Handaro P49 - Um Warbird Diferente [em Balsa]

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Rho
membro
Mensagens: 950
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 7:14 am
Localização: Monte Alto , São Paulo
Contato:

Handaro P49 - Um Warbird Diferente [em Balsa]

Mensagem por Rho »

Minha intensão é projetar e construir um Warbird elétrico, em balsa e compensado.

Minha ideia inicial é desenhá-lo a partir dos modelos da época da WWII, então ele será uma "média" dos modelos , e consequentemente terá o jeitão de um Warbird!!!!

Será minha primeira construção com asa trapezoidal, e para facilitar as coisas pretendo detalhar muito bem a planta, para cortar as peças a laser.

Como os Warbirds escolhidos de modelo, será um asa baixa, com diedro, mas nesta primeira versão não construirei a asa com trens retráteis. Quem sabe futuramente....

Minha experiencia é com motores para areos de 140 cm de envergadura, baterias 4S - provavelmente utilizarei um antigo Turnigy SK 3548 de 900 kv ou um Turnigy G32, pois estou acostumado com essas configurações e sei que dão conta do recado!!!

Estou disposto a utilizar um perfil NACA 2413.

A quem queira seguir o projeto, a construção e me ajudar peço paciência pois será um processo lento!!!
Anexos
bf 109.jpg
bf 109.jpg (26.31 KiB) Exibido 10465 vezes
a6m-zero.jpg
a6m-zero.jpg (28.49 KiB) Exibido 10465 vezes
P40.jpg
P40.jpg (21.05 KiB) Exibido 10465 vezes
p51.jpg
p51.jpg (33.49 KiB) Exibido 10465 vezes
Editado pela última vez por Rho em Qui Mar 28, 2019 7:12 pm, em um total de 1 vez.
Voltando aos poucos.....
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Handaro P49 - Um Warbird Diferente [em Balsa]

Mensagem por LaercioLMB »

Dica. Se vai usar desenhos em 3 vistas, eles não são plantas e algumas coisas tem que serem alteradas para se tornarem aeromodelos bons.
Já fiz isso de usar desenhos em 3 vistas e o modelo teve tendências, tive que fazer algumas alterações para que voasse bem.
Desenhos em 3 vistas não são plantas e não serve como plantas. Motivo? Ao fazer um avião em escala menor, podemos reduzir muitas coisas, mas a densidade e viscosidade do ar nunca poderemos mudar e com isso, as características de voo de um aeromodelo não batem com as medidas de um avião real.
Quer fazer, faça, a escolha é sua, mas certamente o modelo não terá todo o desempenho e manobrabilidade que poderia ter se seguidas as regras de um aeromodelo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Rho
membro
Mensagens: 950
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 7:14 am
Localização: Monte Alto , São Paulo
Contato:

Re: Handaro P49 - Um Warbird Diferente [em Balsa]

Mensagem por Rho »

Caro LaercioLMB,

Vou utilizar as imagens superior e lateral para fazer meu próprio desenho, nem de perto será um "escala". Eu joguei as imagens dentro do AutoCAD e escalonei todas elas para uma envergadura de 140 cm e pelas silhuetas vou fazer meu modelo.

Deve voar bem, assim espero, pois vou repetir muitas das técnicas e das variáveis que venho utilizando na elaboração de outros projetos... Construir um Aeromodelo Rádio Controlado, sem o esforço para que seja um modelo legal de brincar e de voar, é um pouco "desrespeitoso" para com o nosso Hobby. Penso que para servir de aprendizado, devo sempre tomar decisões que visem um "bom voador", dedicar um pouco de tempo planejando e projetando como será o resultado final. Daí, quando o modelo estiver pronto, fizer a estréia, ser trimado, tiramos conclusões úteis sobre onde acertamos e sobre onde erramos, para que no próximo não cometamos as mesmas falhas dos anteriores.

Colocadas estas considerações, digo que concordo plenamente com suas colocações, fico esperando suas dicas - até agora não capitei uma dica, apenas um alerta, kkkkk - com a seguintes ressalvas:

1. não tenhamos medo de nos aventurar no Hobby, se não voar bem, alguma lição fica;
2. geralmente quando tem o "jeitão de avião", voa legal;
3. muito cuidado na construção, é necessário capricho, alinhamento, lixar muito, reforçar o que for necessário e não exagerar, só por exagerar...
4. não somos engenheiros aeronáuticos, somos amadores, curiosos, preguiçosos e doidos que voam com os pés no chão


-------------------------------------------------------------

Handaro P49

Meu nome é Randal, e nos idos tempos de comprar aquele monte de coisas da China, um amigo do campo me apelidou Handaro, por isso o modelo vai se chamar Handaro. E P49 é porque estou com 49 anos, e para ficar entre o P47 e o P51!!! Achei que as brincadeiras valeriam o nome!!!!

-------------------------------------------------------------

NACA 2413

Um perfil que é "garantia" de bom vôo.
Semi simétrico com 2% de camber e 13% de espessura.
Em aeromodelos a espessura da asa geralmente fica 11 e 15%, de modo geral aeromodelos rápidos e elétricos podem ter um número mais baixo, motorização a combustão e vôo escala geralmente 15%.
Maiores informações: http://airfoiltools.com/airfoil/naca4digit
Esses são padrões que eu sigo, são verdades para mim, se você for um engenheiro aeronáutico nem precisa me corrigir, que é você quem está certo!!!!

-------------------------------------------------------------

Seguem alguns vídeos de modelos que projetei e construí, a partir de vistas dos aviões e que voaram legal:







Voltando aos poucos.....
ricardo_taquara
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Seg Ago 22, 2011 7:43 pm
Localização: Taquara-RS

Re: Handaro P49 - Um Warbird Diferente [em Balsa]

Mensagem por ricardo_taquara »

Achei sensacional a ideia de fazer uma "média" entre os caças da WWII. Já estou curioso pra ver a cara do bicho. Acompanhando.
Avatar do usuário
Luiz_carllloz
membro
Mensagens: 519
Registrado em: Qui Set 10, 2009 10:00 am
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Contato:

Re: Handaro P49 - Um Warbird Diferente [em Balsa]

Mensagem por Luiz_carllloz »

Ótima referência para o nome do modelo, e sim vai voar muito bem porque você tem experiência!
Se hoje os T-25 voam bem é porque lá atrás o percursor me ensinou muitas lições, aliás, tenho ele até hoje e ainda voa!

um abraço!!
Elétricos...Já! - StarCessna - Piper Cherokee - T-25 Universal - ME 109 - AeroIgor - Stearman PT-17
Avatar do usuário
Rho
membro
Mensagens: 950
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 7:14 am
Localização: Monte Alto , São Paulo
Contato:

Re: Handaro P49 - Um Warbird Diferente [em Balsa]

Mensagem por Rho »

Caros ricardo_taquara e Luiz_carllloz;

Que bom que estão acompanhando, e como eu "confiantes"nessa maluquice!!!

Médias dos 6 Caças:

Focke Wulf 190]/ Messerschmitt 109/ Mitsubishi A6M Zero/ Macchi C.205/ Mustang P51/ Yakovlev Yak-9

Espero que quando pronto fique bonito!!!!
Anexos
médias.JPG
médias.JPG (37.34 KiB) Exibido 9980 vezes
Handaro-lado.JPG
Handaro-lado.JPG (34.58 KiB) Exibido 9980 vezes
Voltando aos poucos.....
Avatar do usuário
Marcio Oliveira
membro
Mensagens: 140
Registrado em: Dom Jan 13, 2013 11:52 am
Localização: Americana SP

Re: Handaro P49 - Um Warbird Diferente [em Balsa]

Mensagem por Marcio Oliveira »

Nossa voltei hoje para o hobby e depois de uns 3 anos sem passar pelo evoo, dou de cara com o este camarada gente boa que passou em 2012 a planta do Rhoevoo, o primeiro modelo que construi e voou 100%, camarada Rho vou acompanhar.
Da uma passadinha no meu post: construção do telemaster 47"
"Eu não sou o maior. Sou duplamente o maior. Não só nocauteio meus oponentes, como escolho o round." Muhammad Ali"
Avatar do usuário
marcos soares
membro
Mensagens: 957
Registrado em: Dom Out 18, 2009 9:28 am
Localização: brasilia de minas MG

Re: Handaro P49 - Um Warbird Diferente [em Balsa]

Mensagem por marcos soares »

Vem coisa boa ai galera ... O Rho e o cara .
CNC HOTWIRE
Responder