calculo de empuxo

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: calculo de empuxo

Mensagem por LaercioLMB »

Tem o diâmetro da hélice, tem o passo dela, com um tacometro pode ler o rpm e assim calcular o empuxo. Simples assim.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Morellif1
membro
Mensagens: 191
Registrado em: Ter Mar 19, 2013 5:55 pm

Re: calculo de empuxo

Mensagem por Morellif1 »

LaercioLMB escreveu:Tem o diâmetro da hélice, tem o passo dela, com um tacometro pode ler o rpm e assim calcular o empuxo. Simples assim.


A curva de eficiência propulsiva por razão de avanço já leva em consideração diâmetro, passo, e mais outros parâmetros, portanto você não precisa levar em conta isso da forma que falei. É mais confiável do que usar esses métodos simplificados e te retorna tração dinâmica.

Mas enfim, se quiser estimar por alto o empuxo dá sim pra usar um proptest usando hélice e RPM.

Depende do que se quer fazer com esse valor, se for só pra ter uma ideia, joga logo no Proptest mesmo, ou pega um valor que alguém já mediu, se for pra determinar desempenho da aeronave, obtenha a tração dinâmica.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: calculo de empuxo

Mensagem por LaercioLMB »

Tanto dá certo que softwares de cálculo de empuxo, dão o mesmo resultado. Você não tem potência em Watts do motor, isso por si só já dificulta de chegar em um resultado mais próximo. Você sabe a velocidade de voo do aeromodelo? Outro fator que dificulta um pouco o cálculo de empuxo, embora eu tenha colocado aqui a fórmula de cálculo de velocidade, mas precisa também do rpm do motor. RCCalc, Drivecalc e outros, dão os mesmos resultados da fórmula que eu passei. A sua fórmula é muito boa, mas precisamos de dados mais específicos para se ter um resultado real, pois do contrário, os resultados encontrados serão muito diferentes de um resultado estático que está mais dentro do dinâmico, já que temos dados mais precisos para os cálculos.
Se eu definir portência de 800W, terei um resultado, se eu definir 750W ou 850W ou 900W, serão resultados bem diferentes sem eu saber a potência real do motor. Nas especificações do motor diz ser 1000W. Beleza, mas em que condições de esforço? É o mesmo que tentar utilizar o KV de um motor sem nenhuma carga. Por isso um tacômetro, diâmetro e passo de uma hélice te dão resultados mais precisos nessas situações.
Não sou o dono da razão e cada um usa o que achar mais viável, desde que possa obter dados mais corretos no final dos cálculos.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Morellif1
membro
Mensagens: 191
Registrado em: Ter Mar 19, 2013 5:55 pm

Re: calculo de empuxo

Mensagem por Morellif1 »

LaercioLMB escreveu:Tanto dá certo que softwares de cálculo de empuxo, dão o mesmo resultado. Você não tem potência em Watts do motor, isso por si só já dificulta de chegar em um resultado mais próximo. Você sabe a velocidade de voo do aeromodelo? Outro fator que dificulta um pouco o cálculo de empuxo, embora eu tenha colocado aqui a fórmula de cálculo de velocidade, mas precisa também do rpm do motor. RCCalc, Drivecalc e outros, dão os mesmos resultados da fórmula que eu passei. A sua fórmula é muito boa, mas precisamos de dados mais específicos para se ter um resultado real, pois do contrário, os resultados encontrados serão muito diferentes de um resultado estático que está mais dentro do dinâmico, já que temos dados mais precisos para os cálculos.
Se eu definir portência de 800W, terei um resultado, se eu definir 750W ou 850W ou 900W, serão resultados bem diferentes sem eu saber a potência real do motor. Nas especificações do motor diz ser 1000W. Beleza, mas em que condições de esforço? É o mesmo que tentar utilizar o KV de um motor sem nenhuma carga. Por isso um tacômetro, diâmetro e passo de uma hélice te dão resultados mais precisos nessas situações.
Não sou o dono da razão e cada um usa o que achar mais viável, desde que possa obter dados mais corretos no final dos cálculos.


Correto, Laercio. São abordagens distintas que podem funcionar. Como você mesmo falou, depende dos dados que você consegue obter.

Particularmente eu uso o método que passei, pois se eu pego um ou mais valores de alguém que mediu o empuxo com uma hélice conhecida, eu consigo retirar a potência com a curva de eficiência de forma bem precisa, sem fazer nenhum ensaio, e replicar o resultado com outras hélices desde que eu tenha as curvas, o que eu particularmente acho muito prático, pois se eu encontro um artigo com ensaio de diferentes hélices eu consigo comparar de forma precisa várias hélices. Aí é que está, no meu ponto de vista a maior vantagem desse método, pois consigo comparar várias hélices antes de comprá-las com o motor desejado e na aeronave desejada pra escolher a que melhor se adeque ao objetivo.

Sobre a velocidade, novamente depende do propósito do calculo, se for pra ter apenas uma ideia, realmente, provavelmente a velocidade não será conhecida por quem está tentando calcular, mas se o objetivo for determinar o desempenho da aeronave, certamente a velocidade será conhecida.

Depende do objetivo. Acho que o amigo acima de fato procura uma opção pratica como um proptest. Porém, postei essa outra alternativa que uso pois vi que o tópico foi aberto por outro amigo que queria de fato calcular o empuxo, sendo assim, assumi que não queria um aproximação apenas. Mas só depois vi que tem alguns anos que o amigo, abriu o tópico :lol: provavelmente nem está mais por aqui.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: calculo de empuxo

Mensagem por LaercioLMB »

KKKKKKKKKKKKKKKK. Quem abriu o tópico realmente nem deve mais acompanhar, escrevi pois outro ressuscitou o tópico dando continuidade ao assunto, coisa que achei bem interessante, pois não espalha uma mesma informação, deixando tudo em um só local, mais fácil de ser encontradas respostas pela maioria.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder