Como funciona speed control do brushless?

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
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Eduardo Nishi
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Como funciona speed control do brushless?

Mensagem por Eduardo Nishi »

Funcionamento, esquemas e sites?
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neto_guima
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Mensagem por neto_guima »

basicamente, ele faz o papel das escovas do motor brushed, ou seja, ligando um polo, desligando o outr, ligando de novo.....

uma das vantagens do motor bruslhess, eh que não ah desgaste das escovas.
Pilotar é igual andar de bicicleta, voce nunca esquece.
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Eduardo Nishi
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Mensagem por Eduardo Nishi »

neto_guima escreveu:basicamente, ele faz o papel das escovas do motor brushed, ou seja, ligando um polo, desligando o outr, ligando de novo.....

uma das vantagens do motor bruslhess, eh que não ah desgaste das escovas.
´gostaria de mais detalhes como o circuito e a importancia do circuito integrado HALL.
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jdomes
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Mensagem por jdomes »

[quote:9c00491a05="Eduardo Nishi"][quote:9c00491a05="neto_guima"]basicamente, ele faz o papel das escovas do motor brushed, ou seja, ligando um polo, desligando o outr, ligando de novo.....

uma das vantagens do motor bruslhess, eh que não ah desgaste das escovas.[/quote:9c00491a05]´gostaria de mais detalhes como o circuito e a importancia do circuito integrado HALL.[/quote:9c00491a05]


Na verdade fisicamente um motor brushless é semelhante a um ventilador de teto, ou seja, o bobinado é fixo e o rotor com ímas é móvel ao contrário de motores comuns inclusive de eletrodomésticos, portanto não há escovas e a fiação é diretamente ligado ao bobinado, mas ele possue três terminais para ligação, semelhante a um motor de rede elétrica (bomba de poço, máquinas, etc.) é ligado a uma fonte de tensão alternada ou pulsante, ou seja, fica sempre trocando de polaridade, um fio é positivo e outro é negativo e vice-versa de modo a produzir um campo magnético girante internamente no motor e consequentemente o rotor (eixo) gira. E para fornecer esta tensão alternada a partir de baterias onde fornece tensão contínua, daí entra um speed control específico que além de fazer a função de speed convencional que é de controlar a velocidade faz também a conversão de tensão contínua para alternada, portanto funciona em par casado com o motor. Neste link mostra uma animação de como funciona: http://www.servomag.com/flash/4-pole/smi-motor007.htm

Não conheco a construção e funcionamento detalhado do circuito em sí, citando seus componentes, mas existem diversos posts e circuitos alternativos mostrando o funcionamento
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alexcmag
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Mensagem por alexcmag »

A função do ESC brushless é gerar corrente trifásica para o motor a partir da corrente contínua da bateria.

Na indústria isto é chamado de inversor trifásico.

Nos modelos é chamado de ESC brushless.

Os sensores hall são usados para saber a posição do motor e trocar de fase no momento certo, obtendo assim o máximo de performance. Em coolers de PC, drives de CD e outras aplicações é fácil colocar 3 sensores hall junto ao motor, e portanto estes controladores são com sensores.

Em aeromodelos, carros e motos elétricas geralmente fica complicado mecanicamente colocar sensores junto ao motor, para resolver o problema usa-se a tensão gerada pelo movimento do ímã na(s) bobina(s) que não estão sendo alimentadas pode ser medida com a mesma finalidade. Neste caso os ESCs são chamados sensorless (sem sensores).

Tem mais detalhes neste tópico: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=77591
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Julio Cesar
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Mensagem por Julio Cesar »

[quote:fceb5d59b4="Eduardo Nishi"]...gostaria de mais detalhes como o circuito e a importancia do circuito integrado HALL.[/quote:fceb5d59b4]

Nosso escs são sensorless, portanto não usam sensores de efeito Hall. Nos CDroms estes sensores servem para indicar ao controlador qual a posição do rotor (Bell). Nos escs, ele recebe esta informação induzida pelo pólo que não está alimentado naquele momento.
Júlio César
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Julio Cesar
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Mensagem por Julio Cesar »

Alex, não vi sua resposta e acabei duplicando a informação.
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