RV-10, 1m, com alumínio de latinhas (vídeo)

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Darlandumas
membro
Mensagens: 105
Registrado em: Sex Mar 11, 2016 7:49 pm
Localização: Limeira

Re: RV-10, 1m, com alumínio de latinhas (vídeo)

Mensagem por Darlandumas »

LaercioLMB escreveu:Detalhe muito importante sobre um aeromodelo com fuselagem metálica.
Primeiro, a antena do receptor obrigatoriamente terá que ficar do lado de fora, igual como ficam nos aviões comerciais. Por que isso?
Teremos que lembrar das aulas de física que muitos não gostam e por isso, nunca lembram patavinas de nada.
Vamos citar a gaiola de Faraday que foi um experimento conduzido por Michael Faraday para demonstrar que uma superfície condutora eletrizada possui campo elétrico nulo em seu interior dado que as cargas se distribuem de forma homogênea na parte mais externa da superfície condutora (o que é fácil de provar com a Lei de Gauss), como exemplo podemos citar o Gerador de Van de Graaff.

No experimento de Faraday foi utilizada uma gaiola metálica, onde foi colocado um isolante e uma cadeira de madeira cujo Faraday se sentou, foi dada uma descarga elétrica e nada aconteceu a ele, provando que um corpo dentro da gaiola poderia permanecer lá, isolado e sem levar nenhuma descarga elétrica pois os elétrons se distribuem em sua parte exterior da superfície.

O que isso significa?
Que os sinais de rádio terão dificuldades em chegar no interior da fuselagem metálica de um aeromodelo, podendo vir a perder o controle facilmente e com isso, a queda do aeromodelo. É o mesmo princípio que querem (mas não fazem) nas prisões, onde colocando um alambrado de telas ao redor e por cima do presídio, impediria o sinal de celular nas celas de uma prisão.
Dá para construir um aeromodelo todo em alumínio? Sim, dá e já houveram outros que foram construídos assim, mas naquele tempo, se usava muito rádios FM, onde tinha uma antena de 1 metro de comprimento, onde o fio geralmente ficava pendurado para fora da fuselagem, o que não impediria o sinal do rádio ao receptor, mas hoje com as antenas de 2.4 GHz que mal e porcamente tem 3 cm de comprimento, a maioria (praticamente todos) as antenas ficam totalmente dentro da fuselagem, dificultando assim em muito os sinais do rádio ao receptor, inclusive pelo emaranhado de fios dentro de um aeromodelo, bem como da própria bateria que muitas vezes está bem próxima da antena, onde dependendo da posição do aeromodelo se a bateria ficar entre o rádio e a antena do receptor, pode haver sim perda de sinal com o aeromodelo e possível queda.
Ahhh, mas as janelas do aeromodelo são vazadas!!!!
KKKKKKKKKKKK as telas usadas nas gaiolas de Faraday também são KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.



Justamente por já ter lido sobre isso aqui no e-voo, tomei alguns cuidados, e fiz testes durante a construção, onde não constatei anormalidades no sinal. A barriga do modelo tem um uma abertura considerável, fechada apenas com fita crepe, e por onde as duas antenas são colocadas para fora o
máximo possível, e sem contato com o metal. O tempo todo do voo, inclusive o mergulho da queda, não notei falta de comando por sinal. Na verdade fiquei muito animado para fazer um outro modelo. Um ipanema por exemplo, com uma envergadura maior, poderia funcionar bem.
Avatar do usuário
Caiego
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 5:08 pm
Localização: São Domingos do Prata,MG

Re: RV-10, 1m, com alumínio de latinhas (vídeo)

Mensagem por Caiego »

Me pareceu mais CG pra frente, pouca velocidade e muito comando.
Trem bom é coisa boa, trem ruim é o que não presta.
Avatar do usuário
Darlandumas
membro
Mensagens: 105
Registrado em: Sex Mar 11, 2016 7:49 pm
Localização: Limeira

Re: RV-10, 1m, com alumínio de latinhas (vídeo)

Mensagem por Darlandumas »

Caiego escreveu:Me pareceu mais CG pra frente, pouca velocidade e muito comando.


É a mesma conclusão que tive. E tudo isso ae que você destacou, acontecendo com o modelo de costas pro vento, ou seja, a favor, e num dia, em que tava ventando um pouco mais forte.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: RV-10, 1m, com alumínio de latinhas (vídeo)

Mensagem por LaercioLMB »

Caiego escreveu:Me pareceu mais CG pra frente, pouca velocidade e muito comando.


Peso no nariz nunca derrubou aeromodelo, pelo contrário. Se fosse assim, aeromodelo glow não voaria bem, pois acertamos o CG deles com o tanque vazio que fica no nariz dos aeromodelos e ao encher o tanque, ficam com peso considerável no nariz e voam muito bem.
Peso de cauda sim trás muitos transtornos em um voo. Não existe CG adiantado ou atrasado, pois o ponto de equilíbrio de um aeromodelo é um só e varia conforme cada construção. Se o CG de um aeromodelo é a 1/8 da corda da asa, não tem como mudar esse CG de lugar, somente se deixa cauda ou nariz pesado, mas não se muda de posição o CG de um aeromodelo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Caiego
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 5:08 pm
Localização: São Domingos do Prata,MG

Re: RV-10, 1m, com alumínio de latinhas (vídeo)

Mensagem por Caiego »

Um estudo bastante interessante pode ser visto aqui: https://ubibliorum.ubi.pt/bitstream/10400.6/5096/2/3603_7305.pdf
Trem bom é coisa boa, trem ruim é o que não presta.
Avatar do usuário
Caiego
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 5:08 pm
Localização: São Domingos do Prata,MG

Re: RV-10, 1m, com alumínio de latinhas (vídeo)

Mensagem por Caiego »

LaercioLMB escreveu:
Caiego escreveu:Me pareceu mais CG pra frente, pouca velocidade e muito comando.


Peso no nariz nunca derrubou aeromodelo, pelo contrário. Se fosse assim, aeromodelo glow não voaria bem, pois acertamos o CG deles com o tanque vazio que fica no nariz dos aeromodelos e ao encher o tanque, ficam com peso considerável no nariz e voam muito bem.
Peso de cauda sim trás muitos transtornos em um voo. Não existe CG adiantado ou atrasado, pois o ponto de equilíbrio de um aeromodelo é um só e varia conforme cada construção. Se o CG de um aeromodelo é a 1/8 da corda da asa, não tem como mudar esse CG de lugar, somente se deixa cauda ou nariz pesado, mas não se muda de posição o CG de um aeromodelo.


Putz, vc tem razão, falha minha!
Trem bom é coisa boa, trem ruim é o que não presta.
Avatar do usuário
Darlandumas
membro
Mensagens: 105
Registrado em: Sex Mar 11, 2016 7:49 pm
Localização: Limeira

Re: RV-10, 1m, com alumínio de latinhas (vídeo)

Mensagem por Darlandumas »

LaercioLMB escreveu:
Caiego escreveu:Me pareceu mais CG pra frente, pouca velocidade e muito comando.


Peso no nariz nunca derrubou aeromodelo, pelo contrário. Se fosse assim, aeromodelo glow não voaria bem, pois acertamos o CG deles com o tanque vazio que fica no nariz dos aeromodelos e ao encher o tanque, ficam com peso considerável no nariz e voam muito bem.
Peso de cauda sim trás muitos transtornos em um voo. Não existe CG adiantado ou atrasado, pois o ponto de equilíbrio de um aeromodelo é um só e varia conforme cada construção. Se o CG de um aeromodelo é a 1/8 da corda da asa, não tem como mudar esse CG de lugar, somente se deixa cauda ou nariz pesado, mas não se muda de posição o CG de um aeromodelo.


Talvez por não ter deixado mais claro, gerou conclusões. O modelo estava com peso de cauda. Medido, confirmado, e ciente dos riscos.
Mais não foi o único fator da queda. Como eu disse, faltou alguns cuidados de minha parte. Na verdade, eu achava que era um projeto sem
um minimo de futuro. Tive quase desistindo dele antes mesmo de fazer o teste de voo. O avião me mostrou que não manjo nada do poder de uma
asa. Eu enxergava um avião muito pequeno pro peso. Por isso os flaps fixos, e enormes. E ele decolou até mesmo antes da hora, depois de quicar o trem
de nariz. Foi uma banana que o avião me deu.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: RV-10, 1m, com alumínio de latinhas (vídeo)

Mensagem por LaercioLMB »

Não sei se ajuda.
Aeromodelo bem equilibrado não precisa cabrar para decolar. Cabrar é coisa que foi ensinada pelos sem noção que querem decolar com 2 metros de pista.
Como assim não precisa cabrar?
Simples e óbvio.
Mais uma vez, não é o empuxo do motor que faz o aeromodelo voar e sim a velocidade em que o ar passa pelas asas e gera a sustentação que faz o aeromodelo subir (sair do chão).
Bom, se o aeromodelo tem uma construção onde precisa de 10 km/h para que as asas gerem sustentação igual ao peso do aeromodelo, significa que se o aeromodelo chegar a 15 km/h na pista, ele subirá sozinho, pois as asas estão gerando uma sustentação maior do que o peso do aeromodelo.
Ahhhh, mas 15 km/h é muito, precisa de muita pista!!!!
Sabe nada o bebê.
Preste atenção em um rodovia em um carro passando a 100 km/h por você, nem dá para perceber essa velocidade e sendo assim, os aeromodelo não necessitam nem de 30 km/h para decolar e alcançar essa velocidade é rapidinho, ainda mais com motor à pleno como a maioria faz, já que um aeromodelo bem construído pode decolar com pouco mais de meio motor, já que com meio motor é o ajuste correto para que ele voe em linha reta, sem subir e nem descer. Abaixo de meio motor ele vai descendo devagarinho conforme a velocidade vai diminuindo e acima de meio motor ele vai subindo devagarinho também conforme a velocidade vai subindo.
Mas pra que dizer tanta coisa assim?
Simples, pois a maioria tem o costume de acelerar ao máximo e logo em seguida, cabrar para forçar a decolagem e é aí que está o problema, pois algumas vezes o aeromodelo nãoa tingiu uma velocidade ideal para que as asas gerem sustentação igual a superior ao peso do aeromodelo e já querem que suba na marra, somente pelo empuxo do motor e ao cabrar e levantar o nariz, o arrasto aumenta e com isso a velocidade diminuir e facilmente vem a estolar de ponta de asa, vindo a cair logo ou conseguir subir todo desengonçado, como se estivesse bêbado e sem noção para seguir uma linha reta.
Aeromodelo um pouco mais pesado do que o ideal pode voar? Sim, pode, só necessitará um pouco mais de pista, pois a velocidade terá que ser maior para que as asas gerem sustentação superior ao peso do aeromodelo.
Aeromodelo um pouco mais pesado do que o ideal pode voar? Sim, pode, mas se voaria bem com meio motor, terá que voar com 3/4 de motor ou com toda a aceleração.
Detalhe, isso tudo o que eu falei não são teorias, é assim que eu decolo meus aeromodelos, acelero eles na pista e deixo ele subirem sozinhos, assim não corro o risco de estolarem de ponta de asa ou perder o controle deles quando decolam.
Experimente fazer isso em um simulador de voo, como o Aerofly por exemplo. Pegue um aeromodelo, acelere gradativamente para ele manter em linha reta, (pois se acelerar rápido eles puxam para um lado) e deixe ele subir sozinho, verá que o aeromodelo decola sem precisar cabrar.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Darlandumas
membro
Mensagens: 105
Registrado em: Sex Mar 11, 2016 7:49 pm
Localização: Limeira

Re: RV-10, 1m, com alumínio de latinhas (vídeo)

Mensagem por Darlandumas »

LaercioLMB escreveu:Não sei se ajuda.
Aeromodelo bem equilibrado não precisa cabrar para decolar. Cabrar é coisa que foi ensinada pelos sem noção que querem decolar com 2 metros de pista.
Como assim não precisa cabrar?
Simples e óbvio.
Mais uma vez, não é o empuxo do motor que faz o aeromodelo voar e sim a velocidade em que o ar passa pelas asas e gera a sustentação que faz o aeromodelo subir (sair do chão).
Bom, se o aeromodelo tem uma construção onde precisa de 10 km/h para que as asas gerem sustentação igual ao peso do aeromodelo, significa que se o aeromodelo chegar a 15 km/h na pista, ele subirá sozinho, pois as asas estão gerando uma sustentação maior do que o peso do aeromodelo.
Ahhhh, mas 15 km/h é muito, precisa de muita pista!!!!
Sabe nada o bebê.
Preste atenção em um rodovia em um carro passando a 100 km/h por você, nem dá para perceber essa velocidade e sendo assim, os aeromodelo não necessitam nem de 30 km/h para decolar e alcançar essa velocidade é rapidinho, ainda mais com motor à pleno como a maioria faz, já que um aeromodelo bem construído pode decolar com pouco mais de meio motor, já que com meio motor é o ajuste correto para que ele voe em linha reta, sem subir e nem descer. Abaixo de meio motor ele vai descendo devagarinho conforme a velocidade vai diminuindo e acima de meio motor ele vai subindo devagarinho também conforme a velocidade vai subindo.
Mas pra que dizer tanta coisa assim?
Simples, pois a maioria tem o costume de acelerar ao máximo e logo em seguida, cabrar para forçar a decolagem e é aí que está o problema, pois algumas vezes o aeromodelo nãoa tingiu uma velocidade ideal para que as asas gerem sustentação igual a superior ao peso do aeromodelo e já querem que suba na marra, somente pelo empuxo do motor e ao cabrar e levantar o nariz, o arrasto aumenta e com isso a velocidade diminuir e facilmente vem a estolar de ponta de asa, vindo a cair logo ou conseguir subir todo desengonçado, como se estivesse bêbado e sem noção para seguir uma linha reta.
Aeromodelo um pouco mais pesado do que o ideal pode voar? Sim, pode, só necessitará um pouco mais de pista, pois a velocidade terá que ser maior para que as asas gerem sustentação superior ao peso do aeromodelo.
Aeromodelo um pouco mais pesado do que o ideal pode voar? Sim, pode, mas se voaria bem com meio motor, terá que voar com 3/4 de motor ou com toda a aceleração.
Detalhe, isso tudo o que eu falei não são teorias, é assim que eu decolo meus aeromodelos, acelero eles na pista e deixo ele subirem sozinhos, assim não corro o risco de estolarem de ponta de asa ou perder o controle deles quando decolam.
Experimente fazer isso em um simulador de voo, como o Aerofly por exemplo. Pegue um aeromodelo, acelere gradativamente para ele manter em linha reta, (pois se acelerar rápido eles puxam para um lado) e deixe ele subir sozinho, verá que o aeromodelo decola sem precisar cabrar.



Acho bacana quando você disponibiliza questões técnicas como essas. Confesso que mesmo construindo um aero, e vendo ele voar, não elimina
todas as dúvidas em relação a conceitos técnicos, de construção e ajuste correto da máquina. E não é fácil encontrar material com assuntos específicos, ou não sabemos onde, ou como procurar.
Iniciei no hobby através desse site, tenho muito respeito por ele. Embora tenha me inscrito a pouco tempo, já desfrutava do site a tempos.
Quando vocês reagem a um tópico meu, mim sinto como um fan recebendo um autógrafo do ídolo. Espero que meus tópicos retribua um pouco
do que já desfrutei, e continuo desfrutando desse site .
Meus aeros sempre envolvem materiais alternativos, não como uma negação ao produto industrializado, mais porque, esse é o meu hobby. Como se
fosse uma ramificação do aeromodelismo. Iniciei no hobby com produtos específicos para aero, mais paralelo a isso, e com mais paixão, encontrar e testar, materiais alternativos.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: RV-10, 1m, com alumínio de latinhas (vídeo)

Mensagem por LaercioLMB »

Que bom, mas não se preocupe com materiais alternativos, pois aqui no e-voo tem gente que faz aeromodelo escala até com papelão e voam tão bem quanto um feito com balsa ou isopor. O material não significa muito desde que consigamos deixar um equilíbrio na construção do aeromodelo para que ele não fique com peso acima do ideal.
Veja bem, tenho um aeromodelo todo feito com depron, com asas nervuradas e estruturais com 1200 mm de envergadura e pesa 1280g e voa muito bem. Para você ver, muita gente fazendo aeromodelos desse mesmo tamanho e achando que 500g está pesado demais.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder