Ferramentas essenciais para construção de aeromodelos (depron e balsa)

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
arthurinacio
membro
Mensagens: 75
Registrado em: Seg Jun 23, 2014 1:46 pm
Localização: Clementina

Ferramentas essenciais para construção de aeromodelos (depron e balsa)

Mensagem por arthurinacio »

Pessoal, é o seguinte...acho que muitos como eu, iniciantes no aeromodelismo, gostariam de saber quais ferramentas vocês construtores mais experientes acham que não podem faltar na bancada e são essenciais para construção de aeromodelos, sejam eles em balsa ou depron, pois as vezes é complicado se utilizar de gambiarras para fazer alguma peça ou algo, sendo que tendo a ferramenta correta, se evitaria muita dor de cabeça. Enfim, quem puder contribuir sua opinião no tópico, creio que será de grande ajuda a muitos. Obrigado.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Ferramentas essenciais para construção de aeromodelos (depron e balsa)

Mensagem por LaercioLMB »

Olha, ferramenta essencial é complicado, pois todas são essenciais a medida em que vamos construindo.
A primeira coisa são bons estiletes de lâmina larga, pois as estreitas se curvam fácil e os cortes saem tortos.



Esse abaixo para lâminas trapezoidais é ótimo, dá muita firmeza na mão na hora do corte e muito mais segurança para evitar que se corte.



Uma mini retífica é muito boa também para diversos detalhes e quanto melhor for a qualidade dela, mais rápido será de trabalhar.



Tem umas mais baratas sem fio em diversas marcas, mas são são todas iguais. Tenho uma Western e ela é boa dentro de suas limitações, pois toda a ferramenta por melhor que seja, se exigirmos mais do que ela consegue nos dar, vai estragar.



O principal de tudo é ter uma bancada para trabalhar, sem ela fica complicado, pois as vezes cortando um depron podemos marcar a mesa da cozinha e aí já viu, tá feita a encrenca.

Uma morsinha de bancada é ótima também, mas evite pegar aquelas com ventosa. Não são ruins, mas o local tem que ser muito liso para a ventosa pegar e quando a borracha da ventosa ressecar já era tudo. Eu tenho uma com ventosa e me ficam limitados os locais de instalação dela, por isso recomendo as de fixação por pressão.



Além disso, vai da forma como cada um trabalha e gosta de fazer o serviço, mas certamente quanto mais ferramentas tivermos, mais fácil e rápido será o serviço.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
igorfragoso
membro
Mensagens: 153
Registrado em: Qui Fev 13, 2014 1:42 pm
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: Ferramentas essenciais para construção de aeromodelos (depron e balsa)

Mensagem por igorfragoso »

Eu incluiria como essenciais, alfinetes e grampos multiuso pequenos (alguns usam até pregadores de roupa nessa função). E por aí vai...
JeanCS
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Qui Abr 13, 2017 7:11 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Ferramentas essenciais para construção de aeromodelos (depron e balsa)

Mensagem por JeanCS »

Fundamentais também são boas réguas (gosto de alumínio), esquadros e uma pequena prateleira pelo menos pra arrumar tudo e ter acesso rápido, e uma lixeira!
Inteligente não é quem sabe para onde ir, mas quem aprendeu para onde não deve voltar...
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Ferramentas essenciais para construção de aeromodelos (depron e balsa)

Mensagem por LaercioLMB »

igorfragoso escreveu:Eu incluiria como essenciais, alfinetes e grampos multiuso pequenos (alguns usam até pregadores de roupa nessa função). E por aí vai...



Bem lembrado.
Tenho uma caixinha de alfinetes com cabeça acrílica utilizados em costura que são muito úteis para pré fixar as peças enquanto a cola seca.



Tenho um jogo desses grampos que encontrei em uma loja de 1,99 e custaram bem baratinho e funcionam muito bem

Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
hermesed
membro
Mensagens: 520
Registrado em: Qui Mai 31, 2007 8:12 am
Localização: São Paulo/SP - Zona Sul

Re: Ferramentas essenciais para construção de aeromodelos (depron e balsa)

Mensagem por hermesed »




Matar um leão por dia é fácil...difícil é desviar das antas !!!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Ferramentas essenciais para construção de aeromodelos (depron e balsa)

Mensagem por LaercioLMB »

Cola quente eu particularmente não acho uma boa, pesa muito na construção.
Mas as demais ferramentas são ótimas sim. como não trabalhamos diretamente com eletrônica, o ferro de solda é bom ser um de pelo menos 80W para garantir uma boa solda nos conectores de bateria e motores. Ferro de solda de 30W que é o mais comum, não aquece muito bem para soldar os terminais de bateria e a qualidade da solda fica muito ruim.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Ferramentas essenciais para construção de aeromodelos (depron e balsa)

Mensagem por Douglas Lenz »

Arthur
Bah! Lista com foto e tudo... que luxo!!

Minha contribuição vai sem foto mesmo.
- Paquimetro
- Régua com centimetros e polegadas
- Régua grande metal para guiar do corte do estilete.
- "Taquinhos" de madeira ou borracha para calçar lixas
- Fita crepe de boa qualidade (recomendo as de uso em chapeação e pintura, para isolar carro para pintura)
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz
igorfragoso
membro
Mensagens: 153
Registrado em: Qui Fev 13, 2014 1:42 pm
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: Ferramentas essenciais para construção de aeromodelos (depron e balsa)

Mensagem por igorfragoso »

Douglas Lenz escreveu:Arthur
Bah! Lista com foto e tudo... que luxo!!

...
- "Taquinhos" de madeira ou borracha para calçar lixas
...)


Bom, também não tenho fotos, mas como lembrou o colega, alguns restos de material acabam tendo importâncias nas montagens. Eu tenho guardados uns cartões de crédito desativados, cujo plástico é util em certas funções. Como sou da velha guarda, comecei minha vida profissional como projetista de circuitos impressos e naquela época, desenhavamos os circuitos direto em filme de poliéster (nem sei se ainda existe isso) e ainda possuo muitos retalhos desse filme, que uso como dobradiça para profundor e leme. Mas penso que existem outros materiais que podem ser usados na mesma função.
arthurinacio
membro
Mensagens: 75
Registrado em: Seg Jun 23, 2014 1:46 pm
Localização: Clementina

Re: Ferramentas essenciais para construção de aeromodelos (depron e balsa)

Mensagem por arthurinacio »

Show pessoal! Muito obrigado pela contribuição de vocês com o tópico. Acredito que será de grande ajuda para os iniciantes.
Responder