Amaciamento motor O.S 46 AXII

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Guilherme_Tomaz
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Seg Jun 13, 2016 10:43 pm
Localização: Nova Alvorada do Sul - MS

Amaciamento motor O.S 46 AXII

Mensagem por Guilherme_Tomaz »

Boa noite galera. Estou a algum tempo cadastrado no fórum mas nunca interagi aqui.
Preciso de ajuda com alguns detalhes sobre o amaciamento do meu motor, que vai ser usado num pastinha asa baixa da Artal.
O manual dele está todo em inglês, e procurando algo traduzido na net, achei um manual da "Aeromodelli".

"AMACIAMENTO
Um motor de combustão interna terá maior vida útil se
forem tomados alguns cuidados nas primeiras horas de
funcionamento. Este processo chama-se “amaciamento” porque as partes móveis de um motor novo levam
algum tempo para se ajustar depois de submetidas a
altas temperaturas e esforços intensos. Portanto, é
essencial completar esta etapa antes de submeter o
motor a um regime de funcionamento contínuo em altas
velocidades. A regulagem final do carburador deverá
ser feita após o amaciamento.
Entretanto, como os motores O.S. são produzidos com
os melhores e mais modernos equipamentos de precisão e materiais selecionados da mais alta qualidade,
basta um curto e simples processo de amaciamento
que pode ser feito com o motor instalado no modelo.
O procedimento é o seguinte:
1. Instale o motor com a hélice adequada ao seu
aeromodelo. Regule a agulha de alta e ligue o motor.
Se ele morrer quando o aquecedor de vela for desconectado abra mais a agulha de alta. Deixe funcionar
por 1 minuto com o acelerador a pleno e mistura rica
resultando num funcionamento caracterizado por um
som que lembra um motor quatro tempos.
2. Feche a agulha até que o motor acelere passando a
um funcionamento típico de dois tempos por cerca de
dez segundos. Reabra a agulha voltando à operação
“quatro tempos” deixando assim por mais dez segundos. Vá repetindo este procedimento até esvaziar o
tanque.
3. Dê a partida novamente e empobreça a mistura
fechando a agulha lentamente de modo que o motor
inicie a transição do funcionamento “quatro tempos”
para o dois tempos e pare aí. Não deixe o moto “apitar”
mantendo uma mistura bem rica. Faça de 3 a 4 vôos
com esta regulagem. Evite atitudes de vôo em que o
nariz fica para cima pois isto empobrece a mistura.
4. Vá fechando a agulha aos poucos de um vôo para o
outro para obter maior potência. No entanto, se forem
observados sintomas de mistura pobre, enriqueça-a
antes do próximo vôo. Após dez ou quinze vôos o motor
deverá funcionar continuamente na sua regulagem
ideal sem perder potência.
5. Ajuste a agulha na regulagem ideal, conforme
descrito adiante, após a conclusão do processo de
amaciamento."

Esse manual é do "46AX", mas creio eu que não tem muita diferença para o "46AXII" certo?
Enfim, o que significa o motor "apitar"? Nunca ouvi falar nesse termo, e pesquisando não achei nada sobre. E se alguém puder me dar mais algumas dicas para o motor ficarei grato.
Vou amaciar no próprio pastinha, usando combustível Omega 10% e com opção de usar as hélices: 10x7 11x6 11x7. Qual seria melhor para o amaciamento e o pastinha? Desde já, obrigado a todos.
Avatar do usuário
Caiego
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 5:08 pm
Localização: São Domingos do Prata,MG

Re: Amaciamento motor O.S 46 AXII

Mensagem por Caiego »

Motor apitar é estar na sua aceleração máxima. Eu amaciaria com uma hélice 12x6.
Trem bom é coisa boa, trem ruim é o que não presta.
Avatar do usuário
Marcio Oliveira
membro
Mensagens: 140
Registrado em: Dom Jan 13, 2013 11:52 am
Localização: Americana SP

Re: Amaciamento motor O.S 46 AXII

Mensagem por Marcio Oliveira »

Sempre queimo 2 tanques de combustível 10/16 com o aero no chão e deixando o motor o mais gordo possível, com hélice 11x6 depois voo mais uns 4 a 5 tanques com o motor afinado, mas sem apitar até o limite, depois disso taco lhe pau, tenho motor aqui com mais de 5 anos e que voam todo sabado e domingo, fora os feriados e estão em estado de novo.
E olha que eu voo em pista de terra batida e o poerão come solto, tenho motores O.S, ASP, Thunder Tiger, uso só combustivel caseiro com acetona P.A, nunca tive problemas, ja tem cara la na pista que só se lasca meche e remeche no motor, paga até R$180 em 3 Lts de Omega e o aero não sai do chão.
"Eu não sou o maior. Sou duplamente o maior. Não só nocauteio meus oponentes, como escolho o round." Muhammad Ali"
Guilherme_Tomaz
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Seg Jun 13, 2016 10:43 pm
Localização: Nova Alvorada do Sul - MS

Re: Amaciamento motor O.S 46 AXII

Mensagem por Guilherme_Tomaz »

Caiego escreveu:Motor apitar é estar na sua aceleração máxima. Eu amaciaria com uma hélice 12x6.


Obrigado amigo, eu pensei que poderia ser isso, mas precisava ter certeza.

Marcio Oliveira escreveu:Sempre queimo 2 tanques de combustível 10/16 com o aero no chão e deixando o motor o mais gordo possível, com hélice 11x6 depois voo mais uns 4 a 5 tanques com o motor afinado, mas sem apitar até o limite, depois disso taco lhe pau, tenho motor aqui com mais de 5 anos e que voam todo sabado e domingo, fora os feriados e estão em estado de novo.
E olha que eu voo em pista de terra batida e o poerão come solto, tenho motores O.S, ASP, Thunder Tiger, uso só combustivel caseiro com acetona P.A, nunca tive problemas, ja tem cara la na pista que só se lasca meche e remeche no motor, paga até R$180 em 3 Lts de Omega e o aero não sai do chão.


Eu vou comprar combustível pronto, pq dividimos o combustível em 4 aqui, e como a gaba ta perto, fica barato. Quanto a amaciar o motor, eu nunca fiz isso antes, e meu irmão tem uns 12 anos de voo e ele nunca amaciou os motores dele e nunca deu nada, mas por medo msm eu vou amaciar o meu seguindo o manual.
Avatar do usuário
Caiego
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 5:08 pm
Localização: São Domingos do Prata,MG

Re: Amaciamento motor O.S 46 AXII

Mensagem por Caiego »

Manual do fabricante é para ser seguido. Eu faço exatamente o que se pede. Quando eles falam em apitar o motor é para o motor se ajustar à temperatura mais alta e ir resfriando, não dar folgas futuras. Uma coisa que você pode ajudar bastante é molhar o chão em volta da área de amaciamento para troca de calor/frio. Bons voos.
Trem bom é coisa boa, trem ruim é o que não presta.
Guilherme_Tomaz
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Seg Jun 13, 2016 10:43 pm
Localização: Nova Alvorada do Sul - MS

Re: Amaciamento motor O.S 46 AXII

Mensagem por Guilherme_Tomaz »

Caiego escreveu:Manual do fabricante é para ser seguido. Eu faço exatamente o que se pede. Quando eles falam em apitar o motor é para o motor se ajustar à temperatura mais alta e ir resfriando, não dar folgas futuras. Uma coisa que você pode ajudar bastante é molhar o chão em volta da área de amaciamento para troca de calor/frio. Bons voos.

Eu vou fazer o amaciamento correto conforme o manual. Só que as hélices eu só tenho essas que eu falei no momento, e não tenho como comprar outra agora. No manual que a artal fornece eles recomendam a 11x6, vou usar ela mesmo. Depois compro outra. O pasta vai chegar hoje ou amanhã, de acordo com o rastreamento. Vou fazer um vídeo montando ele. E posto no fórum.
Chefia
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Sáb Abr 24, 2010 1:13 am
Localização: São José dos Campos, SP

Re: Amaciamento motor O.S 46 AXII

Mensagem por Chefia »

Marcio Oliveira escreveu:Sempre queimo 2 tanques de combustível 10/16 com o aero no chão e deixando o motor o mais gordo possível, com hélice 11x6 depois voo mais uns 4 a 5 tanques com o motor afinado, mas sem apitar até o limite, depois disso taco lhe pau, tenho motor aqui com mais de 5 anos e que voam todo sabado e domingo, fora os feriados e estão em estado de novo.
E olha que eu voo em pista de terra batida e o poerão come solto, tenho motores O.S, ASP, Thunder Tiger, uso só combustivel caseiro com acetona P.A, nunca tive problemas, ja tem cara la na pista que só se lasca meche e remeche no motor, paga até R$180 em 3 Lts de Omega e o aero não sai do chão.


Uso esse padrão de amaciamento em todos meus motores tipo ABC e ABL. Tenho os.46 funcuonando a 10 anos sem problems.
Guilherme_Tomaz
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Seg Jun 13, 2016 10:43 pm
Localização: Nova Alvorada do Sul - MS

Re: Amaciamento motor O.S 46 AXII

Mensagem por Guilherme_Tomaz »

O pastinha chegou hoje pela manhã, 07:00 o entregador tava tocando a campainha. Nem escovei os dentes, terminei de montar era 12:30, e não aguentei, já fui pra pista levantar. Um colega me deu uma dica pra voar com o motor gordo, e foi assim mesmo. Sei que se mais pra frente der problema foi erro meu, mas realmente não aguentei a espera. Já não vejo a hora de voar amanhã. Com a hélice 11x6 o pasta voou bonito, fiz até um ou outro parafuso. A artal tá de parabéns pelo avião. Só pecou nas borrachas que mandam, que duas arrebentaram em voo e uma no pouso, fora isso, sem problemas no voo nem no motor.
Guilherme_Tomaz
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Seg Jun 13, 2016 10:43 pm
Localização: Nova Alvorada do Sul - MS

Re: Amaciamento motor O.S 46 AXII

Mensagem por Guilherme_Tomaz »

Bom dia galera, preciso tirar uma duvida com vocês, eu lenhei meu pasta 2 vezes já, e como resultado da ultima lenha, quebrou o bloco do motor, bem na parte do carburador rachou os 2 lugares de parafusos. Ai comprei outro bloco e ai tá a duvida, na hora de desmontar, compensa aproveitar e limpar os componentes internos? Ou por ter feito menos de 10 voos da pra montar no bloco novo sem limpar?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Amaciamento motor O.S 46 AXII

Mensagem por LaercioLMB »

Limpeza é no mínimo algo sensato a ser feito. O resto nem preciso dizer.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder