primeiro modelo(mais ou menos)

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
ferenzmice
membro
Mensagens: 27
Registrado em: Qui Fev 16, 2012 6:01 pm
Localização: Itá,Santa Catarina
Contato:

Re: primeiro modelo(mais ou menos)

Mensagem por ferenzmice »

Ainda estou indeciso quanto a qual modelo devo construir, devo fazer um asa alta normal ou eu posso fazer um piblano de voo mais docil como o tiger? tem muita diferença na construção cg e etc?
Avatar do usuário
andersona3ita
membro
Mensagens: 115
Registrado em: Qua Fev 13, 2013 10:37 pm
Localização: Itamarandiba, MG

Re: primeiro modelo(mais ou menos)

Mensagem por andersona3ita »

ferenzmice escreveu:Ainda estou indeciso quanto a qual modelo devo construir, devo fazer um asa alta normal ou eu posso fazer um piblano de voo mais docil como o tiger? tem muita diferença na construção cg e etc?


Jovem seguinte, dicas de quem sofreu muito para aprender e construir sozinho.
Quando iniciamos no aeromodelismo vemos muitos vídeos do pessoal voando cada aeromodelo bonito e pousando bonito, mas a triste realidade é que para chegar nesse ponto demora muito até ter domínio do aeromodelo em qualquer circunstâncias, e mesmo com prática se vacilar lenha. Outro detalhe a construção do aeromodelo irá refletir diretamente em voo, aeromodelo desalinhado, torto, fora do CG, muito comando de airelon, leme e profundor, ocasionará um voo estranho e com muitas lenhas.

vou relacionar alguns tópicos que você deve fazer e colocar na cabeça antes de iniciar a construção e tentar voar.
1- brinque com simulador, coloque vento para treinar.
2- Escolha um modelo de fácil construção e de preferência triciclo( os modelos triciclos são mais fáceis para decolar e pousar, pois auxiliam o piloto quando são bem feitos). Exemplo ugly Stick, de 120cm de asa.
3-Alinhe muito bem, motor, asa, leme e profundor. Quando essas partes estão desalinhadas o voo fica péssimo ou impossível. Muito cuidado com o CG do aeromodelo, deixe ele levemente para frente, se ficar com peso de cauda será lenha na certa.
4- quando for montar o aero, coloque pouco comando nas partes móveis, como airelon, profundor e leme. muito comando só funciona quando você já tem domínio do modelo.
5- Escolha um local e horário adequado para testar. O local deve ser aberto, sem casas, árvores ou rede elétrica perto. Os horários mais adequados para voo do iniciante, seria antes das 9horas e depois das 5 horas. Nesses horários normalmente tem pouco vento, se estiver com vento um pouco forte nem tente.
6- Ao decolar e pousar, deve ser sempre contra o vento, dessa forma fica mais fácil um pouco.
7- Evite movimentos bruscos nos comandos, faça um voo com movimentos suaves para evitar possíveis problemas em voo.

Espero ter lhe ajudado.
Avatar do usuário
wagnerbarro
membro
Mensagens: 78
Registrado em: Ter Dez 27, 2011 10:20 pm
Localização: São Carlos

Re: primeiro modelo(mais ou menos)

Mensagem por wagnerbarro »

ferenzmice escreveu:Ainda estou indeciso quanto a qual modelo devo construir, devo fazer um asa alta normal ou eu posso fazer um piblano de voo mais docil como o tiger? tem muita diferença na construção cg e etc?


fique longe, muito longe de biplano. Se construir um treinador no começo já é dificil, biplano é pior. Apontando apenas um dos problemas: você tem duas asas para manter alinhadas corretamente! Fora que, na maioria dos biplanos (pelo menos é a experiência que tenho com os 3 que possuo), o pouso é mais chato do que com um treinador (mesmo no caso de biplanos "trainers"). Se com o stick eu consigo pousar sem motor, isso já é mais complicado com os biplanos. Apesar de se aproximarem lentamente, se você tira o motor, é quase certeza de lenha. Fora a questão de stoll, etc...

Siga o que o pessoal disse: stick ou mesmo o scoutcessna. Comece com treinador asa alta, eles possuem diedro e ajudam na estabilidade. Aprenda a pousar, decolar, treine isso até não aguentar mais. Aprenda a usar leme em curvas, faça circuitos simples.

Mais um detalhe: não subestime um aero treinador. Piloto avançado ou não, o treinador sempre estará presente em sua vida, pode ter certeza.
Avatar do usuário
andersona3ita
membro
Mensagens: 115
Registrado em: Qua Fev 13, 2013 10:37 pm
Localização: Itamarandiba, MG

Re: primeiro modelo(mais ou menos)

Mensagem por andersona3ita »

wagnerbarro escreveu:
ferenzmice escreveu:Ainda estou indeciso quanto a qual modelo devo construir, devo fazer um asa alta normal ou eu posso fazer um piblano de voo mais docil como o tiger? tem muita diferença na construção cg e etc?


fique longe, muito longe de biplano. Se construir um treinador no começo já é dificil, biplano é pior. Apontando apenas um dos problemas: você tem duas asas para manter alinhadas corretamente! Fora que, na maioria dos biplanos (pelo menos é a experiência que tenho com os 3 que possuo), o pouso é mais chato do que com um treinador (mesmo no caso de biplanos "trainers"). Se com o stick eu consigo pousar sem motor, isso já é mais complicado com os biplanos. Apesar de se aproximarem lentamente, se você tira o motor, é quase certeza de lenha. Fora a questão de stoll, etc...

Siga o que o pessoal disse: stick ou mesmo o scoutcessna. Comece com treinador asa alta, eles possuem diedro e ajudam na estabilidade. Aprenda a pousar, decolar, treine isso até não aguentar mais. Aprenda a usar leme em curvas, faça circuitos simples.

Mais um detalhe: não subestime um aero treinador. Piloto avançado ou não, o treinador sempre estará presente em sua vida, pode ter certeza.


Concordo com você, com aero treinador você consegue fazer algumas manobras. como voo invertido, loop, rasante, parafuso, etc.
ferenzmice
membro
Mensagens: 27
Registrado em: Qui Fev 16, 2012 6:01 pm
Localização: Itá,Santa Catarina
Contato:

Re: primeiro modelo(mais ou menos)

Mensagem por ferenzmice »

Ok nao achei a plantado scoutcessna. quanto ao tamanho 1,2 de asa? 1 m? eu tenho 2 que eu fiz uma em p3 que ta muito detonada e outra que eu acho q seja p5 http://prntscr.com/ibw1gq mas acho q vou fazer uma nova toda em depron
Avatar do usuário
wagnerbarro
membro
Mensagens: 78
Registrado em: Ter Dez 27, 2011 10:20 pm
Localização: São Carlos

Re: primeiro modelo(mais ou menos)

Mensagem por wagnerbarro »

ferenzmice escreveu:Ok nao achei a plantado scoutcessna. quanto ao tamanho 1,2 de asa? 1 m? eu tenho 2 que eu fiz uma em p3 que ta muito detonada e outra que eu acho q seja p5 http://prntscr.com/ibw1gq mas acho q vou fazer uma nova toda em depron


tentei te enviar a planta do scoutcessna por mp, mas diz que o arquivo é muito grande. Você pode também fazer um stick com diedro. Se quiser, mande teu e-mail que te envio as plantas. Nelas você já encontra as envergaduras.

Tente fazer uma nova asa. Pessoalmente, prefiro usar arco de corte com fio quente. Em todo caso, Respeite o perfil (scoutcessna e stick utilizam clarck y). Óbvio que você também poderá fazer em depron (o laércio fez algumas asas estruturada de depron viewtopic.php?t=108011, mas veja que exige técnica, paciência e não é para qualquer um). Tem a possibilidade também de fazer igual o povo da flitest (procure as construções deles em https://www.flitetest.com/). Enfim, existe muita informação que estão ai para ser lida e estudada.
ferenzmice
membro
Mensagens: 27
Registrado em: Qui Fev 16, 2012 6:01 pm
Localização: Itá,Santa Catarina
Contato:

Re: primeiro modelo(mais ou menos)

Mensagem por ferenzmice »

Obrigado a todos, vou tentar fazer todo em deprom mesmo, essa asa que eu tenho ta muito pesada e meio danificada, tenho mais algumas duvidas mas vou faze-las enquanto estiver construindo, a parte ruim e que meu depron vai atrasar e provavelmente so vai chegar depois do carnaval
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: primeiro modelo(mais ou menos)

Mensagem por LaercioLMB »

Cara, notei que a sua experiência com construção é a básica das básicas, pois te falta ainda certos conhecimentos sobre aviação. Isso não é ruim, todos nós um dia estivemos onde você está agora e evoluímos assim como você também evoluirá.
Se conselho fosse bom era vendido e não dado, mas vamos lá.
Todo o dinheiro que você vai gastar comprando material para fazer um que corre o risco de não ficar bom, invista em um kit pronto para montar, assim você começa com algo mais confiável, onde te trará noções de proporções reais e irá aprender a construir os seus.
Eu não sou dos melhores construtores, mas quando comecei, foi com kits em madeira balsa, onde você descartava as peças previamente cortadas de uma chapa e as colava conforme a planta que vinha junto. Foi aí que eu comecei a aprender como construir um aeromodelo (aprender a voar já é outra história) e com isso fui adquirindo cada vez mais conhecimentos até eu poder me aventurar a construir o meu próprio modelo.
Ninguém aprende a correr sem ter aprendido a andar antes, por tanto, te aconselho a investir inicialmente em um kit de aeromodelo treinador asa alta.

Tem uns links abaixo que se não forem permitidos, peço ao moderador que apague se esses links estiverem contra as regras, mas não tenho nenhum conhecimento dos vendedores e tão pouco os estou indicando para comprar deles, são somente exemplos de kit que são vendidos.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... inador-_JM

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... depron-_JM

Esse é o mais simples de montar e aprender a voar e principalmente de consertar, mas tem diversos outros vendedores do mesmo kit com preços diferentes, basta você procurar.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... inador-_JM

Olha esse bem baratinho.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... depron-_JM

Esse requer um pouco mais de habilidade para alinhar, mas te ajuda a ter noção disso também, pois aeromodelo um pouquinho torto será problema lá em cima depois.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
ferenzmice
membro
Mensagens: 27
Registrado em: Qui Fev 16, 2012 6:01 pm
Localização: Itá,Santa Catarina
Contato:

Re: primeiro modelo(mais ou menos)

Mensagem por ferenzmice »

Bem eu entendo que seria muito mais facil eu simplesmente comprar um kit pronto, mas eu quero fazer o meu proprio .-. eu acho mais legal montar e voar o proprio modelo do que simplesmente pegar umas partes soltas e juntar tudo, isso pode parecer meio besta mas eu sou assim :v
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: primeiro modelo(mais ou menos)

Mensagem por LaercioLMB »

ferenzmice escreveu:Bem eu entendo que seria muito mais facil eu simplesmente comprar um kit pronto, mas eu quero fazer o meu proprio .-. eu acho mais legal montar e voar o proprio modelo do que simplesmente pegar umas partes soltas e juntar tudo, isso pode parecer meio besta mas eu sou assim :v


Aprenda a andar antes de aprender a correr.
A dica é essa, mas o dinheiro é seu, gaste-o como achar melhor.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder