de massa;
- 10g de cowl;
- 80g de bateria;
- 9g de ESC;
- 6g de Rx;
- 10g gastos com fixação, cola, suportes, velcros para prender a eletrônica.
Total: 125g para adicionar, o que leva ao peso sem pintura de 125+363= 488g
Assim me sobra teoricamente uns 50g pra gastar com pintura. Não sei se vai dar pra manter o peso pretendido. Mas também não quero agora, no fim de tudo pintar com tinta aquarela. Quero uma pintura pelo menos decente, com uma pin-up legal no cowl, senão não terá valido a pena todo o trabalho.
O CG está a uns 5 cm atrasado do ponto do CP calculado no programa que plota as polares do perfil. Assim acredito que tenho muita margem para ajusta-lo utilizando a bateria 2S de 80g, que ficará alojada ligeiramente à frente da asa. Não vai ser preciso nenhum peso morto pra arrumar o CG, o que, na minha opinião é o certo a fazer se você vai fazer um projeto novo, como foi esse.
Inteligente não é quem sabe para onde ir, mas quem aprendeu para onde não deve voltar...
JeanCS
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Qui Abr 13, 2017 7:11 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Slow Flight com estilo Old-Timer de 1,48 m

Mensagem por JeanCS »

Em seguida fiz o cowl, feito a partir de um bloco de P2 esculpido para servir de molde positivo.
COWL1.jpg
COWL1.jpg (34.99 KiB) Exibido 12617 vezes

Depois foram aplicadas duas camadas de Fibra de 48g/m2, em tiras de 3 cm sobrepostas. Desta forma:
COW2.jpg
COW2.jpg (37.23 KiB) Exibido 12617 vezes

Em seguida foram cortadas as rebarbas e lixado e então foi retirado o Isopor, que saiu aos pedaços sem problemas, mas não inteiro. O peso final do Cowl lixado ficou em 8g. Coloquei um suporte por dentro pra ter uma idéia do resultado com com o spinner:
COW3.jpg
COW3.jpg (21.29 KiB) Exibido 12617 vezes

COWL4.jpg
COWL4.jpg (39.23 KiB) Exibido 12617 vezes

Eu sempre fiz moldes com balsa, que sempre demoram muito pra ficar prontos, pois é preciso montar a estrutura, depois passar impermeabilizante, depois várias camadas de selador, devidamente lixados, depois sempre vem uma massa rápida em alguns pontos, com muita lixa dágua, depois laca nitrocelulose ou aparelho Nitro, e haja lixa até que fique tudo certo. Esse molde fiz com P2 em meia hora, está bem feitinho, mas nem de longe se compara a um feito do jeito tradicional. O problema é que tendo um molde positivo tradicional, você pode fazer um molde negativo de primeira, de onde poderá retirar muitas peças de fibra, usando vácuo ou não e ter pouco trabalho se quiser pintar depois, mas e se só for tirar só uma peça? E mesmo assim, sempre é preciso uma lixadinha fina e as bases de preparação pra tinta de qualquer forma. Um detalhe importante, é que se eu quiser um avião feito tradicionalmente, em geral é feito de várias partes que são coladas. Agora fazendo um molde de Isopor, por exemplo, uma fuselagem, acho que é bem prático usar um molde feito em CNC, e revestir ele com fibra, pois o Isopor pode ser retirado facilmente aos pedaços por uma caixa de inspeção aberta, ou simplesmente dissolvido, com o uso de um solvente qualquer, pois a fibra de vidro com epóxi aguenta tranquilamente até o Thinner, que é um dos solventes mais fortes.Com moldes tradicionais é preciso dividí-los pois são rígidos e facilmente estragariam a casquinha de fibra na hora de desmoldar. Vou fazer esse teste da dissolução.
Sobre o peso, esse cowl ficou com 8g, e tem 9cm de comprimento, se fosse uma fuselagem de uns 90 cm, deveria acabar com uns 80g em uma conta rápida. Claro que deve ser levado em conta possíveis reforços.
Inteligente não é quem sabe para onde ir, mas quem aprendeu para onde não deve voltar...
Responder