Ideia de aviao para FPV pros/contras

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
edbfraga
membro
Mensagens: 41
Registrado em: Seg Set 14, 2015 7:58 pm
Localização: Colatina

Ideia de aviao para FPV pros/contras

Mensagem por edbfraga »

Ola pessoa, sou entusiasta do FPV e tenho que lidar com um grande problema, o transporte...
Para driblar esse problema eu recorri a asas voadoras baionetadas, mas me deparei com outros problemas:
1. aumento exagerado do peso por conta da baioneta;
2. dificuldade de ajuste do CG com a mudança da bateria;
3. dificuldade de transportar baterias maiores.

Tendo isso em mente eu pensei em um projeto compacto, aonde eu conseguiria grande sustentação e facilidade na manipulação do CG. Ainda não coloquei essa ideia na prática, mas gostaria que vocês visse e opinassem, isso seria possivel? Veja as vantagens que eu vislumbrei com este projeto:
1. facilidade em lidar com o CG;
2. corpo da aeronave ja funcionara como estabilizador horizontal;
3. grande capacidade de carga;
4. aumento na sustentação;
5. e finalmente, facilidade extrema no transporte, isso porque eu teria 3 peças com 80 cm cada...

Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Ideia de aviao para FPV pros/contras

Mensagem por LaercioLMB »

E a deriva onde está?
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
edbfraga
membro
Mensagens: 41
Registrado em: Seg Set 14, 2015 7:58 pm
Localização: Colatina

Re: Ideia de aviao para FPV pros/contras

Mensagem por edbfraga »

LaercioLMB escreveu:E a deriva onde está?


A dianteira da aeronave é triangular e funciona como “Leme”, ajudando o modelo a seguir uma trajetória reta. Não tenho necessidade de leme funcional para FPV, assim como não temo em uma asa voadora.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Ideia de aviao para FPV pros/contras

Mensagem por LaercioLMB »

A coisa não é bem assim.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Japaparadoxx
membro
Mensagens: 161
Registrado em: Ter Jan 28, 2014 11:45 am

Re: Ideia de aviao para FPV pros/contras

Mensagem por Japaparadoxx »

Amigo existe modelos de zagi de 90cm~ por aí no mercado, se você não tem experiência em fpv comece por modelos simples e fáceis de montar como as zagi.
Trex-450, ZMR250, Lisamrc-Ml210, Tarot Iron Man 650, FX-61 Phantom, Bix3, Wing Wing Z-84, Phantom 4
Avatar do usuário
fabriciogf
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Sex Nov 13, 2015 10:24 am
Localização: contagem

Re: Ideia de aviao para FPV pros/contras

Mensagem por fabriciogf »

Eu faria um aeromodelo treinador super dócil lento e estável com essas medidas que você precisa, faria um voo com ele sem o fpv, e depois que estiver tudo ok começaria a voar com o fpv.
Pablo
membro
Mensagens: 68
Registrado em: Dom Abr 22, 2007 10:49 am
Localização: Bahia

Re: Ideia de aviao para FPV pros/contras

Mensagem por Pablo »

O conceito do modelo em muito se parece com os dos aviões que utilizam canards, como em alguns caças. E, em todos que encontrei na internet, possuem deriva.

Creio que pode servir como ponto de partida para o colega, principalmente para analisar o CG, carga alar, etc., o avião chamado de Rutan Quickie.

Anexei uma planta 3 vistas dele.

Abç.
Anexos
quickie4.gif
quickie4.gif (19.86 KiB) Exibido 16456 vezes
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Ideia de aviao para FPV pros/contras

Mensagem por LaercioLMB »

Desenho em 3 vistas não é planta. Motivo? São as medidas do avião original e transformar ele em um aeromodelo muitas coisas tem que serem adaptadas. Vai voar? Sim, mas poderia ter um voo muito melhor por muito mais tempo se as alterações fossem feitas. Sei disso por experiência própria.
Por isso, desenho em 3 vistas nunca foi e nunca será planta de nada.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Pablo
membro
Mensagens: 68
Registrado em: Dom Abr 22, 2007 10:49 am
Localização: Bahia

Re: Ideia de aviao para FPV pros/contras

Mensagem por Pablo »

LaercioLMB escreveu:Desenho em 3 vistas não é planta. Motivo? São as medidas do avião original e transformar ele em um aeromodelo muitas coisas tem que serem adaptadas. Vai voar? Sim, mas poderia ter um voo muito melhor por muito mais tempo se as alterações fossem feitas. Sei disso por experiência própria.
Por isso, desenho em 3 vistas nunca foi e nunca será planta de nada.



Verdade.

Minha intenção foi mais para ele ter noção de como é o avião, já que fotos reais podem ter distorções ou ilusões de ótica.

Abç.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Ideia de aviao para FPV pros/contras

Mensagem por LaercioLMB »

Pablo escreveu:
LaercioLMB escreveu:Desenho em 3 vistas não é planta. Motivo? São as medidas do avião original e transformar ele em um aeromodelo muitas coisas tem que serem adaptadas. Vai voar? Sim, mas poderia ter um voo muito melhor por muito mais tempo se as alterações fossem feitas. Sei disso por experiência própria.
Por isso, desenho em 3 vistas nunca foi e nunca será planta de nada.



Verdade.

Minha intenção foi mais para ele ter noção de como é o avião, já que fotos reais podem ter distorções ou ilusões de ótica.

Abç.


De fato, dá sim para se ter muita noção do que realmente ele está querendo. O seu exemplo de modelos tipo canard todos tendo deriva, prova que a teoria dele não era válida. Detalhe, nenhum tem deriva no nariz, todos na causa. Motivo? É mais fácil fazer um avião mudar o rumo desviando a cauda e não o nariz. A forma de cunha que ele previa, de nada iria ajudar e pelo contrário, dificultaria e muito tentar fazer uma curva.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder