Meu aviao convertido pra FPV

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
Avatar do usuário
A_Almeida
membro
Mensagens: 637
Registrado em: Ter Nov 04, 2008 11:19 am
Localização: Dearborn - MI

Re: Meu aviao convertido pra FPV

Mensagem por A_Almeida »

nery escreveu:Oi, como vai ??
O Transmissor que você indicou, eu conheço há alguns anos, mas nunca tive a oportunidade de comprar , tive boas referências sobre ele, e era a minha primeira opção , essa marca flysight é uma boa marca, na época era difícil achar uma loja que eu compra-se on-line. Esse link da amazon ele fica muito caro enviando aqui para o Brasil. 57 dolares a mais no custo final, mais caro que o produto kkkkkkkkkkkk .


Eu costumava comprar na amazon desde quando morava no Brasil e nao era tao caro assim pra enviar, outros tempos mesmo, rsss, aqui o envio eh gratuito e chega em no maximo 2 dias, por isso que indiquei, esqueci que nos ultimos anos os governos tentaram dificultar e muito a compra no exterior a partir do Brasil tanto eh que antes de imigrar eu ja nao estava mais investindo no hobby. Antes era so alegria, la por 2010 eu comprava todo mes um montao de coisas de lojas como Hobbyking, helidirect, amazon, ebay, era uma festa, bons tempos, rsss

Obrigado pelos links, vou assistir atentamente hoje no fim do expediente, eh importante obter informacoes pra nao ter decepcoes, rsss, eu ja comprei um sisteminha de video camera barato que foi so pra jogar dinheiro fora, antennas sao um caso a parte, tem que comprar e experimentar. Espero com o novo radio aumentar meu raio de acao pra uns 3km que eh o que eu almejo por agora o que ja eh uma grande conquista ja que hoje nao passo de 500m o que torna o voo bem monotono depois que acaba a empolgacao inicial. A hobbuking esta com uma otima promocao para os radios Frsky, comprei o meu la e deve chegar entre hoje e amanha, acho que a hobbyking nao aumentou muito os precos de envio para o Brasil, caso interesse segue o link: https://hobbyking.com/en_us/frsky-taran ... white.html este radio ja vem com modulo 900mhz junto, eles estimam uns 15 km ou mais de alcance dependendo do receiver.


Valeu!!!
Avatar do usuário
A_Almeida
membro
Mensagens: 637
Registrado em: Ter Nov 04, 2008 11:19 am
Localização: Dearborn - MI

Re: Meu aviao convertido pra FPV

Mensagem por A_Almeida »

Uma ideia que eu gostei bastante foi deste cara: https://www.youtube.com/watch?v=hJeEAc3 ... dex=2&t=0s , ele montou uma estacao de recepcao em 1.2 ghz pra comunicacao entre o aviao e terra com longo alcance e retransmite para 5.8 ghz para os gogglles, nesse caso nao necessitando mais do que 25mW, esse vai ser provavelmente o modelo que vou montar pra mim. Usando a calculadora do site http://www.maxmyrange.com/ da pra conseguir 17 km de alcance usando antenas rubber ducky e um transmissor de 600mW no aviao, aquelas mesmas antenas que tem no nosso wifi caseiro, mais que suficiente pra essa frequencia.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Meu aviao convertido pra FPV

Mensagem por LaercioLMB »

A_Almeida escreveu:Uma ideia que eu gostei bastante foi deste cara: https://www.youtube.com/watch?v=hJeEAc3 ... dex=2&t=0s , ele montou uma estacao de recepcao em 1.2 ghz pra comunicacao entre o aviao e terra com longo alcance e retransmite para 5.8 ghz para os gogglles, nesse caso nao necessitando mais do que 25mW, esse vai ser provavelmente o modelo que vou montar pra mim. Usando a calculadora do site http://www.maxmyrange.com/ da pra conseguir 17 km de alcance usando antenas rubber ducky e um transmissor de 600mW no aviao, aquelas mesmas antenas que tem no nosso wifi caseiro, mais que suficiente pra essa frequencia.



Se você vai trabalhar com 1.2 Ghz e 5.8 Ghz, as antenas de wi fi de casa nem de longe são boas, pois são para 2.4 Ghz. Antena não é só um pedaço de arame, tem medias específicas e cada mm nessas antenas fazem muita diferença entre um bom ganho ou queima do transmissor.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
nery
membro
Mensagens: 112
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 11:10 am
Localização: Vitoria da Conquista-BA
Contato:

Re: Meu aviao convertido pra FPV

Mensagem por nery »

Oi, A_almeida, sobre os transmissores de vídeo, é bom fazer um teste de distância entre canais, pois nem todos os canais conseguem atingir as mesmas distâncias com qualidade, mesmo se você trocar de antenas, veja, o sinal esta ótimo em um canal , ai você muda de canal a imagem começa a ficar ruim, isso na maioria das vezes é devido ao canal não ter a mesma potência do anterior que você achou bom.
O rádio que você comprou, um amigo tem e eu já tive em mãos , é um bom rádio e o melhor é que permite a troca de modulos.
Eu estou no projeto ULtimate LRS para modulos 433mhz, eu uso como modulo os orange 433mhz, é necessário uma modificação para ampliar sua distãncia,mas nada dificil de fazer.
Você esta usando antenas de wifi residêncial nos aparelhos de FPV ? como disse o Laercio o sistema é diferente eu não me arriscaria fazendo isso.
Avatar do usuário
A_Almeida
membro
Mensagens: 637
Registrado em: Ter Nov 04, 2008 11:19 am
Localização: Dearborn - MI

Re: Meu aviao convertido pra FPV

Mensagem por A_Almeida »

Oi, eu atualmente estou usando antenas foxeer Lollipop que sao cloverleaf com capa plastica, agora comprei uma tal de trueRC singularity que promete melhor recepcao e transmissao que as outras, essas antenas estilo wifi que vieram tanto no goggle como em alguns transmissores eu so usei pra testar o equipamento em casa, nunca voei com nenhuma delas, alias arrisquei uma decolagem com a original do goggles e quase perdi o aviao porque depois da primeira curva o sinal desapareceu e tive que emergencialmente partir pra o voo em terceira pessoa, nesse tempo meu aviao quase foi pro chao. O que eu disse eh que em 1.3 ghz mesmo com as antennas de wifi que sao o pior tipo ainda se tem excelente alcance comparado a 5.8 mesmo com antenas direcionais que como discutimos da pouquissima liberdade de manobra.
Agora vou estudar mudar os eletronicos do aviao pra que a antenna fique na barriga ao inves do dorso, no dorso observo algumas interferencias quando atinjo grandes altitudes, talvez porque todo aviao fique na frente da antena nessa posicao, testei a antena na barriga voando de dorso e vi que o sinal deu uma boa clareada no video. Nessa mudanca tambem vou deixar o video transmissor e antena o mais longe possivel do ESC, motor e servos, enfim eh um trabalho de melhoria continua ate chegar num modelo ideal
Avatar do usuário
A_Almeida
membro
Mensagens: 637
Registrado em: Ter Nov 04, 2008 11:19 am
Localização: Dearborn - MI

Re: Meu aviao convertido pra FPV

Mensagem por A_Almeida »

Convertido para radio Frsky com modulo R9M, meu gargalo ficou no video, mas consegui 3km com os mesmos 5.8ghz:

https://www.youtube.com/watch?v=E2aNDvgrSZ8
Avatar do usuário
nery
membro
Mensagens: 112
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 11:10 am
Localização: Vitoria da Conquista-BA
Contato:

Re: Meu aviao convertido pra FPV

Mensagem por nery »

Muito bom!!! qual foi altitude que você conseguiu?
as imagens estão boas , qual é a camera de gravação ?
Avatar do usuário
A_Almeida
membro
Mensagens: 637
Registrado em: Ter Nov 04, 2008 11:19 am
Localização: Dearborn - MI

Re: Meu aviao convertido pra FPV

Mensagem por A_Almeida »

nery escreveu:Muito bom!!! qual foi altitude que você conseguiu?
as imagens estão boas , qual é a camera de gravação ?


Estou usando uma Caddx turtle HD, a altitude foi de uns 300 m acima do chao, nao da pra ir mais alto porque tem um aeroporto internacional a menos de 20km dai.

Agora FPV com meu Trex 600 usando gopro pra gravacao e foxeer 1500TVL para FPV:

https://www.youtube.com/watch?v=TTbxWvJlxq4
Avatar do usuário
nery
membro
Mensagens: 112
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 11:10 am
Localização: Vitoria da Conquista-BA
Contato:

Re: Meu aviao convertido pra FPV

Mensagem por nery »

Ficou um bom voo, parabéns!!!
Responder