Motoplanador Ximango escala 25%

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
thiagobarreto
membro
Mensagens: 365
Registrado em: Ter Jan 25, 2011 2:25 am
Localização: Ibotirama - Bahia

Re: Motoplanador Ximango escala 25%

Mensagem por thiagobarreto »

Muito bom o conteúdo de seu canal amigo!. o meu próximo projeto será algo em fibra. sempre acompanhei alguns canais do youtube relacionados ao tema, mas depois de suas aulas pretendo encarar um projeto escala em breve!
Veni, vidi, viciei
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Re: Motoplanador Ximango escala 25%

Mensagem por charles_pereira »

Olá pessoal!

Desculpem a demora em atualizar o andamento da construção aqui. Para mim está sendo mais fácil atualizar na página do Facebook e o canal do Youtube, que já tem quase 1000 seguidores acompanhando essa empreitada!

E no trabalho está bem corrido também. Vou trabalhar amanhã e volto domingo. Daí vou ter uns dias para finalmente laminar a fuselagem.

Faz uns dias que cortei as asas com a ajuda de um amigo.

Está ficando muito legal!

Vejam só:

https://youtu.be/P602DuJKw5o
Anexos
20190414_102448.jpg
20190414_102448.jpg (33.68 KiB) Exibido 23014 vezes
20190413_210907.jpg
20190413_210907.jpg (21.22 KiB) Exibido 23014 vezes
Avatar do usuário
so_bad
membro
Mensagens: 188
Registrado em: Seg Jun 11, 2012 5:58 pm
Localização: Litoral Norte - SP
Contato:

Re: Motoplanador Ximango escala 25%

Mensagem por so_bad »

Olá Charles, tudo bem?

Tenho um material original que a Aeromot me enviou em 1999, depois entrei em contato com eles na época pedindo detalhes e informações, que utilizei para construir um RC com 2,18m de envergadura (escala 1/8 aproximadamente). Acho que seria válido para você e para este lindo projeto.

Grande abraço!
"Facebook is appalling spying machine that has ever been invented".
Julian Assange
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Re: Motoplanador Ximango escala 25%

Mensagem por charles_pereira »

so_bad escreveu:Olá Charles, tudo bem?

Tenho um material original que a Aeromot me enviou em 1999, depois entrei em contato com eles na época pedindo detalhes e informações, que utilizei para construir um RC com 2,18m de envergadura (escala 1/8 aproximadamente). Acho que seria válido para você e para este lindo projeto.

Grande abraço!


Muito obrigado pelo seu contato!

Já respondi o seu email!

Abraço!
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Re: Motoplanador Ximango escala 25%

Mensagem por charles_pereira »

Pessoal, peço a opinião de vocês para fazer as longarinas da asa do Ximango que estou fazendo. Ele tem 440cm de envergadura, dando duas semi-asas de quase 210cm descontando a fuselagem.

Ele tem 25% de escala. No real, tem uma longarina em formato retangular e fica uns 60cm para fora das semi-asas que é encaixado na fuselagem. Esse protótipo vai ter a asa de isopor chapeado e uma camada de fibra de vidro fina e epóxi. Depois a asa será pintada.

Vejo que muitos modelos usam um tubo como baioneta que junta as asas, que também têm tubos que acabam atuando como longarinas. Estou inclinado a copiar o avião real, fazendo uma longarina em forma de I com carbono e balsa ou divynicell. Penso que a longarina deva ir até uns 40% de cada lado da asa. Como o isopor vai ser chapeado, acho que vai ficar bem resistente. Não tenho experiência em asas maiores de 210cm. Toda opinião será bem vinda.

Obrigado!
Avatar do usuário
thiagobarreto
membro
Mensagens: 365
Registrado em: Ter Jan 25, 2011 2:25 am
Localização: Ibotirama - Bahia

Re: Motoplanador Ximango escala 25%

Mensagem por thiagobarreto »

Olá Charles. Estou acompanhando de perto sua obra prima. Tenho dúvida em relação a fixação do estabilizador em T. Já pensou como vai ser? Pergunto pq iniciei um novo projeto da construção de um pipistrel panthera que penso em fazer em fibra graças aos seus ensinamentos.
Poderia me passar seu zap pra gente conversar no privado? Trocar algumas experiências
Veni, vidi, viciei
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Re: Motoplanador Ximango escala 25%

Mensagem por charles_pereira »

thiagobarreto escreveu:Olá Charles. Estou acompanhando de perto sua obra prima. Tenho dúvida em relação a fixação do estabilizador em T. Já pensou como vai ser? Pergunto pq iniciei um novo projeto da construção de um pipistrel panthera que penso em fazer em fibra graças aos seus ensinamentos.
Poderia me passar seu zap pra gente conversar no privado? Trocar algumas experiências


Muito legal esse avião! Eu não conhecia.

Pra falar a verdade, não pensei muito sobre a empenagem. Como quero fazer o mais próximo do real que eu conseguir, vou tentar copiar o que puder. No caso do Ximango, é só um parafuso que prende o estabilizador horizontal à deriva. Quero fazer um rebaixo no estabilizador para que ele encaixe perfeitamente na deriva e o parafuso vai apenas fixar.

Minha maior dúvida é como fazer a lincagem do profundor. Como fica escondido, não sei como é no real. As dobradiças eu acho que vou fazer durante a laminação, com Kevlar. Não vai ficar 100% escala, mas vai poupar muito tempo. Acho que vale a pena.

A lincagem provavelmente vai ser pull-pull, com roldanas.

Peço a opinião dos mais experientes sobre isso.

Se precisar, pode entrar em contaro pelo Messenger da página http://www.facebook.com/TecnicasDeModelismo.

A propósito, ontem fiz as emendas e o molde da fuselagem está fehado. Estou voando e volto para casa amanhã à noite. Daí vou ver se deu certo a primeiro fuselagem. Vou tentar filmar a abertura do molde.
Anexos
59939844_355909731703850_8636587673525420032_o.jpg
59939844_355909731703850_8636587673525420032_o.jpg (31.77 KiB) Exibido 25464 vezes
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Motoplanador Ximango escala 25%

Mensagem por LaercioLMB »

A linkagem por roldanas é a melhor opção para modelos desse porte. Mais precisa e mais segura sempre. Sobre dobradiças com kevlar, creio eu que possa gerar oscilações e dobras consecutivas em um espaço muito pequeno, pode gerar uma fadiga do material, que por mais resistente que possa ser, tem seus limites e sua vida útil comprometida.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Re: Motoplanador Ximango escala 25%

Mensagem por charles_pereira »

LaercioLMB escreveu:A linkagem por roldanas é a melhor opção para modelos desse porte. Mais precisa e mais segura sempre. Sobre dobradiças com kevlar, creio eu que possa gerar oscilações e dobras consecutivas em um espaço muito pequeno, pode gerar uma fadiga do material, que por mais resistente que possa ser, tem seus limites e sua vida útil comprometida.


Obrigado Laércio!

Estou pensando em fazer o primeiro estabilizador horizontal de isopor chapeado, para treinar antes de fazer a asa.

Aproveitando, ontem tirei a primeira fuselagem do Ximango do molde.

https://youtu.be/L-s8AfM_FgU
Avatar do usuário
thiagobarreto
membro
Mensagens: 365
Registrado em: Ter Jan 25, 2011 2:25 am
Localização: Ibotirama - Bahia

Re: Motoplanador Ximango escala 25%

Mensagem por thiagobarreto »

Eu vi o desmolde mais cedo no yt. Tá ficando show!
Essa semana vou cortar o meu a laser e iniciar a construção.
Veni, vidi, viciei
Responder