primeiro modelo(mais ou menos)

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
ferenzmice
membro
Mensagens: 27
Registrado em: Qui Fev 16, 2012 6:01 pm
Localização: Itá,Santa Catarina
Contato:

primeiro modelo(mais ou menos)

Mensagem por ferenzmice »

Bem desde dezembro comprei um kit com o basico para construir meu proprio modelo, so que ate hj o maximo que eu consegui foi voar 10m em linha reta :v vou tentar fazer um novo mas preciso de ajuda, na parte eletronica eu tenho um motor a2122 de 14000kv uma helice 8x6 um esc de 30 A uma bateria 3s 2200mah 4 servos e pa qual modelo me recomendam? e que tamanho devo fazer ele ? qual angulo devo colocar o motor tbm? pq ele puxa .-.
Editado pela última vez por ferenzmice em Seg Fev 05, 2018 10:32 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: primeiro modelo

Mensagem por Douglas Lenz »

ferenzmice

A primeira e mais básica de todas as perguntas é: Tu sabes voar?
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz
ferenzmice
membro
Mensagens: 27
Registrado em: Qui Fev 16, 2012 6:01 pm
Localização: Itá,Santa Catarina
Contato:

Re: primeiro modelo

Mensagem por ferenzmice »

Douglas Lenz escreveu:ferenzmice

A primeira e mais básica de todas as perguntas é: Tu sabes voar?


olha tenho umas 300 hr no simulador .-. o problema foi na construcao mesmo, no primeiro ficou com cg errado, no segundo nao coloquei angulo no motor no terceiro que era um pusher fiz o profundor com angulo ai o aviao fazia curva sozinho .-. todos esses eram feitos com isopor normal que eu achava na papelaria, agr comprei varetas de fibra de vidro e depron pra fazer um certo
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: primeiro modelo

Mensagem por LaercioLMB »

300 horas de simulador, tá, e decolagens e pousos como está se saindo? O número de pouso tem que ser igual ao de decolagens, quando muito, 10 % de diferença.
Lá em cima qualquer mané mantém um aeromodelo (sem querer ofender), mas se não souber decolar e pousar, não sabe pilotar um aeromodelo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
ferenzmice
membro
Mensagens: 27
Registrado em: Qui Fev 16, 2012 6:01 pm
Localização: Itá,Santa Catarina
Contato:

Re: primeiro modelo

Mensagem por ferenzmice »

LaercioLMB escreveu:300 horas de simulador, tá, e decolagens e pousos como está se saindo? O número de pouso tem que ser igual ao de decolagens, quando muito, 10 % de diferença.
Lá em cima qualquer mané mantém um aeromodelo (sem querer ofender), mas se não souber decolar e pousar, não sabe pilotar um aeromodelo.


meu problema nao e esse mano. meus avioes na decolagen vao certinho o problema e dps os 2 primeiros faziam torque roll por causa do motor e o terceiro ru nao sei
Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Re: primeiro modelo

Mensagem por brunobragantine »

Primeiro que torque roll quem faz é o piloto e é uma manobra difícil de se executar por sinal, nunca vi aeromodelo faze-la sozinho... segundo se com torque roll você quis dizer que o aeromodelo cabra (sobe) muito é por que ta com peso de cauda por causa de CG desajustado
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
ferenzmice
membro
Mensagens: 27
Registrado em: Qui Fev 16, 2012 6:01 pm
Localização: Itá,Santa Catarina
Contato:

Re: primeiro modelo

Mensagem por ferenzmice »

brunobragantine escreveu:Primeiro que torque roll quem faz é o piloto e é uma manobra difícil de se executar por sinal, nunca vi aeromodelo faze-la sozinho... segundo se com torque roll você quis dizer que o aeromodelo cabra (sobe) muito é por que ta com peso de cauda por causa de CG desajustado


bom por incrive que pareca nao .-. tem um negocio chamado trus line ou trust angle e eu nao sabia dele antes os 2 avios em que ele fez isso eram asa alta o angulo que o motor tava puxando era diferente do cg eu so acelerava e com o torque do motor ele girava o aviao tipo isso: http://prntscr.com/iankoz
ferenzmice
membro
Mensagens: 27
Registrado em: Qui Fev 16, 2012 6:01 pm
Localização: Itá,Santa Catarina
Contato:

Re: primeiro modelo

Mensagem por ferenzmice »

um exemplo de como eu deveria tem feito o angulo http://prntscr.com/ianl8v
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: primeiro modelo(mais ou menos)

Mensagem por LaercioLMB »

Tork & roll é uma manobra em que o aeromodelo fica pendurado pelo motor (tork) e em alguns momentos ele gira no próprio eixo (roll).

O video abaixo te dará uma noção do que é tork & roll.



Primeiro - Inclinação do motor para baixo em média de 2° é para evitar o arrasto das asas superiores forçarem o aeromodelo para trás e o motor tender a levantar o nariz do aeromodelo.

Segundo - inclinação do motor para a direita (aeromodelo sempre visto de trás para a frente, nunca o contrário) que também é em média de 2° e isso tem a função de diminuir o efeito torque do motor sobre o eixo do aeromodelo, pois ao girar a hélice o motor faz força que com isso, tende a girar o aeromodelo para a esquerda e essa inclinação tende a diminuir o máximo possível isso.


Te recomendo ler isso antes.

app.php/page/artigo_iniciando

app.php/page/artigo_asas

app.php/page/artigo_aviao

Terceiro, tem que aprender o nome correto das coisas para poder se expressar melhor aqui e na pista, assim todos entenderão (entenderam é no passado) o que você quer dizer e assim poder te ajudar melhor.

Quarto - aprender a pousar no simulador é necessário e não uma opção.

Você pode dizer que sabe muita coisa e até pode saber mesmo, mas se não sabe, está mentindo somente para você mesmo, pois pra gente tanto faz se sabe ou não, só tentamos te ajudar a aprender tudo o que realmente tem que aprender.

Quinto - se não tem noção ainda de como um avião voa e de suas proporções, use somente plantas para iniciar a construir, não faça nada no achômetro, pois aeromodelo só traz problema no achômetro e você nunca saberá onde está o problema e nós menos ainda, pois seguimos a premissa que você esteja construindo algo dentro dos padrões e te daremos respostas seguindo esses padrões e se você não os segue, nossas respostas em nada te ajudarão (ajudaram é no passado).


PS: Desculpe utilizar de conjugação verbal aqui, pois tem outros que escrevem errado o tempo das coisas e fica mais difícil ainda ajudar esses que nem se expressar conseguem.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
ferenzmice
membro
Mensagens: 27
Registrado em: Qui Fev 16, 2012 6:01 pm
Localização: Itá,Santa Catarina
Contato:

Re: primeiro modelo(mais ou menos)

Mensagem por ferenzmice »

Ta sobre o tork & roll meu aviao fez exatamente isso que esta no video ele saiu do chao e sem eu mecher no stick do profundor ele subiu e fez isso, sobre minha escrita errada bem desculpe '-' escrevo muito rapido e nao revizo, eu segui a planta no primeiro modelo era um piper cub, a unica coisa que eu fiz de diferente foi deichar a ponta da asa reta ao inves da curva que ela tem, bem dei uma lida nos links e realmente tem umas coisas que eu tenho que resolver, quando chegar o depron eu vou montando devagar e posto aki
Responder