Waco Biplane 90" - Dicas

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
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rafael_reali
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Re: Waco Biplane 90" - Dicas

Mensagem por rafael_reali »

Salve pessoal. Dando uma ressuscitada nesse tópico pois voltei a trabalhar no aeromodelo. Não tinha experiência nesse tipo de planta e hoje eu sei que me enganei quando pensei que era simples. É um volume de trabalho muito grande.


Hoje trabalhei no encape do montante da asa superior:


Uma dúvida agora é como fixar o conjunto profundor + leme. Não quero colar. Torna-lo removível talvez seja mais interessante.
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LaercioLMB
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Re: Waco Biplane 90" - Dicas

Mensagem por LaercioLMB »

Mas vale a pena cada segundo investido
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rafael_reali
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Re: Waco Biplane 90" - Dicas

Mensagem por rafael_reali »

Com certeza! Quero ver coragem pra voar depois. Kkk.
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rafael_reali
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Re: Waco Biplane 90" - Dicas

Mensagem por rafael_reali »

Pessoal, de acordo com as últimas fotos, qual a faixa de peso que o modelo deve ter do jeito que está? Não tenho essa informação ainda.
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Re: Waco Biplane 90" - Dicas

Mensagem por LaercioLMB »

Não tem uma regra de peso durante uma construção, somente peso final. Só é interessante que o peso em gramas não ultrapasse a envergadura em milímetros. No seu caso por ser um biplano,esse peso máximo pode ser 75% da soma da envergadura das duas asas.
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Re: Waco Biplane 90" - Dicas

Mensagem por rafael_reali »

Obrigado.
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Re: Waco Biplane 90" - Dicas

Mensagem por rafael_reali »

Para fazer a conta a envergadura tem que estar em dm², correto?
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Re: Waco Biplane 90" - Dicas

Mensagem por LaercioLMB »

Se for para calcular carga alar sim. Eu somente uso como referência a envergadura mesmo.
Exemplo.
Tenho um aeromodelo de 1200 mm de envergadura e o peso dele é de 1125 g e voa muito bem. Se ele tivesse ultrapassado 1200 g, o voo seria mais crítico, pois exigiria muito mais velocidade para ele decolar e o tempo de voo seria muito baixo. O peso ideal para um elétrico seria de 900 g, mas os glow sempre pesaram muito mais e nunca tiveram problemas com voos. Veja um glow com 1450 mm de envergadura que geralmente pesa pouco mais de 2500 g e voa muito bem.
O mito de um elétrico ter que ser muito leve, veio de quando os primeiros elétricos surgiram com baterias Ni Cd, motorzinho de CDrom, onde as baterias pesavam muito e o motor era fraco,o que obrigava a construção do modelo ser o mais leve possível, se não, não voava.
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Re: Waco Biplane 90" - Dicas

Mensagem por rafael_reali »

A conta que estou fazendo é a seguinte, sem precisão (por hora):
Asa medindo 228cm de envergadura x 36cm de corda = 8.208cm²

Como são duas asas tenho: 8.208cm x 2 = 16.416cm² de área de asa.
Em decímetro este número é de 1.641dm²

Até aqui o aeromodelo está pesando cerca de 5.300g

Portanto 5300/1641 = 3.229 de carga alar (não sei qual unidade de medida usar aqui).

Existe a possibilidade de aliviar ainda mais as nervuras.
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Re: Waco Biplane 90" - Dicas

Mensagem por LaercioLMB »

Tá bom peso, pois é um modelo com mais de 2 metros de envergadura.

O problema está mais no material que está sendo usado. Se estiver usando balsa da Tevel, pior ainda.
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