CONSTRUÇAO MIG-19S "FARMER" edf 90mm EM BALSA E lite ply

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.
henrique-kapazi
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Seg Mai 04, 2009 1:08 am
Localização: fotaleza, ceara

CONSTRUÇAO MIG-19S "FARMER" edf 90mm EM BALSA E lite ply

Mensagem por henrique-kapazi »

Olá caros colegas, depois de muitos anos afastado do aeromodelismo e das construções, decidi voltar ao hobby e dessa vez construindo um aeromodelo do 0, desenhando inclusive a planta do mesmo!
Sempre Fui um grande fã da família do mig 15 e suas evoluções (mig-15 bis, mig-17 "fresco" e mig-19 "farmer"), em especial o ultimo dos 3, o mig 19! Já encontrei plantas e diversas construções do mig 15 e 17 mas nunca encontrei uma planta ou projeto de construção do Farmer... Decidi então criar minha própria planta a partir de um desenho 3 vistas. A planta foi inteiramente desenhada no Corel Draw já que não tenho domínio em auto cad ou programas de modelagem 3d, o projeto do do aeromodelo é para contrução inteiramente em balsa e lite ply
Seguem as fotos da criação da planta







Após ter finalizado a planta a qual levei mais ou menos 30 horas para concluir, iniciei a construção de um modelo de teste em depron com dimensões reduzidas para ver se o projeto tinha dado dado certo. as peças foram cortadas atraves de uma maquina de corte computadorizada que utilizo na minha empresa
seguem mais fotos:
Deu certo!


Já encomendei a madeira na Tevel e estou esperando chegar para iniciar a montagem do avião!
Vou tentar sempre atualizar este tópico para que todos possam acompanhar o progresso da construção!
Bons vôos a todos!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: CONSTRUÇAO MIG-19S "FARMER" edf 90mm EM BALSA E lite ply

Mensagem por LaercioLMB »

Não vi qual será a envergadura dos eu modelo, mas vi que comprou a madeira na Tevel.
Para modelos grandes, a madeira da Tevel é até boa, mas para modelos pequenos é ruim pacas.
Estou construindo um biplano Bristol Scout D na escala 1:8 o que dá uma envergadura de 936 mm e comprei a madeira da Tevel. Me faltou alguma coisa e eu comprei em uma loja daqui mesmo devido a pressa, madeira da Midwest e me arrependi 100% de ter comprado a da Tevel, pois a da Midwest pesa menos da metade o que é muita diferença para aeromodelos pequenos.
Me deu vontade de recomeçar tudo de novo, mas um modelo que era para ter um voo muito lento mesmo, acabou tendo uma velocidade de voo bem maior o que talvez não o deixe bom para voos dentro de ginásios como era o objetivo inicial do projeto.
O peso extra na construção acaba nos forçando a reduzir peso em outras coisas depois, como principalmente a bateria que eu poderia ter usado uma de 1300 mA 2S e serei obrigado a usar uma de 1000 mA 2S ou até menor para compensar no peso da madeira.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
henrique-kapazi
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Seg Mai 04, 2009 1:08 am
Localização: fotaleza, ceara

Re: CONSTRUÇAO MIG-19S "FARMER" edf 90mm EM BALSA E lite ply

Mensagem por henrique-kapazi »

Opa laercio!, eu ja usei a madeira da midwest e concordo com voce, é infinitamente superior! mas o modelo é grande e o custo com balsa da mdwest seria muito alto!
o modelo tem quase 1,60m de fuselagem e 1,22m de envergadura (isso porque tem asas com 55º de enflexamento) infelizmente pela questão do custo tive q optar pela tevel mesmo, o custo das madeiras que encomendei foi em torno de 500 reais,
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: CONSTRUÇAO MIG-19S "FARMER" edf 90mm EM BALSA E lite ply

Mensagem por LaercioLMB »

Tanto assim? R$500,00?
Fiz um P 51B em escala 1:8 com aproximadamente 1452 mm de envergadura e não gastei R$150,00 em madeira e olha que ele foi todo chapeado com madeira de 1,5 mm.
Não usei a de 1 mm para ter material para lixar ao dar acabamento.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
henrique-kapazi
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Seg Mai 04, 2009 1:08 am
Localização: fotaleza, ceara

Re: CONSTRUÇAO MIG-19S "FARMER" edf 90mm EM BALSA E lite ply

Mensagem por henrique-kapazi »

a corda da asa na raiz do modelo mede quase 60cm na ponta tem 20...
so pra chapear a asa sao 12 chapas de balsa! e ainda tem que chapear a fuselagem toda, o modelo é grande... :?
ah, lebrando que na Tevel, so compro balsa especial.
crique
membro
Mensagens: 66
Registrado em: Dom Nov 23, 2014 6:40 pm
Localização: Aracaju-SE

Re: CONSTRUÇAO MIG-19S "FARMER" edf 90mm EM BALSA E lite ply

Mensagem por crique »

Torcendo para você terminar rápido. Fiquei deveras curioso. :D
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: CONSTRUÇAO MIG-19S "FARMER" edf 90mm EM BALSA E lite ply

Mensagem por LaercioLMB »

A especial é um pouco melhor mesmo. A que comprei foi a comum. Serviu para o P 51, mas não ficou boa para o Bristol Scout.
Note que ambos são em escala 1:8, mas a diferença de tamanho entre eles é grande.
Procuro fazer todos os meus modelos na mesma escala para quando estiverem juntos, se note a diferença de proporção entre eles e o quanto evoluíram com o tempo.
Lógico que o bi plano por ter duas asas, a envergadura útil podemos dizer que dobra já que são duas asas.
936 x 2 = 1872 mm de envergadura útil.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
henrique-kapazi
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Seg Mai 04, 2009 1:08 am
Localização: fotaleza, ceara

Re: CONSTRUÇAO MIG-19S "FARMER" edf 90mm EM BALSA E lite ply

Mensagem por henrique-kapazi »

muito bacane voce sempre construir na mesma escala Laercio! antigamente eu gostava de construir modelos em escala mais reduzida por conta dos custos, mas agora tenho dado preferencia a escalas maiores pois o avião voa melhor. o problema é que em escalas maiores tudo é mais caro... :| :cry:
Crique, se tudo correr como o planejado ja inicio a construção do modelo na proxima semana! A proposito, vou instalar trens de pouso retrateis "servoless" mas gostaria de fazer as canelas do trem o mais escala possível alguem aqui sabe construir trens de pouso escala ou ja viu algum projeto do tipo?
crique
membro
Mensagens: 66
Registrado em: Dom Nov 23, 2014 6:40 pm
Localização: Aracaju-SE

Re: CONSTRUÇAO MIG-19S "FARMER" edf 90mm EM BALSA E lite ply

Mensagem por crique »

Talvez a melhor saída seja mandar usinar as canelas do trem, mas esse tipo de serviço é caaaaaro...
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: CONSTRUÇAO MIG-19S "FARMER" edf 90mm EM BALSA E lite ply

Mensagem por LaercioLMB »

Te aconselho a fazer as canelas em balsa, moldadas sobre as hastes dos trens de pouso mesmo. As desse modelo não sei se encontrará nesse tamanho e mandar fazer mesmo que em alumínio, além de caras, terão o peso extra que não será agradável.
Veja esse trem de pouso que eu fiz para o Fokker E III que eu construí.



Usei arame de aço mola, mas revesti com madeira balsa.
O seu pode ser cortada a balsa em varetas, com sulco para o arame do trem de pouso ficar dentro e a parte de fora lixada para ficar redonda e moldar o trem de pouso dele com arame para simular as peças móveis.
Por ser um modelo pequeno, se torna difícil aprimorar os detalhes.

Aqui ele depois de pronto.

Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder