CORTADOR DE ISOPOR ESPETACULAR - Técnicas de corte de isopor

Neste fórum discutiremos os novos artigos postados na página E-voo, a fim de esclarecer as possíveis dúvidas que possam ter ficado acerca deles.
Avatar do usuário
DaReZzO
membro
Mensagens: 1175
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 5:24 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por DaReZzO »

Opa... acabei de mandar MP pra ele...
claudio, aproveita e coloca o valor hehe :roll:

obs: se vc tiver msn, me adiciona la claudio!!!
Norton, se quiser adicionar tb... é sempre bom ter a galera do forum no msn!!! hehe

OBS2: Eu tenho uma fonte aqui em casa, ela é antiga, era do meu pai!!! Ela tem 12V constantes e 10A... Poderia usar ela ??? ai eu ligaria o dimmer nela??? é isso ???
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Darezzo e colegas, eu sempre fico preocupado quando ouço falar em dimmer.... Já disse isso aqui dezenas de vezes nos diversos tópicos relativos ao corte de isopor... Se dermos o azar de um leigo cardíaco, epilético ou que use marca-passo tomar uma "paulada" numa gambiarra dessas, e vier a óbito, com certeza todos ficaremos consternados. Estou exagerando? Muitos dirão que sim.. Acho que a maioria... Mas uma parte dessa maioria com certeza fuma, mesmo sabendo que vai ter enfisema e câncer, e assim a opinião deles eu dispenso... hehehe....
Para fazer um cortador "seguro", é preciso ISOLAR o fio de corte da rede. Como? Com um transformador...
Mas cuidado: existem transformadores que NÃO SÃO isolados da rede... São os chamados auto-transformadores.
A quase totalidade dos "trafos" - esse é seu apelido - de adaptação 110/220 ou vice-versa são autotransformadores... E o que me deixa ainda mais pasmo: MUITOS dos transformadores usados em ILUMINAÇÃO SUBMERSA EM PISCINAS também o são... :shock: :shock: :shock: :shock:
Tive um chamado certa vez em uma casa de praia em que o gato de estimação da família havia morrido eletrocutado ao tentar beber água da piscina... A água entrou no farol submerso.... E o trafo era um dos "fatídicos" não-isolados.... Tenho pena do gato....
Assim, o que posso sugerir basicamente são duas opções:
Uma fonte de computador modificada (temos um tutorial ótimo aqui na seção de tutoriais do fórum, que se for seguido à risca e com toda a atenção não envolve riscos)
Um transformador comprado em lojas de componentes eletrônicos.
A primeira opção, por usar fontes meio "antigas" (são as mais adequadas) é sem dúvida a mais barata, e permite a variação de tensão dentro de certos limites que viabilizam o corte com arcos de até 1m. As fontes podem ser conseguidas até "de grátis", mas no pior dos casos pagar-se-á uns 30 Reais numa assistencia qualquer.
A segunda, um pouco mais cara do ponto de vista de investimento, é também a que menos conhecimentos requer, pois bastará usar dois transistores de potencia baratos, um dissipador de calor e um potenciometro. Um bom trafo para isso seria um de 12+12 ou 15+15 Volts, com uma corrente de 4 ou 5 Ampères. Isso daria uma "folga" enorme... Um desses deve custar uns 50 Reais...
Em ambos os casos, sugiro como fio de corte o aço inox de cercas elétricas (cerca de R$45,00 o rolo com 400m :shock: :shock: :shock: ), eu o tenho usado com sucesso. A única característica singular desse fio é que ele dilata bastante com o calor, e assim o arco deve prever a compensação dessa dilatação.
Avatar do usuário
NORTON
membro
Mensagens: 1502
Registrado em: Dom Jun 18, 2006 8:33 pm
Localização: Porto Alegre/RS

Mensagem por NORTON »

[quote:5c2806040d="DaReZzO"]Opa... acabei de mandar MP pra ele...

Muito bem meu camarada, atitude corretíssima, o Cláudio é 100% e as fontes tbm!

claudio, aproveita e coloca o valor hehe :roll:

O valor como disse é ridículo se levada em contaa qualidade e duração...mais ou menos duas vidas humanas,rsrsrsrsrsr

obs: se vc tiver msn, me adiciona la claudio!!!
Norton, se quiser adicionar tb... é sempre bom ter a galera do forum no msn!!! hehe[/quote:5c2806040d]

Valws,

Abraço

Norton
Realizei mais um sonho...ensinei meu filho á voar !
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

É importante ressaltar que NÃO existe uma "receita pronta" que possa ser seguida à risca , em nenhum dos dois casos....
Avatar do usuário
DaReZzO
membro
Mensagens: 1175
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 5:24 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por DaReZzO »

To morrendo de sono, mas fiquei dando atualizar na pagina só pra ler a sua resposta!!! :D
Realmente, estava meio perigoso... hehehe :oops:

Entao, eu tenho uma fonte antiga la na garagem... amanha bato uma foto dela e posto aqui!!! Segundo o meu pai é uma fonte de 12V e 10A... Nada mais, na epoca era uma otima fonte... hoje em dia nao sei!!!

Como eu faria, ligaria o dimmer na fonte???
O meu arco esta com 80cm... mas eu poderia diminui-lo para uns 60!!!
Só queria cortar umas asas e ser feliz hehe

Sei que ja esta tarde, entao vou deixar voces em paz, por hoje!!!
Amanha de manha ja bato a foto e posto aqui!!! Ai se voces puderem me ajudar mais!!!

MUITO OBRIGADO PELA AJUDA DE NOVO NORTON E CLAUDIO ( QUE ESCREVEU ESTE TEXTO ENORME ) ...
até amanha de manha :lol:

abração!
Avatar do usuário
NORTON
membro
Mensagens: 1502
Registrado em: Dom Jun 18, 2006 8:33 pm
Localização: Porto Alegre/RS

Mensagem por NORTON »

[quote:d466166845="claudiorfernandes"]É importante ressaltar que NÃO existe uma "receita pronta" que possa ser seguida à risca , em nenhum dos dois casos....[/quote:d466166845]

Que meda....NASSA! :roll: :roll:

O gurí não usa marca passo nem tem epilepsia Claudião..ele quer é tomar choque e cortar um isoporzinho esperto...vende logo uma daquelas poderosas para ele e FEITO!! :twisted: :twisted: :twisted:

De brinde manda o teu famoso "fiozinho dental de robô"...HAHAHAHAHA :wink:

aBS

nORTON
Realizei mais um sonho...ensinei meu filho á voar !
Avatar do usuário
DaReZzO
membro
Mensagens: 1175
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 5:24 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por DaReZzO »

hehehe só tenho sopro... serve ???
Meu pai tem fibrilacao hehehehe f**a ein!!! e ele que estava com os fios na mao huhuh... toc toc toc, bate na madeira!!!
Avatar do usuário
NORTON
membro
Mensagens: 1502
Registrado em: Dom Jun 18, 2006 8:33 pm
Localização: Porto Alegre/RS

Mensagem por NORTON »

[quote:9493683821="DaReZzO"]To morrendo de sono, mas fiquei dando atualizar na pagina só pra ler a sua resposta!!! :D
Realmente, estava meio perigoso... hehehe :oops:

Entao, eu tenho uma fonte antiga la na garagem... amanha bato uma foto dela e posto aqui!!! Segundo o meu pai é uma fonte de 12V e 10A... Nada mais, na epoca era uma otima fonte... hoje em dia nao sei!!!

Como eu faria, ligaria o dimmer na fonte???
O meu arco esta com 80cm... mas eu poderia diminui-lo para uns 60!!!
Só queria cortar umas asas e ser feliz hehe

Sei que ja esta tarde, entao vou deixar voces em paz, por hoje!!!
Amanha de manha ja bato a foto e posto aqui!!! Ai se voces puderem me ajudar mais!!!

MUITO OBRIGADO PELA AJUDA DE NOVO NORTON E CLAUDIO ( QUE ESCREVEU ESTE TEXTO ENORME ) ...

NÃO DÁ BOLA...ELE GOSTA DE COISAS ENORMES!!!! :twisted: :twisted: :twisted:

até amanha de manha :lol:

abração![/quote:9493683821]
Realizei mais um sonho...ensinei meu filho á voar !
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Grato pelas palavras, Norton... Realmente, o meu objetivo não é ganhar dinheiro com isso, minha profissão é outra (e meu avô já me avisou há quase 40 anos que NiNGUÉM fica rico trabalhando... hehehe... véio sabido...).
Só comecei a oferecer os serviços de conversão e construção porque vi a enorme dificuldade do pessoal....
Darezzo, essa fonte de 12V dá para acionar um arco de até uns 45ou 50 cm no máximo, pois a tensão para um arco de 1m beira os 20 volts (sempre me referindo ao fio inox... Aqui em Campo Grande é quase impossível achar Nicromo, assim como em muitas outras cidades, e além disso o nicromo é bem mais caro, e mais frágil.
A outra opção são as cordas de violão e guitarra, mas existem TANTAS opções de nota, escala, instrumento e outras, que fica difícil dizer "usem ESTA"...
Assim, a opção do fio de cerca elétrica é facil e barata, pois essas instalações estão (infelizmente) muito difundidas (e, palavra de instalador -EU FUI- não adiantam NADA... heheeh), e pode-se até mesmo conseguir o fio "na faixa" pedindo um pouco a um instalador...
Esse trafo de autorama que você citou não serve, pois além da tensão baixa, não fornece corrente suficiente..
Os Dimmers são feitos para variar a corrente em lêmpadas incandescentes em CORRENTE ALTERNADA.... E isso eles fazem bem...
JAMAIS ligue dimmers em fontes de alimentação, seja na entrada (pode estourar a fonte) ou na saída (não adianta nada).
Avatar do usuário
DaReZzO
membro
Mensagens: 1175
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 5:24 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por DaReZzO »

Aé ??? ai eu ja nao sei huhuhu
Vou dormir, amanha de manha eu volto a encher a paciencia de voces...
Boa noite :)

-----------------------------------------------------------------------------


Claudio... por enquanto pode ser cortador com 45-50 cm mesmo... nao vou fazer aviao muito maior que isto!!!

Ai como eu faria ? Ligo a fonte direto no fio de cerca eletrica ?
Responder