Motoplanador Ximango - finalmente vídeos do primeiro vôo
- charles_pereira
- membro
- Mensagens: 1443
- Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
- Localização: Brasília
- Contato:
- Vinicius Fantini
- membro
- Mensagens: 2604
- Registrado em: Qui Fev 15, 2007 10:08 pm
- Localização: São Paulo - SP
- charles_pereira
- membro
- Mensagens: 1443
- Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
- Localização: Brasília
- Contato:
Fotos da asa
Muito legal a tua experiência Vinícius!
Acabei a parte principal da asa, a parte fixa.
Estou postando algumas fotos.
Coloquei a cauda junto para ter uma noção de proporção.
Cometi vários erros durante a construção e não achei madeira igual nas duas asas. Mas me parece que ficou bom, bem firme. E os errinhos serão cobertos pelo monokote. :-D
A asa está com 1 metro agora. O próximo passo será fazer as pontas dobráveis, cada uma com 40cm.
Aceito sugestões de como fazer as dobradiças dos ailerons.
Abraço!
Acabei a parte principal da asa, a parte fixa.
Estou postando algumas fotos.
Coloquei a cauda junto para ter uma noção de proporção.
Cometi vários erros durante a construção e não achei madeira igual nas duas asas. Mas me parece que ficou bom, bem firme. E os errinhos serão cobertos pelo monokote. :-D
A asa está com 1 metro agora. O próximo passo será fazer as pontas dobráveis, cada uma com 40cm.
Aceito sugestões de como fazer as dobradiças dos ailerons.
Abraço!
- Anexos
-
- asa1.jpg (22.94 KiB) Exibido 11925 vezes
-
- asa2.jpg (26.13 KiB) Exibido 11925 vezes
-
- asa3.jpg (27.78 KiB) Exibido 11925 vezes
-
- asa4.jpg (26.29 KiB) Exibido 11925 vezes
- charles_pereira
- membro
- Mensagens: 1443
- Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
- Localização: Brasília
- Contato:
- alexcmag
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 14800
- Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
- Localização: Sao Paulo SP
- Contato:
Nesta escala o esforço não é muito grande, tenho algumas sugestões:
1) Usar tension hinges: http://gustavo.exel.com.br/rc/tips-tensionhinges/index.html , a vantagem é que fica muito firme, fácil de fazer, e sem gap, a desvantagem é que você a fita pode aparecer um pouco;
2) Fazer dobradiça com a própria entelagem, fica com gap só de um lado (normalmente embaixo) mas o outro fica totalmente liso, com um ótimo visual;
3) Chanfrar o aileron e usar dobradiça de disquete ou outro material flexível. A mídia do disquete é uma boa por ser bastante flexível e extremamente resistente (tente rasgá-la com a mão e entenderá); esta técnica precisa de chanfro dos dois lados, portanto ficam dois gaps;
3) Usar dobradiças de nylon Dubro, idem ao anterior mas mais high-tech;
4) Fazer dobradiças escala, como na imagem abaixo.
1) Usar tension hinges: http://gustavo.exel.com.br/rc/tips-tensionhinges/index.html , a vantagem é que fica muito firme, fácil de fazer, e sem gap, a desvantagem é que você a fita pode aparecer um pouco;
2) Fazer dobradiça com a própria entelagem, fica com gap só de um lado (normalmente embaixo) mas o outro fica totalmente liso, com um ótimo visual;
3) Chanfrar o aileron e usar dobradiça de disquete ou outro material flexível. A mídia do disquete é uma boa por ser bastante flexível e extremamente resistente (tente rasgá-la com a mão e entenderá); esta técnica precisa de chanfro dos dois lados, portanto ficam dois gaps;
3) Usar dobradiças de nylon Dubro, idem ao anterior mas mais high-tech;
4) Fazer dobradiças escala, como na imagem abaixo.
- Anexos
-
- dobradica.GIF (1.28 KiB) Exibido 11896 vezes
- charles_pereira
- membro
- Mensagens: 1443
- Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
- Localização: Brasília
- Contato:
Valeu Alex mais uma vez!
Hoje fui na padaria pesar as peças! É sempre uma situação engraçada. :-D
A asa está com 120g e a cauda com 45g.
Desse jeito, imagino que vai ficar com menos de 800g no total.
Por exemplo:
asa completa = +/- 200g
cauda = 45g
bateria = 70g
motor = +/- 50g
4 servos de 9g = 36g
receptor = 4g
entelagem = +/- 150g
corpo da fuselagem = +/- entre 100 e 120g
Hoje fui na padaria pesar as peças! É sempre uma situação engraçada. :-D
A asa está com 120g e a cauda com 45g.
Desse jeito, imagino que vai ficar com menos de 800g no total.
Por exemplo:
asa completa = +/- 200g
cauda = 45g
bateria = 70g
motor = +/- 50g
4 servos de 9g = 36g
receptor = 4g
entelagem = +/- 150g
corpo da fuselagem = +/- entre 100 e 120g
- charles_pereira
- membro
- Mensagens: 1443
- Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
- Localização: Brasília
- Contato:
Ponta da asa e aileron
Valeu Roosevelt!
Aí está a ponta da asa, com 40cm.
Ainda vou chapear a parte perto do servo, para facilitar a entelagem.
Agora preciso de dicas de como fazer para prender essa ponta, que será dobrável. Já decidi que vou usar dobradiças de nylon, mas inda não sei como prender a asa na parte de baixo para deixar pronta para o vôo.
Muito obrigado!
Charles
Aí está a ponta da asa, com 40cm.
Ainda vou chapear a parte perto do servo, para facilitar a entelagem.
Agora preciso de dicas de como fazer para prender essa ponta, que será dobrável. Já decidi que vou usar dobradiças de nylon, mas inda não sei como prender a asa na parte de baixo para deixar pronta para o vôo.
Muito obrigado!
Charles
- Anexos
-
- asa5.jpg (32.44 KiB) Exibido 11370 vezes
-
- asa6.jpg (27.05 KiB) Exibido 11370 vezes
- charles_pereira
- membro
- Mensagens: 1443
- Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
- Localização: Brasília
- Contato:
Fotos da asa dobrável
Pessoal!
Colei dobradiças de fibra de vidro na ponta dobrável da asa. Parece que ficou muito bom.
Falta agora fazer as guias para fixação da asa aberta.
Alguém recomenda algum dispositivo para fixação ou é melhor usar parafusos mesmo?
O comprimento da asa está maior que a minha altura, que é de 180cm. Agora dá pra ter uma noção do tamanho do avião. :lol:
Abaixo estão algumas fotos.
Estou acabando a linkagem da cauda e nos próximos dias devo fazer a entelagem da asa.
Vai ficar faltando o corpo, mas ainda não tenho a menor idéia de como fazer. :twisted:
Colei dobradiças de fibra de vidro na ponta dobrável da asa. Parece que ficou muito bom.
Falta agora fazer as guias para fixação da asa aberta.
Alguém recomenda algum dispositivo para fixação ou é melhor usar parafusos mesmo?
O comprimento da asa está maior que a minha altura, que é de 180cm. Agora dá pra ter uma noção do tamanho do avião. :lol:
Abaixo estão algumas fotos.
Estou acabando a linkagem da cauda e nos próximos dias devo fazer a entelagem da asa.
Vai ficar faltando o corpo, mas ainda não tenho a menor idéia de como fazer. :twisted:
- Anexos
-
- asa7.jpg (37.26 KiB) Exibido 11299 vezes
-
- asa8.jpg (32.35 KiB) Exibido 11299 vezes
-
- asa9.jpg (38.28 KiB) Exibido 11299 vezes