Ideia de aviao para FPV pros/contras

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
henrique_sc
membro
Mensagens: 177
Registrado em: Ter Jul 22, 2008 8:22 pm
Localização: major gercino -sc

Re: Ideia de aviao para FPV pros/contras

Mensagem por henrique_sc »

edbfraga escreveu:
LaercioLMB escreveu:E a deriva onde está?


A dianteira da aeronave é triangular e funciona como “Leme”, ajudando o modelo a seguir uma trajetória reta. Não tenho necessidade de leme funcional para FPV, assim como não temo em uma asa voadora.


Se fosse assim nesse seu pensamento,misseis nao teriam derivas
edbfraga
membro
Mensagens: 41
Registrado em: Seg Set 14, 2015 7:58 pm
Localização: Colatina

Re: Ideia de aviao para FPV pros/contras

Mensagem por edbfraga »

henrique_sc escreveu:
edbfraga escreveu:
LaercioLMB escreveu:E a deriva onde está?


A dianteira da aeronave é triangular e funciona como “Leme”, ajudando o modelo a seguir uma trajetória reta. Não tenho necessidade de leme funcional para FPV, assim como não temo em uma asa voadora.


Se fosse assim nesse seu pensamento,misseis nao teriam derivas


A minha asa é o equivalente a deriva dos misseis, impede o giro do prórprio eixo, além de controlar a direção.
edbfraga
membro
Mensagens: 41
Registrado em: Seg Set 14, 2015 7:58 pm
Localização: Colatina

Re: Ideia de aviao para FPV pros/contras

Mensagem por edbfraga »

Pablo escreveu:O conceito do modelo em muito se parece com os dos aviões que utilizam canards, como em alguns caças. E, em todos que encontrei na internet, possuem deriva.

Creio que pode servir como ponto de partida para o colega, principalmente para analisar o CG, carga alar, etc., o avião chamado de Rutan Quickie.

Anexei uma planta 3 vistas dele.

Abç.


Muito orbigado Pablo... A minha construção já se iniciou, vou postar aqui o primeiro voo daqui a umas 2 semanas ou mais. Inclusive, quando acabei por iniciar o projeto me atentei ao fato de que as duas asas nao podem permanecer na mesma altura, isso geraria muita turbulencia para a asa posterior e menos sustentação.
edbfraga
membro
Mensagens: 41
Registrado em: Seg Set 14, 2015 7:58 pm
Localização: Colatina

Re: Ideia de aviao para FPV pros/contras

Mensagem por edbfraga »

henrique_sc escreveu:
edbfraga escreveu:
LaercioLMB escreveu:E a deriva onde está?


A dianteira da aeronave é triangular e funciona como “Leme”, ajudando o modelo a seguir uma trajetória reta. Não tenho necessidade de leme funcional para FPV, assim como não temo em uma asa voadora.


Se fosse assim nesse seu pensamento,misseis nao teriam derivas


A dianteira em forma de leme faz o aviao seguir em uma mesma direção horizontal, ela nao tera mobilidade.
Avatar do usuário
fabriciogf
membro
Mensagens: 170
Registrado em: Sex Nov 13, 2015 10:24 am
Localização: contagem

Re: Ideia de aviao para FPV pros/contras

Mensagem por fabriciogf »

edbfraga escreveu:
Pablo escreveu:O conceito do modelo em muito se parece com os dos aviões que utilizam canards, como em alguns caças. E, em todos que encontrei na internet, possuem deriva.

Creio que pode servir como ponto de partida para o colega, principalmente para analisar o CG, carga alar, etc., o avião chamado de Rutan Quickie.

Anexei uma planta 3 vistas dele.

Abç.


Muito orbigado Pablo... A minha construção já se iniciou, vou postar aqui o primeiro voo daqui a umas 2 semanas ou mais. Inclusive, quando acabei por iniciar o projeto me atentei ao fato de que as duas asas nao podem permanecer na mesma altura, isso geraria muita turbulencia para a asa posterior e menos sustentação.


Acho que isso aí vai terminar em lenha... :(
edbfraga
membro
Mensagens: 41
Registrado em: Seg Set 14, 2015 7:58 pm
Localização: Colatina

Re: Ideia de aviao para FPV pros/contras

Mensagem por edbfraga »

fabriciogf escreveu:
edbfraga escreveu:
Pablo escreveu:O conceito do modelo em muito se parece com os dos aviões que utilizam canards, como em alguns caças. E, em todos que encontrei na internet, possuem deriva.

Creio que pode servir como ponto de partida para o colega, principalmente para analisar o CG, carga alar, etc., o avião chamado de Rutan Quickie.

Anexei uma planta 3 vistas dele.

Abç.


Muito orbigado Pablo... A minha construção já se iniciou, vou postar aqui o primeiro voo daqui a umas 2 semanas ou mais. Inclusive, quando acabei por iniciar o projeto me atentei ao fato de que as duas asas nao podem permanecer na mesma altura, isso geraria muita turbulencia para a asa posterior e menos sustentação.


Acho que isso aí vai terminar em lenha... :(


kkkkkkkk vocês são f**a. Tenham fé meu companheiros do hobby. Vou filmar o primeiro voo ao vivo em BH, se quiser alguém ir ver pessoalmente. Depois eu coloco aqui também.

Vai dar show.

Hoje eu quase baixei um programa de túnel de vento, mas era caro e achei complicado, não iria aprender a tempo. Aproveitando... alguém poderia me sugerir algum?

Se der certo meu engenheiro vai fazer em escala e vamos vender para a China. Kkkkk
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Ideia de aviao para FPV pros/contras

Mensagem por LaercioLMB »

Se der certo? Espero que dê, mas não levo fé nisso. Aerodinâmica é muito mais que um corpo com duas asas.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
henrique_sc
membro
Mensagens: 177
Registrado em: Ter Jul 22, 2008 8:22 pm
Localização: major gercino -sc

Re: Ideia de aviao para FPV pros/contras

Mensagem por henrique_sc »

A dianteira da aeronave é triangular e funciona como “Leme”, ajudando o modelo a seguir uma trajetória reta. Não tenho necessidade de leme funcional para FPV, assim como não temo em uma asa voadora.[/quote]

Se fosse assim nesse seu pensamento,misseis nao teriam derivas[/quote]

A minha asa é o equivalente a deriva dos misseis, impede o giro do prórprio eixo, além de controlar a direção.[/quote]

Humm.mas misseis tem 4 derivas atras formando um x e nao 2 asas.reveja seu projeto e coloque a deriva atras.
Pablo
membro
Mensagens: 68
Registrado em: Dom Abr 22, 2007 10:49 am
Localização: Bahia

Re: Ideia de aviao para FPV pros/contras

Mensagem por Pablo »

edbfraga escreveu:kkkkkkkk vocês são f**a. Tenham fé meu companheiros do hobby. Vou filmar o primeiro voo ao vivo em BH, se quiser alguém ir ver pessoalmente. Depois eu coloco aqui também.

Vai dar show.

Hoje eu quase baixei um programa de túnel de vento, mas era caro e achei complicado, não iria aprender a tempo. Aproveitando... alguém poderia me sugerir algum?

Se der certo meu engenheiro vai fazer em escala e vamos vender para a China. Kkkkk



kkkkkkk... Olhe como incentivo.
Vai dar certo. Se der errado, é o caminho para dar certo.

abç
crique
membro
Mensagens: 66
Registrado em: Dom Nov 23, 2014 6:40 pm
Localização: Aracaju-SE

Re: Ideia de aviao para FPV pros/contras

Mensagem por crique »

Certa vez construí um Gee bee R3 de aproximadamente 110 cm de envergadura e segui a planta fielmente. A deriva era muito baixa, praticamente ficava escondida atrás do canopy. O resultado é que o aero ficou quase incontrolável, um touro maluco, por pouco não deu lenha.

Após muito pesquisar, percebi que em todas as fotos do R3, inclusive os giants, a deriva era mais alta, não ficava tão bonito, mas deveria ter uma razão.

Assim, elevei em 2 cm a altura do estabilizador vertical. Fui testar com muito receio, no entanto, o avião mudou da água para o vinho. Ficou uma delícia de voar.

Moral da história, não dá para ignorar a função estabilizadora da deriva.

Espero ter contribuído.
Responder