Montagem de Cessna AMB com fotos e Vídeo de Estréia.
Montagem de Cessna AMB com fotos e Vídeo de Estréia.
Olá amigos,
Finalmente tive tempo para postar as fotos da construção do meu Cessna da AMB.
Sei que o xará Alexcmag vai dizer: “Ho! Não. Não, não, outro Cessna AMB não! Já postaram uma centena desses aqui. Ho! Deus, não!!!!”, mas como o Coutinho fly (http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=20697) ta fazendo o dele eu considerei que as minhas fotos podem ser de alguma ajuda para ele e resolvi postar (apesar dele estar detalhando a construção muito mais que eu. Parabéns Coutinho!) Espero que por isso o xará Alexcmag não resolva defenestrar meu tópico (ou pior, a mim do forum).
Naturalmente que como iniciante neste negócio de elétrico e aviões de isopor, eu precisei de alguma ajuda dos experts e gostaria de agradecer especialmente ao Alexandre da AMB (de quem eu comprei o excelente kit) que sempre foi muito atencioso respondendo as minhas perguntas (pô xará, cadê meu rádio), a Fabio Leal daqui de Salvador, construtor compulsivo que só não monta um modelo por dia porque a DAC não deixa (apesar de já ter montado um para ela) e que não demora muito vai botar no ar um 737 (quem sabe com uma criança dentro tb, he! he! não resistí), ao Ronin pela parte elétrica e claro, ao próprio xará Alexcmag (depois da cutucada o sopro) e seus excelentes tópicos de construção com os quais se aprende muito.
Peso final do modelo (incluindo motor, eletrônica, bateria, tudo): 460 gramas.
Vamos às fotos:
Finalmente tive tempo para postar as fotos da construção do meu Cessna da AMB.
Sei que o xará Alexcmag vai dizer: “Ho! Não. Não, não, outro Cessna AMB não! Já postaram uma centena desses aqui. Ho! Deus, não!!!!”, mas como o Coutinho fly (http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=20697) ta fazendo o dele eu considerei que as minhas fotos podem ser de alguma ajuda para ele e resolvi postar (apesar dele estar detalhando a construção muito mais que eu. Parabéns Coutinho!) Espero que por isso o xará Alexcmag não resolva defenestrar meu tópico (ou pior, a mim do forum).
Naturalmente que como iniciante neste negócio de elétrico e aviões de isopor, eu precisei de alguma ajuda dos experts e gostaria de agradecer especialmente ao Alexandre da AMB (de quem eu comprei o excelente kit) que sempre foi muito atencioso respondendo as minhas perguntas (pô xará, cadê meu rádio), a Fabio Leal daqui de Salvador, construtor compulsivo que só não monta um modelo por dia porque a DAC não deixa (apesar de já ter montado um para ela) e que não demora muito vai botar no ar um 737 (quem sabe com uma criança dentro tb, he! he! não resistí), ao Ronin pela parte elétrica e claro, ao próprio xará Alexcmag (depois da cutucada o sopro) e seus excelentes tópicos de construção com os quais se aprende muito.
Peso final do modelo (incluindo motor, eletrônica, bateria, tudo): 460 gramas.
Vamos às fotos:
Alexandre Araripe
Universidade Federal da Bahia
Instituto de Física
Universidade Federal da Bahia
Instituto de Física
A peça do canto superior esquerdo não faz parte do kit e o mesmo não vem com leme. No meu modelo acrescentei um leme cortado em depron, da mesma espessura do estabilizador vertical.
Infelizmente não tinha quem fotografasse ao mesmo tempo em que realizava as operações e por isso minhas fotos são de ações acabadas. Desculpem por isso. Entretanto os detalhes de construção estão muito bem explicados no manual do kit. O mesmo manual já foi postado em outros tópicos aqui pelo próprio Alexandre para aqueles que querem construir a partir do zero.
Infelizmente não tinha quem fotografasse ao mesmo tempo em que realizava as operações e por isso minhas fotos são de ações acabadas. Desculpem por isso. Entretanto os detalhes de construção estão muito bem explicados no manual do kit. O mesmo manual já foi postado em outros tópicos aqui pelo próprio Alexandre para aqueles que querem construir a partir do zero.
- Anexos
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- A eletrônica, aqui faltando apenas o rx.
- 05-Eletronica.JPG (19.95 KiB) Exibido 10862 vezes
Alexandre Araripe
Universidade Federal da Bahia
Instituto de Física
Universidade Federal da Bahia
Instituto de Física
O mais chato de tudo é lixar o isopor. Para isso usei lixa d’água 300 e 400. É preciso ter paciência. Os movimentos devem ser lentos para não esquentar o isopor. Lembre-se que o isopor é feito de “bolinhas expandidas e prensadas” e por isso, qualquer ação mecânica, principalmente nas bordas pode cisalhar o isopor ou mesmo arrancar algum pedaço. Primeiro lixe com a lixa mais grossa e depois com a lixa mais fina. Água o tempo todo. Colocar o isopor bem assentado em um tampo de granito deu muito mais segurança ao processo. A lixagem é muito necessária porque a fita de entelagem não cola no isopor se este não tiver bem lisinho.
Na foto abaixo, a diferença da asa (bordo de ataque) parcialmente lixada e não lixada.
Na foto abaixo, a diferença da asa (bordo de ataque) parcialmente lixada e não lixada.
- Anexos
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- 13-Isopor_normal_lixado.JPG (14.37 KiB) Exibido 10857 vezes
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- E aqui o processo e ferramenta de lixar.
- 14-Lixando a asa.JPG (21.93 KiB) Exibido 10857 vezes
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- 15-Ferramenta_lixagem.JPG (34.79 KiB) Exibido 10857 vezes
Alexandre Araripe
Universidade Federal da Bahia
Instituto de Física
Universidade Federal da Bahia
Instituto de Física
A fuzelagem foi colada com aradilte 5 minutos. É muito melhor lixar depois de colada, o que ajuda a reduzir alguns erros de alinhamento e retirar algum excesso de cola.. Cuidado ao assentar a fuzelagem horizontalmente na bancada de lixagem por causa do afunilamento da cauda. Cuidado com pressão exagerada na lixagem. Observe que a asas foi lixada com o aeleron ainda fixado. Na verdade eu só destaquei o aeleron depois que coloquei a fita de um dos lados
- Anexos
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- 16-Fuzelagem_colada.JPG (30.2 KiB) Exibido 10855 vezes
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- 17-Detalhe_fuzelagem_colagem.JPG (28.08 KiB) Exibido 10855 vezes
Alexandre Araripe
Universidade Federal da Bahia
Instituto de Física
Universidade Federal da Bahia
Instituto de Física
Infelizmente não fiz fotos da colagem da asa e da colocação das fitas no aeleron. Apesar do manual do kit ser bem explicativo e as asas já virem cortadas com o ângulo certo para o diedro, na hora da colagem é muito difícil manter em 3 graus conforme o manual especifica. Daí eu recomendo que algum tipo de suporte seja feito para a asa, antes da colagem, para garantir o diedro correto. De qualquer modo, me corrija o AlexandreMg se eu estiver errado, um diedro maior de 3 graus (apx 5 graus) só vai tornar o modelo mais sensível nas curvas mas facilitar o retorno á estabilidade quando o controle dos aelerons retornarem a posição central.
Também na asa é muito importante a colocação da vareta de fibra (incluída no kit) para aumentar a resistência da asa. E aqui vai uma dúvida, levantada pelo Fábio: A vareta deve ser colocada na parte de baixo da asa (como manda o manual) ou na parte de cima? A questão é que quando o avião tiver no ar, sujeito às forças de sustentação nas pontas das asas, a mesma vai ter uma tendência a curvar para cima. A vareta aplicada na parte superior reduziria a tendência da asa a curvar. Na verdade, acho que o ideal seria uma vareta em cima e outra em baixo.
De acordo com o manual, a vareta depois de colada no sulco feito na asa, deve ser coberta com uma fita adesiva qualquer colada no isopor. Essa colagem deve ser feita com cola de contato. Acontece que cola de contato não é muito fácil de espalhar em uma superfície tão grande (comprida). O Alexandre sugeriu a cola 3M 77 (contato em srpay) mas eu só encontrei essa cola muito depois do avião estar pronto. Usei uma cola vendida na própria AMB (bisnaga), muito boa e eficiente mas, como disse, nada muito fácil de espalhar. Você tem que ser muito rápido porque a cola seca muito rápido e é difícil de espalhar. Naturalmente que apesar de ser uma cola de contato não é preciso espalhar também na fita. Basta passar no isopor, ao lado do sulco contendo a vareta, espalhar, esperar algum tempo e aplicar a fita. Use a unha passando por toda a fita para retirar as bolhas e fixar melhor a fita. Em qualquer situação na vida em que você usar uma fita gomada (durex por exemplo) qualquer, esfregue a superfície da unha sobre a fita que ela adere muito melhor. Para superfícies maiores use algo maior, como uma régua ou cartão de crédito.
O bordo da asas eu entelei com vinil adesivo e o resto da asa com fita de entelagem. Uma tira de vinil (acho que o meu é mais pesado do que um que falaram em outro tópico por aí) do mesmo comprimento da asa, acrescentou 6gramas a mais que a fita.
Também na asa é muito importante a colocação da vareta de fibra (incluída no kit) para aumentar a resistência da asa. E aqui vai uma dúvida, levantada pelo Fábio: A vareta deve ser colocada na parte de baixo da asa (como manda o manual) ou na parte de cima? A questão é que quando o avião tiver no ar, sujeito às forças de sustentação nas pontas das asas, a mesma vai ter uma tendência a curvar para cima. A vareta aplicada na parte superior reduziria a tendência da asa a curvar. Na verdade, acho que o ideal seria uma vareta em cima e outra em baixo.
De acordo com o manual, a vareta depois de colada no sulco feito na asa, deve ser coberta com uma fita adesiva qualquer colada no isopor. Essa colagem deve ser feita com cola de contato. Acontece que cola de contato não é muito fácil de espalhar em uma superfície tão grande (comprida). O Alexandre sugeriu a cola 3M 77 (contato em srpay) mas eu só encontrei essa cola muito depois do avião estar pronto. Usei uma cola vendida na própria AMB (bisnaga), muito boa e eficiente mas, como disse, nada muito fácil de espalhar. Você tem que ser muito rápido porque a cola seca muito rápido e é difícil de espalhar. Naturalmente que apesar de ser uma cola de contato não é preciso espalhar também na fita. Basta passar no isopor, ao lado do sulco contendo a vareta, espalhar, esperar algum tempo e aplicar a fita. Use a unha passando por toda a fita para retirar as bolhas e fixar melhor a fita. Em qualquer situação na vida em que você usar uma fita gomada (durex por exemplo) qualquer, esfregue a superfície da unha sobre a fita que ela adere muito melhor. Para superfícies maiores use algo maior, como uma régua ou cartão de crédito.
O bordo da asas eu entelei com vinil adesivo e o resto da asa com fita de entelagem. Uma tira de vinil (acho que o meu é mais pesado do que um que falaram em outro tópico por aí) do mesmo comprimento da asa, acrescentou 6gramas a mais que a fita.
- Anexos
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- 20-Fuzelagem_e_asa.JPG (23.91 KiB) Exibido 10849 vezes
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- 18-Entelando.JPG (25.49 KiB) Exibido 10849 vezes
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- 19-Asa_entelada.JPG (35.81 KiB) Exibido 10849 vezes
Alexandre Araripe
Universidade Federal da Bahia
Instituto de Física
Universidade Federal da Bahia
Instituto de Física
Os horns foram feitos de cartão de crédito (obrigado mais uma vez ao Alexcmag).
Abaixo a linkagem dos aelerons
Abaixo a linkagem dos aelerons
- Anexos
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- 28-Links_aeleron.JPG (20.25 KiB) Exibido 10837 vezes
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- 32-Aeleron_linkagem.JPG (26.69 KiB) Exibido 10837 vezes
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- 33-Aeleron_linkagem.JPG (33.9 KiB) Exibido 10837 vezes
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- 34-Aeleron_linkagem.JPG (24.1 KiB) Exibido 10837 vezes
Alexandre Araripe
Universidade Federal da Bahia
Instituto de Física
Universidade Federal da Bahia
Instituto de Física
A colagem do estabilizador vertical dá um pouco de trabalho mas é muito facilitada se colocamos alguns pedaços de isopor (presos com alfinetes) como guias. Eu utilizei Araldite em todas as colagens porque a minha pistola de cola quente tem o bico muito grosso e estava danificando mais o isopor do que aplicando cola.
- Anexos
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- 36-Colando_estabilizador_vert.JPG (29.25 KiB) Exibido 10832 vezes
Alexandre Araripe
Universidade Federal da Bahia
Instituto de Física
Universidade Federal da Bahia
Instituto de Física
Detalhe do leme e do posicionamento do estabilizador trazeiro e profundor. Use o esquadro de um piso de cerâmica para garantir o alinhamento entre os estabiliazdores horizontal e vertical.
- Anexos
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- 35-Alinhando_estabilizador.JPG (16.31 KiB) Exibido 10821 vezes
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- Detalhe das presilhas, pintadas com tinta spray preta, própria para isopor. Cuidado com tintas. A maioria utiliza solventes que ataca o isopor.
- 41-Detalhe_presilha.JPG (30.4 KiB) Exibido 10821 vezes
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- A fuzelagem entellada
- 38-Fuzelagem_entelada.JPG (34.06 KiB) Exibido 10821 vezes
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- E o corte para a passagem dos links dos aelerons
- 53-Corte_fuzelagem_links.JPG (32.19 KiB) Exibido 10821 vezes
Alexandre Araripe
Universidade Federal da Bahia
Instituto de Física
Universidade Federal da Bahia
Instituto de Física
Em seguida a cama dos servos do profundor e e inseridos na fuzelagem. Apesar de ter colado o servo da asa, optei por colocar os outros servos removíveis para poder utilizar em outros modelos. Os barrotes de balsa pesam menos de 0,5 gramas.
- Anexos
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- 43-Cama_servos.JPG (29.96 KiB) Exibido 10817 vezes
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- 44-Cama_servos.JPG (23.66 KiB) Exibido 10817 vezes
Alexandre Araripe
Universidade Federal da Bahia
Instituto de Física
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Instituto de Física