Asteróide - Entelagem

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Alysson.

O papel destinado a entelar os lemes e o estabilizador foi colado numa armação feita com varetas de madeira dura (semelhante a armação de uma tela de pintura)
O papel ee borifado com água nos dois lados.
Depois de seco, o que leva no mínimo 12 horas o papel é retirado do bastidor e aplicado à estrutura com cola branca diluida, tomando-se o cuidado para que o papel fique sem rugas, porém sem ser esticado demasiadamente. Quando a cola estiver bem seca, as peças enteladas são borifadas com álcool comum (peças muito frágeis podem ser borifadas com álcool isopropílico) e colocadas para secar presas sobre uma superfície plana deixando um espaço em baixo para ventilar e possibilitar a secagem simultânea dos dois lados. Veja a primeira foto.

Feito isso a entelagem estará pronta, não sendo necessário, nem recomendável passar dope, por tratar-se de um modelo destinado ao vôo indoor. Em dias secos e antes do entardecer o modelo poderá voar outdoor sem problema.

Note que a estrutura dos leme e do estabilizado são geodésicas. Lemes e estabilizadores devem ser preferivelmente geodésicos.
Avatar do usuário
Steimacher
membro
Mensagens: 284
Registrado em: Qua Fev 22, 2006 6:24 pm
Localização: Lyon - França

Mensagem por Steimacher »

Omar...

Muito legal essa técnica, Omar. Já tinha ouvido ocomentários por aqui, mas vc tirou todas minhas dúvidas. Essa técnica de encolher, entelar e borrifar com álcool pode ser usada para entelar o modelo todo, não pode? Comecei a montar um modelinho novo e estou colhendo todas informações possíveis... : )
Alysson Steimacher
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Alysson,

O pré encolhimento é mais indicada para leme e estabilizador, pois são mais delicados e susceptíveis a deformações. A fuselagem precisa de um encolhimento maior para que o papel trave e de resistência a estrutura, que deverá resistir a tensão do elástico. A asa também necessita de resistência ao flutter sendo melhor que sofra encolhimento após a entelagem. O álcool pode ser usado no modelo todo.
Avatar do usuário
Luis_Claudio
membro
Mensagens: 1770
Registrado em: Qui Jun 16, 2005 2:52 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Luis_Claudio »

Omar,

Muito lindo esse seu modelo! Esta técnica de entelagem é muito trabalhosa - pelo menos foi para mim na primeira vez - mas o esforço compensa, e muito!

Achei interessante a dica do Marco Antonio (em utilizar o borrifador para passar o dope) e vou utilizá-la, pois já tive de comprar um borrifador para esticar o papel mesmo. Só espero que ele não entupa com a mistura dope/thinner/rícino, pois comprei aquele bem "chimfrim" na casa de R$1,99, mas ele faz uma névoa muito boa, a relação custo x benefíco valeu!

Omar,

Deixo registrado aqui o meu "muito obrigado" por compartilhar seu conhecimento conosco!

Abraços,
Luis.
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Disponha, Luis,

Dividir conhecimento é, na minha opinião, a parte mais legal do aeromodelismo.
Avatar do usuário
Luis_Claudio
membro
Mensagens: 1770
Registrado em: Qui Jun 16, 2005 2:52 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Luis_Claudio »

Omar,

Qual arame ou aço você utilizou para fazer esse trem de pouso? Pois, como sabe (depois de lhe pedir tantas dicas), estou fazendo o meu Starlite e creio que esse seja ideal para ele...

Obrigado !
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

[quote:b1e2fcc1d1="Luis_Claudio"]Só espero que ele não entupa com a mistura dope/thinner/rícino...[/quote:b1e2fcc1d1]

Já li sobre a mistura de óleo de rícino no dope, mas ainda não sei a finalidade.
Avatar do usuário
alepacau
membro
Mensagens: 1154
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 9:07 am

Mensagem por alepacau »

Omar, óleo de rícino é o famoso "castor oil" que os estadunidenses usam. Tem a mesma finalidade do seu óleo de linhaça, platificar o dope e inibir o encolhimento.
"Quero ir buscar quem fui onde ficou."
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Luiz,
O arame utilizado no trem de pouso do Asteróde é muito fino para o Starlite

Alvaro,
O óleo de rícino, aje como retardador e plastificante. Como retardador, ele evita o branqueamento da dopagem; como plastificante, ele torna a entelagem mais elástica e menos quebradiça durante o envelhecimento. Não deve-se usar mais do que uma gota de rícino para cada 100ml de dope.

Receita:
25% de dope puro
75% de thinner
óleo de rícino (PA, o de farmácia não serve) na proporção.

Em dia úmido, dopar próximo a um aquecedor.
Avatar do usuário
alepacau
membro
Mensagens: 1154
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 9:07 am

Mensagem por alepacau »

[quote:31f1c50fbb="Omar Grassetti"]óleo de rícino (PA, o de farmácia não serve) na proporção.[/quote:31f1c50fbb]

Omar, o que é PA? Porque o de farmácia não serve?
"Quero ir buscar quem fui onde ficou."
Responder