Tucano - Fixação da Asa

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Tucano - Fixação da Asa

Mensagem por LaercioLMB »

A mola tem sim já que irá soltar a alavanca para o pino bater na madeira, mas a dica dica do giz se não ajudar, certamente não vai atrapalhar. O problema é que ao colocar a asa no lugar o pino vai esfregar na madeira onde deverá ser feito o furo, por isso eu puxo e solto a alavanca do pino para que ele bata na madeira e marque onde deverá ser furado.
OPutra dica, ao fazer o furo, faça inicialmente com uma broca de diâmetro mais fino que o pino para evitar do furo ficar mais largo e deixar com folga, depois passe a broca do diâmetro do pino, assim o pino ficará bem justo mesmo no furo e não esqueça de colocar cola CA no furo, espere secar bem e passe novamente a broca para limpar o que ficou de mais de cola no furo, pois a cola evitará do furo ir alargando com o tempo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Gpleirbag
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Sex Out 08, 2010 6:02 pm
Localização: São Paulo-SP

Re: Tucano - Fixação da Asa

Mensagem por Gpleirbag »

Estou esperando chegarem as travas para planejar a fixação, já que nunca as vi pessoalmente. Provavelmente só no começo da semana que vem.

As vezes planejamos com antecedência e, quando chega, a peça é diferente do que imaginávamos. Enquanto isso, vou terminando de chapear a asa e fazendo outras coisas.

Conforme for fazendo posto mais fotos. "Se nao for ajudar, não atrapalha", no máximo levo algumas patadas :p

Obrigado aos dois companheiros, Laercio e Bruno, pelas dicas!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Tucano - Fixação da Asa

Mensagem por LaercioLMB »

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Vou ver se posto fotos mais detalhadas de como fiz esses fixadores nas asas dos aeromodelos,
Atualmente estou construindo um Bristol Scout D e a asa inferior será fixada com esse mesmo sistema que eu chamo de engate rápido já que não precisa esticar elásticos ou rosquear parafusos, embora o modo com elásticos serve como uma espécie de fusível da asa em caso de queda, pois os elásticos permitem que as asas cedam parte no impacto diminuindo o estrago ou evitando-o por completo.
Eu prefiro o "engate rápido" mais pela estética mesmo já que não penso em queda do aeromodelo, embora isso possa acontecer.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Gpleirbag
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Sex Out 08, 2010 6:02 pm
Localização: São Paulo-SP

Re: Tucano - Fixação da Asa

Mensagem por Gpleirbag »

Laercio, estou planejando o engate da asa com dois palitos na frente, bem firmes, e uma travinha apenas atras. Como a fuselagem do Tucano é estreita, as travas ficariam muito coladas e ainda colidiriam com as "longarinas" centrais do corpo do avião.

Como você conhece melhor as travinhas que eu, acha que uma só é o suficiente? Estou me certificando que o bordo de ataque estará bem firme, para evitar qualquer tipo de rotação da asa.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Tucano - Fixação da Asa

Mensagem por LaercioLMB »

Se vai usar duas cavilhas na frente, uma só será o suficiente a não ser que você pretenda manobras bem ousadas e nesse caso terá que ser duas travas mesmo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Gpleirbag
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Sex Out 08, 2010 6:02 pm
Localização: São Paulo-SP

Re: Tucano - Fixação da Asa

Mensagem por Gpleirbag »

A construção deu uma avançada. Minha internet esteve muito ruim esses dias e não conseguir postas as imagens antes. Já iniciei a entelagem, preciso agora fazer as linhagens, instalar trem dianteiro e dar um jeito para travar o canopo e cow.

Como não tenho muitas ferramentas disponíveis, o canopy foi feito com garrafa PET e o resultado não ficou bom. Provisoriamente, no entanto, usarei ele.

Seguem algumas imagens para julgamento.
Gpleirbag
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Sex Out 08, 2010 6:02 pm
Localização: São Paulo-SP

Re: Tucano - Fixação da Asa

Mensagem por Gpleirbag »






Saiu de cabeça para baixo :(
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Tucano - Fixação da Asa

Mensagem por LaercioLMB »

Só usar o paint do Windows e girar 180°
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
JeanCS
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Qui Abr 13, 2017 7:11 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Tucano - Fixação da Asa

Mensagem por JeanCS »

Olá Gpleirbag!
Maneiro o tucano, já vi gente usando aquelas formas de acetato de fazer ovos de chocolate, pro canopy. Tem umas formas bem grandes e que bem cortadas tem o formato ideal, veja só, com um tamanho parecido com o teu (eu acho!!), só não é de tucano.
https://www.google.com.br/search?q=cano ... p7RylOndRM
Inteligente não é quem sabe para onde ir, mas quem aprendeu para onde não deve voltar...
Gpleirbag
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Sex Out 08, 2010 6:02 pm
Localização: São Paulo-SP

Re: Tucano - Fixação da Asa

Mensagem por Gpleirbag »

Obrigado pela sugestão Jean! Vou tentar achar alguma forma aqui, sempre guardo essas tralhas. Pena que não estamos em época de páscoa! Hahahah
Responder