Speed control para leigos

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
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alexcmag
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Mensagem por alexcmag »

Nenhum deles queimaria o motor.

O ICS50 pesa 5g e aguenta 2A contínuos e picos de 4A
O ICS100 pesa 8g e aguenta 5A contínuos e picos de 8A

Se só for usar o N20, o ICS50 é um tiquinho mais leve, mas se pretendes usar um motor maior no futuro, precisará trocar o FET dele por um mais parrudo.

Abraços,
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Victor Melo
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Mensagem por Victor Melo »

Entendi. Mas quando eu for mais barrudo, vou brushless...Sendo assim o de 2A me atende bem.
Outra coisa. Posso aliviar peso de ambos diminundo a fiação, né? Devo tomar alguma precaução?

Obrigado Alex!
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alexcmag
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Mensagem por alexcmag »

A fiação do ICS50 é leve, mas pode reduzir sim, é simples, só tome cuidado para não inverter entrada e saída ou positivo/negativo.

Acredito que você economize 1g ou 2g reduzindo os fios do ESC.
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Victor Melo
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Mensagem por Victor Melo »

Então...nesse caso talvez eu pegue o 100 e faça-o ficar com o peso original de um 50...Viável, não?
acastro
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Re: Speed control para leigos

Mensagem por acastro »

Amigo,
Existe algum esquema caseiro de speedcontrol para motores 400?
Pô eu ja fiz um motor brusless e queria testa-lo, porem não tenho o esc.
Pode ajudar?


[quote:d0b086ae31="alexcmag"]Os speed controls são divididos em dois grandes grupos, os comuns, para motores com escovas (os motores comuns de dois fios, que podem ser ligados em uma bateria e giram sozinhos) e os brushless (para motores de 3 fases que precisam ter a fase chaveada pelo speed).

Os exemplos que vou citar são para os speeds comuns, mas exceto o tipo de motor, as outras características são iguais para os dois tipos.

O speed control tem a função de controlar a velocidade do motor de acordo com a posição do comando de aceleração do rádio.

Nos modelos a explosão esta função é executada por um servo ligado ao canal 3 do receptor. Nos elétricos, o speed control é ligado ao canal 3 do receptor, da mesma forma que o servo do acelerador.

Para economizar peso de uma bateria extra para o receptor, a maioria dos speed controls possui uma funcionalidade chamada BEC(Battery Eliminator Circuit - Circuito Eliminador de Bateria). Ou seja, não é necessário ligar uma bateria direto no receptor, apenas no speed control.

Este circuito é basicamente um regulador de tensão que recebe a tensão da bateria usada para alimentar o motor e transforma em 5V filtrados para alimentar com segurança os demais circuitos.

Alguns speed controls possuem função de freio. Esta função é muito útil para planadores, já que parando a hélice o arrasto é muito menor (principalmente se utilizar hélice folder). Para modelos parkflyers ou acrobáticos isto não é tão necessário a ponto de gastar mais com isto.

Outra característica importante é o Low Battery Cut-off, ou simplesmente Cut-Off. Esta característica determina a tensão da bateria abaixo da qual o speed control não acionará o motor, apenas fornecerá a tensão para alimentar receptor e servos.

Nos modelos com bateria NiCd/NiMh, isto garante que se consiga controlar o modelo para um pouso de emergência no caso de esgotar a bateria em vôo, caso contrário a bateria poderia se descarregar a ponto de não ser mais possível controlar os servos, perdendo-se totalmente o controle do modelo.

Os Cut-offs para baterias de NiMh/NiCd geralmente são de 4,8V, o suficiente para manter receptor e servos funcionando.

Nos speed controls projetados para bateria LiIon/LiPo, o Cut-Off tem a função de preservar a bateria dos danos que poderia sofrer caso descarregada abaixo do mínimo seguro. Neste caso, a tensão de corte geralmente é em torno de 2,8V por célula de bateria (5,6V para baterias
2S, 8,4V para baterias 3S).

Os speed controls devem aguentar a corrente exigida pelo motor, de preferência com alguma folga para não correr o risco de queimá-lo por causa de alguma pequena sobrecarga momentânea.

A maior parte dos danos causados a speed control são causados por exceder a capacidade máxima de corrente, o que geralmente queima os transístores (FET) responsáveis por regular a potência e os diodos Schotky de proteção. Em muitos casos é possível consertá-los, portanto
não jogue um speed queimado fora sem que antes algum modelista com experiência em eletrônica possa analisá-lo para saber se compensa consertar.

Outra grande causa de problemas com speed control é inverter a conexão de bateria. Isto normalmente causa grandes danos, portanto tome muito cuidado ao ligar o modelo.

Os modelos mais comuns e baratos no mercado são da GWS. Apesar de não terem Cut-Off para LiPo, são bastante funcionais e o custo geralmente compensa.

Os principais modelos da GWS são:

ICS50: Ideal para pequenos modelos com motor IPS-DXA, aguentam 2A constantes e no máximo 4A por alguns momentos, não sendo suficiente para motores maiores. Muita gente tem um destes guardado porque acompanha vários "flight-packs" da GWS, kits que contêm receptor, servos, speed control e bateria.

ICS100: Versão maior do ICS50, para motores até 5A contínuos e até 8A de pico (aguenta motores IPS-DXA e 280 com folga, e motores 300 com algum cuidado, já que estará no limite da capacidade. É bem leve, bom para modelos pequenos que não excedam sua capacidade.

ICS300: Barato, pequeno e ainda leve, pesando cerca de 10g, é um tipo de coringa dos speed controls da GWS, serve em praticamente qualquer modelo slow-flyer ou park-flyer. Sem dissipador aguenta 8A, o suficiente para motores 280/300, com dissipador aguenta até 15A, o suficiente para motores 400.

ICS480: Versão maior do ICS300, aguenta até 25A, o suficiente para acionar com folga motores 400 e no limite os motores 480, 500, 550, mas é um pouco maior, um pouco mais caro e um pouco mais pesado do que o ICS300, o que o torna incômodo para usar em modelos muito pequenos.

Outros fabricantes de speed control têm modelos bem mais sofisticados, um exemplo é a Castle Creations, que produz os speeds da linha Pixie, pequenos e de alta qualidade. Para quem quer usar motores comuns e um speed control de alta qualidade é uma opção, mas custam entre 2 e 3 vezes o preço de um speed control GWS.

Na minha opinião não vale a pena, já que por alguns reais a mais é possível comprar um speed control para motores brushless, que são
muito mais eficientes.

Os speeds brushless externamente são bem parecidas, mas tanto o circuito quanto o firmware que controla suas funções são muito mais complicados, por isto o maior custo. A vantagem é a maior eficiência dos motores brushless. A desvantagem é o preço.

Não é possível usar motores comuns em speeds brushless, muito menos o contrário, e a complexidade do circuito torna inviável tentar fazer speed control brushless em casa.


[b:d0b086ae31]Para quem quer saber mais - como é feito o controle da potência:[/b:d0b086ae31]

O speed control recebe a posição do stick do acelerador e liga/desliga continuamente a alimentação do motor para diminuir a tensão média recebida pelo motor. Se deixar 50% desligado e 50% ligado, a tensão média será metade da tensão da bateria, dando menos potência do que a tensão total.

Mas com 50% da tensão não se obtém 50% da potência, pela lei de Ohm, P=U^2/R, como a resistência do motor será fixa, ao usar metade da tensão obtém-se um quarto da potência.

Isto causaria um comportamento estranho, já que o motor aceleria muito mais a cada movimento do acelerador conforme se aproximasse do topo da escala.

Para solucionar este problema, a curva de aceleração dos speeds de aeromodelismo normalmente é exponencial, isto é, com o acelerador na metade a tensão de saída é de cerca de 71% da máxima, para dar os 50% da potência.


[b:d0b086ae31]Para quem quer saber mais - soft brake / hard brake:[/b:d0b086ae31]

Muitos speed controls com freio (brake) permitem configurar a operação entre soft brake e hard brake.

O que muda é a forma do acionamento, o hard-brake trava repentinamente, o soft-brake desacelera proporcionalmente, pulsando o acionamento do freio. Isto permite usar motores com redução sem correr risco de quebrá-la, evita torções desnecessárias na hélice e no modelo e evita soltar os parafusos que prendem a hélice.[/quote:d0b086ae31]
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alexcmag
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Mensagem por alexcmag »

Não entendi... Motor 400 não é brushless.

E não há como fazer um speed brushless em casa sem gastar mais do que o preço de um importado.
ArthurB
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Mensagem por ArthurB »

è posivel a costrusão de um ESC para testes de motores brushless?

Talves utilizando uma fonte simetrica e 6 transistores, controlados pela porta parralela do pc?


Claro que só iria servir de teste para motores, vistro que transistores não tem muita potencia(mas são baratos).

Testar motores de cd-rom,se ter o perigo de queimar esc,bateria,receptor
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Julio Cesar
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Mensagem por Julio Cesar »

[quote:3518da8088="ArthurB"]è posivel a costrusão de um ESC para testes de motores brushless?

Talves utilizando uma fonte simetrica e 6 transistores, controlados pela porta parralela do pc?


Claro que só iria servir de teste para motores, vistro que transistores não tem muita potencia(mas são baratos).

Testar motores de cd-rom,se ter o perigo de queimar esc,bateria,receptor[/quote:3518da8088]

Não vai funcionar. Porque os esc bl além de gerar o sinal trifásico para o motor, também lê de volta pelos pólos que não estão em uso os sinais de sincronismo, sem eles, não tem como esc saber onde estão os pólos. Isto é chamado de sensorless(sem sensores hall externos).
Júlio César
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alexcmag
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Mensagem por alexcmag »

Se for só pra testar enrolamentos...

Se for estrela, dá pra acionar como se fosse motor de passo, deixa o centro ligado no positivo direto e 3 FETs para acionar as fases para o terra. É tosco mas funciona.

Para acionar os FETs, um 555 (como astável) e um 4017 para acionar as fases em sequencia. O motor deve girar, fraco, mas deve girar.

Transístores de potência para aguentar uns 10A não são muito mais baratos que FETs, se descuidar são mais caros.
acastro
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Mensagem por acastro »

QUEQR DIZER QUE SE EU UTILIZAR A PLACA DA MINHA FRESADORA CNC POSSO CONTROLAR O MOTOR DESDE QUE ELE ESTEJA EM ESTRELA?
ESSA CONF STAR PERMITE QUE P MOTOR SEJA USADO NO SPEEDCONTROL?
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