Motor DLE55ra falhando em voo

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
FelipeFrie1
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Seg Jun 21, 2010 11:52 am
Localização: Sinop - Mato Grosso

Re: Motor DLE55ra falhando em voo

Mensagem por FelipeFrie1 »

Bom dia amigos, acho que resolvi o problema do meu motor.. na segunda feira abrimos o cabeçote do motor para analisar o pistão e anel e outras partes internas do motor, e a cabeça do pistão estava repleta de carvão, e algumas fagulhas de carbono, e também na parte interna do cabeçote onde fica a vela estava cheia de uma crosta de carvão e carbono, em uma revisão anterior foi jogado uma pequena quantidade de descarbonizante diretamente em cima do pistão e então chegamos a conclusão de que quando o motor esquentava e chegava na temperatura de trabalho essas partes q tiveram contato com o descarbonizante se soltavam e entravam em contato direto com a vela, prejudicando a faísca, e assim ocasionando os cortes no motor.. após a limpeza mudei tbm o combustível para a Gasolina Podium + Oleo Motul 800, a quantidade de oleo é a mesma que usava antes no oleo sthil 30ml, e ontem fiz 6 voos sem nenhum problema, apenas aqueles pipoco que são ajustados com a regulagem certa, no próximo final de semana quero voar mais e ter a certeza definitiva de que conseguimos resolver a pane rsrs, segue fotos de como estava e como ficou após a limpeza!!

Antes



Depois


Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Re: Motor DLE55ra falhando em voo

Mensagem por Paulinho »

Show!!!
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
FelipeFrie1
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Seg Jun 21, 2010 11:52 am
Localização: Sinop - Mato Grosso

Re: Motor DLE55ra falhando em voo

Mensagem por FelipeFrie1 »

Na verdade o que acontecia é chamado de pré-ignição, pq quando o motor atinge a temperatura normal de trabalho esse carvão que se forma em cima do pistão acaba ficando incandescente e acaba queimando o combustível na hora errada, ou seja quando o pistão está subindo ele da a queima, e por isso o motor da esses cortes durante o voo, fica a dica ai pessoal, acredito que não seja um problema tão comum, mas no meu caso ocorreu isso, e acabou com meus últimos fios de cabelo pensando em como solucionar a pane kkkkk, amanha vou voar novamente pra matar a pane de vez!!!! abraço.
Avatar do usuário
ika
membro
Mensagens: 373
Registrado em: Dom Out 02, 2011 12:35 pm
Localização: Brasnorte Mato Grosso

Re: Motor DLE55ra falhando em voo

Mensagem por ika »

Boa noite , quanto tempo de uso esta seu motor ?
FelipeFrie1
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Seg Jun 21, 2010 11:52 am
Localização: Sinop - Mato Grosso

Re: Motor DLE55ra falhando em voo

Mensagem por FelipeFrie1 »

Pouco menos de 1 ano de uso, em junho fara 1 ano do primeiro voo, estava usando Avgas + oleo Sthill 33ml de oleo por litro de gasolina!!
Avatar do usuário
ika
membro
Mensagens: 373
Registrado em: Dom Out 02, 2011 12:35 pm
Localização: Brasnorte Mato Grosso

Re: Motor DLE55ra falhando em voo

Mensagem por ika »

Bom dia, caramba tenho um igual e esta com um ano e meio de uso e não apresenta nada desse carvão na cabeça do pistão , uso VPower e óleo sthill também , com uma hélice de madeira da master 22x8 consigo um RPM de 6800 , o aero no ar quando acelerado parece um boi berrando kkkkkkk, mas abraço testa ai e nos conte .
FelipeFrie1
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Seg Jun 21, 2010 11:52 am
Localização: Sinop - Mato Grosso

Re: Motor DLE55ra falhando em voo

Mensagem por FelipeFrie1 »

Bom dia pessoal, finalmente a pane foi solucionada rsrs, e detalhe, não era o excesso de carvão e nem a pré-ignição que falei.. logico que a limpeza foi eficiente, em relação ao trabalho do motor e para evitar problemas futuros, mas a o problema todo estava sendo causado por um pequeno item que não foi checado antes dos outros rsrs.. a chave on/off da ignição, no sábado apos a limpeza do motor fiz 3 voos, e em 2 ele apresentou o problema, fiquei louco de raiva rsrs, e parti para o ultimo item que não havia checado, liguei a bateria direto no conector da ignição, e então fiz 5 voos de 10 minutos sem nenhum problema!!!
Avatar do usuário
Caiego
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 5:08 pm
Localização: São Domingos do Prata,MG

Re: Motor DLE55ra falhando em voo

Mensagem por Caiego »

Ainda bem que essa chave não estava no receptor, já pensou que beleza?
Trem bom é coisa boa, trem ruim é o que não presta.
FelipeFrie1
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Seg Jun 21, 2010 11:52 am
Localização: Sinop - Mato Grosso

Re: Motor DLE55ra falhando em voo

Mensagem por FelipeFrie1 »

Pois é amigo.. nem me fale, a do receptor estou usando a chave da JR.. na ignição optei por uma mais simples, está ai o resultado rsrs.
Avatar do usuário
ika
membro
Mensagens: 373
Registrado em: Dom Out 02, 2011 12:35 pm
Localização: Brasnorte Mato Grosso

Re: Motor DLE55ra falhando em voo

Mensagem por ika »

Responder