Como funciona speed control do brushless?
- Eduardo Nishi
- membro
- Mensagens: 43
- Registrado em: Dom Ago 14, 2005 10:21 pm
- Localização: Campo Grande, Mato Grosso do Sul
Como funciona speed control do brushless?
Funcionamento, esquemas e sites?
- neto_guima
- membro
- Mensagens: 1167
- Registrado em: Dom Fev 27, 2005 2:42 pm
- Localização: São Paulo - sp
- Eduardo Nishi
- membro
- Mensagens: 43
- Registrado em: Dom Ago 14, 2005 10:21 pm
- Localização: Campo Grande, Mato Grosso do Sul
´gostaria de mais detalhes como o circuito e a importancia do circuito integrado HALL.neto_guima escreveu:basicamente, ele faz o papel das escovas do motor brushed, ou seja, ligando um polo, desligando o outr, ligando de novo.....
uma das vantagens do motor bruslhess, eh que não ah desgaste das escovas.
[quote:9c00491a05="Eduardo Nishi"][quote:9c00491a05="neto_guima"]basicamente, ele faz o papel das escovas do motor brushed, ou seja, ligando um polo, desligando o outr, ligando de novo.....
uma das vantagens do motor bruslhess, eh que não ah desgaste das escovas.[/quote:9c00491a05]´gostaria de mais detalhes como o circuito e a importancia do circuito integrado HALL.[/quote:9c00491a05]
Na verdade fisicamente um motor brushless é semelhante a um ventilador de teto, ou seja, o bobinado é fixo e o rotor com ímas é móvel ao contrário de motores comuns inclusive de eletrodomésticos, portanto não há escovas e a fiação é diretamente ligado ao bobinado, mas ele possue três terminais para ligação, semelhante a um motor de rede elétrica (bomba de poço, máquinas, etc.) é ligado a uma fonte de tensão alternada ou pulsante, ou seja, fica sempre trocando de polaridade, um fio é positivo e outro é negativo e vice-versa de modo a produzir um campo magnético girante internamente no motor e consequentemente o rotor (eixo) gira. E para fornecer esta tensão alternada a partir de baterias onde fornece tensão contínua, daí entra um speed control específico que além de fazer a função de speed convencional que é de controlar a velocidade faz também a conversão de tensão contínua para alternada, portanto funciona em par casado com o motor. Neste link mostra uma animação de como funciona: http://www.servomag.com/flash/4-pole/smi-motor007.htm
Não conheco a construção e funcionamento detalhado do circuito em sí, citando seus componentes, mas existem diversos posts e circuitos alternativos mostrando o funcionamento
uma das vantagens do motor bruslhess, eh que não ah desgaste das escovas.[/quote:9c00491a05]´gostaria de mais detalhes como o circuito e a importancia do circuito integrado HALL.[/quote:9c00491a05]
Na verdade fisicamente um motor brushless é semelhante a um ventilador de teto, ou seja, o bobinado é fixo e o rotor com ímas é móvel ao contrário de motores comuns inclusive de eletrodomésticos, portanto não há escovas e a fiação é diretamente ligado ao bobinado, mas ele possue três terminais para ligação, semelhante a um motor de rede elétrica (bomba de poço, máquinas, etc.) é ligado a uma fonte de tensão alternada ou pulsante, ou seja, fica sempre trocando de polaridade, um fio é positivo e outro é negativo e vice-versa de modo a produzir um campo magnético girante internamente no motor e consequentemente o rotor (eixo) gira. E para fornecer esta tensão alternada a partir de baterias onde fornece tensão contínua, daí entra um speed control específico que além de fazer a função de speed convencional que é de controlar a velocidade faz também a conversão de tensão contínua para alternada, portanto funciona em par casado com o motor. Neste link mostra uma animação de como funciona: http://www.servomag.com/flash/4-pole/smi-motor007.htm
Não conheco a construção e funcionamento detalhado do circuito em sí, citando seus componentes, mas existem diversos posts e circuitos alternativos mostrando o funcionamento
- alexcmag
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 14827
- Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
- Localização: Sao Paulo SP
- Contato:
A função do ESC brushless é gerar corrente trifásica para o motor a partir da corrente contínua da bateria.
Na indústria isto é chamado de inversor trifásico.
Nos modelos é chamado de ESC brushless.
Os sensores hall são usados para saber a posição do motor e trocar de fase no momento certo, obtendo assim o máximo de performance. Em coolers de PC, drives de CD e outras aplicações é fácil colocar 3 sensores hall junto ao motor, e portanto estes controladores são com sensores.
Em aeromodelos, carros e motos elétricas geralmente fica complicado mecanicamente colocar sensores junto ao motor, para resolver o problema usa-se a tensão gerada pelo movimento do ímã na(s) bobina(s) que não estão sendo alimentadas pode ser medida com a mesma finalidade. Neste caso os ESCs são chamados sensorless (sem sensores).
Tem mais detalhes neste tópico: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=77591
Na indústria isto é chamado de inversor trifásico.
Nos modelos é chamado de ESC brushless.
Os sensores hall são usados para saber a posição do motor e trocar de fase no momento certo, obtendo assim o máximo de performance. Em coolers de PC, drives de CD e outras aplicações é fácil colocar 3 sensores hall junto ao motor, e portanto estes controladores são com sensores.
Em aeromodelos, carros e motos elétricas geralmente fica complicado mecanicamente colocar sensores junto ao motor, para resolver o problema usa-se a tensão gerada pelo movimento do ímã na(s) bobina(s) que não estão sendo alimentadas pode ser medida com a mesma finalidade. Neste caso os ESCs são chamados sensorless (sem sensores).
Tem mais detalhes neste tópico: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=77591
- Julio Cesar
- membro
- Mensagens: 1488
- Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 3:36 pm
- Localização: São Paulo - SP
[quote:fceb5d59b4="Eduardo Nishi"]...gostaria de mais detalhes como o circuito e a importancia do circuito integrado HALL.[/quote:fceb5d59b4]
Nosso escs são sensorless, portanto não usam sensores de efeito Hall. Nos CDroms estes sensores servem para indicar ao controlador qual a posição do rotor (Bell). Nos escs, ele recebe esta informação induzida pelo pólo que não está alimentado naquele momento.
Nosso escs são sensorless, portanto não usam sensores de efeito Hall. Nos CDroms estes sensores servem para indicar ao controlador qual a posição do rotor (Bell). Nos escs, ele recebe esta informação induzida pelo pólo que não está alimentado naquele momento.
Júlio César
- Julio Cesar
- membro
- Mensagens: 1488
- Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 3:36 pm
- Localização: São Paulo - SP