Modelo barato e resistente para iniciantes - Com fotos

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Cristiano Campos
membro
Mensagens: 480
Registrado em: Sex Dez 23, 2005 1:32 pm
Localização: Bagé/RS/TCHÊ

Mensagem por Cristiano Campos »

[quote:88ce5c11f6="Breno15"]olha eu queria saber se eu posso usar uma bateria de controle de carrinho msm e usar o motor 400BR?
A asa eu nao entendi.ela eh tipo tem um pedaço virado pra cima?
posso fazer apenas um leme atrás como ja foi perguntado?
obrgado![/quote:88ce5c11f6]

Ola, bateria de carrinho é pesada para aeros... ela serve para carrinho que não tem problemas com peso, ja o aero tem essa questão com o peso. O motor pode ser o 400BR sim. E a asa tem uma parte dela virada para cima sim, ela é nesse formato \_____/ a asa tem 1 metro de envergadura e é dividida e 3 partes. A do meio que tem 50cm e as duas pontas com 25cm cada uma. E a asa pode ser feita tipo casquinha ou seja, apenas a folha de depron 5mm com reforço. Segue o link que da uma ajuda: http://www.e-voo.com/tutoriais/depron/ Outro link sobre perfis de asa: http://www.e-voo.com/artigos/asas/ - Abraços.
Avatar do usuário
Cristiano Campos
membro
Mensagens: 480
Registrado em: Sex Dez 23, 2005 1:32 pm
Localização: Bagé/RS/TCHÊ

Ola

Mensagem por Cristiano Campos »

Ola Jeferson; respondendo suas perguntas: Se vc ja tem alguma experiencia com aeros, pode iniciar com outro sim, mas se não tem experiencia, o bom seria iniciar com o Buster; por ele ter motor e helice atras, o risco de danificar motor e helice é praticamente nulo. Quanto as dobradiças, o isopor é cortado sim, e dê uma distancia de 1mm entre uma peça e outra e ai entele (juntar com fita larga tipo durex) dos dois lados para dar resistencia. Quanto ao pack, pode ser apenas um mesmo, se for um 400BR pode ser um pack de 2S 1000mAh. Se for um motor E-Max 2822 tem que ser uma lipo 3S de 1300mAh. Eu to montando um para mim e comprei um E-max 2822, que depois ja serve para outro aeros, e a lipo comprei uma de 1700/20C que ja da uma autonomia razoavel, e tambem aproveito para outros aeros. E quanto ao motor ser utilizado em outros aeros, claro que pode ser... unica diferença: o Buster leva um motor para torque, então os outros aeros que vc for montar, tem que ser para torque. Existe motores para torque e para velocidade. O perfil da asa que define isso, se for uma asa concavo-convexa - concavo de um lado e convexo do outro (tipo um parenteses ")" só que deitado)como a do buster ele precisa de pouca velocidade para gerar sustentação, se for uma asa bi-convexo-assimetrico - bi-convexo - os dois lados são convexo - assimetrico - são quase parecidos. (asa reta) ele precisa de muita velocidade para gerar sustentação, ai entra motor com mais velocidade. Então são motores diferentes para aplicações diferentes. Espero ter ajudado. Tem uns link bem interessante na pagina inicial do e-voo, fiquei um bom tempo lendo, relendo e reeelendo eles até me aventurar fazer meu aero. La fala sobre motores, potencia e suas aplicações e tambem sobre asas e prfis de asas e tambem sobre baterias, autonomia e muita coisa mais. Segue o link ai: http://www.e-voo.com/artigos/ - http://www.e-voo.com/tutoriais/ - Abraços meu caro.

[quote:c9d259fe88="Jefersone"]Boa noite. Depois de mais de um mês lendo sobre física, aviação e então aeromodelos Glow e elétricos, estou convencido que os elétricos serão uma boa opção. Falando em elétricos, como não inciar com um modelo do Alexcmag?
Estou na dúvida sobre iniciar nesse Buster ou no Starcessna e tenho algumas dúvidas que não vi respondidas aqui. A primeira parece ridícula, tenho que fazer pq pra mim não ficou claro. Como são feitas as "dobradiças" (Não sei o termo correto) para o profundor e leme? Seria apenas um vinco no depron?
Outra pergunta? Qual seria o pack que eu poderia comprar para ter uma autonomia maior, talvez de uns 30 minutos, ou o ideal seria comprar 2 packs do utilizado pelo buster? Com o motor do buster eu poderei utilizar em outros modelos mais complexos, com aeleron ou já é melhor eu comprar um motor mais forte?

Jeferson - Curitiba[/quote:c9d259fe88]

ps: si falei melda... me corrijam (naun me acorrege se naum eu pioreio)
Avatar do usuário
Cristiano Campos
membro
Mensagens: 480
Registrado em: Sex Dez 23, 2005 1:32 pm
Localização: Bagé/RS/TCHÊ

Quase

Mensagem por Cristiano Campos »

Ola galera... to com o meu Buster quase pronto... segue umas fotin ai pra vc´s verem o monstrinho... quer dizer a "belezura" dele... ahehaehah o primeiro que chamar de ugly eu capo. :twisted: :evil: haheaheh

Ah, ja ia esqeucendo de colocar o setup do bixinho... Motor: E-Max 2822 Helice: 10X4,7 - RX Berg Full - Lipo ELE 3S 1700/20C 150g - 2 micro servos E-Sky 8g (profundor e leme) - ESC 20A ELE - O peso quase final do bixinho ficou em 400g, digo quase final por que ainda falta colocar o RX que ainda não chegou, e colocar os link´s.
Anexos
Fuselagem, feita com duas partes de isopor de geladeira.
Fuselagem, feita com duas partes de isopor de geladeira.
12-02-07_2217.jpg (23.45 KiB) Exibido 21609 vezes
E-Max  no suporte de acrilico
E-Max no suporte de acrilico
12-02-07_2218.jpg (37.91 KiB) Exibido 21609 vezes
Suporte ja fixado na fuseca do ugly... quer dizer... do Buster...
Suporte ja fixado na fuseca do ugly... quer dizer... do Buster...
12-02-07_2244.jpg (36.63 KiB) Exibido 21609 vezes
Avatar do usuário
Cristiano Campos
membro
Mensagens: 480
Registrado em: Sex Dez 23, 2005 1:32 pm
Localização: Bagé/RS/TCHÊ

Mais fotos

Mensagem por Cristiano Campos »

O terror... parte II
Anexos
Asa presa por elasticos. Ja que o motor não é preso na asa, deu para fazer ela removivel.
Asa presa por elasticos. Ja que o motor não é preso na asa, deu para fazer ela removivel.
13-02-07_1324.jpg (30.13 KiB) Exibido 21613 vezes
Esc, e servos ainda não linkados.
Esc, e servos ainda não linkados.
13-02-07_1325.jpg (39.88 KiB) Exibido 21613 vezes
100 comentarios...
100 comentarios...
13-02-07_1327.jpg (35.98 KiB) Exibido 21613 vezes
ainda 100 comentarios...
ainda 100 comentarios...
13-02-07_1328.jpg (35.6 KiB) Exibido 21613 vezes
panda13
membro
Mensagens: 5
Registrado em: Dom Fev 18, 2007 10:02 am
Localização: mogi das cruzes

Mensagem por panda13 »

meu queria se por favor dava pra vc mandar pra mim o eu vou precisar pra montar esse aero mas tudo mesmo, e qual material, qual motor, tudo que eu vou montar esse aero à vou.desde já obrigado?
sou novo no hobby todo tipo de informação é bem vinda!
panda13
membro
Mensagens: 5
Registrado em: Dom Fev 18, 2007 10:02 am
Localização: mogi das cruzes

Mensagem por panda13 »

:oops: e se por favor poderia me dizer que material é usado nas asas e a eletronica que vai ser embaçado por a mec. é de boa mas o resto obrigado camarada?
sou novo no hobby todo tipo de informação é bem vinda!
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

??????????????????????????????????????????????????????????????
Avatar do usuário
Jefersone
membro
Mensagens: 52
Registrado em: Dom Fev 11, 2007 12:08 am
Localização: Curitiba

Mensagem por Jefersone »

Bom pessoal terminei o meu Buster. Foi minha primeira experiência e não tive muito sucesso, mas vou deixar uns comentários que serão úteis para iniciantes como eu.

Devido a extrema ansiedade, pouca prática e muita, mas muita vontade, quinta de noite até a madrugada, sexta de noite até a madrugada e mais algumas horas do sábado em cima do aero, consegui finalizar o meu Buster. Comecei caprichando, mas devido ao cansaço fui deixando de lado capricho e o resultado final ficou bem feinho..

Hoje, domingão, fui para a chácara fazer o vôo experimental.....Deu para voar uns 3 ou 4...... "segundos"...... Ele foi direto para o chão..... Pq???
Olhei de um lado e do outro e nada... Minha esposa comentou.."acho que a hélice quebrou"..

Dei uma olhada com calma e de fato havia quebrado e estava solta.... Depois de muito olhar entendi o acontecido. Como o Buster é um pusher, o giro é oposto. Na hora da montagem, apertei bem a porca pq imaginei que isso poderia acontecer e até pensei em colocar uma segunda porca para calçar, mas não coloquei.... Perdi a porca, a aélice se soltou e acabou quebrando.

Troquei a hélice (7x4). (eu tinha outra (9x5), mas era muito grande para o meu espaço, então acabei cortando por igual dos dois lados).

Segundo teste... Foi direto para o chão de novo. Quando eu montei, fiz a pesagem e verifique o cg no dia anterior, eu tinha colocado bateria +/- no meio da fuselagem. Na hora da preparação para o vôo, muita ansiedade de novo e o somado ao fato de ser iniciante, esqueci disso e coloquei a bateria em outro local na parte da frente da fuselagem.... Chão na certa.....

Além de tudo isso, negligenciei algumas proporções na contrução do modelo...

Vou construir outro com muito mais cuidado e assim que eu terminar e fazer o vôo, divido com os iniciantes aqui os erros para tentar diminuir as falhas.

Baixas:
1 Hélice,
1 Servo (parece que ele morreu, mas não foi na queda pq depois da queda estava funcionando. ajustei tudo e na hora que fui rever antes da próxima tentativa, ele simplesmente "morreu")
1 Porca para prender a hélice no motor
1 Modelo bem feinho...

O próximo será com asa casquinha, pq não encontrei depron 2mm aqui em Curitiba, só encontrei de 4 e 5mm.

Setup:
TX - Futaba 4yf
RX - tower pro(6ch)
2 servos tower pro 5g - Profundor e Leme
Motor brushless 2215-m
ESC 30a
li-po hi-model 3s 1300 ma 20c
Canal 17 (72.130)
Peso Total: 490g.

Abraços
Jeferson
Anexos
DSCN2619.JPG
DSCN2619.JPG (34.31 KiB) Exibido 24935 vezes
Avatar do usuário
Jefersone
membro
Mensagens: 52
Registrado em: Dom Fev 11, 2007 12:08 am
Localização: Curitiba

Mensagem por Jefersone »

Pessoal, como perdi a porca original na primeira queda, encontrei uma de plástico bem duro que estou usando no local. Vcs podem me dizer se o eixo onde a hélice é presa esquenta muito e pode derreter a porca de plástico?
DM1 Filho
membro
Mensagens: 139
Registrado em: Ter Set 26, 2006 9:55 pm

Mensagem por DM1 Filho »

[quote:0c8ca503d7="Jefersone"]Bom pessoal terminei o meu Buster. Foi minha primeira experiência e não tive muito sucesso, mas vou deixar uns comentários que serão úteis para iniciantes como eu.

Devido a extrema ansiedade, pouca prática e muita, mas muita vontade, quinta de noite até a madrugada, sexta de noite até a madrugada e mais algumas horas do sábado em cima do aero, consegui finalizar o meu Buster. Comecei caprichando, mas devido ao cansaço fui deixando de lado capricho e o resultado final ficou bem feinho..

Hoje, domingão, fui para a chácara fazer o vôo experimental.....Deu para voar uns 3 ou 4...... "segundos"...... Ele foi direto para o chão..... Pq???
Olhei de um lado e do outro e nada... Minha esposa comentou.."acho que a hélice quebrou"..

Dei uma olhada com calma e de fato havia quebrado e estava solta.... Depois de muito olhar entendi o acontecido. Como o Buster é um pusher, o giro é oposto. Na hora da montagem, apertei bem a porca pq imaginei que isso poderia acontecer e até pensei em colocar uma segunda porca para calçar, mas não coloquei.... Perdi a porca, a aélice se soltou e acabou quebrando.

Troquei a hélice (7x4). (eu tinha outra (9x5), mas era muito grande para o meu espaço, então acabei cortando por igual dos dois lados).

Segundo teste... Foi direto para o chão de novo. Quando eu montei, fiz a pesagem e verifique o cg no dia anterior, eu tinha colocado bateria +/- no meio da fuselagem. Na hora da preparação para o vôo, muita ansiedade de novo e o somado ao fato de ser iniciante, esqueci disso e coloquei a bateria em outro local na parte da frente da fuselagem.... Chão na certa.....

Além de tudo isso, negligenciei algumas proporções na contrução do modelo...

Vou construir outro com muito mais cuidado e assim que eu terminar e fazer o vôo, divido com os iniciantes aqui os erros para tentar diminuir as falhas.

Baixas:
1 Hélice,
1 Servo (parece que ele morreu, mas não foi na queda pq depois da queda estava funcionando. ajustei tudo e na hora que fui rever antes da próxima tentativa, ele simplesmente "morreu")
1 Porca para prender a hélice no motor
1 Modelo bem feinho...

O próximo será com asa casquinha, pq não encontrei depron 2mm aqui em Curitiba, só encontrei de 4 e 5mm.

Setup:
TX - Futaba 4yf
RX - tower pro(6ch)
2 servos tower pro 5g - Profundor e Leme
Motor brushless 2215-m
ESC 30a
li-po hi-model 3s 1300 ma 20c
Canal 17 (72.130)
Peso Total: 490g.

Abraços
Jeferson[/quote:0c8ca503d7]

Ao meu ver, parece que ele não possui ailerons, e com diedro 0 fica difícil fazer curvas e ter um modelo estável. Experimenta além de fazer as suas modificações colocar diedro nele... Creio que vá melhorar bastante...
Responder