JeanCS escreveu:Caraca!! 120 PALAVRAS por minuto...Então você digita quem nem o Clark Kent, no primeiro filme do Superman..KKK. No máximo faço 100 caracteres por minuto! Sou professor e falo relativamente rápido mas vira e mexe tem um mané dormindo em sala...Não sei se é por eu ser chato ou o cara chega chapado da balada.
Professor é uma profissão nobre, ultimamente tenho pensado em encarar mestrado e doutorado e me arriscar no mundo acadêmico.
Mas nunca dá para agradar a todos. Um critério que aprendi com alguns grandes mestres que me deram aula é um número mágico: 70%. Se com conteúdo e provas de dificuldade normal 70% dos alunos forem aprovados e a média da turma for em torno de 70%, as aulas foram boas e a avaliação está de acordo. Mais do que isto de aprovação provavelmente você facilitou demais, os alunos já têm conhecimento prévio, ou você conseguiu aliciá-los rumo ao conhecimento de alguma forma, então seu cara dormindo está na média, alguns desistentes também, reprovados também, as pessoas desistem muito facilmente de aprender.
Eu nasci no tempo da máquina de escrever, então quando tinha uns 12 anos fiz curso de datilografia, onde se usava uma tampa de madeira sobre o teclado nos testes semanais para validar a evolução, e na prova final tinha que digitar um monte de tipos de documentos como cartas comerciais, tabelas de preços e outras coisas do tipo, tudo sem errar ou olhar o teclado.
Aos 15 anos, em 87, entrei na ETFSP para colegial técnico em processamento de dados, ainda no primeiro ano fui trabalhar de monitor nos laboratórios, onde tinha acesso a PCs (raridade), e comecei a programar profissionalmente. Perto da máquina de escrever mecânica (comprei uma para minha filha, mesmo modelo que eu tinha em casa nos anos 80, como relíquia), um teclado IBM XT de 88 teclas era como um piloto de fuga acostumado a escapar de tudo dirigindo um fusca de repente ter acesso a um Mitsubishi Evo X, aí fui ficando mais rápido.
Na faculdade às vezes eu pegava uns bicos digitando trabalhos, fazia isto com um suporte lateral onde dava para ler o conteúdo e ir digitando. Para conseguir ter lucro fazendo isto é necessário ser rápido e preciso.
Mais recentemente traduzi algumas dúzias de manuais de rádios e aeromodelos para HobbyDelivery e AsasEletricas, neste caso com PDF do manual em inglês do lado esquerdo da tela, editor de textos do lado direito da tela, lendo em inglês e escrevendo simultaneamente em português na outra janela.
Depois de décadas trabalhando com teclado, atualmente consigo escrever mais rápido do que falo, mas perto de muita gente ainda sou lento, entrei em um site de competição para dar uma olhada e tem caras que a média é 197, com picos de 289. Isto sim é muito rápido.
É legal para impressionar pessoas, às vezes estou digitando e uma pessoa chega perto e começa a falar, abro o notepad e vou digitando tudo enquanto a pessoa fala, depois de um tempo ela fica intrigada com o que estou fazendo e olha a tela. A DAC uma vez começou a falar enquanto eu estava trabalhando em um projeto e fiz isto, ela ainda falou "você não presta atenção quando falo com você" e olhou a tela, só respondi que sim, tinha ouvido e anotado cada palavra. É engraçado.
Também é útil quando é necessário escrever muito conteúdo, como manual de programa, normas internas e coisas do tipo, no meu emprego calculo ter escrito milhares de páginas entre documentações, laudos, especificações, normas internas, tradução de normas de inglês para português para as pessoas não terem desculpa de fazer errado porque não se deram ao trabalho de tentar ler o original, etc.