Boa tarde a todos!
O Tucano, apelidado também de Cutucano voou!
Voei ele sem finalizar o acabamento (cabine, cowl e adesivos). Vou deixar para fazer esses detalhes agora, seguro que o avião voa (e voa até que bem!).
Dubradiças:
Antes de falar do voo e dos detalhes que faltavam, comento a respeito das dobradiças.
O que no começo, parecia uma solução brilhante, mas logo tudo virou desgraça, ódio e meleca.
Optei por usar o plastico de uma garrafa de isotônico (powerade). Em alguns corpos de prova, pode constatar que o plástico é extremamente resistente para aplicação e quando bem lixado, adere muito bem a madeira utilizando cola de madeira.
A solução parecia ótima: barata, fácil e eficiente.
Só parecia.
Foi uma desgraça instalar as dobradiças do leme e do profundor. O buraco que fiz para as aletas de plástico ficou muito junto, então elas amassavam quando tentava colocar a superficie de comando...
Tive um pouco mais de sucesso utilizando um plástico um pouco mais duro (de outro isotônico) e fazendo buracos mais largos... foi difícil, chato e sujo. Mas as dobradiças ficaram boas no final das contas. Vou insistir um pouco na tecnica para o próximo modelo (que já está em construção).
Essas são as famigeradas.
Linkagem:
Uma etapa que também não gosto tanto de executar, mas dessa vez, com as pecinhas corretas, obtive um bom resultado. Utiliezei o clássico cavilha+raio de bike + clevis/horn.
Motor:
Como havia comentado, trata-se de um GP .42. Esse foi meu primeiro motor e já passou por algumas...Quando comprei ele (usado), espanei a rosca da vela. Um amigo usinou um cabeçote totalmente novo e que funciona muito bem.
O motor ficou alguns anos parado como enfiente na minha sala de trabalho, nesse meio tempo, sofreu uma queda e quebrou o encaixe da agulha. Fiz um remendo com durepox + bombril e o resultado estético ficou horrível.
O motor entretanto funciona maravilhosamente bem. Pega na mão com uma ou duas batidas, é forte, é leve e econômico. Dos meus motores atuais, é o que menos me dá trabalho.
Recentemente lenhei o stick que comento no começo desse tópico. Bati numa árvore de uns 7 metros. O motor foi encontrado a uns 12 metros da árvore, apenas com a helice danificada e uma marca de madeira (da ávore) no carburador.
O Voo:
Configurei o rádio para bastante comando. Achei que seria melhor seguir dessa forma para lidar com eventuais supresas durante o voo inalgural.
Pista. Motor. Puxada suave no profundor. O avião decolou suavemente, sem esforço. Ganhou altura facilmente. Respondendo bem aos comandos suaves.
Após algumas voltas em sentido anti horário, forcei uma curva mais fechada, aplicando profundor de forma mais brusca. Nesse instante, o avião fez como um snap roll , porém mergulhou em direção ao chão, performando um parafuso de ponta de asa. O reflexo foi puxar o profundor novamente, o que surtiu nenhum efeito e o avião continuou despencando, nesses milésimos de segundo, pude visualizar a fuselagem engruvinhada como uma minhoca no chão, e o avião totalmente destruído (com excessão da asa, que tá mais forte que viga de concreto armado).... como o comendo de profundor não resolveu, zerei os controles e deixei o avião mergulhar, estabilizando assim o giro. Puxando suavemente o profundor, o avião nivelou e o susto passou... foi por muito pouco que o Cutucano não virou saudades no seu primeiro voo.
Após o susto, e sem ainda ter ciência do que havia causado a acrobacia kamikaze, subi o modelo a uma altura segura e consegui reproduzir a situação apenas aplicando comando brusco de profundor. Alguém saberia esclarecer um pouco essa situação?
No mais, o avião voou dócil, optei por vir pra pouso um pouco rápido para evitar que o avião estolasse perto do chão...não fiz os pousos mais lindos do mundo mas todo pouso em que o avião sai inteiro, é um bom pouso. As rodas utilizadas também não ajudaram no pouso, eu acho.. são muito duras, logo o avião pula um pouco caso o pouso não seja perfeito.
Pronto para o voo inalgural.
No próximo post, vou colocar os pequenos vídeos gravados pelo amigo Felipe. Os registros são curtos mas dão um gostinho do voo do avião.
Próximos passos:
Já imprimi os adesivos.
Fiz um esboço preliminar de como será a cabine, mas esse não será o desing definitivo.. preciso definir também como vou fazer o molde final ou se farei uma cabine maciça.
Obrigado pelo apoio de todos durante a construção desse, que foi o meu primeiro avião de balsa construído do zero, sem kit, apenas com a planta.