Tucano - Fixação da Asa

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Gpleirbag
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Sex Out 08, 2010 6:02 pm
Localização: São Paulo-SP

Tucano - Fixação da Asa

Mensagem por Gpleirbag »

Bom dia pessoal, me chamo Gabriel e primeiramente desculpem a minha inatividade no forum, leio muito e posto pouco.

Já construí alguns Uglys, e outros modelos simples de asa alta, tudo elétrico e em depron. Resolvi então evoluir e construir um Tucano, também elétrico e em depron.

Como nunca voei asa baixa e tenho minhas inseguranças, tenho medo de fixar a asa e em algum pouso meio de lado ela se partir do avião. Sabem dizer se é possível fixa-la com elásticos? Se não for possível, alguém que já construiu o Tucano consegue detalhar a fixação da asa? Pesquisei em vários tópicos de construções similares e essa parte é quase sempre "pulada".

Vou enviar aqui algumas fotos da construção para vocês darem uma olhada.

Obrigado!
Editado pela última vez por Gpleirbag em Seg Set 25, 2017 2:47 pm, em um total de 1 vez.
Gpleirbag
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Sex Out 08, 2010 6:02 pm
Localização: São Paulo-SP

Re: Tucano - Fixação da Asa

Mensagem por Gpleirbag »

Tem 1m de envergadura, estou usando aquela planta amplamente divulgada pelo forum.







crique
membro
Mensagens: 66
Registrado em: Dom Nov 23, 2014 6:40 pm
Localização: Aracaju-SE

Re: Tucano - Fixação da Asa

Mensagem por crique »

Muito bom o seu trabalho. Parabéns.

Sua dúvida é pertinente mas não tem segredo. A forma mais comum de fixação é o uso de um pino de madeira ou plástico no bordo de ataque e parafusos no bordo de fuga presos em uma base de compensado.

Podem ser usados elásticos também mas, na minha opinião, não ficaria condizente com o acabamento que você parece estar buscando.
Gpleirbag
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Sex Out 08, 2010 6:02 pm
Localização: São Paulo-SP

Re: Tucano - Fixação da Asa

Mensagem por Gpleirbag »

Muito obrigado pela resposta e pelo incentivo.

Vou trabalhar aqui numa solução legal para a asa, talvez vá fixar ela mesmo.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Tucano - Fixação da Asa

Mensagem por LaercioLMB »

Não sei se te ajuda, mas eu também construo aeromodelos em depron todo estrutural assim e uso aquelas travas de canopy para fixar as asas na fuselagem. No bordo de ataque das asas eu uso um ou dois pinos guias dependendo do tamanho do modelo e no bordo de fuga uso duas travas de canopy, já que os pinos delas são de aço, não tem problema com quebrar.
Eu uso como reforço onde os pinos fixam, uma chapinha de fibra de vidro, mas pode ser qualquer outro material que não alargue os furos com o tempo, já que se fixar direto no depron os furos vão alargando e a folga fará a asa soltar sozinha.

viewtopic.php?f=1&t=72499&start=200

Veja um tópico de uma construção minha que uso esse sistema de travamento das asas, já que parafusos é um saco de apertar e soltar o tempo todo, ainda mais de você pretende remover as asas para trocar a bateria. Um modo rápido e eficaz é esse que te sugeri que eu uso e não tenho problema.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Gpleirbag
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Sex Out 08, 2010 6:02 pm
Localização: São Paulo-SP

Re: Tucano - Fixação da Asa

Mensagem por Gpleirbag »

Laercio, obrigado pela dica!

É bem possível que adotarei essa solução, vou buscar na internet essa travinha.

Eu me inspirei nesse seu P51 para fazer a asa estrutural. Gostei muito do resultado, Bom acabamento e bem resistente. Além de que é gostosa a construção com as nervuras, hahahah
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Tucano - Fixação da Asa

Mensagem por LaercioLMB »

Só digitei trava canopy.

https://www.google.com.br/search?q=trav ... 24&bih=635


Se usar compensado como reforço onde as hastes de ferro irão fixar, use cola CA nos furos para reforçar eles e evitar que a madeira vá alargando. Também dá certo, costumo fazer isso quando faço rosca de parafusos na madeira, coloco o parafuso, retiro ele e coloco cola CA no furo do parafuso e a madeira absorve a cola deixando o furo mais resistente ao parafuso e dificultando a rosca espanar. Lógico que tudo tem limite e se exagerar no aperto do parafuso, até se for de ferro pode espanar a rosca.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Gpleirbag
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Sex Out 08, 2010 6:02 pm
Localização: São Paulo-SP

Re: Tucano - Fixação da Asa

Mensagem por Gpleirbag »

Acabei de encomendar essas travas.

Vi aqui no seu tópico que disse que precisa ser muito bem alinhado, vou cuidar para fazer isso corretamente.

Sobre a chapa de apoio, devo usar compensado mesmo, mais simples de fazer.

Obrigado Laercio, pela disposição.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Tucano - Fixação da Asa

Mensagem por LaercioLMB »

Encaixe a asa já com as travas e puxe a alavanca algumas vezes soltando ela para bater no compensado e isso vai marcar a posição exata para fazer os furos na fuselagem. eu fiz dessa forma e deu certo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Re: Tucano - Fixação da Asa

Mensagem por brunobragantine »

LaercioLMB escreveu:Encaixe a asa já com as travas e puxe a alavanca algumas vezes soltando ela para bater no compensado e isso vai marcar a posição exata para fazer os furos na fuselagem. eu fiz dessa forma e deu certo.


Só complementando caso a mola não tenha força suficiente para marcar a posição no compensado, um bom e velho truque é passar giz na ponta da trava hora que ela bater vai ficar a marca do giz.
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
Responder