Meu aviao convertido pra FPV

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
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A_Almeida
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Meu aviao convertido pra FPV

Mensagem por A_Almeida »

Galera, sou membro antigo daqui que andou afastado, gostaria de compartilhar meu mais novo hobby que eh continuacao do antigo hobby, FPV com goggles, converti aviao e helicoptero pra FPV, este eh o video do meu aviao sobre Detroit, comentem, debatam, compartilhem experiencias e dicas:

https://www.youtube.com/watch?v=jpO_xopSKXk

Meu setup: camera CADXX HD
TX AKK 1W
Goggles fatshark recon V3
Antenas Pagoda

Estou migrando para os sistema 900mhz pra conseguir voar mais longe pois ja perdi o sinal inumeras vezes a cerca de 500m do meu ponto central, definitivamente 2.4 ghz nao eh pra FPV.
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nery
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Re: Meu aviao convertido pra FPV

Mensagem por nery »

bom voo!!
no rádio, você esta usando o sistema padrão do rádio 2.4,se for , realmente não é para FPV muito curto o alcançe quando se fala de FPV,
mas se você quiser continuar com 2.4, a Frsky tem um modulo para FPV que atinge 10km segundo teste de usuários, não sei se é veridico, mas, não custa pesquisar.
De acordo com a localidade e as faixas permitidas, vocÊ pode usar um sistema de 433 mhz , tem modulos prontos que atingem grandes distâncias (km) e com boa qualidade.
para vídeo, no padrão 5.8 os equipamentos da Immersion tem qualidade superior.
Para o Vídeo transmissão em 1.2ghz ou 1.3ghz realmente é superior em distância, mas a qualidade do vídeo e menor do que o padrão 5.8.

Se optar por atingir Km acima de 5 km , te aconselho o uso de um sistema de antenas tracker, coisa que da trabalho fazer, mas é o recurso para quem deseja atingir grandes distâncias.Nesse Sistema é importante o uso de placas tipo as antigas APM com software de rastreamento via gps, RTH e mission planer em uma groud station.
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A_Almeida
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Re: Meu aviao convertido pra FPV

Mensagem por A_Almeida »

Valeu nery...
Eu ja encomendei um Frsky taranis X7 ja com modulo R9M de 900mhz que deve chegar na semana que vem, eu comecei nessa categoria em junho deste ano, ainda estou aprendendo muito, proximo passo eh investir num sistema de piloto automatico que ainda estou pesquizando, nem sei se existe algum que seja ativado automaticamente um return to home caso perca o sinal de radio e que possa ser ligado remotamente via radio para o caso de perda de sinal de video.

Eu procurei sistemas de 1.2ghz para video, mas estao muito escassos e dificeis de achar, mesmo aqui nos eua, entao vou por enquanto tentando extrair o maximo que der do sistema 5.8ghz, ja tenho uma pequena colecao de antenas, algumas que nao deram muito certo. Proximo passo sera desenhar um aviao exclusivamente pra FPV com mais tempo de voo e eficiencia. Esses que eu tenho gosto da qualidade de voo dele, praticamente nao entra em stol, mas por ser rapido voa pouco, nao mais que 15 min com bateria de 5000mah 3s. Teria que durar uns 20min ou mais. A Ground station tb esta nos planos, eh uma otima redundancia ja que os gogles sofrem mais com interferencias, principalmente o meu que eh o mais pe de boi da fatshark.
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nery
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Re: Meu aviao convertido pra FPV

Mensagem por nery »

Oi A_almeida,
Você pode dar uma olhada neste link que vou te mandar ?http://www.itluxembourg.lu/site/ultimate-lrs/ da uma olhada pode ser que você encontre informações boas , eu gosto desse projeto, é muito promissor.
Sobre aeros para FPV :
Acompanho um canal de alemães que eu acho bem interessante devido eles compartilharem as configurações de cada aero que usam para seus vôos que são longos, e são gravados por cameras action cam tipo go pro.
o canal com os vídeos é este : https://www.youtube.com/channel/UCWwlF6Ql7qjDRCGaornOdnA .
Endereço do blog alemão https://dscfpv.wordpress.com/ .
neste blog que esta em inglês tem a estrutura que eles montaram para fazer vôos a grandes distâncias tudo explicado , eles usam basicamente asa zagi e planadores, pois eles podem cobrir grandes distâncias em pouco tempo de voo, assim economiza bateria e o voo fica longo. busque no blog as mensagens mais antigas pois há um descritivo de tudo que é usado desde o aereo passando pelo equipamento de FPV tanto equipamento de solo como o embarcado no aero. Inclusive tem vídeo demostrando como montaram as asas zagi( a asa é um kit,mas precisa montar quase tudo).
da uma olhada em alguns vídeos deles, vocÊ vai achar, eu acredito, muito bonito as filmagens e tambéem muito motivador para quem esta entrando neste campo do aeromodelismo.
EU estou com algum equipamento FPV e estou començando a construir um moto-planador para fpv.
meu rádio é um Turnigy 9XR com modulos orange 433mhz usando software do link que te passei o Ultimate LRS.
Sobre o RTH automatico ,sim tem sim, em basicamente todos os bons kits de OSD e placas controladoras de voo tipo como disse antes as antigas APM ou Pixhawk (eu prefiro essas a um OSD rsrs).
O sistema de retorno automatico é ativado quando perde o sinal (fail save do rádio ou do vídeo, isso pelo que lembro é configuravel) ou você aciona uma chave no rádio que faz ele retornar, eu usaria os dois sistemas tanto chave quanto automatico, por segurança.
Isso é basico em todos os bons sistemas de OSD tipo Arkbird Autopilot 2.0 FPV Flight Controlle. Dificil vai ser achar esses equipamentos hoje em dia, acho que só no aliexpress, pois nas lojas que conheço ,não vendem mais , devido o voo FPV de aeromodelos terem caido muito a procura, a coisa hoje é só drone e os drones já vem com tudo isso que precisa em suas placas controladoras.
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A_Almeida
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Re: Meu aviao convertido pra FPV

Mensagem por A_Almeida »

Valeu por todas essas indicacoes Nery, ja me inscrevi nos canais e bookmarkei os blogs.
Basicamente tem 2 sistemas de flight controllers que estao faceis de achar, o Pixhawk e o Inav, o Pixhawk parece mais produto acabado, o Inav tem que soldar bastante coisa nele e ambos exige uma criteriosa configuracao no PC, o interessante eh que da pra programar voos autonomosm interessantes pra filmar um lugar ou regiao, mas menos divertidos que pilotar. Alias esse novo segmento do hobby tras muito trabalho manual, acabou aqueles aparelhinhos que era so plugar e voar, agora tem que soldar, atualizar firmware e por ai vai... o bom eh que eh um aprendizado totalmente novo.
A ideia do moto planador me parece super atraente, acho que vai ser o caminho natural pra conseguir boa autonomia, afinal enche o saco sair e por todo equipamento no carro pra voar nao mais que 1 hora que eh o que consigo hoje com todas as minhas baterias. Gostaria de explorar mais o FPV com helicoptero, mas um trex 600 eh dificil de extrair dele mais que 12 min de voo mesmo deixando ele manso com baixo rotor speed, porem tem a versatilidade de ter longo alcance como aviao e pousar em qualquer lugar como um drone, quero dizer em qualquer lugar deserto onde nao assuste ou coloque em risco ninguem. rsss, porem os videos que eu gravei do helicoptero ate agora sao inaproveitaveis, assistindo ao vivo em FPV nao consigo perceber as vibracoes que a gravacao de video capta, todos os videos gravados ficam horriveis e eh quase impossivel deixar um helicoptero sem vibracoes.
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Re: Meu aviao convertido pra FPV

Mensagem por nery »

Oi, O FPV de longa distância a principio parece muito legal, alcançar distâncias até grandes, mas com o tempo se torna cansativo e estressante, porque você na maioria das vezes precisa ficar com o aero em uma linha reta com suas antenas.
Neste canal https://www.youtube.com/user/ezikiel121212/videos
do youtube COFPV de americanos do colorado se não me engano, você pode notar que os voos longos são sempre em uma direção e tem poucas manobras circulares ,isso é devido o campo de abrangencia do raio das antenas que são direcionais.
quanto mais longe mais direcional e isso limita os comandos.
Devido isso eu optei por uma distância até no maximo 2 a 3 km do ponto onde eu estiver para tentar ter a liberdade de fazer curvas, mudar a direção e não ter muito problema de perda de sinal.
A filmagem com helicoptero vocÊ tera que colocar um gimbal e dos bons !!!
Sobre as placas a Pixhawk para mim é melhor, usando o mission planer vocÊ faz coisa de cinema rsrsrss programar voos , RTH de boa qualidade , voos estabilizados para melhorar a filamagem, telemetria com mais recursos isso é bom, para quem gosta de ler telemetria rsrsrsr.
Se você Optar por moto-planadores, busque um modelo que possa desligar o motor e planar por um bom tempo, isso vai te dar uma autonomia gigante de voo!!
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A_Almeida
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Re: Meu aviao convertido pra FPV

Mensagem por A_Almeida »

Se eu conseguir 3km de alcance estou no lucro, hoje nao passo de 500m (por causa do radio) olhando do seu ponto de vista voar so em linha reta torna-se meio monotono, talvez empolgante na primeira vez, mas depois de conhecer o terreno fica monotono, mas 3km me daria um bom raio de exploracao pra onde eu levasse o aviao, aqui onde moro tem um grande aeroporto internacional nao muito longe, entao voar muito longe e alto por aqui seria bem imprudente da minha parte, mas quero tornar frequente saidas de carro pra regioes rurais pra explorar.
Sobre o helicoptero ja pensei no gimball, porem nao acho eskis longos pra ele, vou ter que fazer meus proprios quando comprar uma impressora 3d, alias helicopteros RC parece que estao caminhando para a extincao, principalmente os de flybar como o meu, ninguem esta mais fabricando nada pra eles e esta cada vez mais dificil achar pecas de reposicao. Vou acabar tb que ter um quadcopter pra poder soltar em lugares onde um helicoptero seria indiscreto demais como parques publicos e praias. Nao gosto muito deles por causa da ineficiencia do voo.
Qual tipo de antena voce esta usando hoje em dia pro seu video? Eu ja experimentei clover leaf e agora estou com as pagodas, no aviao da uma interferencia danada em alguns angulos, talves o lugar onde instalei nao seja dos melhores, eu coloquei no dorso na parte de cima, talvez o correto fosse colocar na barriga, tenho duvidas se invertendo a antena de cima pra baixo se ela muda a orientacao, tipo se eh right hand inverter pra left hand, no helicoptero so tenho interferencia quando voo de frente pra onde estou, porque a antena fica exatamente atras do rotor principal que eh todo de metal.
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Re: Meu aviao convertido pra FPV

Mensagem por nery »

Na parte de vídeo eu tenho estas https://www.getfpv.com/5-8-ghz-spironet-antenna-set-sma.html?ccartCamp=65956434.0 ,
são boas, mas se for muito longe como todo 5.8 o sinal não fica legal, não tem jeito 5.8 não é para grandes distancias mesmo com antenas boas, se vocÊ olhar no youtube quando alguém posta videos gravados de cameras de pilotagem são imagens com definições bem ruins se comparadas as imagens das cameras de gravação, eu uso uma camera de pilotagem Sony antiga e a minha de gravação é uma RunCam 1080p. Bom seria se as imagens das cameras de pilotagem fossem iguais as cameras de gravação. Apesar que eu já vi comentarios de uso de cameras action cam para gravar e pilotar ,mesmo tendo atrazo de alguns milisegundos a qualidade as vezes vale a pena, mas isso para aviões , se for multirotor, nem pensar em fazer isso, o atrazo pode levar a bater em alguma coisa.
Nos testes que fiz coloquei a antena do VTX bem atraz do bordo de fuga ,quase no meio da fuselagem bem distante do transmissor do rádio, ajudou um pouco a cortar os ruidos na imagem e também coloquei uma bateria separada para o transmissor de vídeo, isso ajuda a tira os ruidos do esc do motor que influência na imagem. tenta isso pra ver no seu .
Eu tenho pesquisado um transmissão de 1w para video 5.8 as Aomway pelo que já achei consegue boa distÂncia com bom sinal em 5.8, olha o link do produto https://pt.aliexpress.com/item/1871928433.html?spm=a2g0s.8937460.0.0.61e92e0edfh3p1 .
Eu vou acabar comprando um 1.2 ghz.
Outra coisa que eu noto nos canais de FPV e os vídeos gravados, é o local onde a pessoa fica, alguns funciona assim:
1 - O cara fica em uma aerea elevada e voa ou na mesma linha ou pouco abaixo, isso ajuda muito nas transmissões de rádio se 2.4 .5.8 ou mesmo 1.2 , pois reduz obstaculos no caminho da transmissão.
2 - Faz um voo em altitude bem acima de onde esta, isso também ajuda na transmissão.
Obs. dificil é achar lugares assim kkkkkkkkkkkkk.
eu quero muito fazer voos aqui na região montanhosa de onde moro , pois vai me favorecer espaços abertos onde o sinal não vai ter muitas barreiras naturais.
Pensa nisso quando for fazer seus voos. o lugar onde você fica é importante.Há é bom você fazer uma mapeamento da aerea que você vai voar ,conhecer local ,traçar uma rota de voo, com isso seu voo vai ser mais seguro, usa o Maps e traça a rota e pontos de curva, olha esses pontos de curva se tem obstaculos naturais, procure lugares abertos, tem gente que já perdeu equipamento caro com isso, com voos distantes, é uma coisa a se pensar, onde vai voar tem como eu ter acesso para recuperar o equipamento caso aconteça uma pane e caia ? . pensa nisso !
Se você manja bem de inglês, acessa esse canal americano https://www.youtube.com/watch?v=e09Ukc3xoEU&list=PLQfofxd5B8YWAmCMOf03_AGQfRlJJ_iTo&index=10 tem um tutorial sobre sucesso no FPV ,o cara da uma aula, vc vai gostar.
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A_Almeida
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Re: Meu aviao convertido pra FPV

Mensagem por A_Almeida »

Essas suas antenas sao Clover leaf se nao me engano, sao assim como as pagodas antenas que irradiam em todas as direcoes, acaba que o sinal realmente fica fraco depois de se afastar um pouco, assistindo o video que voce indicou realmente longa distancia exige um bom investimento e tem limitacoes.
Ontem a tarde voei e quase perdi meu helicoptero, perdeu completamente o sinal do radio controle sobre uma pequena floresta e quando estava quase caindo nas arvores recuperou, por isso que eu quero sair definitivamente dos 2.4ghz, o video estava perfeito quando isso aconteceu, esses sustos acabam com a graca do Hobby, rsss, depois de mudar a posicao da antena do meu helicoptero pela segunda vez ainda vi muita interferencia no video, vou usar realmente uma bateria separada para o transmissor, acho que isso vai melhorar bastante a qualidade do video porque as interferencias parecem claramente vir da eletronica do helicoptero.
Quanto ao local de voo mais elevado aqui onde eu moro em Michigan nao tem morro nenhum, alias tem um bem pequeno num parque, mas que eh cheio de gente por ser ponto turistico. entao o jeito eh investir em equipamento mesmo, a maioria dos que postam videos de longa distancia sao do oeste onde o relevo eh mais montanhoso. Estou tracando os meus planos de voo pra voar somente sobre areas de florestas pra evitar em caso de pane cair sobre a casa de alguem, nem imagino o rolo que isso pode dar, prefiro ate perder o equipamento do que pagar pra ver.
Esse seu transmissor eh top demais, porem eu te indicaria este aqui, eh o dobro de potencia e bem mais barato: https://www.amazon.com/Flysight-TX5820- ... 212&sr=8-4, estou estudando a compra de um desses pro meu aviao, mas acho que o autopilot tem que vir antes.
Este site que com certeza vc ja deve ter acessado eu uso como referencia pra estimar mais ou menos meu alcance : http://www.maxmyrange.com/
Na segunda chega meu novo radio e receivers, proximo passo um autopilot pro aviao e vamos evoluindo, rsss... valeu!!!
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nery
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Re: Meu aviao convertido pra FPV

Mensagem por nery »

Oi, como vai ??
Sobre o lance do autopilot, assista esses 2 vídeos do canal "Coisas que voam" https://www.youtube.com/watch?v=FxZngLUP7J4 ,recomendo você olhar o canal e ver os vídeos que ele tem, ali você vai encontrar videos para usar uma controladora em avião .Esse outro vídeo já é uma outra placa colocada em um outro aero https://www.youtube.com/watch?v=n7OdRG6B3z8, esse segundo vídeo acho que vocÊ vai gostar bastante, devido as explicações e recomendações que ele faz.
O Transmissor que você indicou, eu conheço há alguns anos, mas nunca tive a oportunidade de comprar , tive boas referências sobre ele, e era a minha primeira opção , essa marca flysight é uma boa marca, na época era difícil achar uma loja que eu compra-se on-line. Esse link da amazon ele fica muito caro enviando aqui para o Brasil. 57 dolares a mais no custo final, mais caro que o produto kkkkkkkkkkkk .
Mas um dia eu compro um kkkk, com o dólar do jeito que esta aqui no Brasil tá difícil rsrsr.Mas obrigado pelo link valeu!!!!
olha eu sei que ficar assistindo vídeo e mais vídeos e mais vídeos e ler ,ler e ler sobre esse lance de FPV pode ser até cansativo e tem gente que fala até não ser necessário tudo isso, mas na minha experiências eu posso te dizer que , isso pode ser a diferença entre você montar uma estrutura que vai te dar bons resultados e te motivar a continuar e uma estrutura que vai te dar muita dor de cabeça e poucos resultados satisfatórios válidos, e isso pode te levar a prosseguir ou desistir, fora que tem o lance do custo financeiro, e o prejuizo que agente pode levar depois que a coisa não da certo.
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