Modelo barato e resistente para iniciantes - Com fotos

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Modelo barato e resistente para iniciantes - Com fotos

Mensagem por alexcmag »

Dividi o tópico original "Preciso voar, preciso de dicas" do CaioMix para discutirmos sobre meu projeto de modelo para iniciantes.

Os requisitos são os básicos para alguém que está começando, precisa ser um modelo fácil de fazer, barato, que voe bem com motor 400BR e baterias LiIon, LiPo ou NiMh.

Tenho preferência por motor pusher com hélice 5x3, já que a chance de quebrar o motor é nula e de quebrar a hélice é extremamemte pequena (e se quebrar, ela é mais barata que as grandes).

Não pode ser algo muito tão pequeno como o ArrowSonde para não ser rápido e arisco demais, nem tão grande quanto o AeroSonde para poder voar bem com o 400BR a 7,2V e ainda conseguir uma boa subida.

Não pode ser muito rápido como o ArrowSonde, nem ser lento demais senão o motor não vai render bem.

Tem que ser resistente a impactos diretos no asfalto e no poste sem danos ou com danos mínimos que possam ser consertados com cola e fita adesiva no campo.

Os componentes caros têm que ficar bem protegidos.

Deve ser tão estável quanto possível em todos os eixos (se soltar os comandos deve estabilizar rapidamente).

Não pode estolar facilmente e se estolar precisa ser fácil de recuperar.

Precisa aguentar bem qualquer excesso de comando, muito profundor deve causar loops, mas não estolar. Muito leme deve fazer curvas apertadas, mas não roll para não colocar o iniciante em situações difíceis.

Não sei se é muita pretensão, mas já consegui a maioria destas características em quase todos meus modelos.
Editado pela última vez por alexcmag em Ter Mar 29, 2005 4:00 pm, em um total de 3 vezes.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Luís Henrique Rodrigues
membro
Mensagens: 383
Registrado em: Seg Jan 05, 2004 8:27 pm
Localização: Colinas do Tocantins

Mensagem por Luís Henrique Rodrigues »

Caio, se quiser economizar e ter um bom equipamento, compre o tx Futaba 4YF na ChicoHobbi (R$ 160,00) e o rx R4P (92,00) na Hobbyfly, já é suficiente pra um iniciante...
Que venha a opinião dos experientes!!!




Abraços,
Luís H.
"Resistir ao desejo talvez seja uma das formas mais discretas de amar a vida."

Luiz Felipe Pondé.
Avatar do usuário
CaioMix
membro
Mensagens: 181
Registrado em: Sex Jan 14, 2005 12:48 am

?

Mensagem por CaioMix »

alexcmag escreveu:Se você não tiver comprado tudo ainda, estou projetando um outro modelo que voe bem com este motor, que seja bem barato e fácil de montar e voar.


Vai disponibilizar este modelo no seu site ou aqui no fórum?

Quando estiver pronto me avise, porque ainda não comprei os itens.

A propósito, para o aerosonde necessita-se um mixer não é?

Quanto seria o valor e qual o modelo especificadamente?
Se você acha que a vida não tem mais sentido, experimente o aeromodelismo!
Avatar do usuário
CaioMix
membro
Mensagens: 181
Registrado em: Sex Jan 14, 2005 12:48 am

Mensagem por CaioMix »

Luís Henrique Rodrigues escreveu:Caio, se quiser economizar e ter um bom equipamento, compre o tx Futaba 4YF na ChicoHobbi (R$ 160,00) e o rx R4P (92,00) na Hobbyfly, já é suficiente pra um iniciante...
Que venha a opinião dos experientes!!!




Abraços,
Luís H.


Valeu a dica, mas é que já se acabou este rádio do estoque e os caras não repoem :evil:
Se você acha que a vida não tem mais sentido, experimente o aeromodelismo!
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: ?

Mensagem por alexcmag »

CaioMix escreveu:
alexcmag escreveu:Se você não tiver comprado tudo ainda, estou projetando um outro modelo que voe bem com este motor, que seja bem barato e fácil de montar e voar.


Vai disponibilizar este modelo no seu site ou aqui no fórum?

Quando estiver pronto me avise, porque ainda não comprei os itens.

A propósito, para o aerosonde necessita-se um mixer não é?

Quanto seria o valor e qual o modelo especificadamente?


Para o aerosonde sim, mas estou planejando algo mais simples, sem mixer, um pouco mais leve e um pouco mais lento, e que funcione com motor 400BR pusher, para poder cair de nariz sem quebrar motor, hélice, nada além do isopor que pode ser remendado com cola.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

Gustavo - São Paulo/SP
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »



É um bom ponto de partida, mas bem coisa de americano, avião feito com sobra de embalagem com um motor Himax... :D
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

alexcmag escreveu:É um bom ponto de partida, mas bem coisa de americano, avião feito com sobra de embalagem com um motor Himax... :D

Eu gosto do visual "trash" :D
Gustavo - São Paulo/SP
Avatar do usuário
ATARI
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2619
Registrado em: Seg Mai 10, 2004 7:13 pm
Localização: SP-SP
Contato:

Mensagem por ATARI »

Resnacido do lixo ...hehehehe

alexandre se disse tudo ...

o cara investe 500 dollares de eletronica e num tem coragem de comprar um SS pra por tudo ...
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

ATARI-2600 escreveu:o cara investe 500 dollares de eletronica e num tem coragem de comprar um SS pra por tudo ...

O motivo nao é esse... ele mora num lugar que venta muito e o SS se ferra todo no vento. Poderia ter sido outro aviao mas foi um "Ugly" feito de resto de embalagem, eu acho que tem um tremendo mérito!
Editado pela última vez por gustabmo em Seg Fev 21, 2005 9:27 am, em um total de 1 vez.
Gustavo - São Paulo/SP
Responder